05 junho 2023

Policial penal tem dia de "Herói" ao salvar familia das mãos de bandido fugitivo da Penitenciária de Itaí/SP

Os fatos ocorreram no município da cidade de Itaí, na data de ontem, 04/06/2023, quando um preso do semiaberto da Ala de Progressão, que trabalhava no setor de manutencão resolveu fugir de suas reprimendas judiciais, abandonando a U.P. 

Leandro Leandro

05/06/2023

Policial penal, essencial à paz, invisível para a sociedade - Imagem: Arquivo
O citado criminoso em sua ânsia em se ver livre do término de sua sentença, aproveitando-se de sua condição de ter sido progredido do regime fechado da Penitenciária "Cabo PM Marcelo Pires da Silva" de Itaí, para o semiaberto na Ala de Progressão, em anexo a mesma U.P., e estar prestando trabalhos no Setor de Manutenção da Unidade Prisional, aproveitou-se desta mínima confiança para demonstrar seu verdadeiro caráter e má índole.

Após conseguir ludibriar a vigilância e se evadir da U.P, o mesmo veio a adentrar uma propriedade rural (fazenda) que se encontra localizada em uma área nos fundos do perímetro da zona de Segurança Prisional, e acabou por  invadir a mesma. 

Que a Sra. Leticia, moradora da cidade de Itai, e filha dos propietários,  que estava visitando os pais, ao ver um indivíduo com as vestimentas diferentes do uso cotidiano das pessoas em geral, e na cor caqui, dentro de sua propriedade e se dirigindo para a residência ali instalada, rapidamente entrou em contato com um amigo que também é lotado na Penitenciária de Itai e morador da cidade, e inclusive mandou uma imagem do intruso por aplicativo de mensagem(wattsapp), perguntando ao colega, se não seria um prisioneiro. 

Preso do semiaberto da Ala de Progressão da Penitenciária de Itai fugiu e rendeu uma família em fazenda na área rural
Este por estar de folga em sua residência, e sem acesso a maiores informações, não conheceu de imediato o detento e procurou informações na Unidade Prisional, porém, como as informações estavam demorando para chegar, ficando o mesmo angustiado, aguardando para poder dar a noticia a Sra. Leticia.

Mas enfim, com a resposta positiva de um companheiro que estava de plantão e que veio a confirmar a identidade do preso e de sua fuga, o policial penal então afirmou ao colega que iria se dirigir para citada fazenda, pois não estava mais conseguindo contato com  a sua amiga Letícia, e este disse que também iria para lá para ver se localizava o detento na área externa ao entorno da U.P.

Resolveu então o policial penal se deslocar imediata e rapidamente para a propriedade rural dos pais da amiga para ver se estaria a mesma em dificuldade, ou precisando de socorro urgente, haja vista a gravidade da situação, e foi graças ao tirocínio e rapidez do policial penal, que várias vidas que estavam em risco se salvaram, por sua atitude, capacidade e decisão de agir em um momento tão delicado, quando vidas humanas corriam riscos serissímos e quiça de morte inclusive, pois o citado elemento fugitivo tinha em suas contas com a Justiça, crimes como estupro artº 213º, assalto artº 157 e ainda com quase 16 anos de prisão para cumprir, um elemento de altissíma periculosidade.

E, ao chegar na propriedade rural, não vendo ninguém nas paragens, ou no entorno da residência, gritou pelo nome da amiga, vindo a mesma a responder que se encontrava no banheiro e que era para o mesmo adentrar a residência. Em ato contínuo, o policial penal adentrou a residência e logo viu a mulher, e perguntou se estava tudo bem, mas antes mesmo de obter a resposta, visualizou o criminoso vindo por tras de Leticia com uma faca em suas mãos, e que veio a colocar a arma branca no pescoço da vítima. 

O criminoso de posse de uma faca da residência, a utilizou para fazer a mulher como refém - Imagem meramente ilustrativa
O policial penal imediatamente sacou sua pistola 9mm e apontou para o meliante, que se encontrava extremamente tenso, e que exigia o carro e sua arma, senão iria matar e que iria ocorrer uma tragédia no local, e a faca na garganta da Sra. Letícia. O policial penal então pediu para ele manter a calma, e soltar a faca e olhando para Letícia, disse que iria ficar tudo bem. Porém o preso não aceitou negociar e foi se afastando com a refém, e andando para trás, adentrando um banheiro, momento este em que o policial penal então visualizou os pais da Senhora Letícia já amarrados e sentados no chão do banheiro, e também os dois filhos pequenos da mulher.

Ocasião em que o policial penal pediu ao criminoso para libertar os idosos e as crianças e se render, mas que ele se negava a fazer o que o policial pedia, e continuava com a faca no pescoço da vítima, o indivíduo então, depois de muita insistência permitiu a saida das crianças do ambiente, e que tanto a vítima como o policial penal continuavam a pedir para que ele se rendesse,  mas que não eram ouvidos pelo bandido, e que  o policial penal neste momento se encontrava bem próximo do criminoso, e foi então quando a vítima, em uma tentativa desesperada tentou tomar a faca das mão do meliante, vindo a se abaixar, e neste único e decisivo instante o policial penal então fez o que estava em seu alcançe e que seria sua única oportunidade de salvar à todos, um único disparo de sua arma se ouviu, vindo a atingir o ombro do bandido e em ato contínuo o imobilizou, e então libertou os pais da Sra. Leticia.

Que logo na sequência dos atos ocorridos no interior da residência, chegou ao local o policial penal que confirmou a identidade do preso fugitivo, acompanhado de mais mais um servidor, que então algemaram o criminoso encaminhando-o para a Santa Casa de Itai, onde o mesmo permanece internado sem risco de morte e aguardando a tranferência para o Regime Fechado sob escolta.

Parabenizamos aqui ao Servidor Policial Penal por sua capacidade de efetivo desempenho em socorrer a Senhora Leticia (sua amiga) e seus familiares (pais e filhos pequenos), mesmo estando de folga de seu trabalho, mostrando assim seu profissionalismo, tirocínio policial e acima de tudo o seu comprometimento para sair em defesa de cidadãos, arriscando sua própria vida e agindo com presteza e colaborando não apenas com a Secretária de Administração Penitenciária, mas com a Secretária de Segurança Pública e com a Secretária de Justiça do Estado de São Paulo.

Cópia do Boletim de Ocorrência Policial, com o Elogio ao Policial Penal

Clique na imagem e salve para ler com maior facilidade

Texto citado no Boletim de Ocorrência em elogio ao Policial Penal

" Resta analisar a conduta do agente estatal que efetuou o disparo de arma de fogo, pondo fim ao calvário imprimido pelo autor às vitímas, notadamente duas crianças. De se relevar, que o agente quando solicitado pela vítima ao receber a foto do suspeito, de pronto, sem pestanejar, dirigiu-se ao local dos fatos, demonstrando sua vocação para o mister que se destinou a trilhar, ou seja integrar as Forças de Segurança Pública (CEF 144 VI)."

"O verdadeiro herói não é aquele que quer ser o herói, mas sim quem assume riscos para em nome do bem e da justiça defender a quem necessita, nos momentos mais inusitados e perigosos, sem sequer lembrar-se de si mesmo, ou da palavra perigo." 

Leandro Leandro

8 comentários:

  1. parabéns ao amigo, numa PISCADA o ladrão estava no chão, com certeza agora sendo policiais penais, esse tipo de ocorrência será mais rotineira, porém sempre agir com responsabilidade e dentro da lei, senão azeda.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao companheiro pela atitude de bravura, graças à sua coragem essa família foi salva.

    ResponderExcluir
  3. Se fosse AEVP, nada disso teria acontecido.

    ResponderExcluir
  4. Nao mesmo, até porque aevp é cagao e tem medo de ladrão kkkk

    ResponderExcluir
  5. Enfim chegamos a semana que vem , agora o jabá terá que dizer sem falta , impreterivelmente que o secretário anunciará que semana que vem teremos acesso ao projeto , e se reclamarem semana que vem a SAP emitirá uma explicando que semana que vem sairá o projeto!

    ResponderExcluir
  6. Esse blog tem matérias muito boas, porém o que mais se vê é a desunião. Antes de cobrar a valorização por parte do estado, acredito que primeiramente se deva ter postura.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.