28 setembro 2023

Ministério da Justiça cria 100 mil bolsas para capacitar agentes de segurança, entre eles policiais penais

O projeto prevê o pagamento de R$ 900 mensais para todos os servidores da Segurança Pública que vierem a se capacitar pelo Pronasci 2.

Carlos Vítolo 

Da Redação – SINDCOP

As bolsas serão pagas mensalmente aos participantes dos cursos de capacitação segunndo o Ministério da Justiça
Policiais penais podem participar do Projeto Bolsa Formação no âmbito do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2).

O projeto foi assinado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Flávio Dino, e vai disponibilizar 100 mil bolsas no valor de R$ 900 para capacitar agentes de segurança em todo o país. 

Além dos policiais penais o auxílio vai beneficiar policiais militares, civis, bombeiros militares, integrantes de órgãos oficiais de perícia criminal e guardas municipais de estados que aderirem à iniciativa. Para participar dos treinamentos e receber a bolsa, os candidatos deverão cumprir requisitos previstos em edital.

O ministro Flávio Dino fala sobre os eixos prioritários da capacitação dos agentes, e que o incentivo irá possibilitar mais tranquilidade para os profissionais se atualizarem nas práticas de segurança
O ministro disse que pretende que a bolsa seja “um estímulo a mais, além do estímulo moral e ético. Que ela seja também um incentivo econômico para que possamos estreitar o trabalho conjunto na Federação, envolvendo os governos federal, estadual e as prefeituras”.

Entre os eixos prioritários, estão o enfrentamento e prevenção de violência contra as mulheres; o combate ao racismo estrutural; e as políticas públicas de segurança com foco em territórios vulneráveis e com altos indicadores de violência.

A coordenadora do Pronasci, Tamires Sampaio, disse que este é um incentivo do governo federal para que os agentes atualizem práticas de segurança e que parte dos cursos se inicia em novembro. “O trabalho na segurança pública exige constante atualização. A todo momento, acontecem mudanças na sociedade e isso reflete no sistema de segurança. O projeto é muito importante neste sentido”, destaca a coordenadora. Clique aqui e confira a Portaria MJSP Nº 495/2023.

Fonte: SINDCOP

3 comentários:

  1. São Paulo, não se habilitou ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pelas informações que chegaram por aqui parece que é isso mesmo. O Estado não se habilitou até o presente momento. Não sei se por cunho político ou por má gestão mesmo. De qualquer forma, seja qual for o motivo é uma situação inaceitável, pois isso prejudica todo o corpo funcional.

      Excluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.