A SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) informou por meio de nota que "está em andamento uma apuração interna sobre os fatos".
Josmar Jozino
Colunista do UOL
26/06/2024
A Polícia Civil quer saber como os presos da Penitenciária II de Presidente Venceslau (SP) tiveram acesso a um canivete Columbia e a um afiado punhal artesanal, feito com ferro, usados para matar dois detentos acusados de tramar a morte do senador Sergio Moro (União Brasil-PR).Canivete e punhal artesanal encontrados com presos da Penitenciária 2 de Presidente Venceslau - Imagem: Reprodução
Janeferson Aparecido Mariano Gomes, o Nefo, e Reginaldo Oliveira Sousa, o Ré, ambos de 48 anos, foram mortos no último dia 17, no pavilhão 1 da Unidade, durante o banho de sol. Quatro presos foram indiciados pelo duplo homicídio e tiveram a prisão preventiva decretada.
Um inquérito foi instaurado para apurar as circunstâncias do crime. As armas brancas foram apreendidas. Há quem diga que o canivete usado na matança era de um agente do GIR (Grupo de Intervenção Rápida) e foi perdido durante uma blitz no presídio. Ninguém confirma essa versão oficialmente.
A SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) informou por meio de nota que "está em andamento uma apuração interna sobre os fatos".
Para o governo de São Paulo, a PII de Venceslau sempre foi uma unidade de segurança máxima. Mas para o MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo), a Penitenciária II ainda é a prisão-sede do PCC (Primeiro Comando da Capital) e não tem condições de abrigar líderes da facção criminosa.Penitenciária II "Maurício Henrique Guimarães Pereira" de Presidente Venceslau, que tem
capacidade para 1.280 presos, mas que abriga atualmente uma população carcerária atual de 519 sentenciados
Esse foi um dos motivos para o promotor Lincoln Gakiya, do Gaeco (Grupo de Atuação Especial e de Combate ao Crime Organizado) de Presidente Prudente, pedir à Justiça a remoção da liderança do PCC para Presídios Federais. A medida foi colocada em prática em fevereiro de 2019.
A prisão-sede do PCC vem registrando, ao longo dos anos, um histórico de fatos inusitados e vexatórios que colocam em xeque a sua condição de Penitenciária de Segurança Máxima. Um desses episódios ocorreu no início de fevereiro de 2009.
Antenas estão instaladas na muralha do presídio em janeiro de de 2014. As 40 antenas são monitoradas por câmeras, conforme afirmou o engenheiro da empresa dos bloqueadores (Foto: Pedro Mathias/G1) |
Um celular para cada preso
Dois agentes do antigo Depen (Departamento Penitenciário Nacional) realizaram varredura no presídio, usando equipamento israelense, e detectaram que havia 591 telefones celulares em poder dos 820 prisioneiros à época. Era quase a média de um aparelho para cada detento.
Em outubro de 2014, dois presos do PCC quase escaparam usando uniforme simular ao do GIR, a tropa de choque do sistema prisional. O fardamento foi confeccionado pelos detentos com peças íntimas femininas e outras roupas tingidas.
A dupla de prisioneiros vestidos com o uniforme similar ao do GIR e armados com espetos de ferro conseguiu sair do Pavilhão 1 e rendeu dois agentes penitenciários, tomando posteriormente o rádio de um dos funcionários.
Presos usaram peças íntimas e outros tecidos para forjar uniformes de equipe de segurança em presídio de SP para tentar fugo no ano de 2014/Imagem: Divulgação/SAP |
Lá, ambos ameaçaram matar os reféns, caso não tivessem acesso ao setor. O guarda mostrou-se irredutível. Os verdadeiros agentes do GIR foram acionados e conseguiram dominar os dois prisioneiros. Eles eram líderes da facção criminosa.
Já no último dia 17, os presos Luís Fernando Baron Versalli, 53, Ronaldo Arquimedes Marinho, 53, Jaime Paulino de Oliveira, 46, e Elidan Silva Ceu, 45, foram flagrados matando Nefo e Ré, a mando do PCC. Nenhum deles contou como teve acesso ao canivete Columbia e ao punhal artesanal.
Fonte: UOL
Nóóófa...
ResponderExcluirKi
Koisa,
Não???
Evepés não podem postar.. . Numka saberão...
Numka serão...
Guarda Juju do Marrey vc nunca será polícia!!!!
ExcluirEsse MANJA...Manja rola de AEVP kkkkkkk
ExcluirBoa noite.
ResponderExcluir26 de junho de 2024
Nada de polícia penal...
GT..
Semana q vem...
Grato.
Que
ResponderExcluirCoisa
Não
?
Oi?
ExcluirAbóbado detectado
ExcluirQue maluco babaca! O cara fala sozinho, responde pra ele mesmo. É o bobo da corte de blog de internet. Vergonha da profissão.
ResponderExcluirQuantos anônimos... todos cu!
ResponderExcluirO kardilho é um encostado , observando os horários e dias que ele entra no blog, está "mona" é oficial ADM;nada contra.
ResponderExcluirUm fofoqueiro que fala de fundão ataca AEVP, ataca ASP, ataca sindicato, até a própria secretaria e ninguém faz nada .
Está de licença ou aposentado , ou trabalha na portaria. só entra na cadeia quando tem blitz.
Pronto falei
E vc é o...
ExcluirAnonimo CU!!!
Oficial adm na portaria??? Oficial adm faz blitz???
ExcluirÉ... vc é muito inteligente.
Para béinzzz!
Sextou Phae...
ResponderExcluirÉ hoje!
Na base!
Após às 18hs!
Vc aevepé, venha lavar sua gandola fedendo jaula, traga suas meias putrefadas e aprenda a lavar sua coruja com higi-calçinha...
Tudo isso, no maior duchão homo-afetivo do planeta...
Um ambiente másculo, militarizado, regado a odores de peido e xulé, onde são dados gritos de ordem unida... "BOLSONAAAAAAROOOOOI!", "HEY TARCISÃO, FAZ SUMIR NA MÃO!!", "AU, AU, AU, SOU POLICIAL PENAL!!".
O acesso aos muralhas cansados é vetado.
Lembrando do aviso afixado no local: "É proibido jogar preservativo no vaso, após o uso".
É hoje!!!
Venha se lavar, numa ducha coletiva, o famoso "Duchão"!!!
Um recado a todos: vamos parar de discriminar o Kardilho. Homofobia ê crime!
ExcluirNóssa, que criatividade, jura q vc pensou nisso sózinho??
ExcluirEsse Kardilho.È igual filho bastardo. No marrey ninguém suporta. Mas tem que aguentar suas loucuras. Não para em nenhum setor. Os próprios ASP"s tentam evitar.
ResponderExcluirVc leva horti fruti p casa, pelego.
ExcluirE vc é mais um...
ExcluirAnônimo cu!