19 julho 2024

Motim no CPP Butantã - Sindicato já tinha denunciado os riscos da Unidade

No final da tarde desta quinta feira todo o contingente do GIR da capital foi acionado para conter um motim no CPP Butantan.

Da Redação: Sifupesp

Publicado: 19 Julho 2024

Os fatos ocorreram no final da tarde da quinta-feira, antes da troca do plantão
Segundo informações preliminares os presos se rebelaram devido a perspectiva de serem transferidos de volta para o CPP Franco da Rocha, o que vai acarretar que os mesmos voltem a ficar em Regime de Observação e continuar sem visitas e jumbo.

O déficit funcional aliado às precárias condições de segurança da Unidade recém reformada, condições estas confirmadas pelo o próprio Secretário em uma visita ao CPP, podem ser considerados os principais fatores das 7 fugas ocorridas em menos de 48 horas.

O SIFUSPESP está apurando denúncias de que a reforma foi executada por presos do CPP Franco da Rocha que posteriormente foram transferidos para o Butantan.

Até o momento as informações dão conta de que nenhum Policial Penal foi feito de refém ou se feriu.

Comunicar as irregularidades é uma forma do Polícial Penal se proteger

Frentes aos fatos ocorridos no CPP Butantan em que a SAP atribuiu as fugas a “falhas funcionais” o SIFUSPESP reitera a orientação que toda e qualquer irregularidade, falta de pessoal, acúmulo de funções e falhas de segurança devem ser anotadas no livro ata e feito o Comunicado de Evento em duas vias, sendo que uma deve ficar em posse do servidor.

Estes procedimentos visam não somente a preservação do servidor contra processos administrativos como a preservação de sua vida e integridade física, visto que a falta de Policiais Penais e de estrutura tem criado riscos a segurança das unidades prisionais de todo o estado, riscos este que podem ser facilmente constatados pelo aumento das agressões a Policiais Penais, fugas, motins e violência entre detentos.

Matéria jornalística


Fonte: Sifuspesp
Vídeo Youtube: Morning Show - Jovem Pan

3 comentários:

  1. Esse secretário faz cagada e depois terceiriza a culpa , jogando a culpa nos guardas pelos problemas que ele causou , é uma atrás da outra!

    ResponderExcluir
  2. Recordo do alerta do Sindicato. Temos péssimas condições de trabalho, sobrecarga nos plantões, CIPA que não funciona em favor da categoria, etc.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.