O colegiado deve concluir a discussão e editar uma resolução para regulamentar o assunto no próximo dia 20, data prevista para a próxima reunião.
Carolina Brígido
Colunista do UOL
02/08/2024
![]() |
Presos no banho de sol no pátio interno do CDP II, em Pinheiros, zona oeste de São Paulo (SP) - Imagem: Apu Gomes 10.mai.2013/Folhaprees |
Foi publicada em abril a lei que institui critérios mais rigorosos para a progressão de regime. Agora, além do cumprimento de parte da pena e bom comportamento, os presos precisam ser submetidos a um exame criminológico obrigatoriamente.
É criada uma comissão com cinco pessoas: um psiquiatra, um psicólogo, um assistente social, e dois integrantes do sistema penitenciário. O grupo funciona como uma banca avaliadora para atestar se o preso tem condições de ser transferido do regime fechado para o semiaberto, ou do semiaberto para o aberto.
![]() |
Presídio Central tem o maior número de presos e está entre os mais superlotados - Sidinei José Brzuska / Divulgação |
Primeiro, será necessário definir em qual momento o exame deve ser realizado. A proposta apresentada no CNPCP é que o preso seja submetido à banca em até 30 dias antes de ser alcançado o requisito mínimo de tempo de pena cumprida para a progressão de regime. A mudança evita que presos que já tenham direito ao benefício continuem no regime mais severo de prisão por demora na realização do exame.
![]() |
Presos durante revista no Presídio Ary Franco, em 2015 - Imagem: Reprodução |
Outro ponto é a possibilidade de proibição de uso de sistema com inteligência artificial no exame criminológico. Em nome da economia, já foi sugerido delegar à inteligência artificial o exercício de futurologia sobre a probabilidade de o preso voltar a delinquir. O CNPCP deve vedar essa opção.
Por fim, integrantes do conselho querem que o exame seja obrigatório. Porém, cogita criar exceções - por exemplo, quando o atingir os requisitos objetivos para a progressão de regime e o poder público não realizar o exame por falta de profissionais ou por outros motivos.
Fonte: UOL
CALA A BOCA MAGDA
ResponderExcluirDeviam incluir toxicológico também pra sair e quando retornam !
ResponderExcluir