09 outubro 2024

13º BAEP realiza treinamento em ambiente prisional no CPP II de Bauru com Políciais Penais da SAP/SP

Aula ministrada pelos profissionais da SAP faz parte do curso de formação dos Policiais Militares do Estado de São Paulo.

Caio Daniel - CRN e Renato Venturini - CPP II de Bauru

09/10/24 

Exercício faz parte do Curso de Especialização Policial de Força Tática 2024 e contou com
aulas ministradas por Policiais Penais da SAP/SP - Imagem: SAP
Em 20 de setembro, aconteceu no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) II “Dr. Eduardo de Oliveira Vianna”, de Bauru, uma ação que contou com a interação entre a Polícia Militar (PM) do Estado de São Paulo e a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Trata-se de treinamento do Curso de Especialização Profissional de Força Tática 2024, de profissionais do 13º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) de Bauru, que teve como objetivo instruir Sargentos e Subtenentes da PM acerca do trabalho do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) nos estabelecimentos prisionais paulistas.

Na ocasião, os policiais participaram de uma atividade em um pavilhão habitacional que simulou a atuação do GIR durante diligências em unidades penais da Coordenadoria da Região Noroeste (CRN).

Policiais Militares realizaram treinamento tático no interior do pavilhão habitacional - Imagem: SAP
“A prática ocorreu em um momento propício, já que o pavilhão onde abriga os sentenciados estava desabitado por conta do período de saída temporária, o que facilitou e trouxe realismo à operação”, comenta o diretor geral do CPP II de Bauru, Fernando Santana.

Importante ressaltar que a direção do CPP II de Bauru, inclusive, realizou palestra aos alunos do curso, ministrada pelo diretor do Centro de Segurança e Disciplina (CSD) Flávio André Ferreira Ojas. A explicação abordou os seguintes assuntos: combate ao crime organizado; ações de inteligência da unidade penal em relação aos presos de alta periculosidade; apresentação do organograma das facções criminosas; ocorrências de destaque no presídio, e as modalidades de tentativas de burlar vigilância.

O tema “Operações Prisionais” foi apresentado pelo Polícial Penal Tiago Zottis Garcia, que discorreu sobre a origem e a formação do GIR, em quais situações o GIR deve ser acionado e sobre como preservar a integridade física dos presos e dos servidores durante a atuação do Grupo de Intervenção.

O treinamento teve apoio de integrantes de Poíciais Penais integrantes do GIR-9 da Penitenciária de Marília.
Fonte: Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo (SAP-SP)

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.