Ação também cumpriu 5 mandados de busca e apreensão em Fortaleza e Itaitinga de suspeitos de usar drones para entregar chips, carregadores e relógios em presídios do Ceará.
Por g1 CE
22/11/2024
Policiais penais derrubaram drone a tiros em Itaitinga em agosto deste ano - Foto: Reprodução |
A Operação Falcão Noturno cumpriu cinco mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão para aplicação de medidas cautelares, nas cidades de Fortaleza e Itaitinga.
Os suspeitos deverão seguir medidas cautelares como uso de tornozeleira eletrônica e não poderão se ausentar da região sem autorização da Justiça.
A ação foi realizada pela Força Integrada da Combate ao Crime Organizado no Ceará, em conjunto com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Ceará (SAP).
"A Operação Falcão Noturno destaca o compromisso das forças de segurança em enfrentar métodos avançados utilizados por organizações criminosas, promovendo maior segurança ao sistema prisional e à ordem pública no Ceará", disse a Polícia Federal.
A investigação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Ceará (Ficco/CE) e da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Ceará (SAP) descobriu que um drone, abatido por policiais penais em um presídio cearense, em agosto deste ano, era destinado a um chefe da facção criminosa carioca Comando Vermelho (CV)que estava preso.
A reportagem apurou que, mesmo já detido, Leandro Ferreira de Freitas foi alvo de um novo mandado de prisão preventiva, na Operação Falcão Noturno, deflagrada nesta quinta-feira (21). Outros dois suspeitos de participarem do esquema criminoso também foram alvos de mandados de prisão: Iran Rafael Farias e José Salviano da Silva Lima.
Um dos mandados de busca e apreensão foi cumprido na cela onde Leandro de Freitas já estava preso, na Unidade Prisional Professor José Jucá Neto (UP-Itaitinga 3), em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Smartwatches, aparelhos celulares, documentos e um artefato eletrônico (semelhante a um "carregador artesanal") foram apreendidos no local.
A Ficco é composta pela Polícia Federal (PF), Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), Polícia Militar (PMCE), Polícia Civil (PCCE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e Polícia Penal da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado (SAP).
PF e PP cumpriram três mandados de prisão e cinco de busca e apreensão contra suspeitos de usarem drones para enviar materiais ilícitos para presídios no Ceará - Foto: PF e PP / Divulgação |
Drone abatido
Em agosto deste ano, policiais penais abateram a tiros um drone usado por criminosos para tentar transportar materiais ilícitos para dentro da Unidade Prisional Professor José Jucá Neto, a UP 3, em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza.
À época, a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) informou que o drone não possuía autorização para sobrevoar a área de segurança do presídio, por isso os agentes foram autorizados a abater o equipamento.
Durante a inspeção do pacote que o drone transportava, os policiais encontraram 4 smartwatches, 2 carregadores, 4 cabos de carregamento e 3 chips de celular.
Polícia Penal abate drone em Itaitinga/CE
Fonte: G1
Contraponto:
Independente das opiniões divergentes temos que dar o braço a torcer e afirmar, Mauro Albuquerque faz da Polícia Penal do Ceará um verdadeiro "protagonista" da Segurança Pública do Estado, e exemplo para muitos outros Estados da União.Ele não se contenta com o bom ou o como se diz no interior de São Paulo sobre o mediano, ou o "malemá", não, ele quer uma Polícia Penal que seja forte, que seja também um expoente da Segurança Pública, ele quer seus policiais penais bem armados, bem uniformizados, e com treinamentos em dia, bem pagos e tendo a satisfação de serem policiais penais.
Por estes motivos só o melhor chega até esta "Polícia Penal", as melhores armas, os melhores uniformes, as melhores botas táticas e as melhores estruturas de treinamento, tudo isso junto a um salário que valoriza o profissional, e Equipes de Apoio que fazem os mesmos sentirem orgulho em fazer parte desta Instituição que está sempre de forma dinâmica em desenvolvimento e aperfeiçoamento no Estado do Ceará.
No caso em questão, dos drones, ele simplesmente poderia ter dado por encerrado o caso, vez que o mesmo fora derrubado, e assim sendo frustrada as entregas de materiais proibidos. Mas não, ele foi para cima, queria saber quem eram os meliantes, investigou e descobriu os autores desta ousada tentativa, e sim, ele e seus policiais penais com o apoio de outras Instituições da Segurança Pública, foram para cima e desabarataram a quadrilha que se propunha a desafiar o Estado, prendendo-os e responsabilizando-os pelos crimes cometidos.
Polícia Penal se faz assim, com trabalho serio e contínuo, com respeito, com valorização e reconhecimento.
Clique na imagem para ampliar: Salário do polícial penal no topo da carreira chega a R$21.162,72, e não é pouco não |
E olha que lá no Ceará eles pagam no topo da carreira mais de R$21.000,00, dão boas estruturas, bons uniformes e acautelam as melhores armas do mundo, Beretta e Glock, dão apoio psicológico e condições de trabalho e os caras ainda reclamam. Vem trabalhar em São Paulo então.
A vida cobra. Eu alertei.
ResponderExcluirDó? Nenhuma.
Ofendeu porque quis, o quanto quis.
Até que ficou barato.
Segue o jogo.
???...Você não é cofre pra guardar segredo..fala aí o que está acontecendo..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ExcluirALÔÔÔÔ Tarcisio, ALÔÔÔÔ SAP, o gigante Ceará consegue pagar um salário digno e São Paulo não???
ResponderExcluir