30 novembro 2024

Preso é recapturado após escalar alambrado e se evadir de Ala de Progressão da Penitenciária II de Potim/SP

O preso foi isolado e a SAP pediu à Justiça a suspensão do regime semiaberto; o fato teria originado B.O., e indiciamento de servidores por "Facilitação de Fuga" segundo os audios de redes sociais.

Por g1 Vale do Paraíba e região

30/11/2024

Preso é recapturado após escalar alambrado e fugir de penitenciária, em Potim - Foto: Reprodução/TV Vanguarda
Um preso foi recapturado na manhã desta quarta-feira (27) após escalar o alambrado e fugir da Ala de Progressão da Penitenciária II de Potim, no interior de São Paulo.

Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária, o preso estava na ala de progressão da penitenciária e fugiu depois de escalar o alambrado da unidade por volta das 9h40.

O homem foi recapturado na mesma manhã, mas a SAP não deu detalhes sobre onde ele foi localizado. Ele foi isolado e a SAP pediu à Justiça a suspensão do regime semiaberto. As circunstâncias da fuga serão apuradas.

Fonte: G1

Temos a certeza e a convicção que nenhum dos policiais penais estiveram cooptados a esta 
"suposta facilitação", porém não é como pensa os atuais adminstradores da SAP-SP de acordo
com suas determinações e resoluções legais diante de tais fatos, mas.....

Contraponto: 

Segundo audios recebidos e já confirmados, o Coordenador esteve na Unidade Prisional e juntamente com o Diretor Geral, conduziram os policiais penais Asps, escalados na Ala de Progressão e os policiais penais Aevps escalados na Torre de Vigilância que está situada ao lado da Ala de Progressão, até a Delegacia de Polícia onde todos foram indiciados em Facilitação de Fuga segundo o ouvido, pelo fato de o alarme não ter sido acionado e nenhum deles ter presenciado ou notado a evasão.

O que diz o Codigo Penal?

Ajudar ou facilitar fuga de presos é crime. O artigo 351 do Código Penal descreve o delito de fuga de preso, que consiste no ato promover ou facilitar a fuga de pessoa presa ou internada, em razão de medida de segurança. A pena prevista é de 6 meses 2 anos de reclusão.

A implantação efetiva da Polícia Penal tem data e hora marcada, será às 00:00 do dia 1º de janeiro de 2025, isso enseja dos senhores policiais penais, um olhar profissional com maior responsabilidade em relação às suas funções dentro da Diretoria Geral da Polícia Penal (DGPP), orgão ao qual estarão diretamente subordinados, mesmo porque o tempo do eu estava distraido acabou, compenetração e o conhecimento total das normas e diretrizes emanadas são primordiais a partir desta data.

Pois a desatenção e a distração irão cair na vala de descumprimento das normas, o que será imediatamente cobrado dos servidores, que poderão além de responder na área administrativa com até a perda do emprego, também na área criminal com uma possível prisão. 

Então estejam em alertas e em dia com as diretrizes e normas, e olho vivo, pois quem gosta de você de verdade, é só você mesmo. 

3 comentários:

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.