09 janeiro 2025

SAP publica processo seletivo interno para Policiais Penais Femininas integrarem Base de Escolta

Em movimentação já prevista, SAP faz publicação convocando potenciais candidatas a trabalharem em uma área nova dentro da Polícia Penal, policiais penais femininas compondo a Base da Escolta.

Leandro Leandro

02/01/2024

Oportunidade de capacitação para policiais penais mulheres a exercerem a função na Base da Escolta
Inovando em uma área anteriormente apenas ocupadas exclusivamente por servidores do sexo masculino, a SAP vem mostrar que lugar de mulher é onde ela quiser, mesmo porque para tanto basta querer, se habilitar, fazer os cursos específicos e mostrar que a capacidade é a mesma.

Homens e mulheres compartilhando das mesmas funções e sem distinções de salários ou de preconceitos, haja vista a notável capacidades da mulheres em se adequar profissionalmente em áreas antes dominadas por homens, e em uma grande quantidade de profissões, das mais simples as mais complexas, que envolvem perigo ou insalubres, que exigem perspicácia e raciocínio rápido em tomadas de decisões, enfim, as mulheres estão onde elas querem atualmente, provando que para tanto basta a vontade e a devida capacitação técnica.

Ocupando cargos e trabalhando em iguais condições, onde for necessário

Abaixo as instruções normativas

A Coordenadora de Ensino, Cultura e Pesquisa, por meio do Departamento de Ensino Operacional da Polícia Penal, torna público o Processo Seletivo que será destinado a Policiais Penais Femininas, lotadas na Coordenadoria de Execução Penal da Região Metropolitana de São Paulo, interessadas em integrar a Base de Escolta de São Paulo, e baixa as instruções:

1.Objetivo: Capacitar policias penais femininas para realizar o trabalho de Escolta e Custódia de Presos em Movimentações Externas.

2. Público Alvo: Policiais Penais femininas que estejam em efetivo exercício.

3. Seleção: Será realizada em duas etapas: eliminatória e classificatória; conforme especificado a seguir:

3.1 A primeira etapa destina-se à aplicação de duas fases: de caráter eliminatório e classificatório para a participação, sendo elas:

3.2 FASE I - Inscrição conforme especificado neste comunicado, recebimento dos documentos e títulos. As Inscrições serão recebidas somente através do link https://forms.gle/3RbjfgDRqRUPnHuA8, no período de 09-01-2025 a 17-01-2025.

Os candidatos deverão enviar a documentação, em apenas 01 (um) e-mail, até às 23h59, do dia 17/01/2025, no endereço de e-mail: deopp.pspenaisfemininas01@gmail.com, fazendo constar no campo “assunto”, o nome do candidato, com a seguinte relação:

a) Declaração de não ter recebido penalidade disciplinar administrativa nos últimos 2 (dois) anos e não ter sido condenado em processo criminal com sentença transitada em julgado nos últimos 5 (cinco) anos.

b) Cópia da cédula de identidade funcional para porte de arma, dentro da validade, emitida pela Secretaria da Administração Penitenciária ou pela Policia Federal, ou laudo psicológico para o manuseio de arma de fogo, na validade.

c) Cópia dos documentos (frente e verso) de certificação de grau de instrução acadêmica.

d) Cópia de certificados de cursos referentes à Área de Segurança, Cidadania e Direitos Humanos.

e) Possuir CNH, no mínimo categoria B, dentro dos requisitos e prazo de validade.

Mulheres sem medo, trabalhadoras dignas
4. A comissão não receberá a documentação encaminhada por via postal, notes ou malote e a inexatidão e/ou irregularidades nos documentos e dados informados pelo candidato, mesmo que, verificadas posteriormente, acarretarão na nulidade do candidato no processo seletivo.

4.1. FASE II – Análise de perfil para o desenvolvimento das atividades correlatas à função.

4.2 A análise será realizada através de súmula própria através de banca multidisciplinar, onde serão avaliados os seguintes tópicos:

4.3 Motivação e interesse: perfil para o desenvolvimento das atividades de Escolta e Custódia de Preso

4.4 Perfil Técnico: Conhecimentos básicos da Administração Penitenciária;

4.5 Disponibilidade e comprometimento: Capacidade de lidar com imprevistos, atender as atribuições diárias, horário flexível e compromisso para a realização das atividades correlatas à Escolta e Custódia de presos.

4.6 Comportamento e atitude: Postura ética profissional, capacidade de lidar com situações adversas e diferentes desafios.

Em todas as áreas das Unidade Prisionais sua presença é necessária e indispensável
5. Segunda Etapa – Curso de Capacitação de Policiais Penais Femininas de Escolta e Custódia de Presos em Movimentações Externas.

5.1 As 30 (trinta) primeiras candidatas aprovadas na primeira etapa serão convocadas para participar do Curso de Capacitação de Policiais Penais Femininas de Escolta e Custódia de Presos em Movimentações Externas, seguindo a ordem de classificação. As demais candidatas aprovadas na primeira etapa desta seletiva, irão compor o cadastro de reserva, e serão convocadas pela Coordenadoria de Ensino, Cultura e Pesquisa, em momento oportuno para participar de novos cursos.

5.2 Será eliminada da seletiva a candidata que deixar de atender a convocação ou mesmo não confirmar presença no Curso de Capacitação de Policiais Penais Femininas de Escolta e Custódia de Presos em Movimentações Externas, no prazo estipulado em Comunicado e publicado em Diário Oficial do Estado, ou dele se afastar por qualquer motivo e não atender aos demais requisitos legais, regulamentares, regimentais; infringir regras de conduta e segurança sob avaliação dos instrutores credenciados (conforme prescrito em proposta pedagógica).

5.3 No caso da candidata selecionada desistir do curso antes do seu início, poderá ser chamada a candidata subsequente da lista, para participar do Curso de Capacitação de Policiais Penais Femininas de Escolta e Custódia de Presos em Movimentações Externas, observada a ordem de classificação.

5.4 Os casos omissos serão dirimidos pela Coordenadora de Ensino, Cultura e Pesquisa.

5.5 Os locais e os horários do Curso de Capacitação de Policiais Penais Femininas de Escolta e Custódia de Presos em Movimentações Externas, serão definidos pela Coordenadoria de Ensino, Cultura e Pesquisa da Polícia Penal e divulgados em Diário Oficial do Estado, exigindo-se da aluna tempo integral, com frequência obrigatória e aprovação mínima exigida nas disciplinas curso e súmulas de avaliação.

Que no decorrer de suas rotinas no chão do cárcere fazem o que deve ser feito, cumprindo com maestria suas funções
6. Disposições Gerais.

6.1 A inscrição da candidata no Processo Seletivo implicará na aceitação das normas estabelecidas neste comunicado e em comunicados posteriores a serem publicados em Diário Oficial do Estado.

6.2 É de inteira responsabilidade da candidata, acompanhar todas as publicações em Diário Oficial do Estado referentes a este processo seletivo.

6.3 As despesas decorrentes da participação, em todas as fases, desse processo seletivo, correrão por conta das candidatas.

Fonte: Diário Oficial do Estado de São Paulo - SAP

9 comentários:

  1. Bacana, mandar uma que seja brava pra penita de itai, cadeia lá tá mamão, preso que faz até corte pique rua, até com risquinho no cabelo kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Itaí não é cadeia de gringo? Você trabalha em uma cadeia mamão e está reclamando de risco no cabelo do preso?

      Ordenou que cortasse? Comunicou? Mandou pro pote? Ou só veio aqui chorar coisa pouca?

      Guarda apanhando no sistema, governo ferrando geral e o cara de mimimi de corte de cabelo...

      Pede transferência pro CDP de Itatinga e vai lá lidar com molecada problemática e com diretoria com histórico de omissão então.

      🤦🏽‍♂️

      Excluir
    2. Tenho um amigo lá no CDP de Itatinga, DNS Márcio Custódio , pessoa bem quista pelos colegas

      Excluir
    3. Que bom que as coisas mudaram por lá, Carlos. Porque há um, dois anos a coisa estava feia.

      Excluir
  2. "6.3 As despesas decorrentes da participação, em todas as fases, desse processo seletivo, correrão por conta das candidatas."
    PQP, estão querendo algo completamente fora dq é exigido no concurso, porte, CNH e ainda a pessoa tem q arcar tudo oq for necessário do próprio bolso???? Na boa, boicotar isso é a única solução! Se o estado quer perfil X, que o estado BANQUE isso! que ele pague pelo porte, que ele pague pela CNH e que pague os gastos necessários! E o mais importante, que o estado faça CONCURSO para policial penal feminino tmb!!!!!!

    Acharam minhas palavras duras? olha isso " Coordenadoria de Ensino, Cultura e Pesquisa" EAP virou coordenadoria!!! Criaram uma galhada para os amigos e nepo babies mas o guarda que se vire para fazer uma para o estado? Ah, para com isso!!!!

    ResponderExcluir
  3. Portas abertas para as mulheres, colocando-as em mesmas condições e oportunidades que os homens. Excelente!

    ResponderExcluir
  4. Os Charles também estão felizes com oficial da PM chefiando grupo de trabalho para reestruturação da PC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conta mais sobre isso aí, nem sabia que pretendiam reestruturar a Polícia Civil.

      Excluir
    2. https://flitparalisante.com/2025/01/09/reestruturacao-a-policia-civil-e-instituicao-permanente-dirigida-por-delegado-de-policia-e-submissa-aos-interesses-da-policia-militar/

      Excluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.