07 abril 2025

Motim com bloqueio de celas e brigas entre detentos é registrado na Penitenciária II de Potim/SP

O motim seguido de tumulto aconteceu durante banho de sol dos presos, na manhã da última sexta-feira (4). Três ficaram feridos.

Por g1 Vale do Paraíba e Região

07/04/2025

A Penitenciária II de Potim tem capacidade para 844 presos, mas tem a custódia até 04/04/2025,  de 1334 detentos - Imagem G1
Um motim ocorrido na manhã de sexta-feira (04/04), mobilizou policiais penal e equipes da Célula de Intervenção Rápida, após tumulto e agressões entre presos no pátio do Pavilhão VIII da Peitenciária II do complexo Penal de Potim. 

O episódio teve início por volta das 08h20, durante o procedimento de liberação dos presos para o banho de sol. Ao abrir a cela 8, um agente penitenciário foi surpreendido por um tumulto generalizado, os "detentos bloquearam celas com objetos e se recusaram a obedecer ordens para retorno imediato, dando início a confrontos físicos."

O alarme de emergência foi acionado, e a direção do Complexo Penal e outros policiais penais chegaram ao local e constataram o início do motim. Devido à recusa dos presos em cessar o tumulto, foi acionada a Célula de Intervenção Rápida, com anuência da juíza corregedora responsável.

A intervenção teve início às 08h45, com uso controlado de força e técnicas de contenção. A situação foi controlada por volta das 11h15 com apoio do 6º Grupo de Intervenção Rápida de Taubaté.

Imagem aérea das Penitenciárias Compactas I e II de Potim, ambas foram inaguradas em 18/03/2022
e ambas com capacidade para 844 presos, porém as duas estão com população carcerária acima de suas capacidades
Durante a confusão, diversos presos entraram em luta corporal. Três detentos sofreram ferimentos graves e foram encaminhados à Santa Casa de Aparecida. Outros foram atendidos na enfermaria da unidade.

Presos identificados como agressores e insubordinados foram isolados preventivamente em celas disciplinares.

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Potim como motim de presos e lesão corporal. O delegado titular ficou responsável pela apreciação do ocorrido. Foi emitida requisição ao IML para exame das vítimas. Os envolvidos foram orientados quanto ao prazo de seis meses para representação criminal, caso desejem seguir com medidas legais.

O g1 acionou a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e aguarda retorno.

Fonte: G1

2 comentários:

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.