16 julho 2025

Morre a menina Lavínia de 10 anos de idade, baleada por policial penal após 'fechada' no trânsito em MG

Lavínia Freitas de Oliveira e Souza, de 10 anos, estava internada há quase um mês na Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora. O caso aconteceu em 15 de junho, em Porto Firme.

Por Ester Vallim, Letícia Damasceno, Carol Delgado, TV Integração e g1 Zona da Mata Juiz de Fora

16/07/2025

Lavínia Freitas de Oliveira e Souza, de 10 anos, foi baleada na cabeça por um policial penal - Imagem: Reprodução/Redes Sociais
Morreu na madrugada desta quarta-feira (16) a criança de 10 anos baleada na cabeça por um policial penal que atirou contra o carro em que ela estava, em Porto Firme, na Zona da Mata mineira. O caso ocorreu no dia 15 de junho.

Lavínia Freitas de Oliveira e Souza estava internada em estado grave na Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora desde 18 de junho, quando foi transferida do Hospital Arnaldo Gavazza Filho, em Ponte Nova.

O sepultamento da menina será na manhã de quarta-feira (17), em Diogo de Vasconcelos, cidade natal da família.

Policial penal atira em carro após levar 'fechada' e acerta criança na cabeça - Imagem: Reprodução
Em entrevista à TV Integração na época, o pai contou que o caso aconteceu enquanto voltava com a filha de uma viagem entre Diogo de Vasconcelos e Viçosa, da casa dos avós. Segundo ele, o policial penal Márcio da Silveira Coelho começou a perseguir a família na estrada em um carro.

“Passei por um veículo e acelerei, mas o automóvel começou a me perseguir em alta velocidade. Acelerei para tentar chegar a uma polícia mais próxima, e ele corria mais. Até que o motorista jogou o veículo na frente do meu, desceu e começou a atirar. Quando percebi, minha filha já estava com o olho virado e sangrando pela cabeça. Não acreditei no que estava acontecendo. Minha filha é tudo para mim”, disse.

Gravação de câmera de segurança

Marcelo explicou que seguiu direto para Viçosa e buscou atendimento médico para a filha, que chegou ao posto de saúde com dificuldade para respirar. A menina foi imobilizada, colocada no respirador e recebeu os primeiros cuidados antes de ser transferida para Ponte Nova e, depois, para Juiz de Fora.

Na época, a defesa do agente, através do advogado Rafael Abeilar, disse que ele realizou os disparos para afastar o veículo e proteger a família de um “possível ataque”, e que foi sem “qualquer intenção de atingir terceiros, muito menos uma criança”.

Nesta quarta-feira, o g1 entrou em contato novamente com o advogado, que informou não representar mais Márcio Coelho. A reportagem tenta localizar a nova defesa. O policial permanece preso na Casa de Custódia, na Grande BH.

Matéria jornalística 

Policial penal acusado de balear menina de 10 anos é indiciado por tentativas de homicídio

O policial penal de 34 anos acusado de atirar e balear uma menina de 10 anos após uma suposta briga de trânsito no último dia 15 de junho, na zona rural de Porto Firme, na Zona da Mata Mineira, foi indiciado por duas tentativas de homicídio, por motivo fútil e uso de arma de fogo. Na ocasião, o homem, que conduzia um veículo cinza, realizou oito disparos de arma de fogo contra o carro das vítimas, a criança e o pai dela, alegando ter sido “fechado” na via. 

Como o inquérito da Delegacia de Polícia Civil de Piranga foi concluído antes da confirmação da morte de Lavínia, o policial penal foi indiciado por duas tentativas de homicídio. O documento foi encaminhado ao Ministério Público e ao Poder Judiciário para as providências legais, incluindo a análise do pedido de prisão preventiva do investigado, que podem oferecer a denúncia por homicídio consumado.

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou que a Corregedoria da Polícia Penal abriu um procedimento administrativo para apurar a conduta do servidor. A Polícia Civil, por sua vez, também investiga o ocorrido, agora como homicídio.

Fonte: G1

Vídeo: TV Alterosa Zona da Mata

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.