02 setembro 2025

Entrevista: “Tenho visto cada vez mais a infiltração de organização criminosa nos poderes do estado de SP”, diz promotor; vídeo

No Roda Viva, o representante do Ministério Público Lincoln Gakiya alerta para a influência do crime organizado em campanhas políticas.

Da Redação

02/09/2025

O promotor de Justiça Lincoln Gakiya fala sobre o avanço da Orcrim PCC sobre o poder público
com financiamentos de capanhas eleitorais - Imagem: Reprodução TV - Cultura/UOL
O Roda Viva recebeu o promotor de Justiça Lincoln Gakiya, do Ministério Público de São Paulo, nesta segunda-feira (1°).

No programa, o promotor fala sobre a influência do Primeiro Comando da Capital (PCC) na política. Lincoln Gakiya relembra o financiamento da facção em campanhas durante as eleições municipais de 2024.

Cortes

“Nós não devemos criminalizar a política. O que eu verifico é um expressivo número de envolvimento do PCC financiando campanhas de vereadores e de prefeitos de alguns municípios de São Paulo. Eu creio que um projeto de lei anti máfias qualifica e transforma em organização criminosa quando há a influência no processo político”, afirma.

“Me parece e eu temo que as próximas eleições possam estar permeadas na utilização de recursos oriundos do crime organizado” [...] Eu me preocupo porque eu tenho visto cada vez mais a infiltração de organização criminosa nos poderes do estado de São Paulo”, completa.

Participaram da bancada de entrevistadores Luís Adorno, repórter do UOL; Cíntia Acayaba, editora-chefe do g1 São Paulo; Adriana Mattos - repórter especial do Valor Econômico; Aline Ribeiro - repórter especial do Jornal O Globo; Ítalo Lo Re - repórter do Estadão.

Assista a entrevista na íntegra 

Fonte: TV CULTURA /UOL

Um comentário:

  1. E o pançudo do sifu tomou uma suspensão de 60 dias convertido em multa, a turma do apito devem estar muito tristes, vamos dar silvos de apitos em forma de protesto... priiii piiiiiii piiiii priiii piiiiiii piiiii priiii piiiiiii piiiii priiii piiiiiii

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.