04 outubro 2025

Polícia Penal de SC sedia o 1º Intercâmbio das Especializadas da Polícia Penal do Brasil; vídeo

O evento ocorreu entre os dias 29/09 e 03/10 de 2025, no Centro de Treinamento da Polícia Penal de Santa Catarina (PPSC), em São Pedro de Alcântara,  que foi o palco do 1º Intercâmbio das Especializadas da Polícia Penal do Brasil.

SEJURI - Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social

04 de outubro de 2025

 A secretária de Justiça e Reintegração Social, Danielle Amorim Silva participou da abertura
 do encontro dos Grupos Especializados - Imagem: Jaqueline Noceti / Sejuri
O evento foi promovido pela Polícia Penal e organizado pelo Setor de Serviço de Operações e Escoltas (SOE/PPSC). O encontro reuniu equipes de diferentes estados em uma grande troca de experiências e conhecimentos técnicos voltados ao aperfeiçoamento das operações de segurança prisional. O tema central será a Escolta de Alta Complexidade, além de conteúdos estratégicos como condutas de patrulha, combate aproximado em edificações (CQB) e combate em veicular (VCQB).

Participaram 16 especializadas de 11 estados brasileiros: o SOE (Serviço de Operações e Escoltas), o RECAP (Núcleo de Recapturas) e o GTI (Grupo Tático de Intervenção), além da DOC (Divisão de Operações com Cães), todos de Santa Catarina; o SOE e o GAEP (Grupo de Ações Especiais Penais) do Paraná; o GOPE (Grupo de Operações Penitenciárias Especiais) de Goiás; o GAES (Grupo de Ações Especiais) e a DSE (Divisão de Segurança e Escolta) do Rio Grande do Sul; o GTP (Grupo Tático Prisional) do Amapá; o GAP (Grupo de Ações Penitenciárias) do Pará; o GAP do Ceará; a DERP (Divisão de Escolta e Recaptura Policial) do Espírito Santo; o GIR (Grupo de Intervenção Rápida) e o SOE de Mato Grosso; e o SOE do Rio de Janeiro.

  Membros de diversos Grupamentos dos Estados presentes na abertura do encontro
dos Grupos Especializados - Imagem: Jaqueline Noceti / Sejuri
A abertura do evento contou com a presença da secretária de Justiça e Reintegração Social, Danielle Amorim Silva; do secretário de Justiça do Espírito Santo, Rafael Rodrigo Pacheco; do diretor-geral do Departamento da Polícia Penal, Maicon Alves; do diretor de Segurança e Operações, Thiago Ayslan; do diretor da ACAPS, Klaus da Silva; do superintendente da Grande Florianópolis, Kelvin Diehl; e do presidente da Agepen (Associação dos Policiais Penais do Brasil), Ferdinando Gregório.

A secretaria de Estado Danielle Amorim Silva; o secretário de Justiça do Espírito Santo, Rafael
Rodrigo Pacheco, diretor-geral do Departamento da Polícia Penal, Maicon Alves e o presidente
da Agepen (Associação dos Policiais Penais do Brasil), Ferdinando Gregório.  Imagem: Jaqueline Noceti / Sejuri

“Este é um marco histórico para a Polícia Penal. A integração das forças especializadas de todo o país reforça nosso compromisso com a segurança da sociedade e com a constante evolução das nossas técnicas operacionais”, destacou Danielle Amorim Silva.

O intercâmbio reforça o papel de Santa Catarina como referência nacional em capacitação, além de consolidar a cooperação entre os estados para o desenvolvimento de boas práticas na área da segurança penitenciária.

O foco principal do Intercâmbio foi a Escolta de Alta Complexidade, além de treinamentos em condutas de patrulha, CQB e VCQB, fortalecendo a integração e a capacitação das forças penais do país. Mais preparo. Mais integração. Mais Segurança para o Brasil.

Fonte: SEJURI - Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social

3 comentários:

  1. O estado que mais arrecada é o pior e mais xexelento dos estados, pior salario, pior uniforme, pior em tudo, agora com a vagabundagem é uma vóvozona, não é a toa que a PM perdeu tantos praças nesse ano, a civil ta abandonada, e o cara de areia mijada mandando dinheiro para outros estados, como se diz as visitas comem filé mais os de casa só ovo e linguiça, e ainda tem cara que vota nessa desgraça de governo, se loko num é a toa que o ser humano é escravo.

    ResponderExcluir
  2. Devolução Sindical Provisionado, Jabá tinha razão tá no forno.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.