O promotor Lincoln Gakiya relata ameaças constantes do PCC (Primeiro Comando da Capital) e critica a falta de leis federais para proteger autoridades ameaçadas, no UOL News, do Canal UOL.
Do UOL, em São Paulo
24/10/2025
![]() |
| Alvo do PCC, promotor Lincoln Gakiya relata monitoramento: 'Muito perto de mim e da minha família' - Imagem: Reprodução |
Gakiya diz que vive sob escolta há mais de dez anos e revela que o grupo criminoso elaborou planos detalhados para assassiná-lo, com monitoramento de rotina e até uso de drones para filmar sua família.
![]() |
| Foto encontrada em celular de VH, vulgo Falcão, diz que Marcola, liderança máxima do PCC, é "para a mídia um monstro" e "para nós um herói" - Policia Civil |
"Eu já estou há 20 anos trabalhando em investigações contra o PCC, ando com escolta há mais de 10 anos. Houve vários planos para me matar, que a gente conseguiu detectar, mas não é por isso que eu não tenho receio, que eu não fique realmente amedrontado. A gente percebe que em situações como essa -- de levantamento de rotina e de filmagens até por drone -- chegaram muito próximos de mim e da minha família, então isso realmente é aterrorizador."
Lincoln Gakiya
Gakiya ainda fez questão de destacar que a legislação atual não oferece proteção efetiva após a aposentadoria, deixando promotores e policiais vulneráveis, como ocorreu na morte de Ruy Ferraz.
![]() |
| O coordenador dos Presídios da Região Oeste ( Croeste) de São Paulo, Roberto Medina, era monitorado por grupos criminosos - Imagem: Rede Globo/ Reprodução |
"A gente não tem uma legislação. Nós temos projetos, o projeto de Lei Anticrime tinha uma parte muito importante que tratava de proteção de testemunha, vítimas e policiais e autoridades, mas infelizmente foi suprimido do projeto. Nós vamos lutar para que isso seja reincluído no Congresso quando o Ministério da Justiça encaminhar esse projeto de fato para apreciação parlamentar. Então, o que acontece? Eu não tenho garantia legal hoje."
Lincoln Gakiya
PCC chegou muito perto
"Os governos passam, as coisas mudam e, às vezes, quando o sujeito se aposenta, como foi o caso do Ruy Ferraz Fontes, você acaba sendo esquecido, abandonado. Acontece que esse tipo de planejamento, eles não vão parar. Quando eu parar de exercer a minha atividade, eu tenho certeza que esse planejamento [de execução] vai voltar a ocorrer. O que eu consegui fazer é, mais uma vez, deter um plano em andamento. Essas imagens que estão sendo divulgadas foram gravadas em junho e julho, mais ou menos na mesma época também do levantamento do Ruy Ferraz."
Lincoln Gakiya
![]() |
| Imagens de drone monitoraram a casa de Gakiya, segundo o próprio promotor - Imagem: GloboNews/Reprodução |
Segundo o promotor, a chamada "sintonia restrita" do PCC funciona como um "departamento de homicídios" do crime, especializado em ataques a autoridades e resgates de líderes. Ele destaca que a execução do também promotor Ruy Ferraz pode ter partido desse núcleo.
"Nas minhas aulas e palestras, chamo a sintonia restrita de departamento de homicídios do PCC. Esse setor foi criado apenas para tentar contra autoridades e promover resgates de lideranças. São indivíduos que têm conhecimento, têm expertise no manuseio de explosivo, de armamento de grosso calibre. São indivíduos normalmente egressos do sistema prisional, eles ficam afastados de qualquer outra função do PCC e se dedicam apenas a isso: receber as ordens da cúpula e depois executar. Eu penso que a execução do Ruy Ferraz foi promovida por integrantes da "sintonia restrita" do PCC."
Lincoln Gakiya
![]() |
| Foto encontrada em celular de VH, vulgo Falcão, mostra armamento pesado; ele é um dos responsáveis pelo monitoramento de autoridades, diz investigação - Policia Civil |
O município é vizinho a Presidente Venceslau, onde estão recolhidos os prisioneiros do PCC mais perigosos do estado.
Fonte: UOL/Jornal Folha de São Paulo











0 comments:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.