01 novembro 2025

Inativos e Pensionistas têm o direito de receber a devolução do Imposto Sindical, houve erro formal da PGE

Por falta de capacidade técnica, negligência ou mesmo pura maldade, Procuradoria Geral do Estado (PGE), deixa os Inativos e Pensionistas de fora da devolução do Imposto Sindical.

Leandro Leandro

01/11/2025

Queremos nossos direitos sejam preservados e que as devoluções de ambas as parcelas
cobradas indevidamente, sejam ressarcidas de forma integral, com juros e correções monetárias, "A Cesar o que é de César"
Os descontos do Imposto Sindical ocorridos nos anos de 2015, 2016 e 2017, sendo que no ano de 2016 por conta de Recursos do Sindcop, ocorreu a suspensão e não houve a cobrança dos valores neste ano, mas em 2017 voltou a ser cobrado por meio de um recurso do então Sindicato Requerente e posteriormente foi suspenso de fato, após duas cobranças indevidas, tanto é verdade que o TJSP, após a volta do Processo das Instâncias Superiores, mandou que se fizesse as devoluções aos legítimos donos dos valores. 

Mas é importante  frisar que desde o início da demanda criada em meados de 2015, foi combatida unicamente pelo Sindcop desde o seu inicio, pois a outra Entidade Sindical entrou no Processo de Forma Intempestiva, isso é, fora do prazo legal na primeira fase, e como não havia "Unicidade Sindical" não poderia uma única das Entidades (que eram 03 naquele momento) pedisse a tal da "Contribuição Sindical", e foi uma chicana jurídica que percorreu todas as Instâncias Jurídicas do Pais, e que culminou com a decisão definitiva por parte do Judiciário que entendeu que a devolução deveria ser feita nas contas dos trabalhadores que foram de fato atingidos na medida de seus descontos. 

Petição do Sindcop alertando a PGE e o Judiciário sobre a necessidade de se fazer
os depósitos aos Inativos e aos Pensionistas datado de Fevereiro de 2025 - Imagem: Reprodução


Copia da Petição elaborada pelo Sindcop alertando a PGE e o Judiciário sobre os
milhares de trabalhdores que poderiam ser lesados - Imagem: Reprodução
Ocorre que estes valores que na época somados ambos os descontos tinham uma somatória que ultrapassavam a quantia de R$3,5 milhões de reais, e que na data de 28 de janeiro de 2025 foi efetivado um depósito no valor de R$11.850.537,08 (Onze milhões, oitocentos e cinquenta mil, quinhentos e trinta e sete reais e oito centavos) da Conta Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, para a conta da Procuradoria do Estado de São Paulo (PGE).

E em data de 18 de março do corrente ano o Sindcop por meio da Petição abaixo, devidamente comprovada, alertou sobre os possíveis danos aos Inativos e Pensionistas, pois milhares deles haviam sido aposentados no decorrer dos anos posteriores ao período que foram atingidos com os famigerados descontos(roubo literalmente falando) nos holerites dos trabalhadores e trabalhadoras.

E que era importante que a Procuradoria Pública do Estado de São Paulo se atentasse para esse importante detalhe, o que não ocorreu de fato, talvez por negligência, falta de capacidade técnica ou quiça por má vontade imaginando os administradores que não iria ocorrer reclamações dos trabalhadores na inatividade afetados, e se foi isso, foi muita ingenuidade deles.

Comprovante do Resgate Judicial efetuado em 28 de janeiro de 2025 - Imagem: Reprodução
Para que tenham uma ideia o desconto que atingiu meu holerite está abaixo, pois os valores não eram exatamente iguais, apenas o percentual, e como os salários são diferentes por conta de tempo de trabalho, classe, e adicionais que podem ou não incidir nos holerites, então eles eram variáveis. Não era um desconto igual em valores financeiros.

Porém como já descrito acima, ou a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE), agiu com negligência, ou falta de preparo técnico, e por último por puro descaso e má fé mesmo, acreditando que iria de fato passar batido, mas mesmo a Entidade Sindical tendo alertado o Judiciário e a própria PGE por meio de Petição já publicada acima, e sabedores da importância de fazer as devoluções de maneira correta à quem cabe o direito de ser ressarcido de forma integral e corrigida monetariamente. Ma s mesmo assim não efetivaram os depósitos aos Inativos e Pensionistas.
Holerites originais com os descontos grifados em amarelo
E também aplicado os descontos apenas sobre a diferença dos jutos e correções monetárias, vez que o valor principal já hávia sido descontado na época, e então não ocorrer o "fenômeno da bitributaçao", em quem de fato já foi lesado duas vezes com dois descontos indevidos e agora com uma devolução bitributada e não corrigida monetariamente da maneira correta, o Estado não precisa desse dinheiro, quem necessita dele, são os trabalhadores e trabalhadoras que foram de fato lesados de maneira vil e traiçoeira. 

E a SPPrev foi notificada e o Sindcop inclusive em reunião com a Direção da Entidade avisou aos Dirigentes da Entidade Sindical que seria necessário o aporte financeiro que se encontra atualmente na Conta da PGE,fosse o mesmo transferido para a Entidade Previdenciária para que eles pudessem fazer as devoluções nos holerites dos aposentados e pensionistas, vez que a própria SPPrev falou abertamente que não tinha esses valores que atinge milhares de beneficiários da Entidade, entre Inativos e Pensionistas.

Manifestação da PGE sobre os Inativos e Pensionistas

Manisfestação da PGE sobre devolução do Imposto Sindical aos Inativos e Pensionistas - Imagem: TJSP
Outro ponto importante é que o policiais penais Aevps não têm o direito de receberem as devoluções, pois na época existia a Unicidade Sindical para o Cargos dos então Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária (Aevps), que era um cargo diferente e com apenas um Sindicato, e o então representante Sindical deles também solicitou o famigerado "Imposto Sindical" e como não houve contestação na Justiça, haja visto ter apenas uma Entidade Sindical representativa, os descontos então foram realizados sem contestações.

Sendo assim a então demanda que se findou e que irá culminar com as devoluções dos valores retirados dos holerites dos trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Prisional só atinge única e exclusivamente a carreira dos então Asps.

Aos ex -Asps, Homens e Mulheres, o que é deles por direito, nada mais e nada menos - Imagem: Reprodução
No entanto, tirando estes óbices formais, tenho a certeza e convicção que as Entidades Sindicais serão exitosas em sua luta pela devolução dos valores descontados, pois desde o inicio ambas demonstraram comprometimento com os sevidores lesados. E que em muito breve os Inativos e Pensionistas também terão seus valores devolvidos.

Muitas pessoas podem até dizer, são pouco os valores individualmente, mas pense nos milhares de Asps afetados meus amigos. Isso é apenas Justiça, não importa o valor, é nosso, trabalhamos duro, dentro de uma Unidade Prisional, suportando o pior de nossa sociedade, DGs lixos dando ordens, Chefes que se achavam melhores que os iguais, assim como a maioria dos DGs, todos iguais, mas lambe botas e baba ovos, claro que não podemos jogar todos em uma vala comum, conheci pessoas maravilhosas dentro do Sistema, Homens e Mulheres excpcionais, que eram exemplos de verdade, mas também péssimos indivíduos e exemplos, ocupando cargos indevidamente, e passamos por tudo, e hoje na inatividade temos que continuar a lutar por nossos direitos, e então eu quero e faço questão de recebe-los, e também faço questão de receber com juros e correções monetárias. Não aceito menos que isso.

Leandro Leandro

Fonte: TJSP

13 comentários:

  1. Não são apenas os inativos e pensionistas que aparentemente ficaram de fora. Quem ainda está na ativa, mas não tem mais RS e sim matrícula, como é o caso dos servidores que foram para o TJSP, também não veio no holerite e não consta provisionado no banco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recebi a noticia agora de manhã, que estão pagando também para a Polícia Civil, inclusive me mandaram os valores. E o pior que a Fazenda Publica só está cumprindo o que a PGE está solicitando que eles façam.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Sim e depois o pançudo do sifu faz uma live dizendo que foi uma conquista do sindicato.

      Excluir
    2. Aposentado recebe bônus? Não sabia.

      Excluir
    3. Bônus pra aposentado? Os caras estáo só no sossego e ainda querem bônus. Bando de Zé Ruela.

      Excluir
    4. Ser aposentado é pra quem pode Kkkkkkkkk

      Excluir
    5. Ser aposentado é para quem cumpriu os requisitos exigidos para ir para casa e descansar, trabalhou e cumpriu seu tempo dentro das UPs. E isso é o que eu desejo de coração para todos os servidores, pois sei o quanto é difícil, ainda mais nos dias atuais em que a Polícia Penal está sendo implantada e vemos muitos vicios antigos ainda arraigados em determinados gestores e funcionários, que não compreenderam ainda que a situação agora é outra, é nova e todos devem se adaptar, sob o risco de não conseguirem se adequar, e se não houver as adequações cabeças podem rolar. E os aposentados não querem Bônus, mas deveriam receber, e existe inclusive Julgados sobre isso, pois é aumento disfarçado. Maas queremos as nossas devoluções do Imposto Sindical que nos foi extorquido, retirado na calada da noite de nossos holerites sem sequer um só aviso. A Cesar o que é de Cesar. O dinheiro é nosso, então nada mais justo que nos devolvam corrigidos, com juros e correções monetárias.

      Excluir
    6. Concordo plenamente Leandro, deveríamos receber pois somos da época que nem folga Sap tinha,dejep também não.

      Excluir
  3. A incompetência e descaso do governo são visíveis. Por pouco não é pior que a (in)gestão do Bolsodória.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito que esta gestão conseguiu superar a do Doria, o Doria não fez diferenciação na Segurança Pública, pagou todos com o mesmo índice de reajuste, não privilegiou ninguém. E em 04 anos deu mais de 26% de reajustes, somados os 5% e mais os 20% no final. Mas na questão dos reajustes, ele tem ainda mais uma oportunidade de superar o Doria, em 2026. mas ainda assim não irá cumprir o que prometeu na campanha política de deixar os salários da Policia de São Paulo entre as 10 melhores do Pais. E detalhe, tem vídeo dele falando sobre isso. Mesmo porque melhoria não é só salário, estamos com um déficit no quadro de servidores nunca visto na história do Sistema Prisional, e isso afeta os trabalhadores de várias maneiras. Inclusive com o suicídio, depressão, acidentes de percursos, distanciamento familiar, separações de casais, e outros mais.

      Excluir
  4. Tem candidato que só pediu imunidade nos PAD , vigia stive.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.