Por falta de capacidade técnica, negligência ou mesmo pura maldade, Procuradoria Geral do Estado (PGE), deixa os Inativos e Pensionistas de fora da devolução do Imposto Sindical.
Leandro Leandro
01/11/2025
Mas é importante frisar que desde o início da demanda criada em meados de 2015, foi combatida unicamente pelo Sindcop desde o seu inicio, pois a outra Entidade Sindical entrou no Processo de Forma Intempestiva, isso é, fora do prazo legal na primeira fase, e como não havia "Unicidade Sindical" não poderia uma única das Entidades (que eram 03 naquele momento) pedisse a tal da "Contribuição Sindical", e foi uma chicana jurídica que percorreu todas as Instâncias Jurídicas do Pais, e que culminou com a decisão definitiva por parte do Judiciário que entendeu que a devolução deveria ser feita nas contas dos trabalhadores que foram de fato atingidos na medida de seus descontos.
| Petição do Sindcop alertando a PGE e o Judiciário sobre a necessidade de se fazer os depósitos aos Inativos e aos Pensionistas datado de Fevereiro de 2025 - Imagem: Reprodução |
| Copia da Petição elaborada pelo Sindcop alertando a PGE e o Judiciário sobre os milhares de trabalhdores que poderiam ser lesados - Imagem: Reprodução |
E em data de 18 de março do corrente ano o Sindcop por meio da Petição abaixo, devidamente comprovada, alertou sobre os possíveis danos aos Inativos e Pensionistas, pois milhares deles haviam sido aposentados no decorrer dos anos posteriores ao período que foram atingidos com os famigerados descontos(roubo literalmente falando) nos holerites dos trabalhadores e trabalhadoras.
E que era importante que a Procuradoria Pública do Estado de São Paulo se atentasse para esse importante detalhe, o que não ocorreu de fato, talvez por negligência, falta de capacidade técnica ou quiça por má vontade imaginando os administradores que não iria ocorrer reclamações dos trabalhadores na inatividade afetados, e se foi isso, foi muita ingenuidade deles.
| Comprovante do Resgate Judicial efetuado em 28 de janeiro de 2025 - Imagem: Reprodução |
![]() |
| Holerites originais com os descontos grifados em amarelo |
E a SPPrev foi notificada e o Sindcop inclusive em reunião com a Direção da Entidade avisou aos Dirigentes da Entidade Sindical que seria necessário o aporte financeiro que se encontra atualmente na Conta da PGE,fosse o mesmo transferido para a Entidade Previdenciária para que eles pudessem fazer as devoluções nos holerites dos aposentados e pensionistas, vez que a própria SPPrev falou abertamente que não tinha esses valores que atinge milhares de beneficiários da Entidade, entre Inativos e Pensionistas.
Manifestação da PGE sobre os Inativos e Pensionistas
![]() |
| Manisfestação da PGE sobre devolução do Imposto Sindical aos Inativos e Pensionistas - Imagem: TJSP |
Sendo assim a então demanda que se findou e que irá culminar com as devoluções dos valores retirados dos holerites dos trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Prisional só atinge única e exclusivamente a carreira dos então Asps.
![]() |
| Aos ex -Asps, Homens e Mulheres, o que é deles por direito, nada mais e nada menos - Imagem: Reprodução |
Muitas pessoas podem até dizer, são pouco os valores individualmente, mas pense nos milhares de Asps afetados meus amigos. Isso é apenas Justiça, não importa o valor, é nosso, trabalhamos duro, dentro de uma Unidade Prisional, suportando o pior de nossa sociedade, DGs lixos dando ordens, Chefes que se achavam melhores que os iguais, assim como a maioria dos DGs, todos iguais, mas lambe botas e baba ovos, claro que não podemos jogar todos em uma vala comum, conheci pessoas maravilhosas dentro do Sistema, Homens e Mulheres excpcionais, que eram exemplos de verdade, mas também péssimos indivíduos e exemplos, ocupando cargos indevidamente, e passamos por tudo, e hoje na inatividade temos que continuar a lutar por nossos direitos, e então eu quero e faço questão de recebe-los, e também faço questão de receber com juros e correções monetárias. Não aceito menos que isso.
Leandro Leandro
Fonte: TJSP












Não são apenas os inativos e pensionistas que aparentemente ficaram de fora. Quem ainda está na ativa, mas não tem mais RS e sim matrícula, como é o caso dos servidores que foram para o TJSP, também não veio no holerite e não consta provisionado no banco.
ResponderExcluirRecebi a noticia agora de manhã, que estão pagando também para a Polícia Civil, inclusive me mandaram os valores. E o pior que a Fazenda Publica só está cumprindo o que a PGE está solicitando que eles façam.
ExcluirCalma ! Dia 20 Bônus tá na conta .
ResponderExcluirSim e depois o pançudo do sifu faz uma live dizendo que foi uma conquista do sindicato.
ExcluirAposentado recebe bônus? Não sabia.
ExcluirBônus pra aposentado? Os caras estáo só no sossego e ainda querem bônus. Bando de Zé Ruela.
ExcluirSer aposentado é pra quem pode Kkkkkkkkk
Excluir??
ExcluirSer aposentado é para quem cumpriu os requisitos exigidos para ir para casa e descansar, trabalhou e cumpriu seu tempo dentro das UPs. E isso é o que eu desejo de coração para todos os servidores, pois sei o quanto é difícil, ainda mais nos dias atuais em que a Polícia Penal está sendo implantada e vemos muitos vicios antigos ainda arraigados em determinados gestores e funcionários, que não compreenderam ainda que a situação agora é outra, é nova e todos devem se adaptar, sob o risco de não conseguirem se adequar, e se não houver as adequações cabeças podem rolar. E os aposentados não querem Bônus, mas deveriam receber, e existe inclusive Julgados sobre isso, pois é aumento disfarçado. Maas queremos as nossas devoluções do Imposto Sindical que nos foi extorquido, retirado na calada da noite de nossos holerites sem sequer um só aviso. A Cesar o que é de Cesar. O dinheiro é nosso, então nada mais justo que nos devolvam corrigidos, com juros e correções monetárias.
ExcluirConcordo plenamente Leandro, deveríamos receber pois somos da época que nem folga Sap tinha,dejep também não.
ExcluirA incompetência e descaso do governo são visíveis. Por pouco não é pior que a (in)gestão do Bolsodória.
ResponderExcluirEu acredito que esta gestão conseguiu superar a do Doria, o Doria não fez diferenciação na Segurança Pública, pagou todos com o mesmo índice de reajuste, não privilegiou ninguém. E em 04 anos deu mais de 26% de reajustes, somados os 5% e mais os 20% no final. Mas na questão dos reajustes, ele tem ainda mais uma oportunidade de superar o Doria, em 2026. mas ainda assim não irá cumprir o que prometeu na campanha política de deixar os salários da Policia de São Paulo entre as 10 melhores do Pais. E detalhe, tem vídeo dele falando sobre isso. Mesmo porque melhoria não é só salário, estamos com um déficit no quadro de servidores nunca visto na história do Sistema Prisional, e isso afeta os trabalhadores de várias maneiras. Inclusive com o suicídio, depressão, acidentes de percursos, distanciamento familiar, separações de casais, e outros mais.
ExcluirTem candidato que só pediu imunidade nos PAD , vigia stive.
ResponderExcluir