12 novembro 2025

Penitenciária de Caiuá tem princípio de motim controlado por equipes de contenção internas

72 detentos foram removidos após a contenção, e a SAP instaurou procedimento para apurar o caso.

Yasmim Sanches

12/11/2025

A SAP informou que a Penitenciária “Bruno Luiz Airoldi Leite”, em Caiuá, opera dentro
dos padrões de segurança e disciplina - Imagem: Arquivo
Um tumulto de grandes proporções foi registrado na tarde desta terça-feira (11) na Penitenciária de Caiuá, localizada no interior de São Paulo. O incidente foi restrito ao Raio 8 da unidade e envolveu atos de violência como incêndios, pancadaria e o lançamento de pedras.

De acordo com informações apuradas, a situação chegou a um ponto crítico, com risco de os detentos assumirem o controle do pavilhão. A fragilidade das estruturas conhecidas como “gaiolas” (celas ou áreas de contenção) teria contribuído para o agravamento do episódio.

Equipes de segurança da própria unidade conseguiram conter o tumulto, sem a necessidade de atuação direta do Grupo de Intervenção Rápida (GIR 13), que chegou a ser deslocado até o local em apoio preventivo. Segundo relatos, a ação rápida dos servidores foi fundamental para restabelecer a ordem, eles utilizaram mangueiras de incêndio com água dos hidrantes para conter os presos.

Penitenciária “Bruno Luiz Airoldi Leite” de Caiuá  que tem capacidade para 823 presos, mas que
abriga uma população carcerária de 1422  homens- Imagem: Governo do Estado de São Paulo
Após o controle da situação, 72 detentos foram transferidos para outras unidades prisionais do Estado, como medida de segurança e reorganização interna. O tumulto permaneceu restrito ao Raio 8, sem se espalhar para outras áreas do presídio. Não houve registro de feridos entre os presos ou servidores.

Em nota oficial, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informou que a Penitenciária de Caiuá opera normalmente, dentro dos padrões de segurança e disciplina. A pasta confirmou o tumulto em um dos pavilhões, controlado rapidamente e sem necessidade da intervenção do GIR.

Ainda segundo a SAP, não houve danos estruturais nem feridos, e será instaurado um Procedimento Apuratório para checagem dos fatos. 

Vídeo jornalístico


Fonte: Band Interior
Vídeo: Fábio Jaba

4 comentários:

  1. que loucura ! acham que o carne seca vai ajudar o sistema..Vigia Stive..até o 01 tá se jogando em janeiro.

    ResponderExcluir
  2. tem candidato novamente que não trouxe até hoje o bolachão que prometeu no complexo de Cerqueira.. traz Mabel pelo menos ! sei q vc lê este blog todo dia.

    ResponderExcluir
  3. aí também..kkk só areia ..igual todos..mas vai tirar um pouco menos de voto ano que vem.

    ResponderExcluir
  4. O rapaz aqui está falando sozinho e nem ele está se entendendo. Que fase está o guarda.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.