01 dezembro 2025

Polícia Penal, com a ajuda da população recaptura o 4º e último fugitivo do Presídio de Formiga/MG

Os outros três detentos que fugiram foram capturados nesse domingo (30/11), no mesmo município.

Jornal O TEMPO

01 de dezembro de 2025

Vinícius da Silva, de 28 anos, foi localizado no distrito de Betânia, em Pedra do Indaiá - Imagem: Reprodução/Sejusp
A Polícia Penal de Minas Gerais conseguiu capturar, nesta segunda-feira (1/12), o 4º e último fugitivo do Presídio de Formiga, no Centro-Oeste de Minas Gerais. Com o apoio da comunidade, que forneceu informações, Marcos Vinícius da Silva, de 28 anos, foi localizado no distrito de Betânia, em Pedra do Indaiá, a 46 km de Formiga — mesmo local onde os outros três fugitivos também foram localizados na manhã de domingo (30/11). 

De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MG), Marcos Vínicius, Victor Hugo de Souza Pereira, de 29 anos, Marcirlei Ferreira Neto, de 32 anos, e Nicolas dos Santos Gonçalves, de 25 anos,  estavam foragidos desde a última quinta-feira (27/11).

Sejusp divulga fotos dos detentos que escaparam da Penitenciária de Formiga - Imagem: Reprodução

A fuga

Segundo a Polícia Militar, os fugitivos deixaram o Pavilhão 2 da unidade, que abriga detentos de alta periculosidade e ligados ao Primeiro Comando da Capital (PCC), após acessarem o telhado. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento em que os quatro, usando uniformes vermelhos do sistema prisional, correm por uma via da cidade pouco antes das 21h.

Essa foi a segunda fuga registrada em presídios mineiros em menos de uma semana. No último domingo (23), um homem condenado a 39 anos de prisão por estupro escapou do Presídio de Itajubá, no Sul de Minas.

Com o novo caso, o número de presos que fugiram em Minas Gerais em um intervalo de um ano chega a 23, segundo levantamento de O TEMPO. Questionada anteriormente, a Sejusp ainda não informou o número oficial de fugas registradas em 2025 nem quantos fugitivos foram recapturados.

Falta de efetivo e superlotação

Para o presidente do Sindicato dos Policiais Penais de Minas Gerais (Sindppen), Jean Otoni, a situação é reflexo direto do colapso do sistema prisional.

“Com o baixo efetivo de policiais penais, temos menos policiamento, menos rondas, menos contenção de crise. Isso em um cenário de superlotação extrema, com estruturas físicas antigas e equipamentos de segurança deteriorados. Somando tudo isso à entrada das facções organizadas no sistema, o que era para ser um incidente isolado virou consequência inevitável”, afirmou.

Confira o posicionamento da Sejusp na íntegra:

Informamos que nesta segunda-feira (01), policiais penais efetuaram a prisão de Marcos Vinícius da Silva, de 28 anos, que estava foragido da Penitenciária de Formiga desde a última quinta-feira, dia 27.

Desde a data da fuga, a Polícia Penal, juntamente com a Polícia Militar, estava empenhada na recaptura do indivíduo. Com o apoio da população, que forneceu informações sobre o possível paradeiro do detento, ele foi localizado no distrito de Betânia onde os outros três fugitivos também foram localizados na manhã do último domingo, dia 30 de novembro.

Fonte: Jornal O TEMPO

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.