20 fevereiro 2026

Será que agora vai?: Inscrições para concurso da Polícia Penal de São Paulo são reabertas

Mulheres e homens poderão concorrer às 1.100 vagas que estarão disponibilizadas no concurso.

Assessoria de Comunicação da Polícia Penal

19/02/2026

Formandas da primeira turma feminina do Treinamento Específico de Escolta e
Movimentações Externas descerraram a placa que marcou o ineditismo da 1ª turma - Imagem: SAP - SP
Foram reabertas hoje as inscrições para o concurso da Polícia Penal do Estado de São Paulo e poderão ser realizadas até às 16h do dia 10 de abril. Serão oferecidas 1.100 vagas para o ingresso na carreira de Policial Penal, sendo as vagas para homens e mulheres.

As provas objetivas estão previstas para ocorrerem em 31 de maio, das 14h às 17h, e serão aplicadas pelo Instituto AOCP. As inscrições poderão ser efetivadas no site: www.institutoaocp.org.br.

O candidato que já estava inscrito no concurso antes da suspensão não precisará se reinscrever, mas caso desista, a devolução da taxa de inscrição ocorrerá desde que o candidato regularmente inscrito manifeste formalmente sua desistência, devendo solicitar o ressarcimento por meio do endereço eletrônico (www.institutoaocp.org.br), instruindo o pedido com comprovante de desistência e comprovante do efetivo pagamento da taxa de inscrição.

Mulheres no sistema prisional representam a emancipação feminina na segurança pública - Imagem: Agência Pará

Fases e requisitos

O concurso público terá quatro fases eliminatórias, com prova objetiva, prova de aptidão física e aferimento da estatura, prova de aptidão psicológica, comprovação de idoneidade e conduta ilibada na vida pública e na vida privada e investigação social.

Em conformidade com a Lei Orgânica da Polícia Penal, Lei Complementar nº 1416/2024, além de aprovação nas fases do concurso, para ingresso na carreira o candidato precisa atender aos seguintes pré-requisitos, possuir na data da posse: diploma de graduação em qualquer curso de Ensino Superior ou equivalente, idade mínima de 18 anos e possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na Categoria “B”, no mínimo. Até a data do encerramento das inscrições no certame, 35 anos de idade, no máximo, independente de eventual prorrogação do período de inscrição.


Mulheres no sistema prisional representam a emancipação feminina na segurança pública - Imagem: SAP- Ceará
Com relação às tatuagens, a Lei Orgânica destaca que o candidato não deve possuir tatuagem que divulgue símbolo ou inscrição ofendendo valores e deveres éticos inerentes aos integrantes da Polícia Penal.

Os requisitos previstos serão aferidos por meio de exames médicos, psicológicos e toxicológicos, que poderão ser exigidos a qualquer tempo durante o concurso e o estágio probatório.

A remuneração do Policial Penal será por subsídio, nível I - Ingresso, correspondente a R$ 4.695,60, já reajustada conforme a Lei Complementar n° 1.425/2025. Somado ao salário, há o pagamento de insalubridade no valor de R$785,67, que ocorrerá após a conclusão do curso de formação e com a lotação do servidor em um estabelecimento penal.

Mulheres no sistema prisional representam a emancipação feminina na segurança pública - Imagem: SAP - Ceará

Em complemento, o Policial Penal tem a possibilidade de receber a Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Penitenciário – Dejep, mediante o exercício de atividades internas nos estabelecimentos penais, com o limite de até 10 Dejeps mensais. Anualmente, o Policial Penal ainda pode receber um valor variável referente à Bonificação por Resultados (BR). Também são oferecidos auxílio-alimentação e auxílio-transporte.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Polícia Penal

Contraponto: 

Lugar de mulher é onde ela quiser!

Imagem: Sap - Ceará
As mulheres deverão disputar as vagas da Polícia Penal de São Paulo, em pé de igualdade com os seus concorrentes do sexo masculino, e muitos que hoje criticam irão se surpreender com a capacidade tecnica e desenvoltura que as candidatas irão demostrar, e em todas as áreas do perímetro das Unidades Prisionais e também fora deles, nas escoltas e demais atividades externas. 

E que elas estarão preparadas para desenvolver qualquer atividade, e isso é indubitável.

Quem viver verá!

3 comentários:

  1. Primeiro que essas fotos ai da matéria são de outro estado, segundo que não compensa vc empenhar sua vida seus esforços para uma secretaria e um governo tão desogarnizado e péssimo, o salario então daqui a pouco o bolsa familia vai ta pagando melhor, sinceramente não vale a pena gastar meu dinheiro e meu tempo de estudo com um governo desse nem com uma secretaria dessa, ja me informei com varios policiais penais, e é de dar dó do pessoal, futuramente quem sabe, mais esse com certeza não é o momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, as imagens são dos Estados que valorizam as mulheres e dão oportunidades, mas temos a primeira imagem que é do estado de São Paulo, a primeira Turma Feminina da Escolta, e as imagens foram colocadas justamente para demonstrar que elas têm capacidade para trabalhar em qualquer área das Unidades Prisionais do Sistema Prisional Paulista, mas para que isso venha ocorrer, elas precisam ter as oportunidades de participarem do Concurso, que foi o que fizeram após o pedido Judicial!

      Excluir
  2. Pensei que eles chamariam os remanescentes de 2014.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.