15 novembro 2019

Depen institui Grupo de Trabalho para elaborar proposta de regulamentação da Polícia Penal

O ato do diretor geral do Depen, Fabiano Bordignon, foi motivado em razão da aprovação final pela Câmara dos Deputados da Proposta de Emenda Constitucional [PEC 372/2017], que cria a Polícia Penal.







Por Jacinto Teles
15/11/2019 12h17


Fabiano Bordignon assinou portaria instituindo Grupo de Trabalho para elaborar proposta de Lei da Polícia Penal



Foi criado nesta semana em Brasília, por meio de ato do diretor geral do Departamento Penitenciário Nacional/Depen, Fabiano Bordignon, cujo órgão sob sua direção é vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, grupo de trabalho para elaborar a proposta de lei que regulamentará a Polícia Penal no âmbito da União [que deverá também estabelecer diretrizes que nortearão as unidades federativas do País] acerca das polícias penais estaduais e do Distrito Federal. O ato foi materializado através da Portaria Nº 498, de 11 de novembro de 2019, já publicada no Diário Oficial da União.


O ato do diretor geral do Depen, Fabiano Bordignon, foi motivado em razão da aprovação final pela Câmara dos Deputados da Proposta de Emenda Constitucional - PEC 372/2017, que cria a Polícia Penal Federal, Estadual e Distrital, que alterará a ordem constitucional vigente, em especial o art. 144, da Constituição da República.

Nos próximos dias o Congresso Nacional por meio das duas casas legislativas deve efetivar a promulgação da Emenda Constitucional; já que Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, elaborou a redação final que foi enviada nessa terça (12) pelo presidente Rodrigo Mais ao Senado Federal para receber os autógrafos necessários da Mesa Diretora do Senado e assim garantir a promulgação.

Diego Mantovanelli foi designado presidente do GT que elaborará proposta de lei para a Polícia Penal



A nova redação dos dispositivos constitucionais acerca da Polícia Penal, estabelece que esta será vinculada ao órgão gestor do Sistema Penal, bem como será subordinada diretamente ao governador de cada estado e do Distrito Federal. Em uma sintonia com o que já ocorre com as demais polícias no Brasil, a exemplo da Polícia Civil, Militar e Corpo de Bombeiros.

O JTNews ouviu hoje (15), o presidente do Grupo de Trabalho (GT) constituído pela direção geral do Depen, integrante da carreira de Execução Penal Federal, Diego Mantovanelli, e este informou que: "serão realizados encontros com representantes da categoria (no âmbito federal e estadual) para que possam colaborar no processo. O trabalho produzido visa, também, subsidiar os Estados e o Distrito Federal na elaboração de suas legislações," declarou Mantovanelli.

O presidente do GT, comunicou ainda ao JTNews, que o Departamento Penitenciário Nacional/Depen, visando a maior participação dos atores envolvidos no processo resolveu ampliar a participação e convidou Entidades nacionais de representação dos Agentes Penitenciários [já considerados Policiais Penais] e o órgão colegiado dos secretários de Estado da área penitenciária no País.

Presidente  da AGEPEN-Brasil, Leandro Allan que recebeu a notícia da constituição do GT como muito positiva,
 sobretudo pela participação de membros indicados dentre integrantes da carreira



Portanto, o Depen já expediu ofícios aos senhores, Pedro Eurico de Barros e Silva, que é Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (CONSEJ), bem como aos presidentes Leandro Allan Vieira e  Fernando Ferreira de Anunciação, respectivamente, da Associação Nacional dos Agentes Penitenciários do Brasil (AGEPEN-BRASIL) e da Presidente da Federação Sindical Nacional de Servidores Penitenciários (Fenaspen).

As Entidades representativas dos Policiais Penais indicarão até o dia 28 deste mês de novembro, 04 (quatro) integrantes da carreira para integrarem o GT já constituído, sendo 02 por cada Entidade. Já o Conselho Nacional dos Secretários de Estados (CONSEJ) indicarão 01 membro por cada Região geográfica do País, ou seja, 05 (cinco) integrantes para comporem o Grupo.

Ministério da Justiça e o Congresso Nacional [foto feita no dia da Marcha pela Polícia Penal] em 7 de agosto/2019




Diego Mantovanelli, informou que o diretor geral do Depen, Fabiano Bordignon autorizou essa composição, por considerar que os profissionais das unidades federativas em todo o País, têm como contribuir de forma efetiva nessa temática, por que  detêm amplas expertises estaduais e distrital no tocante à administração penitenciária.


CLIQUE AQUI E CONFIRA O OFÍCIO À AGEPEN-BRASIL


Ou clique nas imagens abaixo que estão em JPEG


                                              Convite da AGEPEN - BRASIL


















Convite da Fenaspen





















Fonte: JTNEWS