16 abril 2020

Força Tarefa de Intervenção Penitenciária(FTIP) do Depen atua em Penit. Estadual de Santana do Livramento/RS

O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou, no dia 03/03/2020, a atuação da Força de Cooperação Penitenciária(FTIP) do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) no Estado do Rio Grando do Sul (RS).


Serviço de Comunicação Social do Depen
Fotos: Costa - Policial Penal -CE
Publicado: 16/04/2020 
Ação de Intervenção ocorreu na Penitenciária Estadual de Santana do Livramento

Brasília, 16/04/2020 - Nesta manhã, a Força de Cooperação do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e policiais penais da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAPEN) do Rio Grande do Sul atuaram na Penitenciária Estadual de Santana do Livramento para realizar tomada e contenção de galerias e transferência de 12 presos da unidade prisional.

A ação de transferência dos presos foi necessária após rebelião no último dia 29 de março, em que os presos cometeram atos graves de indisciplina e foram contidos pela equipe de plantão local. Na atuação de hoje, durante as revistas de cela, foram apreendidos 54 celulares, 25 facas,  164 papelotes de substâncias análogas a drogas como crack, maconha e cocaína, entre outros.
Objetos ilícitos e drogas proibidas retiradas do interior das celas

A transferência também foi motivada por informação fornecida pela Agência de Inteligência Penitenciária do estado em que presos, dessa penitenciária, estariam arquitetando um plano de fuga.

 A Força de Cooperação do Depen está no Rio Grande do Sul desde o dia 03 de março de 2020. Foi autorizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para exercer atividades de instrução, nivelamento de procedimentos e apoio nos serviços de guarda, vigilância e custódia de presos.
Membros da Força Tarefa guardam uma lembrança após a Intervenção em Santana do Livramento/RS

A permanência da Força no estado é de 60 dias (até 2 de maio) e terá o apoio logístico e a supervisão dos órgãos de administração penitenciária e segurança pública do estado. Esta é a sexta atuação da Força de Cooperação do Depen.

O Secretário da Administração Penitenciária do estado, Cesar Faccioli, ressalta a atuação da Força de Cooperação "A Força de Cooperação tem se revelado igualmente  importante nos dois eixos de sua atuação  no RS, na prevenção/orientação, de um lado, e no apoio operacional em ações de estabilização da segurança prisional, de outro. Esta ação integrada é mais um exemplo de missão bem cumprida.".
Policiais penais da FTIP  participam de Ação Solidária na cidade Bagé/RS

Outras ações da Força em RS

Neste último final de semana, a Força de Coooperação do Depen RS realizou uma ação solidária entregando ovos de Páscoa para crianças da Comunidade Charrua.

Desde a chegada da Força de Cooperação do Depen também apoiou a Defesa Civil e a Vigilância em Saúde  em ações de combate ao Covid- 19, entrega de 50 cestas básicas e com  o toque de recolher após as 22h, na cidade de Bagé.
Policiais penais da FTIP  participam de Ação Solidária na cidade Bagé/RS

O prefeito da cidade, Divaldo Lara, ressaltou a importância do papel social da Força de Cooperação na cidade "Além de reforçarem o Presídio de Bagé, estes profissionais trarão segurança e uma ordem ainda maior juntamente com a Defesa Civil e Vigilância em Saúde", declarou.

FTIP em ação

A Força de Cooperação exerce atividades de instrução, adestramento, nivelamento de procedimentos e apoio nos serviços de guarda, vigilância e custódia de presos. Também foram transferidos 18 líderes de organizações criminosas do RS para Presídios Federais.
A Força de Cooperação foi autorizada para atuar por 60 dias, até dia 2 de maio, e tem o apoio logístico e a supervisão dos órgãos de administração penitenciária e segurança pública do estado. Esta é a sexta atuação da Força de Cooperação do Depen.
Força Tarefa de Intervenção Penitenciária continua em ação no estado do Pará até o dia 24/05/2020
Além da busca de melhor cumprimento da Lei de Execução Penal (LEP), os resultados da Força de Cooperação, são perceptíveis extramuros. Em 2019, após a atuação da Força em conjunto com outras forças de segurança, houve considerável redução de criminalidade nas ruas comparados ao ano anterior.

No estado do Ceará, a redução de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) chegou a 56,6%, na Região Metropolitana de Belém, no Pará, a redução foi de 60,34% de CVLI e de 62% de homicídios.


Fonte: DEPEN

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.