01 setembro 2020

VÍDEO: Presos iniciam rebelião e polícia é chamada para controlar o motim no Conjunto Penal de Valença/BA

Uma rebelião foi iniciada por presidiários na tarde desta terça-feira, 01/09/2020, no Conjunto Penal de Valença, município do Baixo Sul da Bahia.


Por Lula Bonfim
01/09/2020
Conjunto Penal de Valença, localizado no sul do estado da Bahia

Em vídeos encaminhados ao Bahia Notícias, é possível ouvir gritos em saudação à facção criminosa "Bonde do Maluco" e também o disparo de bombas.

Conforme apuração do BN, o motim se iniciou por volta das 15h28 e quatro viaturas da Polícia Militar já estariam na unidade prisional "para controlar a situação". Entretanto, a rebelião ainda prossegue e os servidores penitenciários foram orientados a sair do Conjunto Penal de Valença, por motivos de segurança.

 As reivindicações dos internos em Valença ainda são desconhecidas. O motivo seria a comida servida a eles, que teria vindo crua. A direção da unidade prisional, por outro lado, não confirma. Tanto a diretoria do Conjunto Penal quanto os servidores consultados pela reportagem não quiseram informar mais detalhes.

Vídeo possivelmente gravado por internos

Em nota, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) informou que alguns internos da unidade prisional "iniciaram um motim motivado, inicialmente, pela apreensão de materiais ilícitos (drogas, aparelhos de telefonia móvel) oriundos de arremessos externos direcionados" jogados para dentro do conjunto penal.

Segundo a PM, agentes da 33ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foram acionados após o início da confusão, por volta das 16h.

Ainda de acordo com a polícia, inicialmente, os militares fizeram um trabalho de segurança externa. Apesar disso, os agentes entraram na unidade após vários internos ficarem exaltados, e a situação foi controlada.

A Seap informou que a situação foi controlada após 2 horas. Segundo a secretaria, os danos materiais e os envolvidos serão apurados e identificados através das imagens gravadas pelo circuito interno. Um inquérito civil será aberto para "colher evidências e provas a serem levadas à Justiça", informou a Seap.

O Conjunto Penal de Valença tem capacidade para 268 detentos, mas comporta, atualmente, 328 presos. Ou seja, 60 internos além da capacidade.

Fonte: Bahia Notícias/G1

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.