01 dezembro 2022

Presos iniciam princípio de rebelião na Penitenciária de Irapuru; Policia Penal reestabelece a ordem e a disciplina

Não houve feridos, mas a dupla envolvida foi encaminhada ao Pavilhão Disciplinar da unidade e ainda foi instaurado um Procedimento Disciplinar para a apuração do caso.

Por TV Fronteira e g1 Presidente Prudente

01/12/2022 

A Equipe da Célula de Intervenção Rápida (CIR) foi acionada e rapidamente reestabeleceu a oredem e a disciplina
Dois presos atearam fogo em colchões durante o procedimento de contagem de detentos, na tarde desta quarta-feira (30), na Penitenciária de Irapuru (SP).

De acordo com as informações repassadas pela Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP) à TV Fronteira, não houve feridos, mas a dupla foi encaminhada ao Pavilhão Disciplinar da unidade e ainda foi instaurado um Procedimento Disciplinar para a apuração do caso.

Em nota, a SAP relatou que, por volta das 17h, durante a contagem de presos, dois sentenciados se recusaram a voltar para a cela após o banho de sol, proferiram xingamentos aos policiais penais que trabalham na penitenciária e disseram que não iriam obedecer à ordem.

Sinais de fumaça foram avistados do lado externo da U.P. - Imagem: Sifuspesp
A Célula de Intervenção Rápida (CIR) da SAP foi chamada e, no momento de sua chegada ao local, os presos atearam fogo em colchões, o que foi controlado rapidamente pela equipe especializada.

Não houve feridos e a dupla foi encaminhada ao Pavilhão Disciplinar da unidade. Além disso, também foi instaurado Procedimento Disciplinar.

Ainda segundo a SAP, a Penitenciária de Irapuru opera normalmente.

Conforme os dados do balanço atualizado nesta quarta-feira (30), a Penitenciária de Irapuru possui uma população de 1.235 presos no regime fechado, enquanto a capacidade do local é para abrigar 844 detentos.

Sindicato esteve presente na Unidade Prisional

Para prestar auxílio aos policiais penais que participaram da operação, o secretário-geral do SIFUSPESP, Gilberto Antonio da Silva, e o diretor de base Edmar Paschoalino Firmo Neto (foto abaixo), estiveram na Penitenciária de Irapuru nesta quinta-feira(01).Eles foram recebidos pelos diretores geral e de disciplina do estabelecimento penal.

Os representantes do Sifuspesp Gilberto Antonio da Silva e Edmar Paschoalino Firmo estiveram na Unidade Prisional
Na visita, os sindicalistas exaltaram o espírito de equipe dos servidores e sua competência e capacidade para evitar a rebelião e impedir que o fogo tomasse conta da unidade. Eles também ressaltaram a importância de existir uma CIR e um canil em cada unidade com o objetivo de conter outros casos semelhantes de indisciplina.

Gilberto Antonio da Silva aproveitou a oportunidade para convidar todos os policiais penais a participarem, no próximo dia 8 de dezembro, de um seminário em que o SIFUSPESP pretende apresentar, ao governador eleito de São Paulo, Tarcisio de Freitas(Republicanos), um diagnóstico sobre a atual conjuntura de dificuldades enfrentada pelos trabalhadores do sistema prisional paulista.

O evento vai acontecer na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo(Alesp), com horário e local do auditório ainda a serem definidos.

Fonte: G1

17 comentários:

  1. Santa indisciplina, Batman!!!

    ResponderExcluir
  2. GIR já é realidade em algumas unidades que legal, parabéns aos policiais pelo empenho em estabelecer a ordem ótimo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E pensar que até pouco tempo atrás, só tinha tranqueira e correria no GIR, né?

      Excluir
    2. Mudou? Não percebi diferença alguma. No GIR só tem sem futuro e preguiçoso que corre do trampo.

      Excluir
  3. Mas quem conteve os presos foram os POLICIAIS PENAIS que trabalham lá dentro ou foram os puliça penal do Mingardi?

    Só pra saber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Polícia do Mingard faz apreensão de ilícitos em rondas externas, recupera moto roubada, carga roubada ,evita arrebatamento de preso como aconteceu esses dias matéria está no datena e salva asp em posto de gasolina pra não tomar um sacode da pm ,essas coisas de polícia sabe.Agora briguinha de interno é com a puliça interna .Respeitem pra serem respeitados

      Excluir
    2. Kkkkkkkkk Agora Eu Virei Pulicia

      Recupera moto, carga... olha as ideia!

      Excluir
    3. Esqueceu de dizer que tem medinho de descer pra dentro da cadeia!!!!!!!!!!!

      Excluir
    4. Aevp prestou conc pra ficar em tranca? Querem que aevp desçam pra vcs ocuparem as muralhas e escoltas, sonhem acordados

      Excluir
    5. Para Mingardi!!! Até pouco tempo você morava no (barracão)de favor na unidade de São Bernardo do Campo. Não vem pagar de polícia aqui não...

      Excluir
  4. Olha o jabá é pançudo, mas esse aí da foto deve ser o devorador de macaca e bandeco da coordenadoria..... Asp penal pesando 180 kg e com distintivo de chiclete , só falta o apito tático...

    ResponderExcluir
  5. Concurseiro... Vai, vai, vai!!!

    Vai tomar no cool...

    ResponderExcluir
  6. Se é a equipe do gir de Jardinópolis o preso nem pensa em sair da linha, só o jeito de olhar somado à postura dos agentes já mete medo e impõe respeito, bonito de ver. Depois de reunida a célula e posta em forma, em poucos segundos fica claro quem manda e quem obedece. Parabéns guerreiros.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.