28 fevereiro 2023

Chefe da máfia italiana foge da prisão usando corda de lençóis; vídeo

Marco Raduano, de 40 anos, escapou da penitenciária de Badu'e Carros, na Sardenha, em plena luz do dia. 

Por O Globo e agências internacionais — Nuoro, Itália

28/02/2023 

Raduano, que escapou usando lençóis, é líder de máfia que tem cerca de 2 mil membros - Reprodução/TWITTER/@MAFIAEXPOSED/@AGENZIA_ANSA
O líder do grupo mafioso italiano “Sacra Corona Unita”,  fugiu de um presídio de segurança máxima usando uma corda feita com lençóis, na última sexta-feira. Marco Raduano, de 40 anos, escapou da penitenciária de Badu'e Carros, na Sardenha, em plena luz do dia após descer dois andares de muro agarrado em uma corda improvisada de lençois, chamada por criminosos no Brasil de "Tereza".

Raduano ao descer pela corda improvisada perde a estabilidade e cai no chão e, em questão de segundos, rola e corre em direção da pequena cidade de Nuoro, com pelo menos 150 mil habitantes. Até o momento, Raduano segue foragido.

Para conseguir escapar, o prisioneiro descobriu um período do dia em que não havia vigilância e ninguém estaria olhando as câmeras de segurança — sempre por volta das 17h. Assim, deixou tudo pronto para escapar nesse horário. Ele estava preso desde 2018, quando foi detido numa operação contra o tráfico de drogas e armas.

A fuga de Raduano foi registrada por uma câmera de segurança. As imagens mostram o mafioso usando moletom e descendo agarrado à corda de lençóis. Ele então se joga no gramado e corre para longe da penitenciária.

Após cair no chão, o mafioso se levanta rapidamente e sai correndo em direção a pequena cidade de Nuoro - Imagem: Reprodução
Raduano cumpria pena de 18 anos de reclusão por tráfico de drogas. Ele é apontado como um dos chefes do Sacra Corona Unita, uma máfia que atua na região de Apúlia, no sul de Itália. Contra o mafioso também pesam acusações de homicídio e posse ilegal de armas.

De acordo com a agência Ansa, a segurança do presídio percebeu a falta de Raduano cerca de duas horas após a fuga, quando ele não regressou à cela. Antes, o mafioso estava na na biblioteca da prisão.

O vice-ministro da Justiça italiano, Francesco Paolo Sisto, disse na 2ª feira (27.fev.2023) que “foi uma fuga muito bem preparada”. Ele ainda afirmou que foi ordenada uma inspeção no presídio. 

Segundo o The Independent, as autoridades italianas admitiram que a fuga se deu devido à “falta de pessoal” provocada por um corte de despesas. Ao menos 50 funcionários são responsáveis por administrar 180 presos no local.

A Polizia Penitenziária confirma que o mafioso sempre tentava tirar vantagem do fato de haver pouca segurança no local. Consta em documentos que apenas um policial o vigiava diariamente.

Badu 'e Carros, em seus mais de 30 anos de história, sempre foi famosa por abrigar diversos mafiosos de familias poderosas, como a Sacra Corona Unita, a Cosa Nostra e a 'Ndrangheta. Atualmente, tem cerca de 240 presos.

Donato Capece, secretário-geral do Sindicato dos Policiais Penitenciários autônomos, disse que a fuga é “consequência do desmonte das políticas de segurança: hoje há 7.000 agentes a menos nas prisões italianas, o que favorece ocorrências críticas, que são constantes e contínuas”.

A polícia italiana ainda não conseguiu identificar o paradeiro de Raduano. Os agentes bloquearam as estradas e fizeram blitz para verificação de todos os veículos que entravam e saíam da cidade. As autoridades locais também alertaram que Raduano é perigoso e orientaram a população a não se aproximarem dele e ligarem imediatamente aos contatos de emergência caso ele seja avistado.

O governo italiano ordenou o envio de centenas de soldados e policiais para Sardenha para ajudar nas buscas.

Fonte: Jornal O Globo/ R7

Vídeo: Agenzia ANSA

7 comentários:

  1. Eu só queria dizer que saiu a minuta da PP no xinnndesxpi , lá diz: Asp e Aevp será um cargo só massssssssss cada um continuará nas suas atribuições kkkkkk ou seja, mudou nada.Agora para próximos concursos farão todas as atribuíções, que pena já tinha convidado o faustão pra fazer escolta comigo kkkkkk.Até

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No momento nada muda, na verdade, com o passar do tempo tanto o cargo de asp como o de aevp serão extintos, existindo somente o de policial penal, que já sairá qualificado para todas as funções direto do curso de formação.
      A velharada vai se aposentar e cairá no esquecimento, logo, toda esta briguinha inócua não serve de nada.

      Excluir

    2. Esta é a mais pura verdade sobre o futuro da Polícia Penal e dos policiais penais no estado de São Paulo, só não viu até agora quem não quis ver de fato. Extinção da nomenclatura anterior e junção das duas Categorias em uma única, com treinamento específico para todos os novos futuros integrantes da SAP, e tenho certeza que isso será possível quando tirarem aquele monte de 14 Bis existentes hoje na EAP. Local onde deveria haver mais profissionais qualificados e com experiência no chão do cárcere e também com aprendizado técnico para dirigir a EAP e levar os nossos melhores policiais penais para lá darem o devido suporte ao seu Diretor e cursos realmente eficientes. E assim acabar com o amadorismo e o enorme cabide de empregos de pessoas que nada sabem sobre a vivência no âmbito prisional, sequer bateram grades, pagaram bóias, fizeram uma contagem ou estiveram em um raio, galeria e outros setores de uma U.P., e que muitos deles só adentraram uma com segurança e escolta. Resumindo, acabar com o amadorismo, a ingerência e a complacência que nada tem a ver a com a profissão de policiais penais, e que hoje lá impera, profissionalizar e aparelhar a EAP com os melhores, e assim também formar os melhores, para a maior Corporação de Policiais Penais, no maior Sistema Penitenciário do Brasil e da América Latina e oitavo maior do Mundo. E este é o Sistema Penitenciário Paulista.

      Excluir
    3. Pura verdade, Leandro. Com a transição de governo o bambuzal deu uma chacoalhada, vi no diário oficial que trocaram secretário executivo, chefe de gabinete e outros comissionados que estavam "mamando" há mais de uma década, pessoas ultrapassadas, autoritárias, porém, muito bem apadrinhadas. Agora, encheram de militares...ao menos o currículo deles é infinitamente melhor. Agora se isso é bom para a SAP, só o tempo dirá.
      Coordenadorias também estão há muito tempo comandadas pelos mesmos. Nichos de poder estabelecidos, muitos "compadres", e o sujeito se torna unanimidade, verdadeiro "dono" do cargo e do bem público.
      Na minha humilde opinião mudanças são necessárias, tem muita gente competente e atualizada com vontade de mostrar serviço. Do jeito que está, tudo fica emperrado, zona de conforto, blindagem do cargo, fica capenga mas não larga o osso.

      Excluir
    4. Na verdade eu não pago sindicato nenhum estou vendo com o pessoal sibre escritório de advogados que alguns pagam mensalidade

      Excluir
  2. Asp ( apito sem parar) priiii piiiiiii piiiii priiii piiiiiii piiiii priiii piiiiiii piiiii priiii piiiiiii piiiii

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.