Marco Raduano, de 40 anos, escapou da penitenciária de Badu'e Carros, na Sardenha, em plena luz do dia.
Por O Globo e agências internacionais — Nuoro, Itália
28/02/2023
![]() |
Raduano, que escapou usando lençóis, é líder de máfia que tem cerca de 2 mil membros - Reprodução/TWITTER/@MAFIAEXPOSED/@AGENZIA_ANSA |
Para conseguir escapar, o prisioneiro descobriu um período do dia em que não havia vigilância e ninguém estaria olhando as câmeras de segurança — sempre por volta das 17h. Assim, deixou tudo pronto para escapar nesse horário. Ele estava preso desde 2018, quando foi detido numa operação contra o tráfico de drogas e armas.
A fuga de Raduano foi registrada por uma câmera de segurança. As imagens mostram o mafioso usando moletom e descendo agarrado à corda de lençóis. Ele então se joga no gramado e corre para longe da penitenciária.
![]() |
Após cair no chão, o mafioso se levanta rapidamente e sai correndo em direção a pequena cidade de Nuoro - Imagem: Reprodução |
De acordo com a agência Ansa, a segurança do presídio percebeu a falta de Raduano cerca de duas horas após a fuga, quando ele não regressou à cela. Antes, o mafioso estava na na biblioteca da prisão.
O vice-ministro da Justiça italiano, Francesco Paolo Sisto, disse na 2ª feira (27.fev.2023) que “foi uma fuga muito bem preparada”. Ele ainda afirmou que foi ordenada uma inspeção no presídio.
Segundo o The Independent, as autoridades italianas admitiram que a fuga se deu devido à “falta de pessoal” provocada por um corte de despesas. Ao menos 50 funcionários são responsáveis por administrar 180 presos no local.
A Polizia Penitenziária confirma que o mafioso sempre tentava tirar vantagem do fato de haver pouca segurança no local. Consta em documentos que apenas um policial o vigiava diariamente.
Badu 'e Carros, em seus mais de 30 anos de história, sempre foi famosa por abrigar diversos mafiosos de familias poderosas, como a Sacra Corona Unita, a Cosa Nostra e a 'Ndrangheta. Atualmente, tem cerca de 240 presos.
Donato Capece, secretário-geral do Sindicato dos Policiais Penitenciários autônomos, disse que a fuga é “consequência do desmonte das políticas de segurança: hoje há 7.000 agentes a menos nas prisões italianas, o que favorece ocorrências críticas, que são constantes e contínuas”.
A polícia italiana ainda não conseguiu identificar o paradeiro de Raduano. Os agentes bloquearam as estradas e fizeram blitz para verificação de todos os veículos que entravam e saíam da cidade. As autoridades locais também alertaram que Raduano é perigoso e orientaram a população a não se aproximarem dele e ligarem imediatamente aos contatos de emergência caso ele seja avistado.
O governo italiano ordenou o envio de centenas de soldados e policiais para Sardenha para ajudar nas buscas.
Fonte: Jornal O Globo/ R7
Vídeo: Agenzia ANSA
Eu só queria dizer que saiu a minuta da PP no xinnndesxpi , lá diz: Asp e Aevp será um cargo só massssssssss cada um continuará nas suas atribuições kkkkkk ou seja, mudou nada.Agora para próximos concursos farão todas as atribuíções, que pena já tinha convidado o faustão pra fazer escolta comigo kkkkkk.Até
ResponderExcluirNo momento nada muda, na verdade, com o passar do tempo tanto o cargo de asp como o de aevp serão extintos, existindo somente o de policial penal, que já sairá qualificado para todas as funções direto do curso de formação.
ExcluirA velharada vai se aposentar e cairá no esquecimento, logo, toda esta briguinha inócua não serve de nada.
ExcluirEsta é a mais pura verdade sobre o futuro da Polícia Penal e dos policiais penais no estado de São Paulo, só não viu até agora quem não quis ver de fato. Extinção da nomenclatura anterior e junção das duas Categorias em uma única, com treinamento específico para todos os novos futuros integrantes da SAP, e tenho certeza que isso será possível quando tirarem aquele monte de 14 Bis existentes hoje na EAP. Local onde deveria haver mais profissionais qualificados e com experiência no chão do cárcere e também com aprendizado técnico para dirigir a EAP e levar os nossos melhores policiais penais para lá darem o devido suporte ao seu Diretor e cursos realmente eficientes. E assim acabar com o amadorismo e o enorme cabide de empregos de pessoas que nada sabem sobre a vivência no âmbito prisional, sequer bateram grades, pagaram bóias, fizeram uma contagem ou estiveram em um raio, galeria e outros setores de uma U.P., e que muitos deles só adentraram uma com segurança e escolta. Resumindo, acabar com o amadorismo, a ingerência e a complacência que nada tem a ver a com a profissão de policiais penais, e que hoje lá impera, profissionalizar e aparelhar a EAP com os melhores, e assim também formar os melhores, para a maior Corporação de Policiais Penais, no maior Sistema Penitenciário do Brasil e da América Latina e oitavo maior do Mundo. E este é o Sistema Penitenciário Paulista.
Pura verdade, Leandro. Com a transição de governo o bambuzal deu uma chacoalhada, vi no diário oficial que trocaram secretário executivo, chefe de gabinete e outros comissionados que estavam "mamando" há mais de uma década, pessoas ultrapassadas, autoritárias, porém, muito bem apadrinhadas. Agora, encheram de militares...ao menos o currículo deles é infinitamente melhor. Agora se isso é bom para a SAP, só o tempo dirá.
ExcluirCoordenadorias também estão há muito tempo comandadas pelos mesmos. Nichos de poder estabelecidos, muitos "compadres", e o sujeito se torna unanimidade, verdadeiro "dono" do cargo e do bem público.
Na minha humilde opinião mudanças são necessárias, tem muita gente competente e atualizada com vontade de mostrar serviço. Do jeito que está, tudo fica emperrado, zona de conforto, blindagem do cargo, fica capenga mas não larga o osso.
Na verdade eu não pago sindicato nenhum estou vendo com o pessoal sibre escritório de advogados que alguns pagam mensalidade
ExcluirAsp ( apito sem parar) priiii piiiiiii piiiii priiii piiiiiii piiiii priiii piiiiiii piiiii priiii piiiiiii piiiii
ResponderExcluirEstou aqui cara ,tudo bem com vc? Como vai ? Lkkkk
ResponderExcluir