Fontes policiais afirmaram que, em ligações telefônicas interceptadas pelos agentes, interlocutores mencionaram a possível criação do PCP.
Josmar Jozino
Colunista do UOL
23/03/2024
![]() |
Segundo fontes da Polícia Civil os comentários são de que os rivais de "Marcola" estão articulando a criação de uma nova facção, uma dissidência da anterior e maior facção em território brasileiro |
O nome teria sido escolhido: PCP (Primeiro Comando Puro) ou 15.3.15. Os números se referem às letras da sigla da organização no alfabeto. O 15 corresponde ao P e o 3 ao C. O estatuto com as regras de conduta dos faccionados do novo grupo já estaria pronto.
![]() |
Marcola, Tiriça, Vida Loka e Andinho estão na Penitenciária Federal de Brasília - Imagem: Reprodução |
No território fluminense, há várias facções criminosas. Uma delas, o TCP (Terceiro Comando Puro) é uma dissidência do CV. Os dois grupos são inimigos e vivem travando sangrentas batalhas pelo controle do tráfico de drogas no estado. O TCP seria aliado do PCC no Rio de Janeiro.
A Polícia Civil e o MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo) não confirmam as informações sobre a criação do PCP. Mas não descartam a hipótese, já que Marcola rompeu os laços de amizade com Roberto Soriano, 50, o Tiriça, que até o mês passado era o número 2 na hierarquia do PCC.
![]() |
A guerra se dará no âmbito do tráfico de drogas, sendo o "tomate" a principal área da disputa, que é o tráfico internacional de cocaína |
Quebrar a hegemonia
Se a história se confirmar, a violência tomará conta de São Paulo, pois a maior fonte de renda do PCC é o monopólio do tráfico internacional de drogas, cujo lucro anual é bilionário, e os futuros rivais tentarão de todas as maneiras quebrar essa hegemonia.
O estopim do conflito no PCC foi uma conversa gravada entre Marcola e policiais penais na Penitenciária Federal de Porto Velho, em 15 de junho de 2022. Segundo a Polícia Federal, Marcola atribuiu a Tiriça uma prática de atentados contra agentes públicos e o chamou de psicopata.
O áudio foi usado no júri que condenou Tiriça a 31 anos e seis meses de prisão pelo assassinato da psicóloga Melissa de Almeida Araújo, da Penitenciária Federal de Catanduvas (PR), morta a tiros em maio de 2017, na cidade paranaense de Cascavel.
![]() |
A morte de Donizete Apolinário da Silva, 55, o "prata" que aconteceu em 26/02, marcou o início da guerra provocada pelo maior racha do PCC, segundo o MP-SP |
Os três decidiram expulsá-lo da facção e o juraram de morte. Mas a "sintonia final" (cúpula do PCC) ouviu o áudio e concluiu que Marcola não fez nada de errado.
Os integrantes da "sintonia final" divulgaram, no mês passado, um salve (comunicado) para os faccionados presos e em liberdade informando que Tiriça, Vida Loka e Andinho estavam excluídos da organização e jurados de morte.
Marcola e seus três novos inimigos cumprem pena na Penitenciária Federal de Brasília. O trio não tem contato com ele. Os presos saem separados para o pátio do banho de sol, algemados com as mãos para trás e escoltados por policiais penais federais.
O assassinato de "Prata"
Fonte: UOL
https://sindespe.org.br/portal/sap-em-sua-defesa-diz-que-gandola-para-protecao-do-aevp-a-pergunta-que-fica-e-o-cargo-deasp-que-executa-suas-atividades-dentro-da-carceragem-nao-utiliza-por-que/
ResponderExcluirSindicato dos AEVPs agora se referindo ao uniforme do ASP.
Que coisa não?
Na verdade, a SAP não cumpre a própria resolução, sobre uniforme. Deveria ser pago a cada ano, e isso não acontece. Faz três anos que não recebo uniforme.
Kkkk fala sério. PCP existe há mais de 20 anos! Agora que souberam??? Coloca na próxima TCC, CV, CEROL FINO, SEITA, PCI, ADA etc
ResponderExcluir