25 julho 2024

Agente penitenciária que fez sexo com detento é condenada no Reino Unido

Rachel Stanton recebe a pena de nove meses de prisão, mas tem a sentença suspensa por 18 meses.

ANA CORA LIMA

25.jul.2024 

A mãe de cinco filhos foi capturada entrando em um depósito com seu amante
RIO DE JANEIRO - A agente penitenciária Rachel Stanton, 39, foi condenada a nove meses de prisão por fazer sexo com um detento na penitenciária HMP Five Wells, em Wellingborough, Northants, no Reino Unido. O julgamento aconteceu nessa terça-feira (23), mas a defesa da guarda conseguiu suspender a pena por 18 meses. Stanton ficará esse tempo sob a supervisão da Justiça

O romance entre a guarda e detento era mantido em segredo pelo casal, mas foi descoberto quando os funcionários da prisão encontraram três fotografias íntimas e uma carta de amor na cela de Edwin Poole, condenado a 10 anos e meio de prisão por assalto a mão armada.

A mãe de cinco filhos também acabou sendo flagrada por câmera de segurança do presídio. Nas imagens, ela entra em um depósito com Edwin e, de acordo com a promotoria de acusação, as investigações apontaram que eles usavam frequentemente o local para encontros íntimos.

Após a descoberta, Rachel foi suspensa em julho de 2022 e Edwin teve o pedido de transferência aceito para outra prisão. Ela continuou a visitá-lo e eles ainda tiveram um filho juntos, mas se separaram no início deste ano. Segundo o jornal "Daily Star", a agente penitenciária irá passar por um programa de reabilitação antes de voltar a trabalhar.

Rachel Stanton cobre o rosto ao sair do Northampton Crown Court (Foto: Northamptonshire Telegraph/SWNS)

Ao sentenciar Stanton na terça-feira, o juiz David Herbert KC disse: 

“Você deveria saber melhor."

'Sua infração é tão grave que exige uma pena de prisão.'

'Tenho que sentenciá-lo por uma única infração. Em suma, você teve um relacionamento com um prisioneiro.'

Ela ficou chocada quando os policiais encontraram fotos intímas e proibidas na cela de Poole
'Havia evidências claras e incontestáveis ​​entre vocês que foram descobertas.'

Eles encontraram uma carta sexualmente explícita e algumas imagens íntimas suas.

'Imagens de CFTV mostram vocês dois juntos e vocês estavam em uma sala reservada, juntos. Alguma intimidade deve ter acontecido.'

‘Ela deveria saber quais eram os limites. Não deveria ser preciso treinamento para saber que ela não deveria fazer isso.’

O juiz Herbert deu crédito a Stanton por sua declaração de culpa, dizendo que estava satisfeito que o relacionamento com Poole era “inteiramente consensual”.

Ele acrescentou: ‘Se você conseguir ficar longe de problemas, não terá nada a temer, mas eles estarão pairando sobre sua cabeça. Trabalhe duro pela ordem.’

Stanton estava trabalhando como estagiária de gerente de primeira linha de segurança da G4S na HMP Five Wells em 2022 quando conheceu Poole.

A mãe de cinco filhos foi capturada entrando em um depósito com seu amante
Ele foi preso por 10 anos e meio em 2018 por assalto à mão armada.

Lee Egan, em sua defesa, disse que Stanton não abusou de sua posição para contrabandear itens ou se permitiu ser “explorada”.

Ele acrescentou que ela era uma oficial “inexperiente” que havia sido escolhida para um curso de treinamento que a colocaria no comando de um grupo inteiro de homens na superprisão.

Brasileira teve vídeo vazado fazendo sexo com preso em Unidade Prisional

Não é o único caso de prisão de uma agente penitenciária por causa de envolvimento com um preso. A modelo brasileira Linda de Sousa Abreu, 31, foi presa por má conduta em serviço público no final de junho, após um vídeo dela transando com um detento vazar na internet. 

A mulher trabalhava como agente carcerária no presídio de Wandsworth também no Reino Unido. Segundo a imprensa britânica, Linda pediu demissão e aguarda julgamento.

Fonte: Jornal Folha de São Paulo

2 comentários:

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.