09 julho 2024

Governo proíbe entrada e consumo de cigarro em todo o Sistema Prisional de MG; vídeo

Retirada total dos cigarros deve acontecer até o dia 31 de agosto deste ano; programa oferecerá tratamento médico para detentos tabagistas.

Rosildo Mendes, da Record Minas

Victor Veloso, da CBN

09/07/2024 

Cigarros serão proibidos em todas as prisões do Estado de Minas Gerais
O Governo de Minas Gerais proibiu a entrada e o consumo de cigarros em todos os presídios do estado. A medida foi oficializada nesta quinta-feira (04) e se baseia Lei Federal 9.294/1996 e na Lei Estadual 18.552/2009, que já proíbem o fumo em ambientes fechados.

A data limite para a retirada total dos cigarros em unidades de pequeno porte e Centros de Remanejamento (CERESP’s) é 31 de julho. Já a retirada total dos cigarros em unidades de médio e grande porte é 31 de agosto deste ano.

Segundo memorando da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), os diretores regionais deverão trabalhar em conjunto com as respectivas Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP’s) para elaborar planos que garantam a ordem e a segurança durante a implementação da medida.

Cigarros apreendidos em presídio de Ribeirão das Neves, da Grande BH - Divulgação/SINDPPENAL-MG - AMASP
Além disso, o Governo do Estado ressaltou a existência do Programa Nacional de Controle do Tabagismo do Sistema Único de Saúde (SUS), que oferece tratamento gratuito e integral para pessoas que desejam parar de fumar. O programa oferece medicamentos como adesivos, pastilhas, gomas de mascar (terapia de reposição de nicotina) e Bupropiona, além de acompanhamento médico personalizado.

As unidades prisionais podem solicitar à Rede de Saúde municipal a inclusão do detento tabagista no Programa Nacional de Controle do Tabagismo.

Na avaliação do Policial Penal Jeferson Marcelo, Presidente Interino do SINDPPENAL-MG e AMASP, a medida já era reivindicada pelos policiais penais há anos. 

Como benefícios da medida, ele aponta a proteção dos detentos e servidores que não fumam dos malefícios do tabagismo passivo, a redução significativa do risco de incêndios nos presídios e a dificultação do tráfico de drogas dentro dos presídios, pois o cigarro é frequentemente utilizado como moeda de troca nesse tipo de crime.

Matéria Jornal da Onda

A decisão da Sejusp para a implantação da medida em todas as 171 unidades é baseada em dois eixos: Saúde e Segurança

No eixo Saúde, o objetivo é garantir um ambiente livre das toxinas contidas nos cigarros, beneficiando os fumantes passivos, que são aqueles não-fumantes que convivem com fumantes em ambientes fechados – incluindo servidores que são obrigados a circular nesses locais; bem como o indivíduo fumante, que necessariamente deixará de fumar.

No eixo Segurança a proibição acarretará ausência de fósforos e isqueiros, objetos utilizados muitas vezes para atear fogo em pedaços de colchões e demais tecidos. Além disso, o cigarro é utilizado como moeda de troca dentro do sistema prisional. A sua ausência terá efeitos diretos em uma maior segurança interna.

Segundo o policial penal Jeferson Melo, presidente interino do SINDPPENAL-MG a medida
já era reivindicada pelos policiais penais há muitos anos
A medida será aplicada paulatinamente. Até 31/7 a proibição alcançará as unidades de pequeno porte e os Centros de Remanejamento – os Ceresp. Até 31/8, a medida busca atingir as unidades de médio e grande porte.

A Diretoria de Saúde do Depen-MG acompanhará de perto o andamento da medida para garantir àqueles que venham a sofrer abstinência o acompanhamento junto ao Programa Nacional de Controle do Tabagismo, bem como a assistência dos profissionais de saúde e psicossocial que atuam nas unidades prisionais do estado.

Com essa medida, o Estado busca combater quatro frentes: o uso do cigarro em si - inclusive os que são fruto de contrabando, o comércio ilegal, como moeda de troca dentro das unidades, o acesso a itens que produzem fogo e o uso de drogas em geral, incluindo drogas K.

Fonte: CBN/Record Minas

Vídeo: Jornal da Onda

40 comentários:

  1. Quem dera o Tarcisão Bonzão do Bolsonaro, eleito pelos cornos do blog, tivesse essa coragem...

    Né, cornos???

    ResponderExcluir
  2. Imagina se descobrem que em SP a cadeia é quem compra cigarro pro preso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SO SE FOR ONDE VC TRABALHA, PASSEI EM 5 E NUNCA VI ISSO!

      Excluir
    2. Já ouviu falar do setor "Pecúlio"?

      Excluir
    3. 5 bonde ? Para de se arrastar Zé.
      Começa a trabalhar + e se afastar -

      Excluir
    4. Nem posta isso no blog que o kardilho fofoqueira , dona Maria do Fundão (diz ele) vai denunciar com a língua preta. X9

      Excluir
    5. Fundão? Essa mona seguro? Só entra em dia de blitz porque o diretor obriga. É mais um que tem "rinite", "alergia" de carceragem.

      Excluir
    6. E vc é o fodão, né?
      Monstrão... né?
      Tira 12 dentro do raio, né?

      Vc nem existe, babaca.

      Excluir
    7. Não, quem paga de antigão aqui é você. Faço meu trabalho e não passo vergonha nem lá nem aqui, ao contrário de você. Bobo da corte de blog, a vergonha da profissão.

      Excluir
    8. Eu? Antigão?
      Onde?

      Vc não trabalha pôrra nenhuma, tira 12, entra às 6:00hs e vai dormir no adm.

      Cala a boca, jacudo!!!

      Excluir
    9. ADM? Quem pediu seguro da cadeia foi você. Kkkkk. Piada.

      Excluir
  3. A melhor da semana....😆😆😆😆😆😆

    ResponderExcluir
  4. Falta do que fazer. O ladrão que se foda. Se nem a maconha conseguimos tirar, imagine o cigarro. MG deve ter meia dúzia de presos pra achar que isso dará certo. Sei lá. Em São Paulo, não daria certo. Tira o cigarro do ladrao pra ver o tanto de perturbação que vc tem.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Se não me engano no Paraná é proibido há décadas. Aqui diretor libera visita dobradinha todo final de semana. E diretor de disciplina deixa separado cigarro pra pagar aos presos do castigo.

    MUITA diferença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É preciso alguém perguntar, pelego de chefe?

      Ou alguém te faz pergunta a cada merda que você escreveu aqui no blog? Alguém te pergunta algo antes das pederastias que você posta?

      Para de passar vergonha, sua mona.

      Excluir
    2. Seu cool abriu meu p@u entrou kkkk

      Excluir
  7. Sextinha...

    Dia da duchinha...

    Na basesinha...

    À noitinha...

    Traga sua corujinha e sua gandolinha...

    P lavar com higi-calçinha...

    Só podem entrar os policinhas...

    De paisagenzinhas...

    💄💋🦌
    🚔🚿🧼
    🛞🧴🧽

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Contenha~se Manja Rola. Sua homossexualidade está passando dos limites. Gazela trescolucada.

      Excluir
    2. "Monstro da colina"
      Ui...
      💄💋👡👙🦌🦌🦌

      Excluir
    3. "Trescolucada"

      Ah... a culpa foi do teclado...
      Ahã...
      É...
      Ô...

      iii óóó
      iii óóó

      🫏🫏🫏
      Vai estudar, mobral!!!

      Excluir
  8. Estou acostumado a ser invejado a vida inteira.

    Ofensas e ataques de anônimos, um bando de cu, que não se aceitam, frustrados, recalcados, acham q me atingem.

    Continuem, anônimos acéfalos, mal sabem escrever, digitar, se matem no bico, na dejep, gastem seu tempo comigo, ME AMEM!!! E ME MAMEM!!!

    🩷🍼

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celular com capinha vermelha... Esse senta com força kkkk

      Excluir
    2. Parabéns ao bobo da corte de blog. Esse o pai chora de vergonha no chuveiro pra ninguém ver.

      Excluir
  9. Respostas
    1. Já olhou no espelho? Já foi a algum psicanalista para fazer uma análise sobre a sua personalidade? Vc não passa de um imbecil, um doente mental, está próximo dos 60 anos de idade e se comporta como um moleque da 5° série. É do tipo que é considerado um lixo no serviço. As pessoas não te suportam ( acredito que nem seus próprios familiares).

      Excluir
  10. Percam tempo me pesquisando, me amem, me mamem...

    ResponderExcluir
  11. kardilho, na época que trabalhava na portaria , do marrey .Tomava varias ,invertidas dos aevp"s. Enlouquecia ,quando os via com o uniforme de condicionamento físico.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.