Retirada total dos cigarros deve acontecer até o dia 31 de agosto deste ano; programa oferecerá tratamento médico para detentos tabagistas.
Rosildo Mendes, da Record Minas
Victor Veloso, da CBN
09/07/2024
![]() |
Cigarros serão proibidos em todas as prisões do Estado de Minas Gerais |
A data limite para a retirada total dos cigarros em unidades de pequeno porte e Centros de Remanejamento (CERESP’s) é 31 de julho. Já a retirada total dos cigarros em unidades de médio e grande porte é 31 de agosto deste ano.
Segundo memorando da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), os diretores regionais deverão trabalhar em conjunto com as respectivas Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP’s) para elaborar planos que garantam a ordem e a segurança durante a implementação da medida.
![]() |
Cigarros apreendidos em presídio de Ribeirão das Neves, da Grande BH - Divulgação/SINDPPENAL-MG - AMASP |
As unidades prisionais podem solicitar à Rede de Saúde municipal a inclusão do detento tabagista no Programa Nacional de Controle do Tabagismo.
Na avaliação do Policial Penal Jeferson Marcelo, Presidente Interino do SINDPPENAL-MG e AMASP, a medida já era reivindicada pelos policiais penais há anos.
Como benefícios da medida, ele aponta a proteção dos detentos e servidores que não fumam dos malefícios do tabagismo passivo, a redução significativa do risco de incêndios nos presídios e a dificultação do tráfico de drogas dentro dos presídios, pois o cigarro é frequentemente utilizado como moeda de troca nesse tipo de crime.
Matéria Jornal da Onda
A decisão da Sejusp para a implantação da medida em todas as 171 unidades é baseada em dois eixos: Saúde e Segurança
No eixo Saúde, o objetivo é garantir um ambiente livre das toxinas contidas nos cigarros, beneficiando os fumantes passivos, que são aqueles não-fumantes que convivem com fumantes em ambientes fechados – incluindo servidores que são obrigados a circular nesses locais; bem como o indivíduo fumante, que necessariamente deixará de fumar.
No eixo Segurança a proibição acarretará ausência de fósforos e isqueiros, objetos utilizados muitas vezes para atear fogo em pedaços de colchões e demais tecidos. Além disso, o cigarro é utilizado como moeda de troca dentro do sistema prisional. A sua ausência terá efeitos diretos em uma maior segurança interna.
![]() |
Segundo o policial penal Jeferson Melo, presidente interino do SINDPPENAL-MG a medida já era reivindicada pelos policiais penais há muitos anos |
A Diretoria de Saúde do Depen-MG acompanhará de perto o andamento da medida para garantir àqueles que venham a sofrer abstinência o acompanhamento junto ao Programa Nacional de Controle do Tabagismo, bem como a assistência dos profissionais de saúde e psicossocial que atuam nas unidades prisionais do estado.
Com essa medida, o Estado busca combater quatro frentes: o uso do cigarro em si - inclusive os que são fruto de contrabando, o comércio ilegal, como moeda de troca dentro das unidades, o acesso a itens que produzem fogo e o uso de drogas em geral, incluindo drogas K.
Fonte: CBN/Record Minas
Vídeo: Jornal da Onda
Esse aí 👆 "manja" Kkkkkkk
ResponderExcluirManja rola de AEVP
ResponderExcluirImagina se descobrem que em SP a cadeia é quem compra cigarro pro preso.
ResponderExcluirSO SE FOR ONDE VC TRABALHA, PASSEI EM 5 E NUNCA VI ISSO!
ExcluirJá ouviu falar do setor "Pecúlio"?
Excluir5 bonde ? Para de se arrastar Zé.
ExcluirComeça a trabalhar + e se afastar -
Nem posta isso no blog que o kardilho fofoqueira , dona Maria do Fundão (diz ele) vai denunciar com a língua preta. X9
ExcluirFundão? Essa mona seguro? Só entra em dia de blitz porque o diretor obriga. É mais um que tem "rinite", "alergia" de carceragem.
ExcluirKkkkkkkkk
ExcluirNão, quem paga de antigão aqui é você. Faço meu trabalho e não passo vergonha nem lá nem aqui, ao contrário de você. Bobo da corte de blog, a vergonha da profissão.
ExcluirADM? Quem pediu seguro da cadeia foi você. Kkkkk. Piada.
ExcluirA melhor da semana....😆😆😆😆😆😆
ResponderExcluirFalta do que fazer. O ladrão que se foda. Se nem a maconha conseguimos tirar, imagine o cigarro. MG deve ter meia dúzia de presos pra achar que isso dará certo. Sei lá. Em São Paulo, não daria certo. Tira o cigarro do ladrao pra ver o tanto de perturbação que vc tem.
ResponderExcluirEspero que dê certo.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSe não me engano no Paraná é proibido há décadas. Aqui diretor libera visita dobradinha todo final de semana. E diretor de disciplina deixa separado cigarro pra pagar aos presos do castigo.
ResponderExcluirMUITA diferença.
É preciso alguém perguntar, pelego de chefe?
ExcluirOu alguém te faz pergunta a cada merda que você escreveu aqui no blog? Alguém te pergunta algo antes das pederastias que você posta?
Para de passar vergonha, sua mona.
Baba de diretor! 😬🤣
ExcluirSeu cool abriu meu p@u entrou kkkk
ExcluirContenha~se Manja Rola. Sua homossexualidade está passando dos limites. Gazela trescolucada.
ResponderExcluirVai se tratar doente mental
ResponderExcluirCelular com capinha vermelha... Esse senta com força kkkk
ResponderExcluirParabéns ao bobo da corte de blog. Esse o pai chora de vergonha no chuveiro pra ninguém ver.
ResponderExcluirJá olhou no espelho? Já foi a algum psicanalista para fazer uma análise sobre a sua personalidade? Vc não passa de um imbecil, um doente mental, está próximo dos 60 anos de idade e se comporta como um moleque da 5° série. É do tipo que é considerado um lixo no serviço. As pessoas não te suportam ( acredito que nem seus próprios familiares).
ResponderExcluirkardilho, na época que trabalhava na portaria , do marrey .Tomava varias ,invertidas dos aevp"s. Enlouquecia ,quando os via com o uniforme de condicionamento físico.
ResponderExcluir