Medidas fazem parte de texto elaborado pelo Ministério da Justiça que estabelece mudanças na segurança pública do país.
Raquel Lopes
Marianna Holanda
26.jul.2024
Lewandowski diz que a 'segurança pública e o sistema prisional deixaram de ser um problema local para tornar-se uma questão nacional' - Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil |
A mudança faria com que a União pudesse estabelecer diretrizes mínimas a serem seguidas obrigatoriamente pelas unidades da federação. No entanto, a responsabilidade pelo sistema prisional continuaria sendo dos governos estaduais.
A proposta consta no texto elaborado pela pasta comandada por Lewandowski e enviado para análise da Casa Civil no final do mês passado. A Folha já havia noticiado a proposta da PEC de incorporar o Susp (Sistema Único de Segurança Pública) na Constituição.
A PEC fala, em linhas gerais, sem avançar em detalhes, que compete à União elaborar diretrizes nacionais para o sistema penitenciário, que deverão obrigatoriamente ser seguidas pelas administrações regionais.
Segundo pessoas que tiveram acesso ao texto, a proposta não especifica como seria a elaboração dessas diretrizes. Provavelmente, isso ocorrerá por meio de normas em regulamentação posterior.
Atualmente, a Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais) pode criar diretrizes, mas os estados não estão obrigados a segui-las. A secretaria também viabilizar recursos e meios para financiar atividades do sistema penitenciário através do Funpen (Fundo Penitenciário Nacional).
Detentos no Complexo Prisional de Pedrinhas, em São Luís (Maranhão) - Pedro Ladeira/Folhapress |
Atualmente, cada estado adota procedimento próprio —em determinadas unidades da federação há, inclusive, protocolo distintos para os estabelecimentos prisionais. A União tem cinco penitenciárias federais, sendo as demais geridas por governos estaduais. E a situação do sistema prisional hoje é uma das principais preocupações da gestão Lewandowski.
Tanto que a PEC apresentada ao Planalto também quer unificar o FNSP (Fundo Nacional de Segurança Pública) e Funpen –que são de repasse obrigatório da União para os estados. Os repasses para a segurança pública somam até hoje mais de R$ 4 bilhões, enquanto para o penitenciário é da ordem de R$ 2,7 bilhões.
O Funpen tem como objetivo "financiar e apoiar atividades e programas de modernização e aprimoramento do sistema penitenciário nacional", segundo descreve o próprio ministério.A proposta quer reformular os fundos, de forma também a destinar uma fatia maior para o sistema prisional. Há uma avaliação no governo de que essa será uma demanda crescente de recursos, após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal).
A corte determinou que o governo federal elabore em seis meses um plano nacional para resolver os problemas do sistema penitenciário brasileiro, sobrecarregado e subfinanciado. Segundo a decisão, o governo deve solucionar esses temas em até três anos.
A ação foi proposta pelo PSOL, que argumentou que a União, os estados e o Distrito Federal foram omissos em resolver os problemas, o que violava preceitos fundamentais dos presos.
O partido também alegou que a superlotação e as condições degradantes do sistema prisional configuram cenário incompatível com a Constituição Federal.
A Folha mostrou que a PEC propõe alterar a Constituição para transformar a PRF (Polícia Rodoviária Federal) em Polícia Ostensiva Federal. O texto também extingue a Polícia Ferroviária Federal –que, apesar de constar no artigo 144 da Constituição, nunca saiu do papel.
A Polícia Ostensiva Federal atuaria em rodovias, ferrovias, hidrovias e instalações federais. O texto autoriza ainda a possibilidade, em caráter emergencial e temporário, de ajuda às forças de segurança estaduais, quando demandada por governadores.
Fonte: Jornal Folha de São Paulo
Xé!!!
ResponderExcluir"Xé"?! Que viadagem é esta? Kkkkkk.
ExcluirPediu seguro da carceragem, piada entre os guardas do Marrey, almofada de tapa dos muralhas, bobo da corte de blog, tomou galho do AEVP de Gália, motivo do pai chorar escondido no chuveiro... com vocês, Marcelo EnKardido, a vergonha da profissão! Kkkk.
ExcluirE ainda tem gritinho de guerra de mona: Xéééé! Kkkkk.
https://www.instagram.com/marcelocardilho?igsh=M2Rna2E2b3FpOHA4
Esse puto deve ser de Itapetininga!😬😅
ExcluirPolicial Penoso meu fã.
Excluiranônimo, puto é teu projenitor.
ExcluirO penoso olha minha foto todo dia no insta... sonha comigo... me ama, e quer me mamar...🍼🍼🍼🍼
ExcluirAnônimo de Gália: kardilho, meu querido vou pedir um favor, para de culpar os outros, eu sei que vc me ama mas não tenho tempo pra você cachorra tarada, melhor vc ficar longe de mim e do blog.
ExcluirKardilho: buaaaa buaaaa eu sempre vou te amar... quando vc coloca esta roupa verde meu Hulk você fica um gato miauiuuu
Jura q vc pensou nisso tudo sozinho??
ExcluirQue criativo...
O Kardilho é um senhorzinho já, aliás sr.Marcelo.
Excluir"Projenitor"? É tipo um projetor? Como você é burra, mona.
Excluir🐶 lambe
Excluir🐱 mia
🦟 pica
Já passou da hora do Brasil ter regimento base, solido, para regulamentar o sistema prisional, a partir dai cada estado com sua necessidade se adequa, sempre seguindo a base estrutural de segurança, e que sirva para tambem cobrar os governadores de cada estado a sua responsabilidade, tanto no lado funcional quanto no lado do preso.
ResponderExcluir