14 agosto 2024

Gil Rugai deixa cadeia em SP após 20 anos preso por matar pai e madrasta

Saída ocorreu após a Justiça conceder a progressão para o regime aberto; ele estava na "Cadeia dos Famosos" em Tremembé (SP).

Por Matheus Agostinho

14/08/2024 

Imagem de arquivo - Gil Rugai quando foi transferido para Tremembé em 2016 -
Imagem: Leonardo Benassatto/Futura Press/Estadão Conteúdo
O ex-seminarista Gil Rugai, condenado a 36 anos de prisão pelo assassinato de seu pai, Luiz Carlos Rugai, e de sua madrasta, Alessandra Troitino, em 2004, deixou a "Cadeia dos Famosos" em Tremembé, interior de São Paulo, nesta quarta-feira (14). Ele foi liberado por volta das 16h30.

Rugai deixou a Penitenciária “Dr. José Augusto Salgado” (PII de Tremembé) no início da tarde. A decisão da Justiça foi tomada apesar do parecer contrário do Ministério Público, que havia se posicionado contra a progressão. No entanto, o juiz responsável pelo caso considerou que Rugai atendeu a todos os requisitos legais necessários para a mudança de regime.

Luiz Carlos Rugai e sua mulher, Alessandra Fátima Troitiño, em imagem de arquivo - Foto: Reprodução/TV Globo
Entre os fatores que contribuíram para a decisão estão o comportamento carcerário exemplar de Rugai, classificado como "ótimo" pelo Serviço de Segurança e Disciplina da penitenciária, e a ausência de infrações disciplinares durante todo o período em que esteve preso, desde 2004. 

Além disso, Rugai tem se envolvido em atividades laborais na prisão e está cursando Arquitetura e Urbanismo na Faculdade Anhanguera de Taubaté, onde apresenta bom desempenho acadêmico.

O exame criminológico realizado recentemente também foi favorável a Rugai, com os avaliadores considerando-o apto para a progressão ao regime aberto, o que culminou em sua liberação da prisão nesta quarta-feira.

Regras impostas pelo TJ

No entanto, Gil Rugai ainda terá que seguir uma série de regras para manter sua liberdade. Entre as exigências estão o comparecimento trimestral à Vara de Execuções Criminais ou à Central de Atenção ao Egresso e Família, obtenção de ocupação lícita no prazo de 90 dias, permanência em casa durante finais de semana e feriados, e uso de tornozeleira eletrônica monitorada pela Administração Penitenciária. 

Confira as medias impostas pelo TJ:

Comparecer trimestralmente à Vara de Execuções Criminais – VEC competente ou à Central de Atenção ao Egresso e Família – CAEF (onde houver) para informar sobre suas atividades;

Obter ocupação lícita no prazo de 90 dias, devendo comprovar, junto à VEC ou à CAEF, no prazo do item 1, que o fez;

Permanecer em sua residência durante os finais de semana, feriados e repouso noturno, este no período compreendido entre 20h00 e 06h00, salvo com autorização judicial;

Não mudar da Comarca sem prévia autorização do juízo;

Não mudar de residência sem comunicar o juízo;

Utilizar tornozeleira eletrônica a ser fornecida e monitorada pela Administração Penitenciária.

Caso Gil Rugai

O Tribunal do Júri, em 2013, condenou Gil Rugai a 33 anos e nove meses de prisão pelos homicídios dos publicitários Luiz Carlos Rugai e Alessandra de Fátima Troitino, pai e madrasta de Gil.

Na época, a defesa do réu queria anular o júri que o condenou e marcar um novo julgamento. Em 2020 o Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, manteve a condenação definitiva, e o caso passou à condição de transitado em julgado, onde não é mais passível de recursos.

O crime foi cometido em 28 de março de 2004. O casal foi encontrado baleado e morto à época na sede da agência de publicidade que funcionava na casa onde morava em Perdizes, Zona Oeste da capital. Luiz tinha 40 anos de idade e Alessandra, 33. Rugai tinha 20 anos na época.

Gil Rugai, na época de sua prisão então com apenas 20 anoda de idade - Imagem: Marcelo S. Camargo/Frame/Folhapress/Veja SP 
A Polícia Civil e o MP acusaram o ex-seminarista de matar as duas vítimas a tiros depois que seu pai descobriu que o filho desviava dinheiro da empresa. Gil Rugai, que também trabalhava no local, sempre negou o crime.

Luiz foi baleado com seis tiros: um deles o atingiu nas costas e outro na nuca. Alessandra foi atingida por cinco disparos.

Fonte: Band

Imagens: G1/Revista Veja/ Folha de São Paulo

Vídeo: Band/Rede Record

9 comentários:

  1. Respostas
    1. Dinossauro do Cimic, doente, velho, à base de remédios...

      Excluir
    2. Forçou hein menina ... Vc é um sexagenário. Tenho, pelo menos, 15 anos a menos que vc kkkkkk

      Excluir
    3. Melhora sua pesquisa...
      Mais novo e todo fudido, trampando no adm, tomando remedinhos...

      Excluir
    4. 🎼Essa menina de vermelho 🎵🤣🤣

      Excluir
    5. Kardilho vai sair da SAP na compulsória... Daqui a uns 3 anos 🤣

      Excluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.