11 outubro 2024

"Salve" interceptado na penitenciária de Parelheiros revela plano do PCC para matar policiais penais em SP

Grupo que investiga o crime organizado monitora mais de uma unidade prisional em São Paulo, onde “salves gerais” foram interceptados.

Alfredo Henrique

11/10/2024

O "salve" pede que os chefes de cada unidade no estado façam um levantamento de nomes e
endereços de policiais do sistema prisional, em represália ao isolamento de
 Marco Willians Herbas Camacho, Marcola, que está isolado no Presídio Federal - Imagem: Reprodução
São Paulo – Um "salve geral"determinando que agentes penitenciários sejam identificados por membros do Primeiro Comando da Capital (PCC) foi apreendido, nesta semana, com presos da Penitenciária de Parelheiros, na zona sul de São Paulo.

O Metrópoles apurou que o mesmo tipo de documento, escrito à mão, também teria sido interceptado em outras unidades prisionais, ainda não especificadas. Os "salves" já são monitorados pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público (MPSP).

No manuscrito obtido pela reportagem, assinado pela Sintonia Final da maior facção do Brasil e datado em 17 de setembro, é dado o prazo de 30 dias para que os criminosos responsáveis pelos presos de pavilhões ou raios, chamados de "pilotos" ou "jets", levantem os nomes e endereços de dois agentes penitenciários por unidade.

Imagens de agentes mantidos como reféns em Unidades Prisionais e sendo torturados ainda está na memória dos servidores mais antigos - Imagem: Reprodução

"Tomaremos nossas providências […] deixando um papo para que dentro desses 30 dias determinamos os irmão faça acontecer [sic] e chegar em nossas mãos, aguardando esse levantamento como caráter de urgência."

A Sintonia Final é composta por líderes do alto escalão do PCC, que usam a instância máxima do crime para tomar decisões e ordená-las.

Ainda no documento apreendido na penitenciária da zona sul paulistana, há outra determinação. Os “jets”, também com “caráter de urgência”, devem informar se as unidades onde estão presos há bloqueadores de sinal de celular, além de condições de não deixar rastros ou provas da articulação feita para os eventuais ataques. O “salve” também solicita que seja especificada “a dificuldade dos irmão” para cumprir a missão.

“Daremos todo o suporte para que colocaremos [sic] a unidade do ar [fique com comunicação] onde com caráter de urgência nos manda [sic] esse requisitos citados acima. Ass: Sintonia Final.”

Frente do salve"

Agentes de prontidão

Após as apreensões dos bilhetes, os agentes penitenciários de São Paulo ficaram alertas e estão de prontidão.

Fábio Jabá, presidente do sindicato que representa a categoria, afirmou ao Metrópoles, nesta sexta-feira (11/10), que a dinâmica do trabalho dos agentes os deixa expostos e sem segurança quando estão nas ruas.

Agentes da Penitenciária de Junqueirópolis são feitos reféns em 14 de maio, o motim começou pela manhã quando familiares de presos adentravam a U.P., para realizar as visitas 
“Nós trabalhamos 12 horas [por turno] com pessoas presas e perigosas, ainda mais em São Paulo onde tem o PCC. Nós reivindicamos do governo um maior cuidado com a categoria, para que tenha no mínimo o direito de se defender”, disse, acrescentando que os agentes não contam com porte de arma institucional.

Sobre os recados encontrados com presos, para o eventual ataque a agentes, ele afirmou que, neste caso, é possível se preparar, diferentemente de 2006 e 2012, quando o PCC promoveu a carnificina de profissionais da segurança pública e da administração penitenciária paulista.

Em 2006, segundo o presidente do sindicato, foram 19 agentes mortos. Em 2012, mais 12. De lá até o momento, ao menos 30 profissionais do sistema carcerário morreram nas mãos de criminosos.

Verso do "salve"

Administração Penitenciária e Segurança Pública

Em nota encaminhada ao Metrópoles, no fim da tarde desta sexta-feira, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) não comenta sobre os salves do PCC interceptados nas unidades e quais medidas teriam sido tomadas com os presos flagrados com as mensagens.

A pasta comenta somente que, com a criação da Polícia Penal, a qual começa a atuar em 2025, agentes que atualmente trabalham desarmados nos presídios “serão capacitados”. “Não terá o porte quem não manifestou interesse e não cumpriu os requisitos legais”.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) de São Paulo também foi questionada sobre como as polícias Civil e Militar irão, ou já atuam, com relação aos eventuais ataques sugeridos nos salves. Nenhum posicionamento foi encaminhado. O espaço segue aberto.

Matéria jornalística  Jovem Pan

Fonte: METRÓPOLES

Imagens adicionais: Leandro Leandro

Vídeo: Jovem Pan

38 comentários:

  1. Respostas
    1. Assunto importante e vc fazendo piada...Kardilho, vc é um lixo humano!

      Excluir
    2. Vc tá seguro no cimic, relaxa.

      Excluir
    3. Não existe essa de "seguro no cimic", cara. Pode até livrar o cara de ser pego de refém, mas na rua está tão em risco como qualquer outro. Se até oficial adm. que só trabalha na adm é reconhecido por ladrão na rua...

      Excluir
  2. Me recordo como se fosse hoje, em maio de 2006, tivemos diversas informações de informantes que ocorreria os atentados, todos estávamos em alerta, menos a secretaria de administração penitenciaria e diversas diretorias, falavam a mesma coisa, "pcc não existe, onde ja se viu, preso é tudo burro e ignorante, acha que preso vai ser unido? os traficantes querem vender drogas, não querem bo com policia naum, isso nunca vai acontecer", e ai fomos surpreendidos na sexta feira com diversas tentativas de assassinar colegas que havia acabado de entrar no sistema, em são bernardo, o garra interceptou uma ligação 5 minutos antes e salvou agentes de serem assassinados no posto de combustivel, eles estavam esperando a circular e ja tinha carros com pelo menos 12 pessoas fortemente armadas, prontas para executar os agentes, fora os diversos atentados a policiais que voltavam para suas casas, lamentável, a inercia nas ações de nossa secretaria, continuam com a ideia que o preso é vitima de uma sociedade covarde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu pai é PM e lembro dessa época aí, ele me ligando e pedindo pra não sair de casa pq tinha interceptado comunicação falando de ataque até a familiares. Na época eu treinava artes marciais com dois PMs e me falaram a mesma coisa no treino.

      Excluir
  3. Secretário SSP , promotor, senador, deputado, quando sofrem ameaça , tem a segurança reforçada , o PP é abandonado a própria sorte , já que a secretária não disponibiliza arma para todos, 90% dos PP não tem armas,e sap além de não disponibilizar dificulta a vida de quem quer pegar uma particular, enquanto isso o secretário encastelado,bem protegido atrasando o lado do pp, fazendo média com mídia!

    ResponderExcluir
  4. Em 2006 a tragédia só não foi maior, porque nos unimos, não falo de sindicato ou questões partidárias, falo de união humana, um ajudando o outro, ja basta dessa hipocrisia de sou agente penitenciário ou sou agente de muralha, para o crime organizado não existe distinção, para o crime organizado somos todos iguais e para o governo e para a administração penitenciaria, somos números, números muito menos valiosos que aqueles números pesquisado no gpu, quando um vagabundo morre dentro de uma unidade prisional em no máximo 6 meses a família dele recebe 300 mil, 400 mil ou até muito mais, o irmão que foi assassinado em 2012 com um tiro na nuca, de forma covarde em Osasco, a família esperou 6 anos para receber os míseros 200mil, olha a que ponto chegamos, infelizmente é assim que somos tratados, mesmo sendo honestos e corretos, para ministério publico, juizes e deputados, estamos aqui porque queremos, assumimos o risco, esse é o pensamento dessas pessoas, então vamos se unir, um protegendo o outro, porque o crime não se importa qual setor ou função cada um tem, apenas executa e foda-se, e as autoridades nem se preocupam, pois foi apenas mais um, sempre foi e sempre será.

    ResponderExcluir
  5. Possuir arma e capacidade técnica para utilizá- la é importante, porém a covardia do crime nos deixa em grande desvantagem.
    Emboscada à traição, poder de fogo maior e superioridade numérica deixam chances mínimas de sobrevivência em caso de ataques premeditados.
    Podem me chamar de neurótico, mas não fico desarmado nem dentro de casa, sempre a pronto emprego e não saio sem minhas placas balísticas veladas por baixo da camisa.
    Mas como resistir a tiros na cabeça e que placa segura tiros de fuzil?

    ResponderExcluir
  6. NÃO QUERIAM SER POLISSAS AGORA VAMOS VER A SEGURAIADA DA ADM A REVISORA OS DA SUB PORTARIA E OS SENTA NO COLO DE DIRETOR QUE SE JUGAM POLISSAS SE ACHANDO NOS BRAVOS DEJEPS E FESTINHAS DE FIM DE SEMANA

    ResponderExcluir
  7. psiquiatria detectado, cala boca retardado, vai tomar seu rivotril

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VC SE ENCAIXA NESSES POLISSAS QUE SENTAM NO COLO DE DIRETOR SEU ANÔNIMO SEGURÃO E PUTO DO SISTEMA

      Excluir
    2. ANÔNIMO CHUPA RO LA DE CHEFE DE PLANTÃO E DIRETORES PARA NÃO FICAR NO RAIO ....SEGURÃO MALDITO

      Excluir
  8. Anônimes se xingando...
    🥱🥱🥱🥱🥱🥱😴😴😴😴
    🦌🦌🦌🦌💄💄💄💄💋🦋

    ResponderExcluir
  9. Olha o nipe do individuo, de duas uma, ou é psiquiatria e precisa urgente de internação ou é vagabundo, se passando por policial, Leandro precisa dar uma selecionada em quem comenta no blog, imagina se for policial, é vergonhoso para a categoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ANONIMO VOCÊ ALÉM DE SER LINGUA PRETA É O FAMOSO PUTO DO CR .....SEU MALDITO NÃO É CAPAZ NEM DE COLOCAR UM NOME DE TÃO PUTO QUE É...

      Excluir
  10. Leandro vc precisa tirar esses lixos do blog .isso e humilhante tá perdendo todo o respeito.

    ResponderExcluir
  11. E pensar que toda essa baixaria começou há anos, no blog "Marcos Neto", o concurseiro (zévepé), cagava, humilhava, tirava os ASP'S grandão, até que o adm. Do blog barrou todos os comentários. Dai o lixo do concurseiro veio fazer o mesmo aqui. Até o dia que ele postou que os ASP'S, no curso de formação tinham sido presos por não terem porte de arma, e levarem arma p a EAP. Mas eram zévepés, 5, dai ele não aguentou a "pesada" que dei nele e vazou do blog, de vez em quando o lixo de Minas, anão de jardim, que se acha militar tático, tenta postar algo mas eu sempre faço questão de lembrar da "merda" que ele postou aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc falando do concucheio é a mesma coisa de um homossexual falar mal de quem dá a bund@. Vcs são dois lixos. Vc é ainda pior: um velho frustado, esquizofrênico, que procura marido em blog de cadeia e fica manjando rola de AEVP. Vai a merd@ Kardilho.

      Excluir
  12. Será que tem mais alguém aí que acha muito esquisito um salve desses cair na mídia de forma tão disseminada e rápida? Que pensa que um bilhete com esse conteúdo JAMAIS deveria ter sido publicado em todo canto? Que a publicidade é tudo o que o partido deseja, pois gera apreensão em todos os níveis pela memória de 2006? Que pela msm razão, várias unidades e guardas já devem ter tirado o pé, deixando os presos às pampas? Que com nossa própria colaboração, o inimigo agora sabe da questão das armas, renovações dificultada de porte pela secretaria, coletes inexistentes e afins? Enfim. Temos que ter maior cuidado com o que nós mesmos postamos, sob pena de nos tornarmos informantes do crime e termômetro, ao qual se pode aferir com grande facilidade o efeito de um bilhete apreendido. Sei que a intenção óbvia da exposição é cobrar o governo, mas a chance do tiro sair pela culatra é infinitamente maior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É pra acaba , como se o 15 precisasse vir no blog para saber essas informações , se alguém tem culpa é o governo omisso !Tem que expor msm , governo fraco e omisso, que fica divulgando narrativas na mídia! Isso só prova que vc não sabe nada de cadeia jovem!

      Excluir
    2. A culpa é do oprimido, não do opressor, por divulgar os abusos da são! Me erra em mané!

      Excluir
    3. Na verdade tem um monte de guarda emocionado com a Polícia Penal, sem noção... mandam direto pro Jabá (lixo), que manda prá Band, daí já viu...

      Falta discernimento, comprometimento.

      #NUNCASEREMOS

      Excluir
    4. Vc não... Nem AEVP te respeita. Vc é um lixo.

      Excluir
    5. Vc é pura emoção quando consegue manjar um mastruço 🤣

      Excluir
    6. Kardilho vc é um sem noção, ligou pro jabá perguntando se já pode subir no muro....kkkkkkkk

      Excluir
    7. Ora Dinossauro, ora poeta, mas tão cuzão, tão cuzão, que se esconde no anonimato prá fazer graça... pagou de me processar, mandou eu aguardar, mas é tão cuzão, tão cuzão, que caga de medo de se identificar, um anônimo cu a mais no blog. Sai do anonimato podre!

      Excluir
    8. Ah... e defensor do Jabá... deve ser mais um encostado no $indicato.

      Excluir
    9. Anônimo das 10h24. JOVEM? Agradeço o elogio. Jamais imaginei ler tal "adjetivo" após trabalhar há quase 30 anos na carceragem. Recebo a sua inócua e mal aventurada postagem com grande alegria, mas ciente de que vc não passou por nada no tempinho de cadeia que tem. Que pelo fruto da inexperiência, arrota palavras que nem sequer se deu ao trabalho de pensar sobre. A cabeça, ao oposto do que acha, tem uma finalidade inacreditável (pra vc). Ela guarda um cérebro, responsável, a alguns, pela milagrosa capacidade de reflexão, pensamento e criação. Já que o blog não permite desenhar, fica difícil explicar o óbvio e coerente ao senhor. Portanto, continue na sua ignorância e deficiência intelectual. Minha postagem é para poucos msm.

      Excluir
    10. É muita inocência achar que comentários em blog vai nortear ações do PCC!😂😂

      Excluir
  13. Eu achei que essa divulgação na mídia só ajuda o crime, pq hoje vemos que o crime está com dificuldades de se comunicarem, e como foi noticiado o salve , unidades que estão fora do ar foram informadas.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.