SOMOS A POLÍCIA PENAL

Profissionais invisíveis que garantes a segurança da sociedade.

QUREMOS QUE NOSSOS DIREITOS SEJAM RESPEITADOS

Arriscamos nossas vidas para garantir a segurança de todos.

SOMOS GUERREIROS E INCANSÁVEIS

Lutamos pelos direitos de todos os servidores públicos.

ACREDITAMOS NUM PAIS MENOS DESIGUAL

Não compactuamos com os demsandos dos governos.

QUEREMOS QUE HAJA JUSTIÇA SOCIAL

Somente assim haverá segurança pública real.

27 janeiro 2018

Reeducando do semi aberto de Itirapina/SP, abandona o trabalho e passa a ameaçar transeuntes com punhal em Rio Claro/SP

Presidiário que estava prestando serviço fugiu e foi capturado posteriormente, após ameaçar populares




Redação São Carlos Agora
26/01/2018 - 21h48

Após abandonar o trabalho o reeducando passou a ameaçar populares

Um indivíduo que cumpria pena na penitenciária de Itirapina e cometeu o abandono na tarde desta sexta-feira (26), quando prestava serviços para a prefeitura de São Carlos, mas foi capturado após ameaçar populares.

Ele deveria ter retornado às 15 horas, junto com os outros presos, mas não o fez e posteriormente a PM foi acionada no Cidade Aracy, onde um indivíduo em posse de uma arma branca estaria ameaçando pessoas para que lhe dessem dinheiro.

Os pms Borges e Vilar foram até o local e detiveram o acusado na rua Quatro, constatando que ele estava sob o efeito de entorpecentes e que era o presidiário foragido.

Ele foi encaminhado ao 2º DP e recolhido ao Centro de Triagem.

Reeducando estava de posse de arma branca



Fonte: São Carlos Agora

POLICIA PENAL JÁ : Seminário em Brasília vai debater PEC da Polícia Penal em fevereiro

Em trâmite na Câmara, proposta que garante melhoria na segurança pública já é consenso entre deputados federais.




AssessoriaAguaBoaNews
27/01/18 às 10:39

Policia Penal Já..!






































No dia 28 de fevereiro, a Federação Nacional dos Servidores Penitenciários (FENASPEN) vai realizar em Brasília-DF o Seminário “Em prol da Polícia Penal - PEC 372/2017”.

O evento está previsto para acontecer entre 9h e 17h no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, tendo como objetivo debater com os trabalhadores penitenciários e com os parlamentares a segurança que a aprovação desta proposta de emenda constitucional trará para a categoria e a sociedade brasileira.

A PEC, já está em andamento e é uma antiga reivindicação e fruto de muitas lutas dos servidores para que sua profissão seja reconhecida e valorizada nos mesmos moldes do que acontece com as demais carreiras policiais.

Agentes não tem medido esforços pela aprovação da Pec

A proposta já teve sua aprovação consensual entre os deputados federais, precisa agora do aval dos deputados para ser ratificada, já que de acordo com a legislação a PEC não precisa da sanção presidencial para entrar em vigor.


Na opinião do presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT), a iniciativa da federação é extremamente importante, pois vai reunir em um mesmo espaço a visão ampla e equilibrada que envolve a categoria e os deputados quando tratam desta temática.

“A Fenaspen tem realizado um brilhante trabalho e conquistado parceiros para  garantir a aprovação da proposta. “Essas parcerias são um sinal claro de que caminhamos a passos largos para a aprovação desta PEC”.

Deputado Estadual do Amapá, no centro( Agente Penitenciário) Jory Oeiras( Joryosvaldo Queiros Oeiras)
 presente no ato em prol da Polícia Penal



Com a aprovação da PEC, o reconhecimento se daria não apenas pelas melhorias salariais e da percepção dos benefícios, como também garantir maior segurança e autonomia para a atuação nas unidades prisionais do país. O estado de Mato Grosso já atua como Policia Penal, faltando apenas o reconhecimento de fato”, disse Batista.

Ao realizar este seminário, a FENASPEN reforça o trabalho para que a PEC da Polícia Penal seja aprovada com agilidade e assim os trabalhadores penitenciários possam exercer suas atividades com garantia plena de seus direitos e deveres enquanto policiais penais.



Fonte: Água Boa News

GUERRA DE FACÇÕES DEIXA 18 MORTOS E 12 FERIDOS EM CHACINA EM FORTALEZA/CE

Grupo armado invade festa em Fortaleza e mata ao menos 14 pessoas


THAYS LAVOR
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM FORTALEZA
GUILHERME SETO DE SÃO PAULO, DO RIO
27/01/2018  09h49 - Atualizado às 12h41

Criminosos invadem festa, matam várias pessoas e ferem dezenas em Fortaleza


Um ataque a tiros deixou dezoito pessoas assassinadas em uma mesma ação na madrugada deste sábado, 27, no bairro Cajazeiras. Conforme Reginauro Sousa, presidente da Associação dos Profissionais da Segurança Pública do Ceará (APS), foram 14 mortes no local, sendo oito mulheres e seis homens. Houve ainda 12 feridos. Entre os baleados, quatro morreram em unidades de saúde da Capital minutos depois da ação. Esse foi o segundo crime do tipo registrado neste ano no Ceará.

Entre os mortos já confirmados pela Polícia Militar estão oito homens e seis mulheres.

O ataque teria relação com uma guerra entre facções criminosas no estado, que disputam espaços de tráfico de droga. Os atiradores seriam membros da facção Guardiões do Estado, e os alvos seriam do Comando Vermelho.

Os criminosos teriam chegado em três carros, fortemente armados, e teriam entrado atirando no clube onde era realizado o baile.

Ao longo do seu mandato, o governador Camilo Santana (PT) tem atribuído os altos índices de violência na região aos conflitos entre as facções.

A Polícia Militar confirma a chacina, mas ainda não precisa o número exato de mortos e feridos. Fotos que circulam nas redes sociais mostram vários corpos no local, com muitos ferimentos e sangue.

Seis feridos a tiros –sendo um homem, quatro adolescentes (um garoto de 12 anos, outro de 16, e duas meninas de 16) e uma mulher– foram encaminhados para o Instituo Doutor José Frota, maior centro médico de urgência da Prefeitura de Fortaleza. Todos os feridos encontram-se em estado estável, sem risco iminente de morte, e seguem em atendimento.

Outros dez feridos com menor gravidade passaram pelo hospital Edmilson Barros de Oliveira, mais conhecido como Frotinha de Messejana. Oito deles já tiveram alta.

VIOLÊNCIA

(Foto: Evilázio Bezerra/O POVO)

O Ceará é um dos estados que apresentam piores índices de violência no Brasil.

No relatório Atlas da Violência 2017, divulgado em junho do ano passado, o Ceará aparece com a terceira mais alta taxa de homicídios, com 46,75 por 100 mil habitantes. Apenas Sergipe (58,09) e Alagoas (52,33) contam com índices piores. O melhor índice é o de São Paulo, com 12,22.

Entre as capitais, Fortaleza conta com a segunda maior taxa de homicídios, com 66,72, perdendo somente para São Luis (MA), com 70,58.

Elaborado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), órgão ligado ao governo federal, em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, ONG especializada no assunto, o estudo analisou dados do SIM (Sistema de Informação sobre Mortalidade), do Ministério da Saúde, que traz informações sobre incidentes até o ano de 2015.

Em 2015, houve, no Brasil, 59.080 homicídios, o que equivale a uma taxa de 28,9 por 100 mil habitantes.

Divulgado em outubro de 2017, o IHA (Índice de Homicídios na Adolescência), métrica elaborada pelo Unicef, o Observatório de Favelas e a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, do governo federal, aponta o Ceará como o estado em que mais adolescentes são assassinados (8,71 a cada 100 mil), ao passo que Fortaleza lidera o ranking entre as capitais, com 10,74. São Paulo tem o terceiro índice mais baixo do país, de 1,6, acima apenas de Roraima (1,4) e Santa Catarina (0,9). Na capital paulista, o IHA é 2,2.

A medição é feita com dados de 2014, os últimos disponíveis, e considera apenas as 300 cidades do país com mais de 100 mil habitantes.




Fonte: Folha de S.P.

LIBERTAÇÃO ENFIM, LIVRES DO PSDB, SERÁ??? OREMOS : Alckmin admite ‘sacrificar’ PSDB em SP por Planalto

Para fortalecer projeto presidencial, governador articula palanque único no Estado; tucanos abririam mão da cabeça de chapa para apoiar Márcio França, do PSB



Adriana Ferraz e Fabio Leite, O Estado de S.Paulo
27 Janeiro 2018 | 05h00


Ao lado de Márcio França, o governador Geraldo Alckmin vistoria obra de ambulatório em São Vicente, reduto
eleitoral de seu vice Foto: AMANDA PEROBELLI/ESTADÃO




Determinado a fortalecer sua candidatura ao Planalto, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) já admite perder o comando de São Paulo depois de 24 anos de seu partido no poder. Em troca de apoio na campanha e com receio de que uma disputa entre aliados pelo governo paulista prejudique o projeto presidencial da legenda, alckmistas articulam a construção de um palanque único no Estado, no qual os tucanos abririam mão da cabeça de chapa pela primeira vez na história da sigla para apoiar a reeleição do vice Márcio França (PSB).

A tese defendida pelos aliados mais próximos do governador é a de que o “projeto nacional é prioridade” para a sigla eleger Alckmin presidente e retomar o governo federal depois de 16 anos, mesmo que para isso seja necessário abrir mão do controle do Estado mais rico da Federação.

França, que vai assumir o governo em abril, quando Alckmin terá de renunciar para concorrer à Presidência da República, já lançou sua pré-candidatura e tem anunciado apoio de outras legendas. No PSDB, quatro nomes ainda postulam a candidatura, entre eles o prefeito da capital, João Doria

A possibilidade de apoio ao nome de França passou a ser admitida publicamente pelo próprio governador e presidente nacional do PSDB depois que o senador José Serra anunciou que não vai disputar a eleição. Para Alckmin, “não é obrigatório” o candidato ao governo ser do seu partido.

“Se o Márcio França assumir o governo é natural que ele queira ser candidato. Aliás, só pode disputar o governo do Estado, é legítimo. Agora, se pudermos ter um candidato só, melhor. Se não, também é natural que o PSDB tenha candidato”, afirmou o governador ao Estado.

Candidatos da legenda podem sair em debandada




Na prática, contudo, os alckmistas já atuam para que a ampla aliança que compõe o atual governo paulista, formada por oito partidos, tenha apenas um candidato em outubro, conforme antecipou a Coluna do Estadão. Um dos objetivos é evitar que a divisão no campo governista com duas candidaturas leve à eleição estadual para o segundo turno, o que não acontece desde 2002. Isso, segundo os interlocutores do Palácio dos Bandeirantes, acirraria a disputa em São Paulo com potencial de respingar na campanha presidencial de Alckmin.

Descrito como leal ao governador, França ganha a preferência por já ter uma candidatura consolidada e que terá a máquina estadual na mão durante a campanha – além da certeza de que só poderá ficar quatro anos no cargo, abrindo a possibilidade de volta do PSDB ao comando do Estado em 2022.

Nesta sexta-feira, 26, Alckmin e França cumpriram agenda conjunta em São Vicente, cidade onde o vice iniciou sua carreira política.

Alianças. Ao abrir mão do Estado mais rico da federação para o PSB, Alckmin também conseguiria atrair para a sua coligação um partido com forte atuação no Nordeste, onde o governador paulista se mostra mais frágil eleitoralmente, e outras legendas que já fecharam apoio a França no Estado, como o PR.

O objetivo do grupo de Alckmin é consolidar o nome do governador como o único candidato de centro na disputa presidencial. Com o PSB amarrado em São Paulo, Alckmin ficaria livre para oferecer a vice na chapa ao Palácio do Planalto ao DEM, o que tiraria do páreo uma eventual candidatura do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (RJ).

Mas há resistências no PSDB. “Sempre vou defender que o PSDB tenha candidatura própria. Há dez anos, por exemplo, fui contra apoiar a eleição do prefeito (Gilberto) Kassab para que o governador fosse candidato pelo PSDB. O Fernando Henrique foi reeleito presidente com palanques de Mário Covas e Paulo Maluf. Tenho certeza deque o Marcio França vai apoiar a eleição de Alckmin independentemente de qualquer contrapartida. Descarto o partido ter um vice”, disse Bruno Covas.




Fonte: Estadão

Charge: Internet

IMPORTANTE PRECEDENTE : Desembargadora extingue processo contra sindicato dos agentes penitenciários do estado do Ceará sobre greve de 2016

Rebeliões em sequência, mortes, protestos e confrontos sacudiram o sistema prisional cearense durante a greve dos agentes prisionais em maio de 2016




O Povo
19:52 | 26/01/2018

Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) divulgou um relatório sobre as rebeliões e confirmaram a presença
 de pelo menos três facções atuantes dentro das unidades.




A desembargadora Lisete de Sousa Gadelha, em decisão monocrática, de 14 de dezembro de 2017, extinguiu o processo da declaração de ilegalidade da greve dos agentes penitenciários do Estado do Ceará e da possibilidade de descontar da remuneração dos trabalhadores.

Nesta sexta-feira, 26, o Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindasp-CE) divulgou a decisão nas redes sociais e comemorou a extinção do processo. Na ocasião da greve, no dia 21 de maio, aconteceram rebeliões que deixaram 14 detentos mortos.

Na decisão, a magistrada não chega a analisar o mérito. Ela considera que a ação que pedia a declaração da ilegalidade da greve perdeu o objeto com o fim do movimento. Por isso, a desembargadora não chegou a decidir se a greve era ilegal ou não.

O Governo do Estado foi procurado e informou que não iria se pronunciar sobre o caso, pois não teve acesso a decisão.

Já o presidente do Sindasp, Valdemiro Barbosa, comemorou a decisão. "A gente vê como uma questão de Justiça. Nós fizemos um movimento legal e tomamos todas as providências de acordo com a legislação. Fomos notificados dois dias depois, na segunda-feira. E foi uma tentativa do Governo de querer transferir a responsabilidade e tentar culpabilizar a categoria, devido o abandono e a negligência do sistema penitenciário", relatou.

 Greve dos agentes penitenciários 

O governo do do Ceará teve um prejuízo de R$ 12 milhões. Ainda em 2016, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) divulgou um relatório sobre as rebeliões e confirmaram a presença de pelo menos três facções atuantes dentro das unidades.

No dia das greves, segundo o Ministério Público, as visitas teriam sido impedidas de entrar da unidade. Houve manifestação das esposas dos detentos e quebra-quebra das unidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), que posteriormente, tiveram que ser reformadas.


Fonte: Jornal o Povo

PARABÉNS A EQUIPE PELO EXCELENTE TRABALHO : Sábado começa com flagrante de entorpecente na penitenciária de Casa Branca/SP

Visitante tenta burlar a vigilância e adentrar a U.P. com entorpecente(cannabis sativa) no tuperware.


LeandroLeandro
27/01/2018
Entorpecente estava camuflado junto a alimentação

Fatos ocorreram na manhã deste sábado, na Penitenciária "Joaquim de Sylos Cintra" de Casa Branca, onde a visitante T.L.M, que iria visitar seu companheiro, W.B.R., teria tentado de forma sorrateira burlar a vigilância de segurança e disciplina, e adentrar a Unidade Prisional com erva semelhante a "maconha" em um tuperware que continha alimentação.

Visitante passará por audiência de custódia
 Perguntada sobre o ilícito a visitante se recusou a argumentar, foi determinado então que se elaborasse competente Boletim de ocorrência Interna e levada a mesma para que fosse também elaborado o Boletim de Ocorrência Policial na Delegacia da Cidade, onde ela ficou detida para passar por audiência de custódia.

Quase 1/2 quilo de entorpecente a visitante tentava introduzir na  U.P.

O detento foi separado preventivamente em cela disciplinar para futuras oitivas.  A visitante Lembramos a todos os visitantes que venham visitar seus familiares, mas que não tragam ilícitos, pois o corpo funcional está apto para detecta-los.

Cannabis Sativa não pode adentrar a U.P.





Parabéns aos Servidores por este excelente trabalho, que mesmo sem o reconhecimento e a falta de respeito do governador, continuamos a demonstrar nosso profissionalismo e empenho em todos os trabalhos realizados, seja nas revistas pessoais, revistas por Body Scanner, Raio-X, de Jumbos, também por Sedex e nas muralhas, eles os governantes são passageiros, efetivos e titulares de cargos somos Nós. Não seremos irresponsáveis como ele.

26 janeiro 2018

PCC X POLÍTICA : Justiça aceita denúncia do MP e prefeito de Biritiba vira réu em processo que apura nomeação de secretário ligado à facção criminosa

Segundo juiz, na defesa preliminar o prefeito Jarbas Aguiar não conseguiu provar que nomeação não gerou dano ao erário. Ex-secretário de Governo, Ronaldo Júlio de Oliveira, foi condenado no Supremo por lavagem de dinheiro em prol de facção criminosa.



Por Jamile Santana, G1 Mogi das Cruzes e Suzano
26/01/2018 16h56  


Jarbas Ezequiel de Aguiar foi eleito prefeito de Biritiba Mirim em 2016 (Foto: Reprodução/TV Diário)



Justiça aceitou a denúncia feita do pelo Ministério Público contra o prefeito de Biritiba Mirim Jarbas Ezequiel de Aguiar (PV) por nomear de pessoas ligadas a uma facção criminosa que age dentro e fora dos presídios - para cargos do alto escalão do governo municipal.

O juiz Bruno Machado Miano considerou que, em sua defesa preliminar, o prefeito não conseguiu comprovar que sua conduta não provocou danos à administração municipal. O administrador tem 15 dias para apresentar nova defesa. O G1 entrou em contato com o prefeito e aguarda retorno.

Segundo informações disponíveis no site do Tribunal de Justiça, o processo número 1012623-73.2017.8.26.0361 originou-se após denúncia do Ministério Público. A denúncia aponta que o prefeito teria indicado para cargos de confiança na administração municipal, pessoas ligadas a uma facção criminosa que age dentro e fora dos presídios paulistas.

Segundo o juiz Bruno Machado Miano "a alegação do requerido [prefeito] de que não sabia de forma inequívoca do envolvimento de seu então secretário com o crime organizado chega a ser risível [aquilo que provoca risos, cômico], pois, mesmo à época da campanha para as eleições de 2016, que contou com a participação ativa de Ronaldo, este já havia sido condenado, em segunda instância, por lavagem de dinheiro" proveniente de facção criminosa, segundo o magistrado.

A denúncia trata sobre o caso do ex-secretário de Governo, Ronaldo Júlio de Oliveira, condenado (inclusive pela Superior Instância, como aponta o texto no TJ), por lavagem de dinheiro em da prol da facção criminosa.

Ainda de acordo com o MP, o prefeito fez a nomeação mesmo sabendo da condenação e manteve o secretário no cargo mesmo depois de ele ter sido considerado foragido. Ronaldo só foi exonerado dias depois, após seu próprio pedido.

Ronaldo Júlio de Oliveira, é ex-secretário de Governo de Biritiba Mirim (Foto: Reprodução/TV Diário)


O réu, mais conhecido como “Ronaldo Porco" foi secretário de Governo de Biritiba Mirim. Segundo o mandado de prisão, cumprido em abril deste ano, ele é acusado de lavagem ou ocultação de bens, direitos ou valores, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Crimes cometidos em dezembro de 2007.

Outros dois exemplos citados na denúncia, foram a nomeação de dois advogados de Ronaldo, que assumiram como Procurador Geral e Chefe de Gabinete na Prefeitura de Biritiba Mirim.

Em novembro, a Comissão Especial de Inquérito (CEI) aberta na Câmara de Biritiba Mirim aberta para apurar a conduta do prefeito no caso decidiu por arquivar o processo que pedia afastamento de Jarbas até a conclusão do processo.

Bloqueio de bens

Em outubro a Justiça já havia solicitado o bloqueio dos bens do prefeito. Na época, o juiz informou que concorda com os cálculos feitos pelo Ministério Público para ressarcimeento do dano moral coletivo ocorrido. Por isso, deferiu a indisponibilidade dos bens do prefeito em R$ 643.377,99.

Eleição

Jarbas Ezequiel de Aguiar, o professor Jarbas (PV) foi eleito prefeito de Biritiba Mirim com 55,37% dos votos válidos. Segundo o TSE, 19.627 eleitores foram às urnas. Professor Jarbas foi eleito com 9.821 votos. A cidade tem 23.615 eleitores. Jarbas Aguiar é professor do ensino médio, tem 51 anos e é solteiro. Nasceu em Biritiba Mirim e tem o ensino superior completo.

Segundo dados fornecidos por ele durante a eleição de 2016, seu patrimônio é de R$ 70 mil, sendo R$ 35 mil em uma casa e R$ 35 mil em um carro.

Fonte: G1

OS TENTÁCULOS DO POLVO CONTINUAM SE ALASTRANDO : 795 pessoas ligadas ao PCC foram presas em 2017, diz MP

Balanço divulgado pelo MP-SP (Ministério Público) aponta que, por meio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado).



Luís Adorno Do UOL, em São Paulo
25/01/2018-13h21 

222 membros da facção foram condenados pela Justiça após denúncias do Gaeco




Ao menos 795 pessoas foram presas no Estado de São Paulo ao longo de 2017 sob suspeita de algum tipo de ligação com a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).

O número é 133% maior do que 2016, quando 340 suspeitos ligados à organização criminosa foram presos no Estado. No ano passado, 222 foram condenados na Justiça após denúncia do Gaeco. O número de condenações de 2017 é 24,7% maior do que em 2016 (178).

"No ano passado, o Gaeco priorizou o enfrentamento dos dois pilares básicos da atividade criminosa organizada: a corrupção e a lavagem de dinheiro", afirmou em nota o promotor Amauri Silveira Filho, coordenador do Gaeco.

"A quase totalidade das organizações criminosas tem como objetivo último a obtenção de vantagens financeiras ilícitas. Por isso, é imprescindível a existência de esquemas para ocultar ou dissimular a origem ilícita de bens e valores, bem como para reinseri-los no sistema econômico financeiro com aparência de licitude", complementou.

Ainda segundo o promotor, "toda organização criminosa depende, para seu nascimento, desenvolvimento, manutenção ou perpetuação, de esquemas de corrupção de agentes públicos."

O MP informou que, no ano passado, foi obtida a constrição judicial (como penhora ou arresto) de 208 imóveis relacionados a atividades criminosas, bem como a apreensão de mais de R$ 25 milhões em espécie, ante 89 imóveis e pouco mais de R$ 22 milhões em 2016.




Fonte: UOL

Fotos do CDP de Álvaro de Carvalho/SP, companheiros Asps, Aevps e profissionais da área meio a obra esta quase concluída

Estive hoje nas imediações do futuro CDP de Álvaro de Carvalho, as obras continuam a todo o vapor e a inauguração está prevista para breve. Por ser expressamente proibida a entrada as imagens são da área externa.


LeandroLeandro
26/01/2018

Lá no alto daquele morro tem um CDP novinho, esperando por agente sequiosos de trabalhar nele


Passando pelas imediações da Penitenciária de Álvaro de Carvalho, ao lado esquerdo de quem olha para a unidade, vê-se uma nova construção no alto do morro, imponente e nova, com pintura finalizada e apenas esperando o término das pavimentações internas da Unidade e também as obras do entorno, tais como o anel rotatório para acessar o CDP.

Subida da rampa para a Sub-portaria





Nossos amigos devem estar ansiosos para tal inauguração, com vontade voltar para um local mais próximo do lar e estar mais perto dos familiares, em contato com alguns dos operários que não quiseram se identificar pudemos saber que dentro de no máximo dois meses, isso é março a unidade estará pronta e finalizada.
Sub-portaria da U.P


Com isso traz se mais uma possibilidade de transferência para aqueles que estão distante de suas residências, enfrentando o desconforto de ter que morar fora, de estar ausente de seus lares, das saudades dos entes queridos.

Vista lateral esquerda da U.P


 Perdendo tempo precioso em viagens distantes e se arriscando em estradas mau conservadas, tendo que, quando em condução própria pagar pedágios caros e ainda arcar com aluguel e alimentação para se manter no trabalho.
Vista lateral direita


Esta é uma expectativa que aos poucos vemos que está diminuindo em relação a estar novamente perto do lar. Estas novas obras quase em ponto de inauguração é uma realidade concreta e que se desponta como um novo horizonte para estes que tanto a esperam.

Vista lateral direita com a Sub-portaria


Desejo boa sorte a todos, e que consigam de fato serem transferidos, pois como dizia o poeta " O tempo não para..não para não..."

Outra vista frontal


E o tempo é o bem mais precioso que um ser humano tem nesta dimensão de vida. O tempo é tudo...e não podemos perde-lo em vão, pois tempo perdido é tempo não recuperado jamais. Boa sorte a todos. e que venha de fato e em breve as tão sonhadas LPTs e LPTE.

25 janeiro 2018

Ministério Público pede indenização de R$ 2 milhões aos 30 policiais acusados de envolvimento com tráfico em São José dos Campos/SP

Promotoria quer ainda que eles sejam mantidos afastados do cargo durante o curso do processo. A ação por improbidade administrativa foi recebida pela Justiça na última terça (23). Policiais estão presos.


Por G1 Vale do Paraíba e Região
25/01/2018 19h13  


MP apreendeu  R$ 2 milhões em apartamento em Jacareí  (Foto: Arquivo Pessoal)

Ministério Público entrou com uma ação civil pública na Justiça para cobrar de 30 policiais de São José dos Campos, acusados de envolvimento com o tráfico de drogas na zona sul da cidade, uma indenização de R$ 2 milhões por dano moral coletivo.

Além disso, a promotoria quer a manutenção do afastamento dos agentes dos cargos - eles estão afastados desde a prisão em novembro. O processo foi recebido pela Justiça na ultima terça (23) e não há prazo para julgamento.

Esses policiais foram denunciados pelo MP, que afirma que a ação do tráfico na zona sul da cidade é facilitada pela polícia que, tendo conhecimento da contabilidade do crime, usava a informação para extorquir os traficantes. A promotoria diz que o esquema movimentava R$ 2 milhões por mês. Os policiais negam as acusações.

Relatório aponta que DIG recebeu R$ 20 mil de criminosos em dezembro de 2015 (Foto: Reprodução)



Além dos policiais, também foram denunciados no esquema uma advogada, um ex-policial e quatro traficantes. Escutas telefonicas mostram nas conversas entre os traficantes que o pagamento de propina era assunto de rotina.

Essa ação civil é paralela à ação criminal que resultou na prisão dos agentes. Ela é de autoria dos promotores Ana Cristina Ioriatti Chami, Alexandre Affonso Castilho e Luís Fernando Scavone de Macedo. Eles pedem a condenação dos policiais por improbidade administrativa, pela conduta ilícita no exercício do cargo.

O valor de R$ 2 milhões é o rendimento atribuído à facção apontada como beneficiária da conduta dos policiais. "Tal condenação deverá ser imposta solidariamente a todos os requeridos, uma vez que, se eles se associaram para desfrutar o produto do ilício, também deverão suportar solidariamente a sanção decorrente das suas faltas", consideram na ação.

O MP quer que os policiais sejam mantidos afastados do cargo até o fim do julgamento. A Secretaria de Segurança Pública afastou administrativamente ao menos 22 policiais dos cargos e demitiu outros dois, que já tinham condenações por extorção em outros processos.

MP quer que policiais paguem R$ 2 milhões ao Estado (Foto: André Bias/TV Vanguarda)



"Os policiais civis são os responsáveis pela transmissão à população do sentimento de segurança e de responsabilidade na condução das investigações criminais. Porém, quando eles descumprem seus deveres funcionais, se comportando tal qual e se aliando a marginais, eles geram na população um sentimento inverso", afirma Ana Cristina.

Prisão

Todos os policiais estão presos desde novembro no presídio especial da Polícia Civil na capital. Eles entraram com um habeas corpus no Superior Tribunal Federal (STF) e aguardam a decisão.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou em nota que "não compactua com desvios de conduta e todos os fatos estão sendo devidamente apurados", afirmou.




Fonte: G1

Traficante que preparava droga para ser entregue em presídios é presa com drogas espalhadas pela casa em Presidente Prudente/SP

PM abordou a indiciada em terminal rodoviário de Presidente Prudente e encontrou droga em sua bolsa. Ela ainda confessou que havia mais ilícitos em sua casa.



Por G1 Presidente Prudente
25/01/2018 10h00  

Drogas foram apreendidas em Presidente Prudente (Foto: Polícia Militar/Cedida)



Uma mulher, de 31 anos, foi detida nesta quarta-feira (24) em Presidente Prudente por tráfico de drogas. Ela foi abordada pela Polícia Militar no Terminal Rodoviário e com ela havia maconha.

Mais drogas foram encontradas escondidas na residência da suspeita. No total foram apreendidos 1,363 quilo de maconha e 0,589 kg de cocaína

Uma equipe das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicleta (Rocam) abordou a suspeita pelo Terminal Rodoviário, onde durante entrevista, confessou que transportava dentro de sua bolsa um tablete de maconha.

Drogas estava,m espalhadas pela residência e foram apreendidas em Presidente Prudente
(Foto: Polícia Militar/Cedida)

Ela ainda informou aos policiais que receberia R$ 700 para entregar a droga para uma pessoa desconhecida na cidade de Osvaldo Cruz, bem como que em sua casa havia mais entorpecente.

Os militares seguiram até a casa da mulher e, em busca domiciliar, encontraram no congelador da geladeira mais maconha e porções de cocaína que estavam no interior de uma bolsa, em cima de uma estante. A ação também resultou na localização de uma balança de precisão.

A mulher recebeu voz de prisão e foi conduzida à Delegacia Participativa da Polícia Civil, onde permaneceu à disposição da Justiça.

Tabletes de maconha foram encontrados em congelador de geladeira (Foto: Polícia Militar/Cedida)





Fonte: G1

Com ajuda de Agentes Penitenciários, Policia Militar apreende drogas e celulares em rodovia que seriam arremessados na PI e PII de Itapetininga/SP

Apreensão foi na rodovia Gladys Bernardes Minhoto. Quatro homens foram levados para a delegacia, onde foram ouvidos e liberados. SAP diz que investiga quais presos receberiam os objetos e vai pedir regressão da pena deles.




Por G1 Itapetininga e Região
24/01/2018 

Quatro homens foram levados à delegacia, onde foram ouvidos e liberados (Foto: Secretaria de
Administração Penitenciária/Divulgação)




Quatro homens foram detidos após serem flagrados com diversos celulares, chips, fones, carregadores e porções de maconha e cocaína na rodovia Gladys Bernardes Minhoto, em Itapetininga, na terça-feira (23).

De acordo com a polícia, a suspeita é de que o grupo estaria levando os celulares para a penitenciária da cidade.

O grupo foi abordado na altura do quilômetro 71. Durante a abordagem, um dos passageiros arremessou para fora do carro uma mochila com os aparelhos e drogas.

Os quatro homens foram levados para a delegacia, onde um boletim de ocorrência foi registrado. Após o registro, todos foram liberados.

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informou que, ao todo, foram apreendidos 80 objetos ilícitos que seriam levados para as penitenciárias I "Jairo de Almeida Bueno" e II "ASP Maria Filomena de Sousa Dias".

Polícia apreende drogas e celulares em rodovia que seriam jogados para detentos em presídios de Itapetininga
 (Foto: Secretaria de Administração Penitenciária/Divulgação)


Ainda conforme a SAP, o plano do grupo era de entrar na mata ao entorno dos presídios, se aproximar dos alambrados que cercam as alas de progressão penitenciária e arremessar celulares e entorpecentes.

Uma denúncia foi feita aos agentes das unidades, por volta das 20h, que acionaram a Polícia Militar e interceptaram o carro indicado onde estavam os suspeitos.

"Imediatamente os diretores do complexo contataram a Polícia Militar, que realizou buscas na rodovia. Ao realizar a revista [no carro indicado], foram encontradas duas mochilas com 13 celulares, 14 carregadores, 26 fones de ouvido, nove chips para telefone celular, 10 porções de cocaína, sete invólucros contendo maconha e ainda um alicate de corte."

A secretaria informou ainda que foi instaurada apuração para descobrir quais seriam os presos que receberiam os objetos nas duas unidade. Se identificados, a direção das penitenciárias vai pedir à Justiça a regressão dos presos para o regime fechado.




Fonte: G1

Parabéns aos Agentes Penitenciários e aos Policiais Militares por este excelente trabalho em combate a criminalidade.

PODERES FRACOS, JUSTIÇA FRACA : 'Madame do crime' é condenada a 9 meses de prisão em regime semiaberto

Decisão foi da 3ª Vara Criminal de São Carlos, SP. Defesa vai pedir que Maria Angélica Macedo da Silva cumpra pena em liberdade, além de um habeas corpus para que ela seja solta imediatamente.


Por Fabiana Assis, G1 São Carlos e Araraquara
24/01/2018 18h38  

Maria Angélica Macedo da Silva, a 'madame do crime', foi presa suspeita de furtos a casas em São Carlos
(Foto: Reprodução/ Facebook)



A jovem Maria Angélica Macedo da Silva, de 25 anos, conhecida como a 'madame do crime', foi condenada a 9 meses de prisão em regime semiaberto pelo crime de tentativa de furto qualificado.

A decisão foi proferida pela 3ª Vara Criminal de São Carlos, nesta quarta-feira (24), após a ré e testemunhas terem sido ouvidas em 18 de janeiro.

Defesa vai recorrer

A advogada de defesa, Luzia Helena Sanches, disse que irá recorrer para que Maria Angélica cumpra a pena em regime aberto. Também entrará com um pedido de habeas corpus na quinta-feira para que ela seja solta.

“Vamos entrar com um pedido de habeas corpus para que ela seja solta imediatamente, tendo em vista que já cumpriu 1/6 da pena em regime fechado”, afirmou.

Maria Angélica está presa preventivamente desde 14 de novembro na penitenciária de Pirajuí (SP). A advogada não sabe para onde ela deverá ser levada para cumprir a pena no semiaberto, mas disse que irá tentar que ela seja libertada antes que seja transferida.

“Agora mais do que nunca eu reafirmo que venho afirmando todo esse tempo que a prisão dela em regime fechado era ilegal”, afirmou Luzia Helena.

'Fizemos de tudo', desabafa pai da 'madame do crime'

'Madame do crime' mentiu sobre formação superior

TJ nega habeas corpus para ‘madame do crime’

O crime

Segundo o boletim de ocorrência, Maria Angélica estava dentro de um carro em frente a uma casa na Rua Campos Sales, quando os proprietários do local chegaram e constataram que a residência tinha sido arrombada.

Na decisão da prisão preventiva, o juiz alegou que a jovem já tinha antecedentes criminais justamente por furto - ela é suspeita em outros 15 crimes -, o que ofendia a ordem pública porque ficava caracterizado que o delito ocorria de forma repetida.

'Madame do crime' ostentava vida de luxo nas redes sociais em São Carlos (Foto: Reprodução/ Facebook)



Apelido de 'Madame do crime'

Maria Angélica foi apelidada de 'madame do crime' pelos policiais, que se surpreenderam com o poder aquisitivo e o nível de escolaridade da mulher.

A jovem, que estava em São Carlos para visitar os pais em um condomínio de luxo, gostava de ostentar em postagens nas redes sociais. Ela aparecia em várias fotos segurando dinheiro e em casas luxuosas.

Segundo a polícia, quando foi presa, a jovem já era investigada há dois meses. De acordo com o delegado Maurício Dotta, ela escolhia as casas a serem assaltadas, alugava carros e chamava outras pessoas para realizar o furto.


Fonte: G1

Diário Oficial pública a 3ª Retificação do concurso SAP publicado em 10/01/2018

ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA
 GABINETE DO SECRETÁRIO
DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
Centro de Cadastro e Registro de Pessoal
SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA
DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
COMISSÃO DE CONCURSO PÚBLICO
EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES E INSTRUÇÕES ESPECIAIS
CCP 008 DE 24-1-2018
3ª RETIFICAÇÃO









































1. - A Secretaria da Administração Penitenciária, por meio
da Comissão Especial de Concurso Público, instituída mediante
a Resolução SAP nº 147, publicada no Diário Oficial do Estado
de 08 de novembro de 2017, e nos termos do Decreto nº 60.449,
de 15 de maio de 2014, torna pública a 3ª Retificação do Edital
CCP n° 008/2018, publicado em 10.01.2018.
Onde se lê:
ANEXO I - DO CARGO
Cargo: Analista Administrativo
Vencimentos: R$ 2.570,84 (dois mil quinhentos e setenta
reais e oitenta e quatro centavos) acrescido do Prêmio de
Desempenho Individual de até R$ 374,50 (trezentos e setenta e
quatro reais e cinquenta centavos), conforme legislação vigente.
No valor apresentado dos vencimentos estão inclusos Salá-
rio Base, Gratificação Executiva, Adicional de Periculosidade e 50
% do Prêmio de Desempenho Individual.
Cargo: Analista Sociocultural
Vencimentos: R$ 2.570,84 (dois mil quinhentos e setenta
reais e oitenta e quatro centavos) acrescido do Prêmio de
Desempenho Individual de até R$ 374,50 (trezentos e setenta e
quatro reais e cinquenta centavos), conforme legislação vigente.
No valor apresentado dos vencimentos estão inclusos Salá-
rio Base, Gratificação Executiva Adicional de Periculosidade e 50
% do Prêmio de Desempenho Individual.
Cargo: Oficial Administrativo
Vencimentos: R$ 1.544,00 (um mil quinhentos e quarenta
e quatro reais) acrescido do Prêmio de Desempenho Individual
de até R$ 190,00 (cento e noventa reais), conforme legislação
vigente.
No valor apresentado dos vencimentos estão inclusos Salá-
rio Base, Gratificação Executiva, Abono Complementar, Adicional
de Periculosidade e 50 % do Prêmio de Desempenho Individual.
ANEXO II - PRÉ-REQUISITOS, PERFIL PROFISSIONAL, ATRIBUIÇÕES,
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E DURAÇÃO DA PROVA.
3 - Atribuições:
AGENTE TÉCNICO DE ASSISTÊNCIA A SAÚDE - TERAPEUTA
OCUPACIONAL
Dedicar-se ao tratamento, desenvolvimento e reabilitação
de pacientes portadores de deficiências físicas e/ou psíquicas,
promovendo atividades com fins específicos, para ajudá-los na
sua recuperação em integração social. Preparar os programas
ocupacionais destinados a pacientes confinados em hospitais
ou outras instituições, baseando-se nos casos a serem tratados,
para propiciar a esses pacientes uma terapêutica que possa
desenvolver e aproveitar seu interesse por determinados trabalhos.
Planejar trabalhos individuais ou em pequenos grupos,
como trabalhos criativos, manuais, de mecanografia, horticultura
e outros, estabelecendo as tarefas de acordo com as prescrições
médicas, para possibilitar a redução ou cura das deficiências do
paciente, desenvolver as capacidades remanescentes e melhorar
seu estado psicológico. Dirigir os trabalhos, supervisionando
os pacientes na execução das tarefas prescritas, para ajudar
o desenvolvimento dos programas e apressar a reabilitação.
Conduzir programas recreativos.
Leia-se:
ANEXO I - DO CARGO
Cargo: Analista Administrativo
Vencimentos: R$ 2.570,84 (dois mil quinhentos e setenta
reais e oitenta e quatro centavos), conforme legislação vigente.
No valor apresentado dos vencimentos estão inclusos Salá-
rio Base, Gratificação Executiva, Adicional de Periculosidade e 50
% do Prêmio de Desempenho Individual.
Cargo: Analista Sociocultural
Vencimentos: R$ 2.570,84 (dois mil quinhentos e setenta
reais e oitenta e quatro centavos), conforme legislação vigente.
No valor apresentado dos vencimentos estão inclusos Salá-
rio Base, Gratificação Executiva Adicional de Periculosidade e 50
% do Prêmio de Desempenho Individual.
Cargo: Oficial Administrativo
Vencimentos: R$ 1.544,00 (um mil quinhentos e quarenta e
quatro reais), conforme legislação vigente.
No valor apresentado dos vencimentos estão inclusos Salá-
rio Base, Gratificação Executiva, Abono Complementar, Adicional
de Periculosidade e 50 % do Prêmio de Desempenho Individual.
ANEXO II - PRÉ-REQUISITOS, PERFIL PROFISSIONAL, ATRIBUIÇÕES,
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E DURAÇÃO DA PROVA.
3 - Atribuições:
AGENTE TÉCNICO DE ASSISTÊNCIA A SAÚDE - TERAPEUTA
OCUPACIONAL
Dedicar-se ao tratamento, desenvolvimento e reabilitação
de pacientes portadores de deficiências físicas e/ou psíquicas,
promovendo atividades com fins específicos, para ajudá-los na
sua recuperação em integração social. Preparar os programas
ocupacionais destinados a pacientes confinados em hospitais
ou outras instituições, baseando-se nos casos a serem tratados,
para propiciar a esses pacientes uma terapêutica que possa
desenvolver e aproveitar seu interesse por determinados trabalhos.
Planejar trabalhos individuais ou em pequenos grupos,
como trabalhos criativos, manuais, de mecanografia, horticultura
e outros, estabelecendo as tarefas de acordo com as próprias
prescrições, para possibilitar a redução ou cura das deficiências
do paciente, desenvolver as capacidades remanescentes e
melhorar seu estado psicológico. Dirigir os trabalhos, supervisionando
os pacientes na execução das tarefas prescritas, para ajudar
o desenvolvimento dos programas e apressar a reabilitação.
Conduzir programas recreativos.



Fonte: Diário Oficial

24 janeiro 2018

PARABÉNS AOS AGENTES, AQUI NÃO LADRÃO : Bandidos tentam usar drone para levar celulares e droga para o CDP de Vila Independência

Aparelho sobrevoava telhado de penitenciária na Zona Sul de SP quando foi interceptado por agentes.




Por G1 SP, São Paulo
24/01/2018 15h52  

Drone tinha barbante que levava cinco celulares e uma porção de maconha (Foto: Divulgação/Secretaria de
Administração Penitenciária)


Agentes penitenciários interceptaram um drone que levava celulares e drogas para dentro do Centro de Detenção Provisória de Vila Independência, na Zona Sul de São Paulo, na noite desta terça-feira (23).

Por volta das 23h10, um Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária do CDP avistou um drone sobrevoando o telhado do Pavilhão IV da unidade prisional, imediatamente comunicou aos Agentes de Segurança Penitenciária e a direção da unidade.

Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária, um agente viu o drone sobrevoando o telhado de um pavilhão do CDP. Dois servidores subiram no telhado e conseguiram interceptar o aparelho. Acoplado ao drone, haviam cinco celulares, cinco baterias e uma porção de maconha.

A direção do presídio tenta identificar quem iria receber os celulares e a droga.


Drone foi interceptado quando transportava celulares e droga para presídio de SP (Foto: Divulgação/Secretaria de Administração Penitenciária)





Fonte: G1

Parabéns aos Servidores por este excelente trabalho, que mesmo sem o reconhecimento e a falta de respeito do governador, continuamos a demonstrar nosso profissionalismo e empenho em todos os trabalhos realizados, seja nas revistas pessoais, revistas por Body Scanner, Raio-X, de Jumbos, também por Sedex e nas muralhas, eles os governantes são passageiros, efetivos e titulares de cargos somos Nós. Não seremos irresponsáveis como ele.

VEJA AS FOTOS DAS OBRAS DOS CDPs DE GÁLIA: Para todos os companheiros que estão esperando as LPTs e LPTE de Gália, creiam, será para breve

Estivemos hoje a tarde na pacata e bonita região de Gália, junto a Serra dos Agudos, e a cidade esta lá incrustada em um vale, mas antes de se chegar cidade, as novas U.Ps são paisagens obrigatórias para todos que ali transitam.




LeandroLeandro
23/01/2018


Obras estão a todos vapor, Portaria do CDP I de Gália


































Não há como passar e não notar na estrada de acesso as duas gigantescas construções de responsabilidade da empresa Engetal Engenharia e Construções, é simplesmente impossível, e nós que já estamos acostumados com as rotinas de movimentações carcerárias, conseguimos parar e visualizar todo aquele fluxo de viaturas diárias, e nos finais de semana com a chegada dos visitantes.

É muito a grande a movimentação de funcionários e nota-se que as obras estão quase concluídas


































E junto com eles, todas as mazelas que infelizmente também chegarão a pequena cidade mudando sua rotina e seu modo de ver e avaliar a vida e tudo aquilo que eles não estão acostumados a vivenciar, como a violência, tráfico, roubos, furtos, e todas as demais modalidades criminosas, será uma nova experiência para aquela pequena população. Mesmo tendo somente as obras inacabadas e em ritmo acelerado, conseguimos vislumbrar todo este movimento que virá a ser uma realidade em breve.

Grande quantidade de maquinas para as pavimentações  já estão no local































Conversando com algumas pessoas que estavam  trabalhando nas obras tivemos a confirmação de que as partes internas estão praticamente prontas, faltando apenas alguns detalhes, que serão acabados rapidamente se o tempo ajudar, segundo os relatos.

As principais construções estão concluidas































Disseram que talvez para maio ou junho no mais tardar, mas eu pessoalmente acho que saíra antes, para seguir o cronograma da própria obra e também aquele de cunho eleitoral, que trará visibilidade política. Mas que não nos interessa, e sim a finalização dos trabalhos e sua consequente inauguração.

Grande quantidade de materiais é visível no local































Nota-se que as construções realmente estão prontas, as muralhas, a edificação principal que é a área habitacional dos presos, as casas dos diretores e a administração, tudo pronto, mas segundo as pessoas que conversaram conosco são muito pequenos os detalhes que estão para serem finalizados internamente.

Funcionários da obra estão otimistas em cumprir o cronograma































O que pudemos notar de fato e que está praticamente crú, são as obras de acesso e o entorno das U.Ps. Vê-se também que as áreas (piscinas) de tratamento de esgoto já estão abertas e os equipamentos que irão processar o mesmo, e a rede de esgoto já estão todos instalados como é facilmente visto do lado externo.

Área que será a entrada e principal estacionamento de visitantes































Segundo um técnico que não quis se identificar, e que confirmou nossa dúvidas, que as obras mais trabalhosas que restam são de fato a construção do entorno, como o acesso as U.Ps que terão que ser realizados.

Local da estação de tratamento de esgoto do CDP I de Gália































Com certeza uma rotatória ou talvez até mesmo a duplicação da pista naquele trecho de acesso a cidade, para que com isso se previna acidentes, e torne a região mais segura para as pessoas que fazem uso da rodovia, moradores da cidade, visitantes, servidores e todos os demais usuários, pois é uma pista simples e estreita, onde com certeza haverá um grande fluxo de veículos.

CDP II de Gália em fase final de construção































Ambas as portarias também já estão edificadas e sendo finalizadas, as máquinas não param, a poeira é uma constante e o barulho chega a ser ensurdecedor, nota-se que estão acelerados de fato os trabalhos, a missão é seguir o cronograma de entrega.

Local da estação de tratamento de esgoto do CDP II de Gália































As áreas de estacionamento e pavimentação interna acredito que pelo tanto de maquinas e operários que se encontram naquele canteiro de obras, será rápido, isso é visível também.

Estação de tratamento de esgoto com biodigestor já instalado


Resta então fazermos orações para que conforme nos foi afirmado, o tempo ajude, o governador pressione a Construtora Engetal, para que eles consigam cumprir o cronograma da entrega da obra nos prazos, ou até mesmo com adiantamento.

CDP I de Gália também em faze final de construção































Por fim que ela venha de fato beneficiar a região com mais vagas oferecidas para os presos provisórios, e principalmente que venha de encontro as necessidade de muitos e muitos companheiros Asps, homens e mulheres,  Aevps e os outros profissionais da área meio que aguardam a entrega da obra e sua consequente inauguração.

Portaria do CDP I de Gália































Colegas estes que estão afastados de casa há muito tempo a espera desta oportunidade, de se aproximarem de seus entes queridos, amigos e reviver seus círculos de amizade, que estão sofrendo em lugares distantes do lar, e que talvez consigam acabar, ou mesmo diminuir esta distância.

Imagens atuais do CDP II de Gália vista da estação de tratamento de esgoto