SOMOS A POLÍCIA PENAL

Profissionais invisíveis que garantes a segurança da sociedade.

QUREMOS QUE NOSSOS DIREITOS SEJAM RESPEITADOS

Arriscamos nossas vidas para garantir a segurança de todos.

SOMOS GUERREIROS E INCANSÁVEIS

Lutamos pelos direitos de todos os servidores públicos.

ACREDITAMOS NUM PAIS MENOS DESIGUAL

Não compactuamos com os demsandos dos governos.

QUEREMOS QUE HAJA JUSTIÇA SOCIAL

Somente assim haverá segurança pública real.

17 maio 2019

Sindicatos unificam luta em defesa dos servidores do sistema prisional

SINDASP, SINDCOP e SIFUSPESP somam forças e criam “Fórum Penitenciário Permanente” para lutar contra as privatizações e por valorização profissional.








Sindcop/Sifuspesp/Sindasp
Postado em : 17/05/2019


Para debater ideias, formular políticas e estratégias em defesa dos interesses dos servidores do sistema penitenciário, foi criado o “Fórum Penitenciário Permanente”, iniciativa que reúne os sindicatos dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo (SINDASP), dos Agentes de Segurança Penitenciária e Demais Servidores Públicos do Sistema Penitenciário Paulista (SINDCOP), e dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (SIFUSPESP).

A medida foi deliberada pelas entidades em reunião na última segunda-feira (13), na sede do SINDCOP, em Bauru, com a participação de diretores e dos presidentes dos três sindicatos. Entre as prioridades do Fórum está a ação conjunta dos sindicatos para mobilizar e organizar os trabalhadores e trabalhadoras contra a privatização do sistema prisional, por valorização salarial e profissional dos servidores.

Entre as medidas, os sindicatos já deliberaram que vão procurar os deputados na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para sensibilizar os parlamentares e cobrar posicionamento contra as privatizações. Outra ação, já em andamento, é a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa do Sistema Penitenciário e contra a Privatização do Sistema Prisional, requerida à Alesp com apoio do deputado Carlos Giannazi (Psol).

Os dirigentes também vão denunciar os riscos da privatização do sistema junto às Câmaras de Vereadores e Conselhos de Segurança (Conseg’s) nos municípios em que os sindicatos atuam por meio de suas sedes, subsedes e pontos de apoio em todo o Estado paulista.

Com a iniciativa, as entidades sindicais também visam realizar pesquisas e estudos, promover debates e eventos para debater as questões relevantes para as categorias.

“Em momentos de crise, quando temos dificuldades como as de agora, precisamos nos unir. A principal questão é a categoria, senão nós todos vamos perder”, avalia Gilson Pimentel Barreto, presidente do SINDCOP.

Para Fábio César Ferreira, o Jabá, presidente do SIFUSPESP, a união das entidades não é uma questão de velha ou nova política, mas sim de resgate do sindicalismo e dos sindicatos que defendem realmente a categoria. “Os ataques vêm de todos os lados. No governo Alckmin era uma questão do Estado mínimo. Agora, com o Dória é Estado nenhum ”, afirma.

Segundo Valdir Branquinho, presidente do SINDASP, a união das entidades é o início de mais uma etapa de conquistas. “Temos de deixar de ser amadores e nos tornarmos profissionais. Vem pauleira pela frente”, diz o sindicalista.

Audiência conjunta no Tribunal de Justiça


Na tarde da terça-feira (21), as três entidades sindicais participam de audiência conciliação com a Fazenda Pública do Estado de São Paulo, convocada pelo Tribunal de Justiça (TJ-SP).

Na ação, movida pelo SIFUSPESP, o sindicato reivindica a abertura imediata das negociações diante da intransigência do governo estadual em não dialogar, apresenta as reivindicações dos servidores para a Campanha Salarial 2019 e rechaça as propostas de privatização.

Na pauta econômica, os servidores penitenciários reivindicam reajuste salarial de 29,31% (IGP-M) para repor a inflação acumulada desde julho de 2014, além de valorização salarial de 50% para todas as categorias do sistema, e fim do teto para os vales refeição e alimentação.




Fonte: Sindcop/Sifuspesp/Sindasp

VÍDEOS, POLICIA PENAL JÁ! : Capitão Alberto Neto lança Frente Parlamentar para reestruturar o sistema penitenciário e combate o narcotráfico no país

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PRB-AM) lançará na quarta-feira (22), na Câmara dos Deputados a Frente Parlamentar Mista de Desenvolvimento Estratégico do Sistema Penitenciário, Combate ao Narcotráfico e ao Crime Organizado no Brasil.







Leandro Leandro
17/05/2019

Dia 22 de maio de 2019 as 09:00 da manhã



A Frente contará com a participação dos parlamentares da famosa bancada da bala ou bancada militar, Deputado Capitão Wagner (PROS-CE), Senador Major Olímpio (PSL-SP), Deputado Coronel Tadeu (PSL-SP), Deputado Delegado Waldir (PSL- GO) e o Deputado Cel. Armando (PSL-SC) são os parlamentares que compõe a comissão.

O objetivo da frente é contribuir com a reformulação do sistema prisional para que possam combater com mais vigor e inibir o crescimento do tráfico de drogas.

Dia 22 de maio de 2019


Além disso, “a Frente Parlamentar destacará a supervisão, coordenação, controle do Sistema Penitenciário, implantação e implementação da execução das penas privativas de liberdade e das medidas de segurança nos Estados, zelando pela articulação com o Poder Judiciário, Ministério Público demais Órgãos ou entidades relacionadas à Política Penitenciária Estadual”, conforme informa o requerimento protocolado pelo deputado.

                                               Deputado Federal Capitão Alberto Neto


Para o Deputado Federal Capitão Alberto Neto, ele diz que não pode falar de segurança pública, de combate ao narcotráfico sem falar do sistema penitenciário.

"Hoje o bandido usa o sistema prisional para comandar o crime organizado, o bandido hoje sob a tutela do Estado articula mortes, assaltos, distribui droga no País inteiro, pra gente combater o crime organizado primeiramente temos que reestruturar o sistema penitenciário que já provou inúmeras vezes que não funciona e que só beneficia o bandido" Disse.
 


                                                  Deputado Federal Capitão Wagner

A frente parlamentar também tem o objetivo de levar mais qualidade de trabalho e vida para os Agentes Penitenciários.

"Com a frente parlamentar vamos conseguir valorizar o agente penitenciário do jeito que ele merece e lutar pelas causas dos agentes, como a PEC 372/17 que precisa ser aprovada para a criação da Polícia Penal". Afirmou o deputado. 


                                                  Deputado Federal Sargento Fahur

Durante o andamento dos trabalhos da Frente Parlamentar, espera-se que possam se consolidar métricas, indicadores de desempenho e que os deputados possam criar observatórios da aplicação dos recursos públicos e das políticas públicas, garantindo assim que as verbas destinadas a esses fins sejam aplicados conforme planejado.

                                                Deputado Federal Lincoln Portela

Para criação da Frente Parlamentar, Alberto Neto conseguiu apoio de quase 200 deputados federais, entre eles, os amazonenses Marcelo Ramos, Sidney Leite, Silas Câmara, Delegado Pablo e Bosco Saraiva, e de mais oito senadores: Eduardo Braga, Leila Barros, Marilza Gomes, Major Olímpio, Marcos Rogério, Omar Aziz, Plínio Valério e Zequinha Marinho.


Deputado Federal Alberto Neto......acreditar no Brasil é a nossa melhor opção





Fonte: Herizanya Peixoto - Assessoria de Comunicação do Deputado Federal Alberto Neto.

AGENTE ATIRA E DERRUBA "CATETO" LADRÃO : Homem é baleado ao tentar roubar agente penitenciário em Vilhena/RO

Além de baleado, marginal foi desarmado e arma foi apreendida. Comparsa se evadiu do local. Parabéns ao agente penitenciário por sua excelente mira, três tiros no alvo, muito bem treinado. 






Por Rota Policial News 
Carlos Mont Serrate/Claudemir Sabino
Publicada em 17/05/2019 às 08h20


Policia Militar esteve presente no local para dar apoio ao agente penitenciário


A tentativa de assalto frustrada foi registrada na noite desta quinta-feira, 16 de Maio, em uma residência localizada na avenida Juracy Correa Muller, no bairro Jardim Eldorado, em Vilhena.

Sangue do meliante ficou marcado na calçada

Conforme apurado, o agente penitenciário estava chegando em sua casa a bordo de seu veículo Fiat Pálio e ao descer para abrir o portão, notou a aproximação de dois homens em uma bicicleta e ao ver que o garupa sacou de um revólver de calibre 32 e anunciou o assalto, o agente sacou de sua pistola e efetuou três disparos de legitima defesa contra o marginal.


Um dos disparos atingiu o lado direito do peito e a munição ficou alojada próxima ao coração, um segundo disparo atingiu a mão e o último atingiu a cabeça de raspão.

Arma foi apreendida, revolver calibre 32


A Polícia Militar de Trânsito (P-TRAN) e uma unidade de resgate do Corpo de Bombeiros foram destinadas ao local e encaminharam o rapaz, identificado pela alcunha de “Cateto” ao pronto-socorro do Hospital Regional, onde segue internado e pode ser encaminhado para Cacoal.

A arma usada pelo assaltante foi apreendida pelo agente durante a ação e entregue para os policiais militares, sendo a ocorrência registrada na Unidade Integrada de Segurança Pública (UNISP).

Assaltante foi socorrido após ser atingido com três disparos de arma de fogo do agente








Fonte: Rota Policial News 

Curiosidade:  O que é um "Cateto"?

'Caititu", "cateto", "caitatu", "taititu",  e "tateto" são termos provenientes do termo tupi kaiti'tu.


'Caititu", "cateto", "caitatu", "taititu",  e "tateto" são provenientes do termo tupi kaiti'tu









O caititu ou cateto é chamado de porco-do-mato devido à sua aparente semelhança com os javalis (Sus scrofa). Entretanto, várias características anatômicas o tornam diferente, tais como: a presença de uma glândula odorífera na região dorsal e de uma cauda vestigial de 15 a 55 mm; o osso da perna fundido ao do pé, que resulta em três dígitos na pata posterior, o fígado reduzido, a ausência de vesícula biliar e a presença de um estômago compartimentalizado em estômago glandular, bolsa gástrica e dois sacos cegos (o saco cego cranioventral e saco cego caudodorsal). A presença desse tipo de estômago permite que os caititus ou catetos se alimentem de itens diversos, incluindo alimentos fibrosos, sobras de legumes, frutos e pequenos vertebrados.

Dentre as três espécies de pecaris existentes, os caititus são os de menor porte. Quando adultos, medem de 75 a 100 cm de comprimento e aproximadamente 45 cm de altura. O peso varia de 14 a 30 kg. A espécie apresenta uma cauda vestigial e um focinho alongado com disco móvel terminal, patas curtas e delgadas e pés pequenos proporcionalmente ao resto do corpo. As patas dianteiras possuem quatro dígitos, sendo dois destes funcionais e as traseiras possuem um dos dígitos não funcional. A espécie possui 38 dentes, sendo os caninos superiores os que mais se destacam. Diferentemente dos porcos verdadeiros, seus caninos são relativamente pequenos e com o crescimento reto e para baixo. Possuem o comportamento de bater os dentes como mecanismo de defesa quando se sentem ameaçados.


A pelagem é longa e áspera, geralmente de tonalidade cinza mesclada de preto, com uma faixa de pelos brancos ao redor do pescoço que dá o aspecto de um colar.[5] Na região dorsal possuem uma crina de pelos mais longos e escuros, que eriçam em situações de estresse ou quando demonstram comportamentos de ameaça. Não existe dimorfismo sexual nessa espécie. No entanto, é possível visualizar o escroto dos machos a curtas distâncias. A glândula dorsal se localiza de 15 a 20 cm na região anterior a base da cauda[9] e tem como função a marcação territorial e social.

VÍDEO : Enquanto Doria tenta privatizar o sistema penitenciário, o governador Witzel dá o exemplo de como tratar o Agepen

Governador enfatiza necessidade de ressocialização dos detentos e anuncia aumento de até 285% na gratificação de servidores penitenciários.







Matheus Maciel
17/05/2019

O governador Wilson Witzel participa de entrega de veículos para o sistema prisional do Complexo de Gericinó
 Foto: Guilherme Pinto / Agência O Globo



Reformulação nas gratificações

Wiztel anunciou uma reformulação nas gratificações de servidores com cargos de chefia do sistema penitenciário. Em alguns cargos o aumento chega até 285%, no caso do diretor de uma unidade de alta complexidade (a gratificação passará de R$ 1.300 para R$ 5.000). Os valores reajustados variam de acordo com o nível de complexidade da unidade prisional.

Os cargos que vão receber o aumento são: diretores, subdiretores, chefes de segurança e disciplina e chefes de turmas de inspetores.

Entrega de novos materiais aos Agentes Penitenciários, que foram adquiridos durante a intervenção


- Hoje não há riscos de terminarmos o ano sem encerrar as folhas de salários. Diante de tantas dificuldades, estamos rearrumando nossas finanças. Estamos anunciando o remanejamento de verbas para valorizar algumas funções. O aumento das gratificações chega até 285% - garantiu Witzel.

O evento teve participação dos secretários de Administração Penitenciária, coronel Alexandre Azevedo de Jesus, e da Polícia Militar, Rogério Figueiredo.

Flexões com os militares


Após o discurso, Witzel voltou a fazer flexões junto à tropa de operações especiais, como já fizera em outras ocasiões.

Ao lado do governador também estava o deputado estadual Rodrigo Amorim (PSL). O parlamentar deu entrada em um projeto de lei que pede pelo fim das cotas raciais na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) na última semana.



Com as novas viaturas o secretário Azevedo afirmou que transporta no Estado do Rio cerca de 600 presos por dia. Ele também frisou a questão salarial e das gratificações.

- O patamar dos salários será justo. Vamos fazer história.

O evento ficou marcado também por uma gafe. Parte da cerimônia contava com a entrega de um buquê para a esposa do governador, Helena Witzel. A primeira-dama, no entanto, não compareceu ao evento pois estava em uma agenda do Rio Solidário. A apresentação foi realizada no Centro de Instrução Especializada (Ciesp).




Fonte: O GLOBO

Imagens: Aplicativo de wattsapp
Vídeos : Aplicativo de wattsapp



Convite


Fica o convite também a todos os servidores penitenciários para estarem na Alesp dia 06/06/2019,  as 09:00 da manhã,  dia este que será lançado a Frente Parlamentar da Cidadania e Segurança Pública, campanha que irá pedir as valorizações e reconhecimento das Forças de Segurança do Estado de São Paulo, compostas por  servidores das: Policia Civil, Policia Militar e SAP.



Convite este feito pelo Deputado Estadual Tenente Nascimento

16 maio 2019

MATÉRIA DO G1 : Armados com espetos artesanais, presos rendem agentes e professor na Penitenciária de Junqueirópolis/SP

Durante as negociações, a direção do presídio tomou conhecimento de que o episódio se tratava de uma tentativa de fuga, que acabou frustrada.








Por G1 Presidente Prudente
16/05/2019 16h31 


Espetos artesanais foram usados como armas pelos presos em Junqueirópolis
Foto: Polícia Civil



Dois agentes e um professor foram feitos reféns de presos na Penitenciária de Junqueirópolis (SP), na tarde desta quarta-feira (15).

A Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP) informou ao G1 que, por volta das 13h55, durante a troca de professores da escola do Pavilhão Habitacional II da unidade, três presos se armaram com espetos artesanais, esconderam-se embaixo da escada de acesso do colégio e, no momento em que a porta do local foi aberta para a transição, renderam os dois agentes e o professor.

Os reféns foram ameaçados e conduzidos para fora do pavilhão, em direção à muralha.

De acordo com a SAP, os agentes que estavam na muralha visualizaram a situação e imediatamente informaram a direção do presídio.

Em seguida, a direção, acompanhada de outros agentes, se encaminhou ao local para iniciar as negociações.

Presos tentaram fugir da Penitenciária de Junqueirópolis
Foto: Reprodução/TV Fronteira


Após 30 minutos de diálogo, ainda segundo a SAP, os detentos aceitaram soltar os reféns e entregar as armas improvisadas.

Durante a conversa, a direção tomou conhecimento de que o episódio se tratava de uma tentativa de fuga, que acabou frustrada.

Após o episódio, os três presos envolvidos foram transferidos para a Penitenciária Zwinglio Ferreira, a P1, em Presidente Venceslau (SP).

Os reféns foram encaminhados a um hospital da região para avaliação, porém, não houve ferimentos graves em ninguém.

Os outros presos da unidade foram trancados de volta na cela e funcionários realizaram a contagem.

Presos tentaram fugir da Penitenciária de Junqueirópolis
Foto: Reprodução/TV Fronteira



A SAP informou ao G1 que foi aberto Procedimento Apuratório Disciplinar e Preliminar para a averiguação do caso e que ainda solicitou à Justiça a inclusão em Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) dos presos que participaram do ato de indisciplina.

A Polícia Civil também instaurou inquérito para investigar o caso.

Nesta quinta-feira (16), está sendo realizada revista geral na unidade, que opera normalmente, “dentro dos padrões de segurança e disciplina”, conforme a SAP enfatizou ao G1.

De acordo com os dados fornecidos pela SAP, a Penitenciária de Junqueirópolis possui capacidade para abrigar 873 presos, mas conta atualmente com uma população de 1.632 detentos.




Fonte: G1

AGENTES PENITENCIÁRIOS, HERÓIS ANÔNIMOS : Plano do PCC para resgatar Marcola de presídio federal é interceptado

Integrantes da facção criminosa aguardavam aval do traficante internacional conhecido como Fuminho para iniciar plano para resgatar o preso.







SÃO PAULO
Kaique Dalapola, do R7, com informações da Record TV
 16/05/2019 - 17h55 (Atualizado em 16/05/2019 - 18h48)

Gaspar, Ralf e CI: os novos líderes do PCC em Presidente Venceslau
Reprodução/SAP-SP




Agentes da Penitenciária 2 de Presidente Venceslau, conhecida como P2 de Venceslau (a cerca de 610 km de São Paulo), interceptaram, no dia 8 de abril, anotações de supostos membros da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), dizendo sobre novos líderes da organização e um possível plano de resgatar Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, do Presídio Federal de Brasília.

Apontado como líder máximo da facção criminosa, Marcola saiu da P2 de Venceslau em fevereiro deste ano para ir à penitenciária federal de Porto Velho. Um mês depois, foi novamente transferido, desta vez para a federal de Brasília.

De acordo com a carta interceptada pelos agentes penitenciários, com a saída de Marcola da P2 de Venceslau, outros três presos assumiram funções estratégicas da facção dentro do sistema carcerário: Wilber de Jesus Marces (conhecido como Gaspar), Valcedi Francisco da Costa (o Ralf) e Márcio Domingos Ramos (o CI).


Conforme a apuração da SAP-SP (Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo), os três presos orquestrariam de dentro do sistema carcerário, alinhado com o traficante internacional Gilberto Aparecido dos Santos, o Fuminho — um dos principais nomes do PCC nas ruas —, o resgate ao Marcola.

A carta interceptada por agentes penitenciários aponta que integrantes da facção criminosa estavam aguardando o aval de Fuminho para realizar o plano de tirar Marcola da penitenciária federal de Brasília.

Clique na imagem para ampliar

Ainda segundo as informações que constam na carta, o suposto integrante da cúpula do PCC Carlos Henrique da Silva, chamado de Carlão da Zona Norte, havia ficado com a responsabilidade de organizar os membros da facção que tem alto nível de conhecimento militar e de armamentos para preparar o poder bélico para o dia do resgate.

A organização criminosa predendia mobilizar integrantes de todos Estados brasileiros para participar do resgate. A facção já havia monitorado, segundo a SAP-SP acredita, por meio de drones, como era o funcionamento ao redor do presídio de Brasília, e sabia que o Exército não estava presente no local.

Após a interceptação desta carta, a SAP-SP pediu a transferência dos três presos apontados como novos líderes da facção criminosa para presídios federais.

Leia a carta na íntegra com a tradução e adequação do texto:


"Primeiramente, um forte abraço a todos. A situação está da seguinte forma: quem está fechando no pavilhão um da Penitenciária 2 de Presidente Venceslau são os nossos irmãos Gaspar e Ralf e no pavilhão dois, o Ariel. A sintonia está na rua, mas temos ordens deixadas pelo Marcola que temos que agir na inteligência.

O Carlão da Zona Norte já está se alinhando com os integrantes que tem conhecimento de armamentos e mandou um recado para todos de outros Estados. Tem que disponibilizar dois irmãos de responsa de cada Estado para formar um time da hora. Estamos no aguardo do Fuminho para dar retorno se vai tirar o Marcola da Penitenciária Federal de Brasília.

Sabemos que o drone já voou lá e até o momento não tinha militares do Exército. Mas sabemos que tirar o Marcola de Brasília tem que ter um planejamento diferenciado de todos e só com o apoio do Fuminho que podemos concluir o resgate.

Esse time do Carlão é para agir com cautela, no momento certo vamos para cima dos agente públicos que mandaram a cúpula do PCC para aquele lugar desumano. Sabemos que o planejamento utilizado não era o correto, mas só tinha esse para se comunicar na urgência."





Fonte: PORTAL R7

Mérito todo dos Agentes Penitenciários em realizar um trabalho profissional, mas nenhum crédito em nenhuma matéria de nenhum veículo de comunicação.


Parabéns a Todos os Servidores e a Equipe por este excelente trabalho realizado, que mesmo sem o reconhecimento e a falta de respeito do Governo, patrão, continuamos a demonstrar nosso profissionalismo e empenho em todos os trabalhos realizados, seja nas revistas pessoais, revistas por Body Scanner, Raio-X, de Jumbos, também por Sedex e nas muralhas, eles os governantes são passageiros, efetivos e titulares de cargos somos Nós. Não seremos irresponsáveis como ele.

15 maio 2019

MAS NÃO SOMOS DA SEGURANÇA PÚBLICA : Detentos rendem agentes e professor e tentam fuga com reféns na Penitenciária de Junqueirópolis/SP

Fatos ocorreram na tarde desta quarta feira, 15/05/2019, na Penitenciária de Junqueirópolis/SP, que segundo o site da SAP, encontra-se na data : 14/mai com a seguinte população carcerária: Capacidade: 873   População: 1632.







Leandro Leandro
15/05/2019


Superpopulação carcerária é um dos principais motivos dos acontecimentos, mas o o MP, o Judiciário
 e nem a Defensoria  nada fazem para combater tais erros da administração

Por volta das 13h50, quando ocorria a troca dos professores na U.P.,  os sentenciados J. C. L., matrícula 444.468-5; L. G. L.DE M., matrícula 510.013, vulgo Peste ou Rafinha, e o sentenciado R. D. B., matrícula 462.692, vulgo Karatê, em um rompante de violência e de surpresa,agindo com violência, fizeram reféns os Agentes Laercio Miranda da Silva e Anderson Martins da Silva, bem como o professor André Luis Vieira Marques de Souza.

Conforme se pode-se  presumir, os sentenciados, quando da entrada para a escola, esconderam-se sob as escadarias de forma sorrateira, no intuíto de tomar os reféns que por ali transitavam, e conseguiram tal objetivo. Ato continuo, de posse das chaves que estavam com os servidores, saíram pela lateral do Pavilhão, mais precisamente pelo Pavilhão de trabalho, chegando com os reféns junto ao Portão da Muralha.

Neste momento, foram observados por agentes da muralha e também de outros setores, sendo então frustrado o plano de fuga, e iniciada uma negociação para a entrega dos reféns. Muitos agentes e servidores não conseguiram sair do prédio intramuros ficando ilhados e aguardando o fim da negociação.

Penitenciária de Junqueirópolis foi inaugurada no ano de 1998 e foi construida no Sistema X,
está com lotação de 100% acima da sua capacidade





Com aproximadamente 00:30 minutos de negociações, os servidores obtiveram êxito em retirar os reféns do poder dos detentos e conseguiram embarca-los em viatura adequadas para realizar suas  transferências, em regime de urgência para a Penitenciária I de Presidente Venceslau onde ficaraão aguardando os trâmites dos procedimentos disciplinares.

Os Agentes e o Professor foram resgatados sem ferimentos graves, apenas com pequenas escoriações visíveis. Foram então todos levados à Santa Casa e passam bem, contudo, bastante abalados psicológicamente.

Importante frisar que, após o fato, os demais detentos(população carcerária) foram trancados sem quaisquer outros imprevistos. A contagem dos raios foi efetivada e batida e as demais atividades como cozinha e entrega de alimentação, voltaram à normalidade.


Obrigado pela preocupação dos colegas.




Fonte: Imagens Google Earth

Parabéns a Todos os Servidores e a Equipe por este excelente trabalho realizado, que mesmo sem o reconhecimento e a falta de respeito do Governo, patrão, continuamos a demonstrar nosso profissionalismo e empenho em todos os trabalhos realizados, seja nas revistas pessoais, revistas por Body Scanner, Raio-X, de Jumbos, também por Sedex e nas muralhas, eles os governantes são passageiros, efetivos e titulares de cargos somos Nós. Não seremos irresponsáveis como ele.

MAS O DORIA AFIRMA NÃO SEREM DA SEGURANÇA PÚBLICA: Agentes penitenciários interceptam entrada de cocaína líquida ‘disfarçada’ em meio a tomates e queijo na P II de Venceslau/SP

Mulher foi encaminhada à Delegacia da Polícia Civil, em Presidente Venceslau, e acabou presa em flagrante por tráfico de droga.







Por G1 Presidente Prudente
15/05/2019 18h09 


Cocaína líquida estava 'disfarçada' em meio a tomates e queijo
Foto: SAP




Funcionários da Penitenciária Maurício Henrique Guimarães Pereira, a P2, em Presidente Venceslau (SP), conseguiram interceptar a entrada de um recipiente com cocaína em forma líquida na unidade.

De acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira (15) pela Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP), a droga era carregada em meio a uma vasilha plástica com tomates-cerejas e queijo branco, embebidos em um líquido transparente, que uma mulher visitante levava para um preso que cumpre pena no local.

Os agentes identificaram a cocaína em forma líquida e impediram a entrada da mulher na unidade.

A visitante foi encaminhada à Delegacia da Polícia Civil e acabou presa em flagrante por tráfico de droga.

A polícia informou ao G1 nesta quarta-feira (15) que a prisão em flagrante foi convertida em preventiva pela Justiça em audiência de custódia.

Cocaína líquida estava 'disfarçada' em meio a tomates e queijo
Foto: SAP








Fonte: G1


Parabéns a Todos os Servidores e a Equipe por este excelente trabalho realizado, que mesmo sem o reconhecimento e a falta de respeito do Governo, patrão, continuamos a demonstrar nosso profissionalismo e empenho em todos os trabalhos realizados, seja nas revistas pessoais, revistas por Body Scanner, Raio-X, de Jumbos, também por Sedex e nas muralhas, eles os governantes são passageiros, efetivos e titulares de cargos somos Nós. Não seremos irresponsáveis como ele.

Regime Adicional de Serviço(RAS) utilizado no estado do Rio de Janeiro, é a DEJEP, DEJEM e DEJEC do estado de São Paulo, e significa também escravidão

Programa permitia que policiais militares escolhessem local e horário para trabalho extra. Agora, não se tornou obrigatório.






Por Bruna Fantti
Publicado 15/05/2019


O RAS foi criado para evitar o bico na PM e estendido aos agentes penitenciários




Rio - Antes anunciado como uma oportunidade para o policial militar complementar a renda no horário de folga com a possibilidade de escolha do local de serviço, agora uma obrigação. Desde que foi retomado no mês passado, de forma compulsória, o Regime Adicional de Serviço (RAS) virou motivo de desgaste entre a cúpula da Polícia Militar e o Gabinete de Intervenção Federal (GIF).

O RAS foi anunciado em 2012 pela corporação na tentativa de afastar o policial da segurança privada, ou seja, do chamado bico, que não é autorizado. De acordo com o regimento da PM, caso um agente seja flagrado trabalhando como segurança ele poderá ser punido, com processo disciplinar, por exemplo. Com o RAS, o agente poderia complementar a renda de forma autorizada.

Ao ser lançado há sete anos, o programa oferecia uma remuneração e listava locais e horários onde o policial poderia trabalhar, caso ele desejasse. Com a crise financeira estadual, no entanto, o RAS foi suspenso logo após o término da Rio 2016 e passou a atrasar os pagamentos.

O gabinete decidiu voltar com o programa, mas, de forma obrigatória, ação que era descartada pela cúpula da PM e chegou a ser rechaçada no período do Carnaval, quando a Segurança Pública do Rio ainda estava sob o comando do governador Luiz Fernando Pezão.

No Boletim da PM, a ação foi descrita da seguinte forma: "Considerando a necessidade de se aumentar a ostensividade da Corporação e buscar a redução dos indicadores criminais, o Chefe do Estado-Maior torna público o quantitativo de RAS. O período de emprego será diário, até segunda ordem. Os Policiais Militares escalados no RAS Compulsório deverão ser empenhados em turno de 8 horas entre 06:00 e 22:00 horas".

ALTOS ÍNDICES


Em seguida, os locais onde eles deverão trabalhar são enumerados. As áreas escolhidas possuem índices criminais registrados com maior frequência, como Irajá, Duque de Caxias, Olaria, São Gonçalo. "Não me importo de trabalhar em um local perigoso. Mas tenho que conhecer o mínimo da área para realizar o patrulhamento. Fica difícil policiar ou até escolher uma rota de fuga em caso de confronto", disse um soldado, que trabalha em uma UPP da Zona Sul e foi escalado em Irajá.

O objetivo do Regime Adicional de Serviço é reforçar o policiamento nas ruas com a contratação de horas extras.
Antes, no entanto, o PM tinha de se oferecer ao trabalho - Fernanda Dias

Na próxima semana, representantes do movimento SOS Polícia vão pedir uma reunião com o comandante-geral da PM para debater o assunto. "O RAS compulsório reduz ainda mais o convívio do PM com os seus familiares, influenciando na sua qualidade de vida. Isso repercute na qualidade do serviço e na saúde do policial. De acordo com as suas necessidades financeiras o policial poderia ter o direito de decidir, por isso somos favoráveis ao RAS voluntário", afirmou o tenente Nilton da Silva, Representante do SOS Polícia.

O governador Wilson Witzel anunciou, nesta quinta-feira (02), o reajuste do Regime Adicional de Serviço (RAS), hora extra remunerada de policiais militares e civis. Os novos valores correspondem a um aumento de, em média, 45% para cada faixa de escala de trabalho. Atualmente, o valor mínimo praticado pelo Governo do Estado é de R$ 112,50, que passará para R$ 166,55 para agentes que atuam por 6 horas de trabalho. Já para aqueles que trabalham por 12 horas, o valor máximo, que hoje é de R$ 375, chegará a R$ 555,16.

Extensão para bombeiros e agentes penitenciários]


O governo ampliou a medida para bombeiros e agentes penitenciários. As secretarias de Defesa Civil e de Administração Penitenciária se prepararam para encontrar soluções de remanejamentos orçamentários internos, para também pagar o RAS aos servidores. Assim que esse trabalho for concluído, será submetido para análise do Conselho de Supervisão dos Regimes de Recuperação Fiscal dos Estados. Quando o reajuste para essas duas categorias for autorizado, será feito um decreto para que o pagamento seja feito de forma retroativa.

Novos valores do RAS

O Governo do Estado vai adotar o mesmo percentual de 45% praticado para as outras categorias da segurança pública.

De acordo com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, houve uma reestruturação interna, que readequou o orçamento da pasta e, por isso, o reajuste do benefício será concedido.

Para os policiais que atuam com a carga horária de seis horas de trabalho, o aumento será nos seguintes valores: Nível A, de R$ 187,50 para R$ 277,58; Nível B; de R$ 150 para R$ 222,06 e Nível C, de R$ 112,50 para R$ 166,55.

O reajuste para os policiais que fazem turnos de oito horas será: Nível A, de R$ 250 para R$ 370,10; Nível B, de R$ 200 para R$ 296,08 e Nível C, de R$ 150,00 para R$ 222.

Já os profissionais que trabalham na escala de 12 horas terão o seguinte aumento: Nível A, de R$ 375 para R$ 555,16; Nível B, de R$ 300 para R$ 444,12 e Nível C, de R$ 225 para R$ 333,09.


Servidor necessita de valorização e não de escravização....Direito de estar e de viver com seus familiares o máximo de tempo possivel. Sabendo que seu salário será o suficiente para mante-los de forma honesta .



Fonte: Compilação O DIA

14 maio 2019

NOTICIA EXCELENTE : Comissão aprova projeto que obriga presos a pagar por suas despesas na prisão

Proposta apresentada em 2015 ainda precisa passar pelo plenário do Senado e pela Câmara.






Daniel Carvalho
14.mai.2019 às 16h43

Instalações do presidio federal no Complexo da Papuda/Pedro Ladeira -Folhapress



BRASÍLIA - Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou nesta terça-feira (14) um projeto de lei que obriga presos a ressarcir o Estado pelas despesas com sua manutenção em estabelecimento prisional.

Pelo texto, caso o presidiário não tenha condições de indenizar o governo, "poderá valer-se do produto de seu trabalho". Nesta hipótese, o projeto estabelece desconto mensal de até 1/4 da remuneração recebida.

"Já o condenado que reúne condições econômicas deve promover o ressarcimento independentemente de exercer atividade remunerada durante o cumprimento da pena", diz a relatora do projeto na comissão, senadora Soraya Thronicke (PSL-MS).

A proposta original foi apresentada em 2015 pelo então senador Waldemir Moka (MDB-MS).

Policiais fazem revistas para entrar no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, Maranhão, monitorres
 terceirizados observam/Francisco Proner/Farpa/CIDH


O texto ainda precisa ser votado no plenário do Senado e passará pela Câmara.

O projeto diz que, na hipótese de não pagamento das despesas, haverá conversão em dívida e será aplicada a legislação relativa à cobrança de dívida ativa da Fazenda Pública.

Comprovado caso de hipossuficiência, ou seja, caso fique provado que o preso não pode pagar, a proposta diz que o débito fica suspenso e só poderá ser cobrado se, nos cinco anos seguintes, o preso conseguir condições de pagar. Passado este prazo, a obrigação do preso fica extinta.

Os valores decorrentes das despesas de manutenção do preso provisório serão descontados da remuneração ou pagos com recursos próprios e depositados judicialmente.

Detentos no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, Maranhão/Francisco Proner/Farpa/CIDH


Esses recursos devem ser revertidos para o pagamento das despesas de manutenção em caso de condenação transitada em julgado. Em caso de absolvição, serão restituídos ao preso provisório.

"Eu escuto a voz do povo e, como sua representante neste parlamento, não posso ser contrária a este projeto", afirma Thronicke.

A senadora argumenta que o projeto não defende que o preso "seja submetido nem a trabalhos forçados nem a trabalho obrigatório".





Fonte: Folha de São Paulo

13 maio 2019

VERGONHA, E PROCURADORES QUEREM RECORRER : Susepe é notificada, e RS tem até a manhã de terça para remover presos de viaturas

Decisão judicial obriga o Estado a encaminhar para o sistema prisional detentos que se encontram em "veículos ou outros locais igualmente inadequados".








TIAGO BOFF
13/05/2019 - 11h03min

Algemados em viaturas da BM, presos aguardam vagas em presídios nesta segunda-feira
Ronaldo Bernardi / Agência RBS





O Estado tem até as 10h desta terça-feira (14) para remover presos que estão em "veículos ou outros locais igualmente inadequados", e de até 48 horas para aqueles recolhidos em celas ou carceragens de DPs. A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) foi notificada nesta segunda-feira (13) da determinação expedida na última sexta (10) pela Justiça.

Na decisão, a desembargadora Vanderlei Terezinha Tremeia Kubiaki, da 6ª Câmara Criminal afirma que a "degradação do sistema prisional no Estado do Rio Grande do Sul é uma realidade incontestável", colocando em risco não só os presos, mas também os policiais militares responsáveis pela custódia

O preso Gilson completou no sábado (20) quatro dias numa viatura da BM, dormindo sentado e
algemado à porta do veículo/Ronaldo Bernardi / Agencia RBS



Na sexta-feira, o superintendente da Susepe, Mário Santa Maria Júnior, não foi localizado para o cumprimento imediato da deliberação.

 A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) analisa o documento para um possível recurso. Uma audiência com a magistrada será solicitada pelo governo, a fim de discutir as possibilidades para resolver a situação.





Fonte: GAUCHAZH

Agentes penitenciários que segundo Doria não são da segurança, fazem trabalhos que extrapolam os já desenvolvidos em Penitenciária

Fatos aconteceram na Pentienciária "Silvio Yoshihiko Hinohara", de Presidente Bernardes/SP.








Leandro Leandro
13/05/2019


Drogas apreendidas no dia de sábado, 11/05/2019


Durante os trabalhos de revista que se iniciaram no sábado, uma visitante foi flagrada com drogas camufladas na alimentação, foram feitos os trâmites de praxe e separado o detento que iria receber a visitante para futuras oitivas e a visita sendo apresentada a Autoridade Policial.

Já no decorrer do dia de domigo, " Dia das Mães", uma visitante, agindo praticamente com o mesmo "modus operandi" do dia anterior, com drogas camufladas na alimentação, desta vez disfarçadas junto  ao arroz e pedaços de carne, foi descoberta, e depois de muito diálogo da visitante com os servidores, estes em trabalho que extrapolam suas funções, conseguiram que a mesma confessasse que inclusive teria mais drogas no recinto onde ela estava hospedada.

Drogas que foram aprendidas no domingo 12/05/2019 e que deram inicio a apreensão
de mais drogas em hospedaria na cidade de Presidente Prudente

Diante de tais notícias, foi comunicada a Policia Militar, que em apoio ao trabalho dos agentes penitenciários, acompanharam em diligência a visitante e aos agentes penitenciários até a hospedaria na cidade de Presidente Prudente, onde de fato foi confirmada a presença de mais drogas, as apreensões e os comunicados, B.Os foram então levados para serem entregues e comunicados ao Delegado Seccional da cidade de Presidente Prudente.


Foram contabilizados 67 invólucros de plástico contendo drogas camuflados na alimentação




Foram apreendidos com esta visitante a quantidade de mais de 400 gramas de maconha("cannabis sativa"). As visitantes iriam passar nesta segunda feira por Audiência de Custódia e os presos foram separados em Pavilhão Disciplinar para futuras oitivas.

Drogas apreendidas no local onde a visitante estava hospedada e
que foram feitas com o apoio da Polcia Militar


Congratulamos não só a Todos os Agentes Penitenciários da Unidade Prisional pelo profissionalismo e comprometimento com os trabalhos desenvolvidos  na U.P., citada e onde ocorreram os fatos, mas também a Todos os demais que fazem parte do Sistema Penitenciário Paulista, pois sabemos que este espírito de trabalho está intrinsecamente enraizada ao Corpo  Funcional dos Agentes Penitenciários Paulistas, faz parte da sua essência.

E ainda mais neste momento tão difícil e inaceitável em que estamos vivendo uma depreciação pelo próprio Administrador.  Não nos deixaremos abater, e seguiremos em frente, desempenhando a função como o mais alto nível de atenção e sabendo que os resultados de nossas ações refletem nas ruas e na segurança da própria sociedade na qual estamos inseridos.

Apresentação das apreensões na Seccional de Presidente Prudente/SP








"Valorizar, respeitar  e motivar servidores públicos que realizam trabalhos no qual correm risco, é uma qualidade  indissociável  ao bom e responsável administrador ."





Imagens: Aplicativo de wattsapp


Parabéns a Todos os Servidores e a Equipe por este excelente trabalho realizado, que mesmo sem o reconhecimento e a falta de respeito do Governo, patrão, continuamos a demonstrar nosso profissionalismo e empenho em todos os trabalhos realizados, seja nas revistas pessoais, revistas por Body Scanner, Raio-X, de Jumbos, também por Sedex e nas muralhas, eles os governantes são passageiros, efetivos e titulares de cargos somos Nós. Não seremos irresponsáveis como ele.

MILHARAL DO DIA DAS MÃES : Idosa é flagrada levando maconha em fundo falso de vasilha em penitenciária de Itirapina/SP

Droga era levada em alimento para o filho que está preso, na manhã deste domingo (12).







Por G1 São Carlos e Araraquara
12/05/2019 19h11

Maconha foi encontrada em fundo falso de vasilha de alimentos em Itirapina — Foto: Penitenciária 2 de Itirapina/Divulgação


Uma idosa de 64 anos foi flagrada tentando levar maconha para o filho detento em um fundo falso de vasilha, na manhã deste domingo (12), na penitenciária 2 de Itirapina (SP).

Segundo a penitenciária, a droga foi encontrada quando os agentes faziam a inspeção manual de uma sacola com alimentos.

Eles perceberam algo anormal e encontraram o fundo falso da vasilha. A droga estava envolvida em um plástico.

A idosa foi levada para a delegacia e um boletim de ocorrência foi registrado. Ela pode responder por tráfico. A penitenciária vai instaurar procedimento disciplinar para apurar a cumplicidade do preso no caso.

Maconha foi apreendida em penitenciária de Itirapina — Foto: Penitenciária 2 de Itirapina/Divulgação






Fonte: G1

Parabéns a Todos os Servidores e a Equipe por este excelente trabalho realizado, que mesmo sem o reconhecimento e a falta de respeito do Governo, patrão, continuamos a demonstrar nosso profissionalismo e empenho em todos os trabalhos realizados, seja nas revistas pessoais, revistas por Body Scanner, Raio-X, de Jumbos, também por Sedex e nas muralhas, eles os governantes são passageiros, efetivos e titulares de cargos somos Nós. Não seremos irresponsáveis como ele.