21 outubro 2025

Remuneração dos policiais penais varia mais de 100% entre estados; Ceará tem o melhor salário do país

Um levantamento recente aponta o Distrito Federal como o estado com a maior remuneração da categoria. Mas se esqueceram do Ceará, que tem o maior salário no topo da carreira para os policiais penais do Brasil.

Mirelle Pinheiro

21/10/2025 

Dalário dos policiais penais nos estados brasileiros pode variar em até 100% entre os estados - Imagem: Reprodução
A carreira de policial penal, criada pela Emenda Constitucional nº 104, de 2019, segue em processo de consolidação em todo o país. Um levantamento recente aponta o Distrito Federal como o estado com a maior remuneração da categoria, onde os salários podem ultrapassar R$ 18 mil no final da carreira.

A Polícia Penal passou a integrar oficialmente o sistema de segurança pública brasileiro, substituindo a antiga função de agente penitenciário. A medida reconheceu o papel dos profissionais que atuam diretamente na custódia, escolta e ressocialização de pessoas privadas de liberdade.

O Top 10 dos salários dos policiais penais elencados pelo Site Metrópoles se esqueceu do Estado
do Ceará, maior salário hoje entre todos os Estados do Brasil - Imagem Metrópoles/Clique na imagem para ampliar 
De acordo com os dados coletados, Paraná, Goiás e Rio Grande do Sul aparecem em seguida no ranking, com remunerações finais acima de R$ 16 mil. Já estados como Pernambuco e Rondônia registram os menores vencimentos médios entre os analisados.

Salários do Ceará  2025 é o melhor do Brasil

Os salário da Polícia Penal do Estado do Ceará foram regulamentados pela Alece em 2024
e começaram a serem pagos em agosto do mesmo ano - Imagem: Sindppen - CE/Clique na imagem para ampliar
Embora o Distrito Federal ocupe o topo da lista nacional, a categoria discute ajustes estruturais e aperfeiçoamentos na carreira. Representantes dos policiais penais defendem a equiparação salarial com outras forças de segurança locais e a revisão do tempo mínimo necessário para progressão.

As conversas com o governo e as instituições de controle seguem em andamento.

Especialistas em segurança pública avaliam que, apesar dos avanços obtidos desde a criação da carreira, ainda há diferenças significativas entre os estados. Além das questões salariais, persistem desafios relacionados à infraestrutura das unidades prisionais e às condições de trabalho.

Fonte: METRÓPOLES

Inserção da Matéria  sobre o Ceará: Leandro Leandro

5 comentários:

  1. "E daí? Eu votei no filhote de miliciano para ele militarizar a Polícia Penal mesmo. Sou frustrado por não ter passado no concurso da PM e agora estou contente por não ter nada e ser obrigado a tudo.

    Força e honra! Ano que vem o reelegerei para que ele termine de sepultar a classe."

    Ass.: 90% dos guardas.

    ResponderExcluir
  2. Os poderos estados do Ceará, Tocantins, Amapá e outros podem pagar um salário top, mas São Paulo não tem condições...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.