21 outubro 2025

Remuneração dos policiais penais varia mais de 100% entre estados; Ceará tem o melhor salário do país

Um levantamento recente aponta o Distrito Federal como o estado com a maior remuneração da categoria. Mas se esqueceram do Ceará, que tem o maior salário no topo da carreira para os policiais penais do Brasil.

Mirelle Pinheiro

21/10/2025 

Dalário dos policiais penais nos estados brasileiros pode variar em até 100% entre os estados - Imagem: Reprodução
A carreira de policial penal, criada pela Emenda Constitucional nº 104, de 2019, segue em processo de consolidação em todo o país. Um levantamento recente aponta o Distrito Federal como o estado com a maior remuneração da categoria, onde os salários podem ultrapassar R$ 18 mil no final da carreira.

A Polícia Penal passou a integrar oficialmente o sistema de segurança pública brasileiro, substituindo a antiga função de agente penitenciário. A medida reconheceu o papel dos profissionais que atuam diretamente na custódia, escolta e ressocialização de pessoas privadas de liberdade.

O Top 10 dos salários dos policiais penais elencados pelo Site Metrópoles se esqueceu do Estado
do Ceará, maior salário hoje entre todos os Estados do Brasil - Imagem Metrópoles/Clique na imagem para ampliar 
De acordo com os dados coletados, Paraná, Goiás e Rio Grande do Sul aparecem em seguida no ranking, com remunerações finais acima de R$ 16 mil. Já estados como Pernambuco e Rondônia registram os menores vencimentos médios entre os analisados.

Salários do Ceará  2025 é o melhor do Brasil

Os salário da Polícia Penal do Estado do Ceará foram regulamentados pela Alece em 2024
e começaram a serem pagos em agosto do mesmo ano - Imagem: Sindppen - CE/Clique na imagem para ampliar
Embora o Distrito Federal ocupe o topo da lista nacional, a categoria discute ajustes estruturais e aperfeiçoamentos na carreira. Representantes dos policiais penais defendem a equiparação salarial com outras forças de segurança locais e a revisão do tempo mínimo necessário para progressão.

As conversas com o governo e as instituições de controle seguem em andamento.

Especialistas em segurança pública avaliam que, apesar dos avanços obtidos desde a criação da carreira, ainda há diferenças significativas entre os estados. Além das questões salariais, persistem desafios relacionados à infraestrutura das unidades prisionais e às condições de trabalho.

Fonte: METRÓPOLES

Inserção da Matéria  sobre o Ceará: Leandro Leandro

6 comentários:

  1. "E daí? Eu votei no filhote de miliciano para ele militarizar a Polícia Penal mesmo. Sou frustrado por não ter passado no concurso da PM e agora estou contente por não ter nada e ser obrigado a tudo.

    Força e honra! Ano que vem o reelegerei para que ele termine de sepultar a classe."

    Ass.: 90% dos guardas.

    ResponderExcluir
  2. Os poderos estados do Ceará, Tocantins, Amapá e outros podem pagar um salário top, mas São Paulo não tem condições...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sniper da shopee, segurão da muralha, com 38 enferrujado que nunca deu um tiro, também detectado...

      Excluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.