SOMOS A POLÍCIA PENAL

Profissionais invisíveis que garantes a segurança da sociedade.

QUREMOS QUE NOSSOS DIREITOS SEJAM RESPEITADOS

Arriscamos nossas vidas para garantir a segurança de todos.

SOMOS GUERREIROS E INCANSÁVEIS

Lutamos pelos direitos de todos os servidores públicos.

ACREDITAMOS NUM PAIS MENOS DESIGUAL

Não compactuamos com os demsandos dos governos.

QUEREMOS QUE HAJA JUSTIÇA SOCIAL

Somente assim haverá segurança pública real.

20 outubro 2018

Agente penitenciário é reconhecido durante assalto e morto a tiros em Mesquita/RJ

Silberto Gomes da Costa, de 54 anos, chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu.






O Globo
 20/10/2018 

O agente tinha 18 anos de serviços ao Departamento do Sistema Penal (Foto: Reprodução/Redes Sociais)


RIO - Um agente penitenciário foi morto a tiros, no início da noite desta sexta-feira, numa tentativa de assalto, em Mesquita, Região Metropolitana do Rio. Silberto Gomes da Costa, de 54 anos, estava dentro de um salão de beleza, na Rua Hercília, no bairro de Vila Emil, quando os ladrões anunciaram o crime.

A principal suspeita é que os bandidos tenham reconhecido o agente. Ele chegou a ser encaminhado com vida ao Hospital da Posse, em Nova Iguaçu, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade. Silberto estava há 18 anos no Departamento Estadual do Sistema Penitenciário (Desipe).

De acordo com testemunhas, os assaltantes fugiram em um Renault Logan de cor preta. Policiais do 20° BPM (Mesquita) fizeram buscas na região, mas ainda não há informações sobre prisões.

O agente foi enterrado às 16h45 deste sábado (20) no Cemitério Municipal de Mesquita, o agente penitenciário morto na noite de ontem, na mesma região, após troca de tiros na Baixada Fluminense.

De acordo com as primeiras informações, Silberto Gomes da Costa de 54 anos, teria sido reconhecido durante um assalto.  O agente atuava há dezoito anos no Sistema de Administração Penitenciária e, segundo amigos, não andava armado. A Polícia Civil investiga o crime.

Com o caso, sobe para 108 o número de agentes de segurança mortos este ano, segundo levantamentos estatísticos estaduais.




Fonte: O Globo


PARABÉNS, AGENTES ABATEM DRONE : Drone com celulares é apreendido sobrevoando penitenciárias de Lavínia/SP

Agentes Penitenciários das muralhas atiraram contra o aparelho para derrubá-lo. Sacola com 14 celulares, 14 carregadores e um fone de ouvido estava amarrada no dispositivo.





Por G1 Rio Preto e Araçatuba
20/10/2018 14h48 


Drone é apreendido com celulares, carregadores e fone de ouvido ao sobrevoar penitenciárias em Lavínia (SP)
Foto: Divulgação SAP


Um drone utilizado para transportar mercadorias foi apreendido ao sobrevoar duas penitenciárias em Lavínia (SP), na sexta-feira (19).

Segundo informações da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), Agentes identificaram o aparelho e atiraram contra ele para derrubá-lo.

Ainda de acordo com a SAP, uma sacola estava amarrada no aparelho, com 14 celulares, 14 carregadores e um fone de ouvido.

O drone e as mercadorias foram apreendidos. A pessoa que controlava o aparelho não foi localizada.




Fonte: G1

Parabéns a Todos os Servidores e a Equipe por este excelente trabalho, que mesmo sem o reconhecimento e a falta de respeito do Governo, continuamos a demonstrar nosso profissionalismo e empenho em todos os trabalhos realizados, seja nas revistas pessoais, revistas por Body Scanner, Raio-X, de Jumbos, também por Sedex e nas muralhas, eles os governantes são passageiros, efetivos e titulares de cargos somos Nós. Não seremos irresponsáveis como ele

PARABÉNS AS EQUIPES, SENSACIONAL : Asps. apreendem adolescente com mais de 100 celulares e 09 quilos de drogas na Pemano em Tremembé/SP

Além de mais de 100 aparelhos celulares, foram apreendidos na penitenciária de Tremembé nove quilos de maconha, além de quase 300 itens ilegais, como carregadores. Adolescente que participou da ação foi detido.






Por G1 Vale do Paraíba e Região
19/10/2018 16h50

Itens foram apreendidos em mochilas abandonadas na entrada do Pemano
 Foto: Divulgação/ SAP



Agentes penitenciários apreenderam quase 400 itens, entre eles mais de 100 aparelhos celulares, nove quilos de maconha, além de quase 300 objetos, como carregadore se fones, em uma tentativa frustrada de invasão na madrugada desta sexta-feira (19) na penitenciária Dr. Edgard Magalhães Noronha, a Pemano em Tremembé (SP). Um adolescente de 17 anos que tentou invadir o local foi apreendido.

De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), por volta das 2h um agente viu que quatro homens com três mochilas tentavam pular o muro da penitenciária. O alarme foi acionado e os suspeitos fugiram deixando as bolsas do lado de fora.

O adolescente foi apreendido pela Polícia Militar em seguida. Nas três bolsas foram encontrados 106 aparelhos celulares, 126 carregadores, 94 baterias, 31 chips, 33 fones de ouvido, vários fios e cabos, um GPS, uma caixa de som, um pendrive, um alicate, fita métrica e motor elétrico pequeno.

Bolas de futebol deixados no pemano estavam com maconha dentro
Foto: Divulgação/ SAP





Também foram encontradas duas porções de cocaína e dez barras de maconha, de aproximadamente cinco quilos. No chão da unidade também foram encontradas duas bolas de futebol preenchidas com maconha, com quase quatro quilos da droga nelas.

A direção do Pemano registrou um boletim de ocorrência, comunicou o fato à Vara de Execuções Criminais e instaurou um procedimento disciplinar para apurar o caso.



Fonte: G1

Parabéns aos Servidores e as Equipes por este excelente trabalho realizado, que mesmo sem o reconhecimento e a falta de respeito do Governo, continuamos a demonstrar nosso profissionalismo e empenho em todos os trabalhos realizados, seja nas revistas pessoais, revistas por Body Scanner, Raio-X, de Jumbos, também por Sedex e nas muralhas, eles os governantes são passageiros, efetivos e titulares de cargos somos Nós. Não seremos irresponsáveis como ele.

PM intercepta invólucros com drogas e celular já preparados para introdução na Penitenciária de Pacaembu/SP

Três mulheres acabaram presas em flagrante por envolvimento com os objetos nesta sexta-feira (19). Porções com aparência de cocaína e ecstasy foram apreendidas.







Por G1 Presidente Prudente
19/10/2018 16h42  


Visitantes tentariam introduzir invólucros na Penitenciária de Pacaembu
Foto: Cedida/Polícia Militar



A Polícia Militar conseguiu interceptar nesta sexta-feira (19) quase 20 invólucros com drogas e celular que visitantes de presos tentariam introduzir na Penitenciária de Pacaembu. Três mulheres acabaram presas em flagrante por envolvimento com os objetos.

No primeiro caso, que resultou na prisão de uma mulher de 29 anos, policiais militares dirigiram-se a uma residência em Pacaembu após tomarem conhecimento de que a moradora teria em sua casa, no Jardim Monte Líbano, droga que seria distribuída para familiares de detentos atualmente recolhidos na penitenciária da cidade.

A mulher permitiu a entrada dos policiais no imóvel e, durante as buscas, os militares localizaram sobre um guarda-roupas uma sacola transparente que continha em seu interior 17 invólucros cilíndricos emborrachados.

Segundo a PM, a mulher informou que os invólucros conteriam cocaína e “balas”.

Diante da confirmação da prática delituosa, a mulher recebeu voz de prisão por tráfico de drogas e permaneceu recolhida à disposição da Justiça.

Após a abertura dos invólucros, os policiais constataram que 16 continham uma substância análoga à cocaína e em um havia 97 comprimidos roxos com aparência de ecstasy.

A pesagem da cocaína totalizou 2,050 quilos.

Visitantes tentariam introduzir invólucros na Penitenciária de Pacaembu — Foto: Cedida/Polícia Militar

Na segunda ocorrência, os policiais dirigiram-se a uma casa onde moram visitantes de presos após uma denúncia de tráfico de drogas no local, no bairro Nova Guaraniúva.

Durante a vistoria no imóvel, os militares localizaram um invólucro que continha substância com aparência de cocaína e outro dentro do qual havia um aparelho de telefone celular.

Duas mulheres, de 33 e 34 anos, receberam voz de prisão.

Na residência ao lado, os militares ainda encontraram enterrado um par de algemas da Polícia Civil e prenderam um homem, de 20 anos, suspeito de envolvimento com o objeto.





Fonte : G1

19 outubro 2018

Servidoras Penitenciárias de Valparaíso recebem elogio, contrariando jornalistas e políticos alienígenas ao Sistema Prisional

Por bons serviços prestados na área de inspeção de visitantes, servidoras penitenciárias foram agraciadas com Elogio em Prontuário Profissional.






Leandro Leandro
19/10/2018

Aparelhos scanners de inspeção corporal





Servidoras ( Agentes Penitenciárias) da Penitenciária de Valparaíso, receberam menção de Elogio, publicamente na data de ontem 18/10/2018, em Diário Oficial do Estado de São Paulo.

Consta na publicação do Elogio, que o desempenho das Servidores é acima da média, conseguindo visualizar detalhes que muitas vezes passaria despercebido até mesmo pelos mais experientes especialistas. Dando assim uma conotação de extremo zelo pela função executada pelas mesmas.

As citadas Servidoras não medem esforços para que com sua presteza e dedicação, os visitantes não obtenham sucesso em adentrar a U.P. com ilícitos e material proibido, muitas vezes alem de estar escondidos nos vestuários, alimentação, introduzidos em seus próprios corpos, e de inimagináveis outras formas. Mas que passam pela imaginação destes visitantes que se arriscam a burlar a vigilância e cometer os ilícitos, muitos deles acabando também a virem ser matriculados no Sistema Prisional.

Contrariando com isso algumas falas maldosas de pessoas alienígenas ao Sistema Prisional, e que desconhecem as rotinas de trabalho lá executadas por todo o Corpo Funcional. Sabemos que infelizmente existe aqui, como em qualquer lugar do mundo e em qualquer profissão, aqueles profissionais que se desviam de seus propósitos em defender a sociedade e cumprir de fato com suas funções.

Elogio Público em Prontuário Profissional



Porém a que se dizer e se lembrar também que não passamos a mão na cabeça de vagabundos, e muito menos daqueles que inadvertidamente resolvem seguir o caminho contrário ao da maioria, daqueles que fogem ao comportamento padrão dos Servidores Penitenciários.

E assim cortamos na própria carne, sem medo ou receio de ameaças ou de retaliações, pois somos feito de uma carne diferente de homens comuns, somos abnegados em nosso trabalho, não tememos à aqueles que estão sob a nossa custódia, e muito menos à aqueles que se juntam a estes.

Então convidamos estes políticos e jornalistas e conseguirem um visto de visita com o Secretário e venham fazer uma visita as nossas instalações e ver como são desenvolvidos os trabalhos de segurança, os procedimentos ali aplicados e os equipamentos com os quais contamos, para que antes de falarem o que desconhecem, entendam nossas aflições, anseios e dificuldades, evitando assim expor de forma vil uma Categoria de Homens e Mulheres que se doam de forma heroica em trabalhar em ambientes hostis e com o pior do ser humano.

Servidoras não medem esforços para que com sua presteza e dedicação, os visitantes não
 obtenham sucesso em adentrar a U.P.s



Venham nos fazer uma visita e fazer matérias relatando as rotinas duras e estressantes destes Homens e Mulheres que são os Guardiões daquilo tudo o que voces, de forma alguma querem que esteja convivendo em sociedade.

Dando o valor devido a estes profissionais invisíveis, que diuturnamente zelam pelo seu sono e de seus familiares, para que estes indivíduos, que em sua maioria nocivos a toda a sociedade, la permaneçam, em constante vigilância, sob rígidos códigos de disciplina e que duvido que muitos de voces teriam a coragem de fazer ou de impor a ordem e a disciplina necessária para que ali, ainda que naquele ambiente de feras humanas, reine um pouco de paz e tranquilidade entre eles próprios.


Servidores Penitenciários somos Todos Nós
Servidores  Penitenciários somos Todos Nós



Assim parabenizamos todo o corpo funcional desta importante Secretária, em nome desta abnegadas Servidoras, parabenizamos também todo o Corpo Diretivo da Unidade Prisional em dar o devido reconhecimento profissional aos Servidores, isso é importante e premia a honra, a honestidade, a retidão e a presteza dos profissionais, incentivando todo o Corpo Funcional.

E parabéns a Todos Nós, que independente de críticas e de palavras desconexas de alguns, continuamos ali, certos de que ao cumprir nossas funções de maneira honesta e digna, mesmo sem ter as devidas valorizações pecuniárias por parte dos governantes, não irão impedir jamais que tenhamos a consciência do dever cumprido, todos os dias ao se deitar e saber que tudo aquilo que poderia ser feito, foi feito, da melhor maneira possível.






Imagem: Diário Oficial
Imagens : Scanners arquivo pessoal

18 outubro 2018

NÃO EMBARQUEM NESTE TREM, PODE SER O FIM DE NOSSOS EMPREGOS, E SÓ VISA LUCROS

O candidato que lidera as pesquisas de intenção de voto nesta eleição para o Governo dos Estado de São Paulo tem falado e reafirmado em todos os locais que irá trazer as PPPs para São Paulo. Isso significa o inicio das privatizações.








Leandro Leandro
18/10/2018

Privatizações estão chegando neste trem fantasma


Em seu estudo sobre “As prisões de mercado”, Laurindo Dias Minhoto constatou que o sistema carcerário privatizado americano e britânico, não vem prestando serviços mais baratos, tampouco mais eficientes, ao contrário dos defensores da privatização que afirmam que o setor público e privado podem aprender com os métodos e técnicas de outros países. (MINHOTO Op. Cit.).

Ademais, conforme relatado acima, a privatização surge como uma promessa de solução ao ver de alguns doutrinadores. Contudo, de outra parte, existem entendimento de ser a privatização uma ideia absurda, demonstrando a ineficiência da privatização do sistema carcerário no mundo, registrando o estudo comparado realizado por Laurindo Dias Minhoto em sua obra Privatização de Presídios e criminalidade: a gestão da violência no capitalismo global:

Anote-se que uma análise mais sóbria constatou com argúcia que, à medida que a privatização tem se constituído numa questão altamente controversa e polêmica, as dificuldades de comparação entre os estabelecimentos públicos e privados e o caráter inconclusivo das pesquisas realizadas até aqui têm permitidos uma fácil manipulação dos tópico “custos”, oscilando assim ao sabor das conveniências de lado a lado.

De outra parte, se há incertezas fundadas quanto à redução dos custos para o Estado, parece haver indicadores significativos de que as prisões privadas não tem sido mais eficientes no gerenciamento de estabelecimentos prisionais, tanto nos EUA, quando na Inglaterra. (MINHOTO Op. Cit.).

Destaca-se, como uma das principais problemáticas para a implantação de um sistema privatizado, a questão do trabalho forçado do preso nas penitenciárias industriais e também que o intuito mais forte dos estados que privatizam suas prisões é a obtenção de lucro, pouco se importando com a real função da pena, qual seja, a ressocialização do detento.

Privatização dos presídios no Brasil seria uma tragédia, explicam especialistas



CONCLUSÃO

Na atualidade se colhe os frutos da inoperância das instituições públicas com referência ao sistema prisional no Brasil. Tal sistema foi criado e projetado em modelos que se tornaram irrealizáveis em confronto com a realidade da prisão, tornando–se falido.

A crise existente no sistema prisional do país comprova a dificuldade ou impossibilidade de se estabelecer uma política coerente, num sentido operacional, pelo qual todos os fins possam ser atingidos concomitantemente.

A privatização, muito embora se apresente como uma alternativa, uma experiência, não pode ser tida como solução, já que é essência de qualquer Estado de Direito a prevalência do princípio da supremacia do interesse público sobre interesse privado.

Conforme observado, as principais funções da pena se destacam como a prevenção geral de novos delitos e a ressocialização do detento, contudo, para que o cumprimento de tal pena se torne adequado à sua função, são necessários estabelecimentos de cumprimento de penas adequados, aonde devem ser observados os direitos e garantias fundamentais dos detentos.

Observados os apontamentos do trabalho, verifica-se a impossibilidade da privatização do sistema carcerário brasileiro, vez que, conforme experiências de outros países, a principal finalidade da privatização vem a ser o lucro, não sendo observadas as principais funções da pena apontadas, tendo como forte embasamentos negativos os modelos norte americano e escocês, nos quais foram observados uma vasta reincidência dos detentos que cumpriram pena em estabelecimentos privatizados.

“Vira um negócio interessantíssimo aumentar o encarceramento em massa. Mas preso não é objeto de contrato”









Fonte: Jus Navegandi

Referência : MINHOTO, Laurindo Dias. As prisões de mercado. Lua Nova nº .55-56. São Paulo 2002, Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452002000100006&lng=pt&nrm=iso> acesso em 25 ago 2014

EM NOVO VÍDEO MAJOR OLÍMPIO REAFIRMA A IMPORTÂNCIA DE SE VOTAR EM MARCIO FRANÇA 40

Major Olímpio, Senador eleito por São Paulo explica o porque da necessidade de votar em Marcio França para o Governo do estado.







Leandro Leandro
18/10/2018

Major Olímpio explica as razões do porque votar em Marcio França


Geraldo Alckmin crápula

Major Olímpio é conhecido pela defesa dos direitos de servidores públicos, principalmente Polícias Militares e servidores do sistema penitenciário. O deputado conseguiu exaltar os ânimos do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Durante evento em São Carlos. Com um microfone ligado a um carro de som o deputado cobrou: "Cadê o salário da polícia, secretário?".
Alckmin se irritou e passou a berrar contra o deputado.

Sobre o comportamento do governador e a maneira como o PSDB trata os servidores públicos o deputado afirmou:








“PSDB, a sigla já significa: Pior Salário do Brasil. Geraldo Alckmin é o maior crápula que já passou na administração do Estado de São Paulo, em relação aos servidores públicos. Geraldo Alckmin é mais perigoso para os policias, ASPs, AEVPs e os agentes sócios educativos do que o Marcola e o PCC juntos. O inimigo público número 1 do servidor do estado de São Paulo tem nome e endereço - Geraldo Alckmin, avenida Morumbi, 4.500”, disse ele.

O deputado ainda deixou um recado para os que aprovam Alckmin: “eu não alimento meu carrasco”.
Segundo o deputado, chegou a hora de dar o troco e na medida certa para todos os males que Alckmin está fazendo.


Vídeo: Aplicativo de wattsapp

ESTA É A HORA DE MATAR A SERPENTE, 40 NELES: 'Se perde a eleição em SP, o partido acaba', diz presidente do PSDB

Em discurso a militantes tucanos, o deputado estadual Pedro Tobias diz que o ex-prefeito João Doria precisa vencer a eleição ao governo paulista.






Fabio Leite e Pedro Venceslau, O Estado de S. Paulo
17 Outubro 2018 | 21h55


Oportunidade de ouro que temos de expulsar o PSDB da vida pública







SÃO PAULO - O presidente do diretório estadual do PSDB em São Paulo, Pedro Tobias, afirmou durante um discurso a militantes tucanos que o partido vai acabar caso João Doria não vença a eleição ao governo do Estado, administrado há 24 anos pela sigla. O ex-prefeito da capital disputa o segundo turno contra o governador Márcio França (PSB).

"Não podemos perder a eleição em São Paulo. Se perde a eleição em São Paulo, gente, o partido acaba", afirmou Tobias, em um trecho que foi filmado. O discurso foi feito em uma reunião fechada com militantes do PSDB na última segunda-feira, 15, em uma sala cedida pelo PSD, sigla aliada dos tucanos, no centro da capital.

Após ouvir alguns gritos de "não vai perder", Tobias respondeu ao microfone: "Não vai perder? Então precisamos pedir voto".  Presidente do PSDB paulista desde 2015, ele é deputado estadual há cinco mandatos consecutivos pela região de Bauru, interior paulista, e decidiu não tentar a reeleição neste ano.

Pedro Tobias, presidente do diretório estadual do PSDB em São Paulo Foto: Werther Santana/Estadão




Procurado pelo Estado nesta quarta-feira, 17, para falar sobre a possibilidade de o PSDB acabar caso seja derrotado nas urnas em São Paulo, Tobias minimizou o tom do discurso adotado diante dos apoiadores. "Alguém que não presta foi lá e gravou isso. Mas tem que ver o contexto. É lógico que se o PSDB perder em São Paulo, vai sair machucado, mais machucado ainda. Mas nós vamos ganhar a eleição com Doria e construir um PSDB novo", afirmou.

Pesquisa Ibope/Estado/TV Globo divulgada nesta quarta-feira mostra João Doria com 52% das intenções de voto ao governo contra 48% de Márcio França, resultado que configura empate técnico, já que a margem de erro do levantamento é de três pontos para mais ou para menos.

Esta é a primeira vez desde 2002 que a eleição a governador de São Paulo é decidida em dois turnos e a primeira vez desde 1989 que o partido não chega ao segundo turno ou não vence a eleição presidencial.

A votação pífia do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), que terminou a corrida ao Palácio do Planalto em quarto lugar, com apenas 4% dos votos válidos, e o desempenho das bancadas tucanas na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislaiva, onde encolheu de 19 para apenas 8 cadeiras acendeu um sinal de alerta no partido.





Fonte: Estadão
Imagem adicional: Internet Youtube

Vídeo : "Bolsonaros" reafirmam a necessidade de dar identidade profissional aos Servidores Penitenciários

Deputado Federal Eduardo Bolsonaro grava vídeo em que reafirma sua disposição, bem como a de seus familiares em colocar de vez os Servidores Penitenciários elencados no rol das funções tipicas de Estado da Segurança Pública. 







Leandro Leandro
18/10/2018

Identidade profissional está a um passo de ser reconhecida



O Deputado Federal Eduardo Bolsonaro depois das eleições se pronuncia a respeito da inclusão dos Agepens ao artigo 144 da Constituição Federal, e tendo seu pai Capitão Jair Messias Bolsonaro de fato eleito, uma de suas prioridades é dar a Categoria, em nível nacional a segurança de sua inserção no rol das carreiras típicas de Estado.

Carreiras que se referem às atribuições relacionadas exclusivamente ao estado ou poder estatal, sem ter nenhum vínculo e correspondência no setor privado. Em resumo os servidores das carreiras típicas de estado são encarregados das tarefas que só o poder público pode exercer.

São exemplos: Fiscalização Tributária, Arrecadação, Finanças e Controle, Gestão Pública, Segurança Pública, Diplomacia, Advocacia Pública, Defensoria Pública, Regulação, Política Monetária, Planejamento e Orçamento Federal, Magistratura e Ministério Público.

Todas essas funções contam com a proteção do cargo em caso de troca de governo, o professor analisa essa questão “O entendimento majoritário do que sejam as “carreiras típicas de Estado” é de tratar-se daquelas que exercem principalmente atividades que necessitam de grande padrão de independência funcional para o correto e efetivo desempenho de suas atribuições”.

Importante destacar uma necessidade do serviço público se aprimorar. E que por causa dessa necessidade iniciou-se uma discussão sobre quais seriam as carreiras típicas de estado. “Com efeito, não existe um marco regulatório bem definido e o debate iniciou-se em meados da década de 90, logo ainda insipiente, em geral têm prevalecido pressões de corporações para serem consideradas como “carreiras típicas do Estado”.



Outro ponto a se destacar sobre o assunto é que algumas profissões brigam para serem consideradas de Estado, mas que na verdade são apenas auxiliares de outras carreiras de Estado entre elas estão, por exemplo, assessores administrativos dos fiscais e servidores das áreas administrativas e de apoio.


“Imperioso ressaltar que os servidores das áreas de apoio e auxiliares não desenvolvem de forma mediata atividade típica, e sim acessórias às atividades típicas do Estado, pois não têm poder decisório juridicamente reconhecido”, frisa um especialista em Direito Administrativo. Embora de fato possam, e em muitas situações são efetivamente peças chaves a várias atividades impactadas nas áreas de atuação das ditas carreiras de Estado”, comenta o especialista em Direito Administrativo.

A Equiparação salarial também é um dos motivos pelo qual outras carreiras tentam receber o direito de serem reconhecidas como carreiras típicas de Estado.

O que a lei diz?

Na Lei também se fala sobre contratação e as atividades exclusivas de Estado que estão previstas no artigo 247 da Constituição Federal e no artigo 4º, inciso III, da Lei n. 11.079, de 2004. Confira:

Art. 4o Na contratação de parceria público-privada serão observadas as seguintes diretrizes:

I – eficiência no cumprimento das missões de Estado e no emprego dos recursos da sociedade;

II – respeito aos interesses e direitos dos destinatários dos serviços e dos entes privados incumbidos da sua execução;

III – indelegabilidade das funções de regulação, jurisdicional, do exercício do poder de polícia e de outras atividades exclusivas do Estado;

IV – responsabilidade fiscal na celebração e execução das parcerias;

V – transparência dos procedimentos e das decisões;

VI – repartição objetiva de riscos entre as partes;

VII – sustentabilidade financeira e vantagens socioeconômicas dos projetos de parceria.


Família Bolsonaro se engaja na luta por identidade profissional dos Servidores Penitenciários



Então por estes motivos a necessidade de sermos de fato inseridos no Artº 144, com isso seria encerrada a questão quanto a privatização das Unidades Prisionais, que correm o risco de por meios obscuros, caírem nas mãos do próprio crime organizado, ou ainda inadvertidamente, nas mão de empresário inescrupulosos, que visam apenas os próprios bolsos, despreocupados quanto a legítima obrigação do correto cumprimento da execução da pena. Tarefa esta que, sim, tem que ser exclusiva do Estado.





Fonte: Manual de Direito Administrativo

17 outubro 2018

MAJOR OLÍMPIO É 40 : Major Olímpio diz que Doria também é 'de esquerda' e voto em França é 'por exclusão'

Segundo o senador eleito, 'os dois (França e Doria) são de esquerda, só que um é do PSDB, responsável direta ou indiretamente na ação ou omissão pela morte de policiais e agentes penitenciários em São Paulo.







Marcio Dolzan, O Estado de S.Paulo
17 Outubro 2018 | 17h12

Major Olímpio (PSL) foi eleito senador por São Paulo Foto: Newton Menezes/Futura Press



Senador eleito pelo Estado de São Paulo, o deputado federal Major Olímpio (PSL) afirmou nesta quarta-feira, 17, que irá votar em Márcio França (PSB) no segundo turno da eleição paulista "por exclusão". Segundo ele, tanto França quanto João Doria (PSDB) "são de esquerda". O ex-prefeito de São Paulo tem se apresentado como o único candidato antipetista e tem tentado buscar os votos pró-Bolsonaro, que é do mesmo partido de Olímpio.

"O PSL está neutro em São Paulo. O presidente Jair Bolsonaro declarou sua neutralidade nesse processo", declarou Major Olímpio, após visitar Bolsonaro, no Rio. Segundo o futuro senador, o PSL liberou seus quadros e sua opção por Márcio França é apenas por questão de voto
.
"Eu não estou apoiando. Eu disse que vou votar no Márcio França, e no segundo turno você vota por exclusão. Os dois (França e Doria) são de esquerda, só que um é do PSDB, responsável direta ou indiretamente na ação ou omissão pela morte de policiais e agentes penitenciários por 24 anos no Estado de São Paulo", disparou Major Olímpio, fazendo alusão ao período em que os tucanos governaram o Estado. "E eu só disse que não alimento meu carrasco." .




Fonte: Estadão

IMPORTANTE AÇÃO DE COMBATE AO CRIME : Decreto cria força-tarefa de inteligência para combate ao crime organizado

Grupo irá analisar dados e produzir relatórios de inteligência para subsidiar elaboração de políticas públicas e a ação governamental.







Migalhas
quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Grupo irá analisar dados e produzir relatórios de inteligência para subsidiar elaboração de políticas
 públicas e a ação governamental






O presidente Michel Temer editou o decreto 9.527, que cria a Força-tarefa de Inteligência para o enfrentamento ao crime organizado no Brasil. O decreto foi publicado no DOU desta terça-feira,

De acordo com a norma, a força-tarefa terá as competências de analisar e compartilhar dados e de produzir relatórios de inteligência com vistas a subsidiar a elaboração de políticas públicas e a ação governamental no enfrentamento a organizações criminosas que afrontam o Estado brasileiro e as suas instituições.

O grupo será composto por um representante, titular e suplente, do gabinete de segurança Institucional da Presidência da República, que o coordenará; da ABI; do Centro de Inteligência da Marinha, do Exército e da Aeronáutica; do conselho de controle de atividades financeiras do Ministério da Fazenda; da Secretaria da Receita Federal; do departamento da PF e da Polícia Rodoviária Federal; do departamento Penitenciário Nacional e da secretaria Nacional de Segurança Pública.

Ainda de acordo com o decreto, uma “norma geral de ação” definirá a forma de articulação e de intercâmbio de informações entre a força-tarefa e o Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social.

A norma será submetida à deliberação dos integrantes da Força-Tarefa para o enfrentamento ao crime organizado no Brasil e, na hipótese de ser aprovada, por maioria absoluta, será publicada no DOU.



Veja a íntegra do decreto.





Fonte: Migalhas

Após estupro e rebelião, agentes penitenciários reivindicam melhores condições de trabalho no Complexo de Itaitinga/CE

Na unidade onde aconteceram o estupro e a rebelião nas últimas horas, são 15 agentes para manter sob custódia cerca de 2,5 mil presos.








O Povo online
16/10/201-21h19min

Complexo penitenciário de Itaitinga/CE


Há 72 horas o sistema carcerário do Ceará funciona em estado de alerta. Em meio à crise que se instaura no setor, agentes penitenciários reivindicam melhores condições de trabalho. No sábado, 13, criança de 11 anos foi estuprada por um detento quando tentava visitar o pai no presídio. Já na noite de segunda-feira, 15, rebeliões e protestos foram registrados em pelo menos uma unidade do Estado. 

Enquanto o presidente do Sindicato dos Agentes e Servidores Públicos do Sistema Penitenciário (Sindasp-CE), Valdemiro Barbosa, falava à imprensa, na manhã desta terça-feira, 16, manifestantes bloqueavam a BR-116 contra as medidas tomadas pela Secretarias da Justiça e Cidadania (Sejus) após a denúncia de abuso sexual.

Para o representante da categoria, o caso registrado no último fim de semana foi uma tragédia anunciada. “Já estávamos alertando: presídio não é local de criança. O parlatório é o lugar ideal para isso, mas tem a questão dos direitos humanos. Deixaram para fechar a porta depois que aconteceu”, criticou.


                       

Segundo Barbosa, a situação é agravada pelo número insuficiente de agentes. No Centro de Execução Penal e Integração Social Vasco Damasceno Weyne (Cepis), antiga CPPL V, onde aconteceram o estupro e a rebelião nas últimas horas, são 15 agentes para manter sob custódia cerca de 2,5 mil presos, de acordo com informações do Sindasp-CE.

No dias de visita, aproximadamente 1,2 mil pessoas entram no prédio. “São quase quatro mil pessoas em uma unidade onde temos pontos cegos, que não podemos fazer o monitoramento por conta da falta de manutenção. É um ambiente propício”, disse.

Após o crime do sábado, a Sejus suspendeu a entrada de crianças para visitar detentos que respondem por crimes sexuais na Cepis. Conforme a pasta, a visita de filhos e netos de internos sempre transcorreu normalmente. As crianças eram acompanhados por responsáveis legais e precisavam estar previamente inscritas no Núcleo de Cadastro de Visitantes.

Em resposta, internos quebraram grades e tentaram invadir a ala dos presos isolados (onde estaria o suspeito do estupro) na Cepis. As informações foram repassadas pelo presidente do Sindasp-CE. Ele disse ainda haver registro de tumulto na Unidade Prisional Professor José Sobreira de Amorim, só controlado na manhã desta terça.

Presidente do Sindicato dos Agentes e Servidores Públicos do Sistema Penitenciário (Sindasp-CE), 
Valdemiro Barbosa(Foto: Evilázio Bezerra/O POVO)



Em nota, a Sejus informou que o princípio de motim registrado na Unidade Prisional Professor José Sobreira de Amorim foi controlado. Segundo a pasta, internos da unidade prisional atearam fogo em colchões, atingindo a área do banho de sol. “As celas não foram danificadas. Alguns internos tiveram pequenos ferimentos e foram atendidos no próprio estabelecimento prisional. Os reparos já estão sendo providenciados”, conclui a nota.

O POVO Online questionou a Sejus sobre as críticas do presidente do Sindasp-CE. Por meio de nota, a Sejus informou que as visitas das crianças aos familiares internos do sistema prisional são asseguradas pela Lei de Execução Penal. No Ceará, as visitas sempre ocorreram normalmente, sem nenhuma intercorrência.

De acordo com a pasta, no último 10 de outubro, foi publicado pela Sejus um Procedimento Operacional Padrão (POP) que prevê que as crianças sejam recebidas em um espaço lúdico, ainda que nas vivências, e sempre com a presença do responsável legal. A adequação desses espaços estaria sendo tratada pela direção de cada estabelecimento prisional.

A Sejus ressaltou que, desde o último sábado, o acusado de cometer violência sexual contra a criança foi retirado da unidade. Por razões de segurança, o local de transferência não será divulgado.

Por fim, a nota informa que no último mês de julho, um concurso realizado incorporou novos mil profissionais ao sistema penitenciário cearense. Esses agentes foram distribuídos em todas as unidades. Em seguida, 700 vagas foram criadas e irão contemplar os que aguardam em cadastro de reserva.





Fonte: POVO online

SAP PUBLICA RESOLUÇÃO QUE INSTITUI COMISSÃO ESPECIAL PARA PROMOÇÃO POR ANTIGUIDADE ASP 2018

Publicado no Diário Oficial a Resolução que cria a Comissão Especial de Promoção por Antiguidade referente ao ano de 2018.







LeandroLeandro
17/10/2018


Publicada a Resolução


Administração Penitenciária
GABINETE DO SECRETÁRIO
Resolução SAP - 119, de 16-10-2018Constitui, no Departamento de Recursos Humanos, Comissão  Especial  responsável  pela  realização  do  Concurso de Promoção por Antiguidade, referente ao  exercício  de  2018,  dos  integrantes  da  carreira  de Agente de Segurança Penitenciária.O  Secretário  da  Administração  Penitenciária,  conforme  art.  3º do Dec. 50.820/2006 e nos termos do art. 8º da LC. 959/2004, alterada pelas LCs. 1.060/2008 e 1.246/2014, resolve:Artigo 1º - Constituir Comissão para a realização do Concurso de Promoção por Antiguidade, referente ao exercício de 2018, dos integrantes  da  carreira  de  Agente  de  Segurança  Penitenciária,  de  que trata o art. 9º da LC. 959/2004, alterada pela LC. 1.246/2014.Artigo  2º  -  Designar  como  integrantes  da  Comissão  os  servidores  abaixo  especificados,  ficando  a  presidência  sob  a  responsabilidade do primeiro:I  –  Luciana  Harue  Matsunaka,  RG  30.521.265-5,  Diretor  Técnico II;II  –  Andrea  Fernanda  Crudo,  RG  23.664.449-X,  Assessor  Técnico V;III – Maria Lúcia Conte Takahashi, RG 17.160.306-0, Asses-sor Técnico II;IV  –  Luiz  Dantas  Cruz  Junior,  RG  8.273.653-4,  Executivo  Público;V  –  Eliana  Barros  Sbragia  de  Souza,  RG  20.608.761-5,  Assessor Técnico de Gabinete IV;VI  –  Gisele  Angélica  Silveira  Rodrigues  Rampazzo,  RG  30.242.725-9, Diretor Técnico II;VII – Katia Cilene Salles, RG 22.973.231-8, Diretor Técnico II.Artigo  3º-  Esta  resolução  entra  em  vigor  na  data  de  sua  publicação.




Fonte: Diário Oficial

16 outubro 2018

VÍDEO : MAIS CLARO QUE ISSO SÓ SE O SOL CAIR NA TERRA, É FRANÇA 40, AQUI TEM PALAVRA!

Nossa missão é uma só expulsar do Palácio do Bandeirantes dia 28 a Facção Partidária PSDB. Isso é ponto de honra para Nós Todos.


Leandro Leandro
16/10/2018
Doria afirmou novamente na data de ontem dia 15/10 que irá privatizar o Sistema Prisional

Depois de 23 anos e 04 meses de um período quase monárquico deste partido que arrasou com o estado de São Paulo, com suas finanças públicas e com o serviço público direcionado a população, por meio de precarização do mesmo, da não contratação de novos quadros, não valorização dos servidores, desrespeito as data bases, e falta de investimentos naqueles considerados serviços essenciais tais como saúde, educação e segurança.

Agora temos a oportunidade única de trocar o errado pelo certo, que alguns dizem ser duvidoso, e entre o duvidoso e o errado eu ainda assim prefiro o duvidoso. Não tenho dúvida alguma que estou certo, e que assim como todos nós poderemos fazer algo de extraordinário para o estado e o próprio país. Pois não nos esqueçamos que São Paulo continua sendo a capital industrial, financeira e polo de tecnologia do Brasil. 

Fonte: Vídeo aplicativo se wattsapp
Imagem: Arquivo Pessoal

AQUI NÃO JOÃO DOLAR : Voto Bolsodoria esbarra em Major Olímpio, que vê PSDB como 'inimigo público nº 1'

Futuro senador diz que João Doria 'está alinhado a Bolsonaro por conveniência'.








Anna Virginia Balloussier
16.out.2018 às 16h00


Senador eleito Major Olímpio (PSL) - Eduardo Anizelli - 01.out.2018/Folhapress



SÃO PAULO - João Doria bem que tentou, mas suas investidas para pegar carona na popularidade de Jair Bolsonaro esbarram numa briga que já dura duas décadas entre Major Olímpio, senador eleito pelo PSL do presidenciável, e seu partido, o PSDB.

“Não abraço meu carrasco. Não os tenho [tucanos] como adversários, e sim como inimigos”, diz à Folha Olímpio. Por anos, ele, deputado estadual de 2007 a 2015, foi oposição aos governos tucanos em São Paulo —sobretudo por discordar do tratamento que a legenda dava aos policiais.

Policial militar da reserva, Olímpio já chamou o então governador Geraldo Alckmin de “inimigo público nº 1 da polícia de São Paulo” e o apelidou de Malckmin. O próprio lembra que, em 2008, quando o tucano no Palácio dos Bandeirantes era José Serra “rebatizou” o significado de PSDB para “Pior Salário Do Brasil” —uma crítica à política salarial do estado para a classe.

Em setembro de 2017, a contenda entre Alckmin e o PM elevou alguns decibéis. O governador  participava de um evento da PM em São Carlos (SP) e, a poucos metros, Olímpio protestava num microfone: “Cadê o salário da polícia?”.

Para surpresa de muitos, o quase sempre sereno Alckmin explodiu. Aos berros, disse que o deputado deveria se envergonhar. “Alguém aqui ganha R$ 50 mil do povo de São Paulo? Olha ele que está gritando. Ele ganha R$ 50 mil. Devia ter vergonha. Vergonha de vir aqui. R$ 50 mil do povo de São Paulo. Tenha vergonha, deputado”, bradou.

Olímpio, disse à época sua assessoria, tem duas fontes de renda: R$ 21 mil como major aposentado da PM e R$ 33 mil como deputado federal.

“A cada enterro de policial que eu vou, eu o odeio ainda mais”, disse então o deputado sobre Alckmin. “Pena que só possa escrachá-lo em público. Gostaria de fazer muito mais.”

Doria, afirma o futuro senador, não o engana: agora está “alinhado por conveniência” a Bolsonaro, mas reproduz as malfeitorias do tucanato.

O ex-prefeito que tenta virar governador viajou até o Rio no 12 de outubro, feriado de Nossa Senhora Aparecida. Com ajuda da deputada eleita Joice Hasselman (PSL), queria encontrar Bolsonaro e gravar um vídeo com ele, mas o capitão reformado não deu as caras, e Doria ficou a ver navios.

12.out.2018 - O candidato do PSDB João Doria chega à casa em que a equipe de Bolsonaro tem
gravado os programas do horário eleitoral, no Rio


Três dias após ​Doria levar o bolo, Joice tentou contemporizar: ele seria “um liberal escondido no PSDB”, e não um tucano. “Acho que o Doria combina muito mais com o nosso partido”,  disse em cerimônia de aniversário dos 48 anos da Rota, o 1º batalhão de choque da PM paulista.

O ex-prefeito pode parecer um estranho no ninho tucano, por suas colisões com quadros tradicionais da sigla —a começar por Alckmin, que na semana passada insinuou que seu afilhado político era um traidor, durante uma reunião do PSDB a portas fechadas.

Mas Olímpio aponta “manchas” no currículo do tucano caçula. Se gosta tanto de Bolsonaro, questiona, por que em 2017 rechaçou um eventual apoio do hoje líder nas pesquisas presidenciais? “Agradeço, mas declino. Não acredito em extremismos nem de direita nem de esquerda”, Doria disse então à Jovem Pan.
O major também lembra que o nêmesis político sempre exaltou, em sua biografia, o fato de o pai ter sido cassado em 1964 pela ditadura militar.

Deputado pelo Partido Democrata Cristão, João Doria pai defendia o presidente João Goulart e maldizia o imperialismo na tribuna da Câmara.

Em 1963, foi sub-relator da CPI que investigou a influência de capital americano no financiamento de campanhas no país. Virou alvo após o golpe que Bolsonaro descreve como revolução. O filho de mesmo nome tinha seis anos.

Não é só o passado que o condena, segundo Olímpio. O SampaPrev, projeto de reforma previdenciária paulistana que Doria tentou aprovar quando era prefeito, “esmagava os guardas municipais”.

“Não vem agora me dizer ‘sou diferente do PSDB’. Não é diferente, não”, afirma.



A rixa com o tucanato não seria o único motivo para o major apoiar Márcio França (PSB) contra Doria na corrida estadual.

Nos bastidores, fala-se no desejo de Olímpio se candidatar ao governo paulista em 2022. E França, bem ou mal, se eleito só terá quatro anos no poder, já que as regras eleitorais o proíbem de tentar duas reeleições seguidas.

Já o ex-prefeito é visto como um concorrente mais forte. À reportagem o major aposentado afirma que seria “muito precoce” discutir desde já seu futuro político. “Nem sei se vou estar vivo até lá.”




Fonte: Folha de São Paulo

CHAMA O GAP E SENTA A PUÁ : Detentos fazem motim após proibição de visita de crianças a presídios no Ceará

Decisão foi tomada pela Secretaria de Justiça do Ceará depois que veio à tona o caso de estupro de uma menina de 11 anos durante visita ao complexo de Itaitinga.







Arthur Soares, especial para O Estado
16 Outubro 2018 | 14h26

Grupo de Apoio Penitenciário





FORTALEZA - Após determinação da Secretaria de Justiça (Sejus) do Ceará de proibir a visita de crianças a presídios onde haja detentos acusados de crimes sexuais, presidiários da Unidade Prisional Professor José Sobreira de Amorim, em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza, queimaram colchões em motim realizado na noite desta segunda-feira, 15. Agentes penitenciários foram acionados e debelaram o fogo, que atingiu a vivência da unidade, e em seguida dispersaram o grupo que iniciou a rebelião.

A decisão de proibir a visita de crianças foi tomada pelo Estado depois de vir à tona a história de que uma menina de 11 anos foi estuprada durante visita ao Centro de Execução Penal e Integração Social Vasco Damasceno Weyne (Cepis), no Complexo de Itaitinga. O crime foi cometido por um detento, durante o horário de visita, que acontece entre 9 e 16 horas.

No motim de segunda à noite, alguns internos tiveram ferimentos leves e foram encaminhados para a unidade de saúde do estabelecimento prisional. Os reparos nas celas foram iniciados na manhã desta terça-feira, 16. De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública do Ceará, a Polícia Civil está apurando as causas da ocorrência.

A pasta disse ter registrado a ocorrência de apenas um único motim no Complexo Penitenciário de Itaitinga, mas há relatos de outros que teriam ocorrido no Instituto Penal Professor Olavo Oliveira (IPPOO II) e no Cepis.

Criança foi violentada por detento dentro de presídio em Itaitinga Foto: FACEBOOK|CAMILO SANTANA



O detento acusado de ter praticado o crime contra a menina foi levado para isolamento, por medida de segurança, visto que está marcado de morte por ter violado leis internas dos presidiários. A garota estuprada dentro da unidade prisional, segundo informou a Sejus, visitava uma ala restrita a presos que cumpriram pena por crimes sexuais. O pai da menina está detido por ter cometido este tipo de delito.

O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Ceará afirmou que já havia alertado a Sejus sobre o risco deste tipo de ocorrido, mas não foi ouvido. Em sua defesa, a Secretaria de Justiça informou que "a visita de filhos e netos de internos é garantida pela Lei de Execução Penal e sempre transcorreu normalmente, desde que as crianças estejam acompanhadas pelos responsáveis legais e que estejam cadastradas no Núcleo de Cadastro de Visitantes para tal fim".

Após motins, mulheres de detentos bloqueiam BR-116 em frente ao Complexo Penitenciário de Itaitinga

Cerca de 50 manifestantes bloquearam via e queimaram pneus — Foto: Leabem Monteiro






Um grupo de mulheres interditou a BR-116, km 17, na manhã desta terça-feira (16), em protesto contra as condições de tratamento dos internos no presídio José Sobreira Amorim, localizado em Itaitinga. Elas denunciam maus-tratos contra os presos.

De acordo com elas, os internos “apanham todo dia, não têm banho de sol e levam bala de borracha”. São cerca de 100 mulheres protestando no local. O G1 aguarda posicionamento da secretaria da Justiça sobre as reclamações das mulheres.

A unidade prisional José Sobreira Amorim foi inaugurada em novembro de 2017. O local tem capacidade para 600 presos e é considerado um modelo para o estado.



Fonte: Estadão/G1

PARABÉNS A TODAS AS EQUIPES DE SERVIDORES : Balanço das apreensões com visitantes no final de semana 13 E 14/10/2018 no sistema Sap/SP

Chips de celular escondidos em sabonete, maconha em bolo de chocolate, celular relógio no doce de leite: essas e outras tentativas de burlar a vigilância de agentes em presídios do estado: 13 e 14/10.








Assessoria de Imprensa - SAP  
Fotos: Divulgação/SAP
16/10/18

Leandro Leandro
Obs: Clique nas imagens para ampliar


A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa sobre as apreensões do último fim de semana, 13 e 14 de outubro, em presídios de todo Estado.

Entre as apreensões, destacam-se casos como da Penitenciária de Junqueirópolis. No domingo, 14, às 10h50, ao revistar no aparelho de Raio-X os itens trazidos por companheira de outro preso, agentes encontraram 19 micro chips de aparelho celular camuflados em um sabonete.



Também no domingo, na Penitenciária I "Mário de Moura e Albuquerque", de Franco da Rocha foi registrada a apreensão de maconha, em meio a bolo trazido pela esposa de um sentenciado.





No dia anterior, na Penitenciária de Cerqueira César, às 11h20, agentes de segurança penitenciária revistavam pertences de mulher que visitaria o irmão, quando encontraram dentro de um pote de doce de leite um aparelho de telefonia celular em formato de relógio, além de bateria e chip.


Em cada uma das apreensões, os presos foram isolados e respondem a Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade daqueles que receberiam os materiais ilícitos. Todos os visitantes flagrados foram automaticamente suspensos do rol de visitas e os casos, registrados por meio de boletim de ocorrência.




Guarulhos

No último domingo (14), ao realizar revista corporal, por meio de scanner, em uma companheira de um reeducando, os servidores do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Guarulhos II encontraram na barra da calça de uma visitante 300 micropontos semelhante ao Ácido Lisérgico (LSD) e um invólucro contendo substância semelhante à maconha. A visitante foi conduzida ao 4º Distrito Policial de Guarulhos, onde foi autuada em flagrante delito incurso no artigo 33 da Lei 11.343/06 - Tráfico de droga.



Diadema

No sábado, 13, o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Diadema flagrou duas visitantes, companheiras de presos, tentando entrar na unidade prisional com ilícitos introduzidos em suas genitálias. Ambas foram surpreendidas durante o procedimento de revista ao passar pelo scanner corporal.

Em um dos casos, a visitante tentou adentrar no CDP portando um invólucro contendo aproximadamente 94 gramas de substância análoga à maconha. Na segunda ocorrência do dia, a visitante estava com cerca de 100 gramas de substância análoga à cocaína escondida em seu corpo.

   






Santo André

No domingo(14), durante procedimento de revista no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Santo André o equipamento de scanner corporal flagrou visitante com um volume incomum na altura de sua cintura. Encaminhada a uma sala reservada a visitante foi questionada e nesse momento entregou suas vestes a servidora de plantão.

Ao realizar revista minuciosa, foi encontrado escondido no cós da calça um invólucro pesando aproximadamente 72 gramas contendo substância branca análoga à cocaína. Foi registrado Boletim de Ocorrência junto ao 4º Distrito Policial de Santo André.





São Bernardo do Campo

No Centro de Detenção Provisória (CDP) "Dr. Calixto Antônio" de São Bernardo do Campo, no último domingo (14), durante a conferência da documentação para a entrada de visitante na unidade prisional, foi localizado um chip de aparelho de telefonia móvel oculto no interior do RG da mãe de um dos reeducandos. O objeto foi apreendido e enviado, juntamente com a visitante, ao 3º Distrito Policial do município.





Itapecerica da Serra

O Centro de Detenção Provisória (CDP) "ASP Nilton Celestino", de Itapecerica da Serra, registrou duas apreensões no sábado (13). A esposa de um preso foi surpreendida durante o procedimento de revista via scanner corporal, tentando adentrar à Unidade Prisional com dois invólucros contendo substâncias entorpecentes análogas à cocaína. As substâncias estavam camufladas dentro de sua veste superior, top.

No mesmo dia, o scanner corporal da unidade prisional flagrou outra visitante tentando entrar no CDP com um invólucro contendo substância entorpecente análoga à maconha. O invólucro estava camuflado no cós da calça. Em ambas as apreensões, as visitante foram conduzidas à Delegacia de Polícia de Itapecerica da Serra, onde foi lavrado Boletim de Ocorrência.

 





Franco da Rocha

No dia 14, último domingo, a Penitenciária I "Mário de Moura e Albuquerque", de Franco da Rocha, registrou a apreensão de substância esverdeada, análoga à maconha, em meio a bolo trazido pela esposa de um sentenciado. Ao ser indagada a respeito do ilícito, a visitante relatou que estava levando tal substância para ser comercializada por seu companheiro junto aos demais sentenciados no raio habitacional.

No mesmo município também foi feita outra apreensão, desta vez na Penitenciária III "José Aparecido Ribeiro", de Franco da Rocha, igualmente no dia 14, último domingo. As imagens do scanner corporal de certa visitante acusaram um volume anormal na região genital. Indagada sobre a situação, a visitante confessou que carregava substância entorpecente, entregando prontamente o invólucro que continha aproximadamente 51,6 gramas de pó esbranquiçado, com aparência de cocaína, e cerca de 79,68 gramas de substância esverdeada, semelhante à maconha.

Em ambos os casos, as visitantes foram encaminhadas à Delegacia de Polícia de Franco da Rocha e deverão ser apresentadas à audiência de custódia no Fórum de Jundiaí e Franco da Rocha, respectivamente.






Jundiaí

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que no domingo (14), uma mulher de 23 anos foi detida durante o procedimento de revista, no Centro de Detenção Provisória (CDP) Marcos Antônio Alves Bezerra, em Jundiaí, com gramas de maconha escondidos na vagina. Segundo informações do CDP, a suspeita apresentou nervosismo e ao ser questionada pelas agentes referente ao que era a alteração na imagem, a suspeita permaneceu em silêncio e só após uma conversa foi ao banheiro acompanhada das agentes e retirou o invólucro do seu corpo.

A mulher foi encaminhada ao plantão policial, onde permanece à disposição da Justiça. O preso que receberia a visita foi isolado, preventivamente para procedimento disciplinar. A SAP informa que as pessoas as quais são flagradas tentando entrar nas unidades prisionais com materiais proibidos.




Campinas

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que uma mulher de 34 anos foi detida no Centro de Detenção Provisória (CDP), no último domingo (14), durante o procedimento de revista, com maconha e cocaína escondidas na vagina. Agentes suspeitaram da visita porque imagens do equipamento de revista corporal mostraram alterações na sua região pélvica.

A princípio ela negou que estivesse portando algo ilícito, então, foi conduzida ao hospital, onde foram feitos exames e constatado que havia um invólucro com as drogas. A suspeita foi encaminhada para a 2ª Delegacia Seccional de Campinas, onde foi autuada em flagrante. O preso foi isolado preventivamente para procedimento disciplinar. A SAP informa que as pessoas flagradas tentando entrar nas unidades prisionais com materiais proibidos são suspensos, temporariamente do rol de visitas.



Americana

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que no domingo (14), um homem foi flagrado tentando entrar no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Americana, sob posse de um aparelho celular. O suspeito é pai de um detento e foi surpreendido durante o procedimento de revista dos alimentos. Ele foi conduzido ao plantão policial, onde prestou depoimento. O preso que receberia a visita foi isolado, preventivamente para procedimento disciplinar. A SAP informa que as pessoas as quais são flagradas tentando entrar nas unidades prisionais com materiais proibidos são suspensos, do rol de visitas.




Piracicaba

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que uma mulher de 22 anos foi detida na Penitenciária de Piracicaba, no último sábado (13), tentando entrar com drogas escondidas no cós da blusa. Ela pretendia visitar o companheiro, mas foi impedida quando as imagens feitas pelo body scanner mostraram alteração. Quando ela foi questionada por agentes, admitiu que estava com drogas e foi encaminhada a local reservado para retirar o entorpecente. A Policia Militar (PM) foi acionada e a jovem foi levada ao 1º Distrito Policial (DP), onde permanece à disposição da Justiça.




Tremembé

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que uma visitante foi barrada ao tentar entrar com uma faca na Penitenciária "Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra", a P1 de Tremembé, ontem, dia 14 de outubro. A mulher, de 48 anos, pretendia visitar seu filho, sentenciado da unidade.

Por volta das 11h30, os servidores da penitenciária encontraram o objeto enquanto revistavam os itens trazidos pela visitante. A faca de metal estava dentro de um recipiente com comida e media 13 centímetros.

Os familiares dos presos recebem folhetos com a descrição de materiais permitidos nos estabelecimentos penais. Essa informação consta, também, em cartazes fixados nas portarias das pris ões. Itens metálicos são proibidos pelas unidades, que fornecem talheres descartáveis aos detentos.

A mulher teve o nome suspenso do rol de visitas da SAP e a Direção da P1 de Tremembé instaurou Procedimento Disciplinar Apuratório.





Iperó

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que uma mulher de 28 anos foi detida neste sábado (13), dentro da Penitenciária ‘Odon Ramos Maranhão’, em Iperó, ao tentar levar droga para o companheiro. O flagrante ocorreu durante o momento em que ela passou pelo procedimento de revista. A suspeita foi conduzida ao Pronto Atendimento para remoção do invólucro, onde foi encontrado 200 gramas de maconha enrolados em fitas adesivas. Após o procedimento ela foi conduzida à delegacia de Boituva, onde permanece à disposição da Justiça.





Capela do Alto

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que no domingo (14), uma mulher foi detida na Penitenciária de Capela do Alto, durante o procedimento de revista dos alimentos, em posse de seis pedaços de papel branco com característica de K4 e duas unidades de LSD, escondidos em um rolo de papel higiênico. Quando agentes perguntaram do que se tratavam, a suspeita disse que nada sabia a respeito e que apenas estava atendendo ao pedido do companheiro. Ela foi conduzida ao plantão policial, onde permanece à disposição da Justiça.






Guareí

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que no domingo (14), uma mulher foi detida na Penitenciária Nelson Vieira, Guareí I, durante procedimento de revista, com 25 gramas de maconha escondidos na calcinha. Os agentes perceberam irregularidades na roupa da suspeita, por meio do scanner corporal, e perguntaram à jovem do que se tratava, mas ela ameaçou os servidores e disse que só retirava o material com a presença da polícia. Diante disso, a Polícia Militar foi acionada e só então a mulher entregou o material.





Cerqueira César

No sábado, 13/10, às 11h20, na Penitenciária de Cerqueira César, agentes de segurança penitenciária revistavam pertences de mulher que visitaria o irmão, quando encontraram dentro de um pote de doce de leite, um aparelho de telefonia celular em formato de relógio, além de bateria e chip. A visitante foi conduzida ao diretor de plantão, que colheu seu depoimento e posteriormente a encaminhou para a Delegacia de Polícia para as providências cabíveis.





Jardinópolis

Também no sábado 13/10, às 08h30, durante revista através do “Body Scanner” no Centro de Progressão Penitenciária de Jardinópolis, agentes observaram uma anormalidade na imagem, mais precisamente na região da cintura de uma visitante.

De pronto, a visitante foi conduzida a uma sala reservada e, indagada por uma servidora sobre o que portava no cós de sua calça, a mesma retirou espontaneamente um plástico com pó branco com características de cocaína. A Polícia Militar foi acionada para lavrar Boletim de ocorrência e conduziu a visitante e a droga apreendida para a delegacia.

A Autoridade Judiciária foi informada para a sustação do regime semiaberto do sentenciado que receberia a droga. O mesmo foi isolado preventivamente até a elucidação dos fatos e possível remoção para unidade prisional de regime fechado.





Pirajuí

A entrada de visitantes estava se iniciando no dia 14, domingo, na Penitenciária “Dr. Walter Faria Pereira de Queiroz” de Pirajuí quando por volta de 07h30, agentes de segurança em revista nos pertences de uma visitante, encontraram no bolso lateral de uma sacola, um pequeno saco plástico, contendo um grama de erva esverdeada com características de “maconha”. A visitante foi encaminhada a Polícia Civil que, após lavrar Boletim de Ocorrência, a liberou com o compromisso de comparecer quando requisitada. O preso vinculado a ela foi isolado preventivamente no Pavilhão Disciplinar para apuração interna sobre seu envolvimento no delito.






Ribeirão Preto

No domingo 14, às 09h00, após revista de praxe de escaneamento corporal, foi detectada uma imagem suspeita na região do tórax, na altura do sutiã de uma mulher que visitaria o irmão no Centro de Detenção Provisória “Asp Nayan Xavier Ribeiro” de Ribeirão Preto.

Ao ser questionada, prontamente assumiu que portava entorpecente. Em sala reservada, na presença das Agentes de Segurança Penitenciária, retirou do bojo do sutiã o material que estava ali acondicionado. Aberto, o conteúdo era de 96 gramas de erva esverdeada que, juntamente com a visitante foi encaminhada para o Plantão Policial para as medidas cabíveis. O preso foi encaminhado ao setor de disciplina para apuração de seu envolvimento.



Também no dia 14, a Penitenciária de Ribeirão Preto registrou ocorrências com visitantes logo no início dos procedimentos para entrada de visitantes. O relógio marcava 07h20, quando companheira de reeducando foi barrada no “body scanner”, após imagem do aparelho detectar volumes suspeitos em sua vestimenta.

Encaminhada a uma sala em companhia de duas agentes penitenciárias a mesma retirou de seu “top” três invólucros embalados em plástico filme, contendo substância análoga a maconha. Logo na sequência, às 07h40, outra visitante foi surpreendida no scanner, quando imagem obtida pelo equipamento apresentava três objetos estranhos preso ao corpo da mulher.

Levada pelas agentes de plantão a uma sala reservada, retirou de seu "top" dois invólucros com substância similar a cocaína, embalados em plástico filme. Em ambos os casos foram adotados os procedimentos internos cabíveis, como elaboração de Comunicado de Evento e isolamento disciplinar dos presos que possivelmente receberiam as drogas. As visitantes foram encaminhadas ao distrito policial, juntamente com as drogas apreendidas, para lavratura de Boletins de ocorrência e demais providências de competência da autoridade policial.





Lavínia

A companheira de um sentenciado se submeteu à revista mecânica na entrada da Penitenciária II “Luiz Aparecido Fernandes” de Lavínia, no sábado, 13/10, sentando no banco detector de metais, como é de praxe nos procedimentos de revista. Neste momento, o aparelho sinalizou positivamente para a presença de metal em seu corpo, o que a levou a assumir que trazia em oculto 01 (um) celular, o qual retirou voluntariamente do órgão genital. A mulher foi suspensa do rol de visitas e, juntamente com o objeto, encaminhada à autoridade policial para providências da polícia judiciária. O sentenciado que receberia o material foi isolado preventivamente e irá responder a Procedimento Disciplinar.



Um invólucro, revestido por fita de auto fusão, papel carbono, grafite e veda rosca, escondendo 01 (um) mini celular sem chip, estava introduzido na genitália de uma mulher que visitaria o companheiro na Penitenciária III “ASP Paulo Guimarães” de Lavínia. Ela foi flagrada ao passar pelo scanner corporal durante revista de praxe para entrar no presídio, mas afirmou que não receberia nenhum valor pela entrega do objeto, sendo posteriormente suspensa do rol de visitas e encaminhada à delegacia de polícia. Já o sentenciado foi isolado preventivamente em cela disciplinar.






Junqueirópolis

Durante os procedimentos de revista a visitantes, no setor de portaria da Penitenciária de Junqueirópolis, no sábado, 13/10, duas mulheres foram barradas com a posse de ilícitos. Uma delas chegou no sábado e ao passar pelo scanner corporal ouviu o aparelho sinalizar para a presença de objeto metálico em seu corpo, além de gerar imagens em computador.

Mesmo assim, se negou a retirar o material, sendo então conduzida pela polícia civil à Santa Casa para realização de exame de raios X, o que confirmou a presença do ilícito no órgão genital da mulher. A visitante então retirou o invólucro do corpo que, ao ser aberto, escondia substância esverdeada aparentando maconha.

A mulher então foi suspensa do rol de visitas e levada à delegacia para as providências de praxe, e o sentenciado removido para o pavilhão disciplinar onde aguardará a apuração dos fatos. No dia seguinte, outra visitante tentou entrar com 19 (dezenove) micros chips de celular camuflados em um sabonete, tendo sido tomadas as mesmas providências do dia anterior.





Pacaembu

No sábado, quatro mulheres foram barradas na entrada da unidade, quando tentavam entrar na Penitenciária ”Ozias Lúcio Dos Santos” de Pacaembu para visitar os respectivos companheiros que cumprem pena no local. Todas foram flagradas pelas imagens geradas pelo scanner corporal durante os procedimentos de revista, indicando que cada qual trazia consigo 01 (um) invólucro introduzido órgão genital.

Com duas delas, havia porções de substância esverdeada, supostamente maconha, e com as outras duas havia porções de substância esbranquiçada, supostamente cocaína. A polícia militar foi acionada e as conduziu após o flagrante para a delegacia, para providências de praxe, além de serem suspensas do rol de visitas. Já os sentenciados envolvidos, que receberiam as encomendas, foram isolados preventivamente em pavilhão disciplinar enquanto aguardam a apuração dos fatos.






Martinópolis

Por volta das 13h30 do domingo, 14/10, a companheira de um sentenciado tentou burlar a segurança da Penitenciária “Tacyan Menezes De Lucena” de Martinópolis e entrar com um celular introduzido na genitália, para entregar a quem seria visitado. No entanto, foi interceptada por agentes penitenciários que notaram o ilícito durante os procedimentos de revista. A mulher foi suspensa do rol de visitas e levada com o objeto à delegacia local, enquanto o sentenciado envolvido responderá a Procedimento de Infração Disciplinar.


                            




Valparaíso

Com um invólucro inserido no órgão genital contendo cerca de 200 gramas de erva esverdeada, semelhante à maconha, a companheira de um sentenciado tentou entrar na Penitenciária de Valparaíso, mas foi descoberta por agentes penitenciários, suspensa do rol de visitas e levada à delegacia local para providências da autoridade policial.







Irapuru


Ao submeter a mãe de um sentenciado a passar pelo scanner corporal, para revista mecânica, o aparelho identificou que havia um objeto estranho nas partes íntimas da mulher, aparentemente um celular na Penitenciaria de Irapuru. Ao passar novamente pelo aparelho, a suspeita foi confirmada e ela confessou o fato, retirando o telefone do corpo em local próprio. A mulher foi suspensa do rol de visitas e junto com o objeto encaminhada à autoridade policial. O sentenciado foi conduzido ao pavilhão disciplinar, bem como instaurado procedimento disciplinar para apuração dos fatos.





Presidente Bernardes

Uma mulher teve suspenso temporariamente o direito de visitar o companheiro no presídio após ser flagrada com 01 (um) celular introduzido na genitália, ao tentar realizar visita ao homem no último domingo. Ela foi flagrada durante os procedimentos de revista, por agentes penitenciários da Penitenciária “Silvio Yoshihiko Hinohara” de Presidente Bernardes com o uso do scanner corporal e conduzida à delegacia de polícia para lavratura de Boletim de Ocorrência (B.O). Também foi instaurado Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade do sentenciado que receberia o objeto.




Flórida Paulista

Ao passar os pertences da companheira de um sentenciado pelo aparelho de raios X, durante os procedimentos de revista para entrada na Penitenciária “AEVP. Cristiano de Oliveira” de Flórida Paulista, agentes penitenciários notaram a existência de um celular em meio aos pertences. Sendo assim, a autoridade policial foi acionada e conduziu a mulher e o telefone à delegacia local para providências de praxe. Ela ainda foi suspensa do rol de visitas, enquanto o sentenciado responderá a Procedimento Disciplinar.






Fonte: SAP

Parabéns a Todos os Servidores e as Equipes por estes excelentes trabalhos realizados, que mesmo sem o reconhecimento e a falta de respeito do Governo, continuamos a demonstrar nosso profissionalismo e empenho em todos os trabalhos realizados, seja nas revistas pessoais, revistas por Body Scanner, Raio-X, de Jumbos, também por Sedex e nas muralhas, eles os governantes são passageiros, efetivos e titulares de cargos somos Nós. Não seremos irresponsáveis como ele.