SOMOS A POLÍCIA PENAL

Profissionais invisíveis que garantes a segurança da sociedade.

QUREMOS QUE NOSSOS DIREITOS SEJAM RESPEITADOS

Arriscamos nossas vidas para garantir a segurança de todos.

SOMOS GUERREIROS E INCANSÁVEIS

Lutamos pelos direitos de todos os servidores públicos.

ACREDITAMOS NUM PAIS MENOS DESIGUAL

Não compactuamos com os demsandos dos governos.

QUEREMOS QUE HAJA JUSTIÇA SOCIAL

Somente assim haverá segurança pública real.

17 fevereiro 2018

Servidores do sistema penitenciário carioca aprovam intervenção, mas dizem que não serão subservientes

Em comunicado, sindicato que representa funcionários públicos afirmou que não vai acatar 'caprichos e vaidades' dos interventores.




Fernanda Nunes e Marcio Dolza, O Estado de S.Paulo
17 Fevereiro 2018 | 15h45

Agentes afirmaram não aceitar subserviência




RIO – Os servidores do sistema penal do Rio de Janeiro se posicionaram favoravelmente à intervenção federal na Segurança Pública do Estado anunciada nessa sexta-feira, 16, pelo governo federal.


O apoio, porém, é condicionado à valorização dos profissionais que já atuam nas penitenciárias. Em comunicado, o sindicato que representa desse grupo de funcionários públicos, o Sindisistema Penal RJ, afirmou que, embora aceite a intervenção, vai atuar para  frustrar interferências que possam gerar conflitos.

Ainda acrescentou que os profissionais contratados pelo Estado não vão acatar "caprichos e vaidades" dos interventores e garantiram que vão dar todas as informações pedidas pelas forças armadas, desde que os militares demonstrem estar comprometidos com o "respeito e valorização dos inspetores penitenciários".

O sindicato também ressaltou os problemas estruturais nas prisões, como superlotações e o quadro reduzido de trabalhadores.


"A crise tão propagandeada de que o sistema penitenciário tornou-se o ‘escritório do crime’ não pode ser imputada aos inspetores penitenciários, pois estes vêm demonstrando um nível de controle das unidades prisionais acima da média, se comparado a outros entes federados", afirma.

+++ Temer anuncia criação do Ministério da Segurança Pública 

+++ Maia diz que verba para intervenção será do governo federal

Os servidores públicos do sistema penal creditam a crise na segurança do Rio à "omissão do Estado brasileiro para com o sistema" e afirmam que não serão “subservientes a caprichos ou vaidades que nos imponham responsabilidade” pelos problemas do sistema penal.

No comunicado, reivindicam o pagamento do 13º salário de 2017 e de promoções e autorizações para o uso de alguns armamentos permitidos a outras forças de segurança, como os de calibre 9 mm, além da convocação de aprovados nos concursos de 2003, 2006 e 2012. "Que a intervenção venha de forma positiva e com a valorização de todos os profissionais", traz o comunicado.

O que o Interventor irá comandar( Clique para ampliar)





Fonte: Estadão

Contraponto: Vindo de Servidores do Sistema Penitenciário do Rio pelo watts Leandro a princípio todos nós, tanto a sociedade organizada quanto algumas entidades olhamos com reservas  esta intervenção federal no Rio de Janeiro. 

Não questionamos a necessidade de tomada de atitude para estancar a violência No Rio os níveis estão insustentáveis próximo a barbárie.   

Questionamos decisões monocráticas tomadas ao cair da noite em decisões palacianas por correligionários de um GOVERNADOR desgastado acusado de corrupções mantido a frente do executivo por recurso junto ao TSE.

Não intervir no executivo origem de todo o descalabro do estado gera desconfianças que somente o tempo irão sanar.

Também há várias incógnitas quanto a paralisação da reforma previdenciária, tema tão defendido pelo governo Temer e com a intervenção no Rio fica suspensa.

Ficamos no aguardo das medidas para sabermos os reais motivos destas medidas, visto outros estados também estarem com índices de violências próximo a barbárie e não terem sofrido tais medidas.

Temer anuncia criação do Ministério da Segurança Pública

Após reunião com autoridades do RJ, presidente disse que pasta irá coordenar ações do setor, mas não adiantou quem deve chefiá-la




Da Redação
17 fev 2018, 15h54 

O presidente Michel Temer em reunião no Palácio Guanabara, neste sábado (Alan Santos/PR/Flickr)




Após reunião no Rio de Janeiro neste sábado (17) no Palácio Guanabara, sede do governo estadual, para tratar da intervenção federal no estado, o presidente Michel Temer (MDB) anunciou a decisão de criar o Ministério da Segurança Pública. O presidente, até então, só tinha tratado do tema em consultas com integrantes da equipe. Mesmo assim, ele não anunciou nenhum nome para a futura pasta.

Em pronunciamento, Temer disse que pretende criar a nova pasta nas próximas semanas. Disse que o ministério vai coordenar as ações de segurança pública no país, “sem invadir as competências dos estados”. O presidente não deu mais detalhes nem respondeu a perguntas da imprensa após o anúncio. A pasta deverá ser criada por meio de medida provisória.

O presidente se reuniu por cerca de uma hora com Pezão, o interventor, o general de Exército Walter Souza Braga Netto, o prefeito da capital, Marcelo Crivella (PRB), o presidente do Tribunal Justiça, Milton Fernandes, o procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, entre outras autoridades. Apenas Temer se pronunciou. Não foi divulgada qualquer informação sobre o planejamento das operações das Forças Armadas.

Atribuições

Temer disse que já conversou com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), sobre a criação do ministério. De acordo com o que já vinha sendo elaborado no governo, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, o Departamento Penitenciário Nacional e a Secretaria de Segurança Pública sairiam da alçada do Ministério da Justiça e ficariam sob o comando da nova pasta.

O Ministério da Justiça deve seguir desenvolvendo políticas preventivas de combate às drogas e programas de recuperação de ativos no exterior, além de ficar responsável pelos temas relacionados a estrangeiros e refugiados, pelo combate a carteis econômicos e pela defesa do consumidor.

Fonte: Revista Veja

PARABÉNS A EQUIPE: Três mulheres são detidas com microcelulares nas partes íntimas na PII de Itirapina

Agentes detectaram os aparelhos após as visitantes passarem pela inspeção corporal no 'body scanner'.



Por G1 São Carlos e Araraquara
17/02/2018 17h11 

Foram apreendidos 3 micro aparelhos celulares com visitantes em penitenciaria de Itirapina
 (Foto: SAP/Divulgação)





Três mulheres foram detidas em Itirapina (SP) ao tentarem entrar na Penitenciária II com três microcelulares na manhã deste sábado (17). Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), as visitantes estavam com os aparelhos escondidos nas partes íntimas.

Os agentes detectaram os objetos após as mulheres passarem pelo aparelho de inspeção corporal conhecido como 'body scanner'. Ao serem questionadas, as mulheres que iriam visitar os companheiros detentos confessaram estar com os aparelhos.

As visitantes foram conduzidas ao Plantão Policial. Segundo a SAP, será instaurado um Procedimento Investigatório Disciplinar para apurar a cumplicidade dos presos que receberiam os aparelhos.



Fonte: G1

Parabéns aos Servidores por este excelente trabalho, que mesmo sem o reconhecimento e a falta de respeito do governador, continuamos a demonstrar nosso profissionalismo e empenho em todos os trabalhos realizados, seja nas revistas pessoais, revistas por Body Scanner, Raio-X, de Jumbos, também por Sedex e nas muralhas, eles os governantes são passageiros, efetivos e titulares de cargos somos Nós. Não seremos irresponsáveis como ele.

E QUE COMECEM AS APREENSÕES : Duas mulheres são flagradas ao tentar entrar com drogas no CDP de Americana, SP

A substância foi apreendida durante a revista em meio aos produtos de higiene pessoal.




Por G1 Campinas e Região
17/02/2018 15h15  

Duas mulheres são presas em Americana ao tentar entrar com drogas em presídio neste sábado (17)
(Foto: Secretaria de Administração Penitenciária )






Neste sábado (17), duas mulheres foram detidas ao tentar entrar com drogas no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Americana (SP). Durante a revista, feita pelos Agentes de Segurança Penitenciária, foram apreendidas porções de maconha, que estavam escondidas em meio aos produtos de higiene e alimentação, que seriam entregues aos detentos na visita.

As duas suspeitas foram conduzidas pela Polícia Militar à Central de Polícia Judiciária de Americana e o boletim de ocorrência foi feito para apuração do ocorrido.

Também foi instaurada uma investigação para a checagem da participação dos detentos, que receberiam os entorpecentes.



Fonte: G1

Parabéns aos Servidores por este excelente trabalho, que mesmo sem o reconhecimento e a falta de respeito do governador, continuamos a demonstrar nosso profissionalismo e empenho em todos os trabalhos realizados, seja nas revistas pessoais, revistas por Body Scanner, Raio-X, de Jumbos, também por Sedex e nas muralhas, eles os governantes são passageiros, efetivos e titulares de cargos somos Nós. Não seremos irresponsáveis como ele.

Fotos externas do CDP de Paulo de Faria, que está tecnicamente pronto para ser inaugurado

Na região do norte do estado, perto de Riolândia está encravado o Município de Paulo de Faria, quase fronteira com Minas Gerais e ao lado do Rio Grande, ali está para ser inaugurado o CDP de Paulo de Faria.





LeandroLeandro
17/02/2018
Clique nas imagens para ampliar

Unidade pronta, apenas alguns detalhes a serem concluidos








Passando pela região, esta semana que passou, vimos ao lado da rodovia é impossível a grande obra levantada pelo estado, uma imensa construção de concreto armado e no meio de plantações de amendoim e cana de açúcar.

Subportaria









Ali esta pronto o CDP de Paulo de Faria, conversando com alguns funcionários da empresa construtora que ali se encontravam, foi permitido tirar fotos da área externa.

Maquinário em frente a Subportaria



Eles, os funcionários  afirmaram que a obra internamente esta pronta e acabada, apenas um imbróglio envolvendo a parte de energia, pois a unidade está desligada, não tem energia ainda.

Estão preparando a pavimentação de acesso a U.P




Mas isso é um detalhe técnico para o estado, na parte estrutural esta tudo pronto e em ordem, na rodovia ao lado é visto obras de melhorias do entorno e um trevo para o acesso da futura unidade. Máquinas não param.

Estacionamento




Tirando o problema técnico referente a energia está tudo em ordem, realmente  é uma unidade que está bem distante da capital e que faz praticamente fronteira com o estado de Minas Gerais, porém existe por ali muitas cidades de pequeno e médio porte. Isso irá facilitar a ida de muitos agentes da região para um local mais próximo de suas residências.

Muralhas, alambrados e infraestruturas prontas




As cidades que serão beneficiadas serão São José do Rio Preto, Jales, Fernandópolis, Riolândia, Paulo de Faria, Votuporanga, Mirassol e muitas outra cidades de menor contingente populacional, mas que mesmo assim tem entre seus habitantes muitas vezes servidores do estado e servidores do sistema penitenciário.

Unidade pronta, só falta energia e pavimentações do acesso






Que venha então esta nova unidade se somar ao Sistema Sap e assim esvaziar algumas U.Ps, e também propiciar a vinda de muitos servidores, hoje lotados longe de seus familiares para as proximidades de seus lares.






























Emprestei esse mapa do Blog do Jenis, para uma melhor localização

16 fevereiro 2018

CORRA QUE A POLICIA VEM AI : Jungmann: intervenção terá tanques nas ruas, bloqueio de vias e varredura em presídios

Ministro afirmou que todo o efetivo do Comando Militar do Leste no Rio, com até 30 mil militares, estará à disposição

   


POR GERALDA DOCA 
16/02/2018 21:40


Sérgio Etchegoyen, Raul Jungmann e Walter Souza Braga Netto explicam intervenção no Rio -
 Ailton Freitas / Agência O Globo



BRASÍLIA — O ministro da Defesa, Raul Jungmann, disse que todo o efetivo do Comando Militar Leste no Rio, entre 25 mil e 30 mil militares, estará à disposição durante o processo de intervenção federal no estado. Além disso, as operações poderão contar com reforço de militares de outros estados, como São Paulo.

Segundo o ministro, ainda não há um número fechado de homens que serão destacados para a missão porque isso dependerá do plano de ação a ser executado, como por exemplo, o cálculo do quantitativo de militares necessários nas ruas.

Jungmann disse que com a intervenção, além de policiamento ostensivo, haverá presença de tanques em algumas ruas, bloqueio de vias e varreduras em presídios. Mas a tendência, destacou, é fazer ações planejadas e "cirúrgicas", com base no serviço de inteligência, comandado pelas Forças Armadas.

— Este é o grande salto — afirmou o ministro, acrescentando que as Forças ficaram assumirão o controle da Secretaria de Segurança Pública, dos presídios, das polícias civil, militar e bombeiros no Estado.

haverá presença de tanques em algumas ruas, bloqueio de vias e varreduras em presídios




Ele disse que o interventor, general Walter Souza Braga Netto, terá plenos poderes para governar o Estado na área de segurança. Ele poderá admitir e afastar policiais, explicou o ministro, fazer mudanças nos postos estratégicos da estrutura da segurança estadual. Na prática, o controle da segurança sairá das mãos do Estado e passará às Forças Armadas.

Segundo o ministro, a intervenção no Estado já vinha sendo cogitada pelo governo federal há algum tempo. Ele citou a intenção do governo federal em substituir comando da Secretaria de Segurança por um general da reserva.

A decisão foi tomada agora diante da necessidade de mudanças mais profundas na estrutura, o que demandaria também mais poderes do interventor. Neste caso, a chamada GLO (Garantia da Lei e da Ordem), seria limitada.

O ministro disse também que o presidente Michel Temer prometeu liberar todos os recursos financeiros necessários aos trabalhos das Forças Armadas, durante a intervenção. Os montantes também não estão fechados e dependerão do plano.

Ao ser indagado sobre a situação de outros estados que também enfrentam crise na segurança, Jungmann respondeu que o governo não pretende ampliar a intervenção para outros entes da federação.

— Não existe essa possibilidade.




Fonte: O GLOBO


Contraponto :  

Decreto de Temer é questionado no STF

POR JULIANA BRAGA
16/02/2018 18:17

Jorge William | Agência O Globo


Já chegou ao STF a primeira ação judicial questionando o decreto de intervenção no Rio de Janeiro.

O advogado Carlos Alexandre Klomfahs alega que não houve consulta ao Conselhos da República, nem da Defesa Nacional.

Os dois conselhos são órgãos consultivos de assessoramento ao presidente. O da República, por exemplo, é composto, além de Michel Temer, pelos presidentes da Câmara e Senado, de alguns líderes no Congresso e seis cidadãos brasileiros.


A relatora será a ministra Rosa Weber.


Fonte: Coluna Lauro Jardim( O GLOBO)

NÃO PODE RIR, É PECADO.....K....: Detento quebra tornozelo e tem fratura exposta ao tentar pular muro da PI de Sorocaba/SP

Preso cumpria pena em regime semiaberto na Penitenciária I Dr. Danilo Pinheiro. Homem de 34 anos teve fratura exposta e foi socorrido pelo Samu ao CHS.




Por G1 Sorocaba e Jundiaí
16/02/2018 

Preso em regime semiaberto tenta fugir de Penitenciária, cai de muro e fratura o tornozelo
 (Foto: Reprodução/Google Street View)




Um detento da Penitenciária I "Dr. Danilo Pinheiro", localizada no bairro Mineirão de Sorocaba (SP), tentou fugir da unidade na manhã desta sexta-feira (16). Na fuga, ele caiu de um muro e teve fratura exposta no tornozelo.

Em nota, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informou que o sentenciado, de 34 anos, pertencia a ala de regime semiaberto e tentou fugir ao pular o muro de quatro metros da unidade. Os agentes encontraram o detento com a fratura exposta.

Os funcionários chamaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o preso foi encaminhado ao Conjunto Hospitalar de Sorocaba, onde passou por atendimento.

Ainda conforme a SAP, a direção da unidade registrou um boletim de ocorrência para suspender o regime semiaberto e instaurar procedimentos disciplinares para investigar o caso.

A Secretaria ainda ressalta que "as alas de regime semiaberto, conforme determinação da legislação brasileira, não dispõem de muralha nem de vigilância armada. A permanência do preso nesse regime se dá mais pelo senso de autodisciplina do preso do que a mecanismos de contenção", explica.

Ainda conforme a secretaria, "os presos que cumprem a pena em regime semiaberto podem obter permissão para trabalhar e estudar fora da unidade penal e pela Lei de Execução Penal poderão visitar os familiares em cinco ocasiões do ano."



Fonte: G1

Contraponto: Passou da hora de o Legislativo rever estas determinações, preso algum não pode e nem deve ficar regido pela auto disciplina, isso já esta provado que não funciona. A consciência do ser humano normal é falha, que dirá então de um recluso que já está marginalizado pela  própria sociedade por ter cometido crimes, que provou a sociedade ser indigno de viver em seu seio.

COMUNICAÇÃO PARA OS FILIADOS : Sindcop é vencedor em 2ª instância sobre reajustes de 2015 e 2016 para todos os servidores

Parabéns a Equipe do Dr. Marques, que são Dr. Wesly, Dr. Tuta, Dr. Emerson e Dra, Melissa, a equipe foi vencedora em 2ª instância sobre o pedido dos reajustes não concedidos aos servidores nos anos de 2015 e 2016.



LeandroLeandro
16/02/2018

Decisão é da data de 07/02/2018, o Acórdão é da data de hoje 16/02/2018


O trabalho sério e o comprometimento com a Categoria vem dando resultado para o Corpo Jurídico do Sindicato Sindcop, desta vez a equipe do Dr. Marques protocolou pedido de reposição salarial, pedindo danos materiais aos associados da Entidade, vez que o Governador não estava cumprindo suas obrigações no quesito de recompor o salário dos servidores em um ambiente de inflação.

Ocorre que existe um princípio pétreo constitucional que manda o administrador(executivo) reajustar os salários dos servidores sempre na mesma data, anualmente, Constituição Federal, em seu artº 37, inciso X, e o o governador peca pela omissão do cumprimento da lei e também ocasiona com isso redução de salários aos servidores, que tem sua renda diminuída pelo processo inflacionário, que faz com que a moeda corrente tenha uma desvalorização de seu valor de face. Imprimindo com isso pobreza e trazendo dificuldades para a toda a classe dos servidores.


Desta vez o fato se deu no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo,
VOTO Nº 13069(12ª Câmara de Direito
Público)APELAÇÃO Nº 1017526-85.2016.8.26.0071
COMARCA: BAURU
APELANTE:SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO SISTEMA PENITENCIÁRIO PAULISTA -
SINDICOP APELADO: ESTADO DE SÃO PAULO
Juíza de 1ª Instância:Ana Lúcia Graça Lima Aiello

O importante desta decisão é o caráter Erga Omnes* da mesma, que poderá a vir beneficiar todos os servidores do Estado de São Paulo

Outra vez esta Juíza atravessa nosso caminho e se mostra mais uma vez realmente nas mãos do estado, o pedido inicial ela negou afirmando que a responsabilidade de reajustar os salários dos servidores era do executivo e não do judiciário.

Fugindo de suas responsabilidades de representante do Poder Judiciário, em obrigar o executivo a cumprir com suas obrigações enquanto Classe Patronal, também dessa responsabilidade ela abriu mão, assim como tem reiteradamente descumprido os Acórdão emanados pelo TJSP no que tange ao cumprimento efetivo do pagamento do Ale aos servidores, que novamente neste caso também tem sofrido danos financeiros.

Da reforma da Decisão cabe Recurso Extraordinário para o STF, por ser matéria de cunho Constitucional.

Link do TJSP

Clique aqui para ver a Decisão em 2ª instância


* - Erga omnes:  É um termo jurídico em latim que significa que uma norma ou decisão terá efeito vinculante, ou seja, valerá para todos. Por exemplo, a coisa julgada erga omnes vale contra todos, e não só para as partes em litígio.

Querem chapar o coco da população, vai ou não vai? : Maia diz que reforma da Previdência não será votada devido a intervenção no RJ

Presidente da Câmara diz que deputados devem focar em votar o decreto que autoriza as Forças Armadas a assumirem segurança pública do estado.




Por iG São Paulo 
16/02/2018 11:19


Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) busca votos para aprovar reforma da Previdência
(Marcos Corrêa/PR - 1.9.17)






O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou nesta sexta-feira (16) que a proposta de reforma da Previdência não será levada a votação na semana que vem, como esperava o governo.

Diante da decisão do governo em determinar intervenção federal na Segurança Pública do Rio de Janeiro , Maia disse que o foco do Congresso para o início da semana que vem deve ser a votação do decreto que autoriza a ação das Forças Armadas no estado – em detrimento da reforma da Previdência .

"Não é razoável na segunda ou terça aprovar um decreto, e na quarta suspendê-lo. Isso inviabiliza a próxima semana", disse o presidente da Câmara. "Se está na pauta a votação de um decreto que veda a tramitação constitucional, você está dizendo que na próxima semana fica difícil votar qualquer emenda constitucional, inclusive a da Previdência.”

A Constituição Federal determina que  não podem ser feitas modificações constitucionais – tal como a reforma, que é discutida na forma de uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) – durante o período de vigência de um decreto de "estado de defesa ou de estado de sítio".

Eleito pelo Rio de Janeiro e filho do ex-governador do estado Cesar Maia, o deputado disse considerar que a intervenção das Forças Armadas é a "última opção" para conter o avanço da violência no estado e que só concordou com a medida após conversa com o governador Luiz Fernando Pezão (MDB).

 "Esperamos que a intervenção possa gerar resultado e restabelecer a ordem no Rio de Janeiro, pois é a última opção, então ela precisa ser bem executada", disse o parlamentar.

Votação da reforma ainda em fevereiro

O presidente da Câmara disse acreditar que o pacote de mudanças nas regras para a aposentadoria poderá ser levado a votação no plenário da Câmara na última semana do mês. O governo tem defendido a tese de que o  mês de fevereiro é a data limite para a aprovação do texto pelos deputados de modo a haver tempo hábil para o Senado analisar o projeto antes do início das discussões eleitorais.

"Essa é uma pauta de fevereiro, eu tenho trabalhado para que seja possível [votar neste mês]. Acho que a última semana de fevereiro é o limite para constituir votos para votar a Previdência", disse Maia.

Considerada "fundamental" pelo Planalto para o controle do deficit da Previdência Social, que alcançou em 2017 a cifra de R$ 268 bilhões, a PEC que altera as regras para acesso à aposentadoria teve seu texto-base aprovado na comissão especial na Câmara ainda em maio do ano passado. Mas a tramitação do projeto emperrou após o surgimento das duas denúncias contra o presidente Michel Temer.

A reforma da Previdência precisa do apoio de ao menos 308 deputados em votação em dois turnos para avançar ao Senado.



Fonte: Último Segundo - iG

PARABÉNS A TODOS OS SERVIDORES : Balanço das apreensões com visitantes no final de semana 10 e 11/02/2018 no Sistema Sap/SP

Drone é flagrado tentando levar celulares e drogas para CDP de Vila Independência e apreensões em todo o estado durante carnaval.



Assessoria de Imprensa - SAP   
Fotos: Divulgação/SAP
16/02/18 


Quero ressaltar que este é um trabalho extremamente cansativo e desgastante, mas que porém o faço com gosto, pois sei que tem muitos Agentes e Servidores que dão valor e gostam de saber o que está acontecendo em todo o sistema e também dão valor para este trabalho. 


LeandroLeandro

Obs: Clique nas imagens para ampliar


Em plena noite do sábado de carnaval, 10, agentes do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Vila Independência surpreenderam um drone sobrevoando a unidade, por volta das 19h30. Os agentes de escolta e vigilância penitenciária efetuaram disparos em direção ao drone, porém não obtiveram êxito em derrubar o aparelho, que deixou cair um invólucro sobre a tela de proteção que foi instalada recentemente no teto sobre a laje de um dos raios da unidade.

Funcionários conseguiram retirar o objeto da tela. Ao abri-lo, encontraram dentro dele quatro aparelhos celulares, sete trouxinhas de maconha e dois pinos de cocaína.

 






Assim como em Vila Independência, vários presídios em todo o estado foram alvo de tentativas de entrada de ilícitos no período do Carnaval. No caso de visitantes, estes foram levados às delegacias de polícia locais para registro de Boletim de Ocorrência, além de serem suspensos da lista de visitas, sem prejuízo do processo criminal. Os presos identificados como receptores dos ilícitos foram isolados e responderão a Procedimento Apuratório Disciplinar.

Também na capital paulista, no CDP I de Chácara Belém, no domingo, 11, duas visitantes foram surpreendidas com invólucros contendo cocaína introduzidos, em ambos os casos, nos genitais. O flagrante foi possível graças ao scanner corporal da unidade. O caso foi registrado no 31º Distrito Policial (DP).

 







Santo André

No CDP de Santo André, foram nada menos do que sete tentativas de entrar com ilícitos, das mais diferentes formas. No domingo, foram três visitantes, todas companheiras de presos da unidade, flagradas tentando entrar com cocaína, maconha e celulares por meio de invólucros escondidos nos genitais. A primeira levava maconha e cocaína, a segunda levava um aparelho de telefonia celular e a terceira também levava um celular, além de maconha, ocultos nos genitais.

Já no sábado, 10, o irmão de um dos presos da unidade foi flagrado portando maconha e cocaína ocultos no forro da sua cueca. Já a mãe de outro preso escondia um telefone celular em um invólucro nos genitais. Outras duas visitantes, companheiras de outros presos, levavam drogas: uma delas ocultava no genitais um invólucro contendo cocaína e a outra também levava cocaína, porém dessa vez dentro do forro do sutiã que estava usando. Todas as apreensões foram registradas no 4º DP de Santo André. As apreensões se deram por meio de scanner corporal.

               















Diadema

No domingo, 11, o irmão de um dos presos do CDP de Diadema foi surpreendido tentando entrar portando cinco cigarros recheados com maconha, ocultos no interior da vasilha de alimentação. O visitante foi conduzido ao 1º DP de Diadema.






Guarulhos

Foram três apreensões nos presídios de Guarulhos, todas no domingo, 11. Na Penitenciária II "Desembargador Adriano Marrey" de Guarulhos, a irmã de um dos presos da unidade ocultava um invólucro contendo maconha introduzida no ânus. Outra visitante, companheira de outro preso da unidade, foi surpreendida portando um invólucro contendo maconha, haxixe e cocaína também introduzida no ânus.

Já no CDP II de Guarulhos, companheira de preso da unidade escondida drogas nas roupas que usava. Agente da unidade detectou a tentativa de burlar a vigilância por meio do aparelho de scanner corporal do presídio. Todas as tentativas foram registradas em distritos policiais do município.

   










Franco da Rocha

Foram vários flagrantes de visitantes tentando entrar com ilícitos nos presídios de Franco da Rocha no fim de semana. No domingo, 11, na Penitenciária I "Mário Moura Albuquerque", companheira de preso foi surpreendida durante o procedimento de revista mecânica no Body Scanner, portando uma porção de maconha no cós de sua calça. No mesmo dia, na Penitenciária II "Nilton Silva”, companheira de preso, ao passar pelo procedimento de revista mecânica pelo scanner corporal, foi surpreendida tentando entrar portando consigo maconha, cocaína e comprimidos, introduzido em um invólucro em sua genitália. Na Penitenciária III "José Aparecido Ribeiro", companheira de preso foi surpreendida tentando entrar portando um invólucro contendo cocaína, introduzido no ânus.

Já no sábado, 10, foi registrada a apreensão de uma visitante, companheira de preso da Penitenciaria III, portando cocaína e maconha, escondidas dentro de uma vasilha de alimentação.

Todos os casos foram registrados na Delegacia de Polícia de Franco da Rocha.

             














Mogi das Cruzes

Foram duas apreensões no período: sábado, 10, e segunda, 12. No sábado, companheira de detento da unidade, ao ser submetida a revista no equipamento de body scanner, apresentou imagem com corpo estranho introduzido em seu corpo. Ao ser questionada, assumiu ter introduzido algo em seu ânus, no entanto não conseguia afirmar o que seria. Após retirar o invólucro em local reservado e entrega-lo aos agentes, estes o abriram e constataram que continha maconha. Na segunda, agentes localizaram dentro de correspondência encaminhada por primo de preso da unidade 14 maços de cigarros de fabricação nacional todos com selos brasileiros, contendo em seu interior maconha e cocaína. Os dois casos foram registrado no Distrito Policial local.










Hortolândia

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que no último sábado (10), uma mulher foi flagrada com maconha escondida no cós da calça, durante procedimento de revista, na Penitenciária “Odete Leite de Campos Critter”, mais conhecida como P2 de Hortolândia. Segundo informações da unidade prisional, F.M. de Souza pretendia visitar o seu companheiro, W.P. dos Santos.

No domingo (11), outra mulher, que também pretendia visitar o seu companheiro, foi surpreendida em posse de 20 comprimidos de uma substância não identificada, escondidos no bojo do sutiã. As duas mulheres e os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia do município e os presos foram isolados preventivamente para procedimento disciplinar. A SAP suspende, temporariamente, do rol de visitas, pessoas flagradas tentando entrar nas unidades com materiais proibidos.


 






Bauru

No sábado (10), por volta das 10h da manhã, agentes de segurança do Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Francisco Carlos Caneschi” de Bauru encontraram invólucros contendo maconha dentro de um vasilhame contendo alimentação. Os pacotes envoltos de plástico estavam escondidos dentro de pedaços de carne.

   








Pontal

Também no sábado, por volta das 9h45, no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pontal, durante procedimento de inspeção no aparelho de raio-X, foi detectado objeto suspeito no interior de um dos vasilhames de alimentação de uma visitante, esposa de detento. Funcionários da unidade prisional realizaram a revista no compartimento e encontraram porções de maconha misturados no alimento.

Outro caso ocorreu no domingo, 11, por volta das 10h20 da manhã. Uma mulher, mãe de preso, tentou entrar não CDP com aparelho celular e fone de ouvido escondidos dentro de uma vasilha com bifes de carne. O flagrante ocorreu no momento em que os pertencentes da visitante passava pelo aparelho de raio-X.

     








Capela do Alto

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que no sábado (10), uma mulher foi surpreendida durante o procedimento de revista, na Penitenciária de Capela do Alto, com 167 gramas de cocaína, escondidas na vagina. Imagens feitas pelo body scanner mostraram alteração no corpo de L. M. S, que pretendia visitar o detento R.L. de A. Ao ser questionada, a suspeita admitiu se tratar de droga e foi conduzida ao plantão policial de Tatuí, onde permanece à disposição da Justiça. Na unidade foi instaurado procedimento disciplinar para apurar a participação do preso, que foi isolado preventivamente. A SAP informa que as pessoas flagradas tentando entrar nas unidades prisionais com materiais ilícitos são suspensas, temporariamente, do rol de visitas.






Taubaté

No sábado, dia 10, uma mulher de 38 anos foi surpreendida portando droga escondida no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Taubaté. A suspeita pretendia visitar o marido que está detido na unidade. O flagrante ocorreu enquanto ela passava pelo equipamento de scanner e teve registrada uma imagem estranha nos seios. Tratava-se de uma porção de maconha. No domingo, dia 11, o CDP de Taubaté registrou mais duas apreensões com visitantes. A primeira foi por volta das 9h40min quando uma jovem de 21 anos foi flagrada pelo scanner portando 3 cigarros escondidos na região da cintura. Os cigarros eram de maconha. Em seguida, às 11h40min, outra visitante, uma jovem de 19 anos, tentou entrar na unidade com LSD. Ela havia escondido 25 adesivos da droga sintética no absorvente que estava entre seus pertences pessoais.






São José dos Campos

Ainda no domingo, no CDP de São José dos Campos, outras 3 mulheres foram flagradas tentando burlar as regras de segurança da unidade. Às 10h30min, uma agente identificou por meio do scanner corporal que a irmã de um detento, uma jovem de 22 anos, estava com um objeto estranho no interior da genitália. Quando questionada, ela admitiu estar com um minicelular dentro do próprio corpo.

Logo em seguida, dez minutos depois, foi a vez de uma mulher de 20 anos ser surpreendida com uma porção de maconha. Durante o procedimento de revista, uma agente penitenciária observou que havia um volume no bolso da calça da visitante, onde estava a droga.

Às 11h, mais uma esposa de detento foi flagrada por meio do scanner corporal. Uma mulher de 25 anos tentou entrar na unidade com uma porção de maconha e uma de cocaína dentro da genitália.

 






Itapetininga

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que no sábado (10), uma mulher de 43 anos foi flagrada na Penitenciária “Jairo de Almeida Bueno” de Itapetininga I, durante o procedimento de revista, com um micro celular na vagina. A visitante pretendia visitar seu companheiro, mas após o flagrante, foi conduzida à delegacia. Na unidade foi instaurado procedimento disciplinar para apurar a participação do preso, que foi isolado preventivamente. As pessoas flagradas tentando entrar nas unidades prisionais com materiais proibidos são suspensas, temporariamente, do rol de visitas, como medida de segurança da SAP.







Itirapina

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que durante o final de semana houve duas apreensões de celulares, na Penitenciária “João Batista de Arruda Sampaio”, em Itirapina II. O primeiro flagrante ocorreu no sábado (10), quando a visitante R.A.N., de 46 anos, passou pelo body scanner e agentes perceberam alteração na imagem. Ao ser questionada, a mulher negou que estivesse portando algo ilícito, mas em seguida admitiu e retirou espontaneamente o aparelho, da vagina. O segundo flagrante aconteceu no domingo (11), com a visitante R.C. de S. N, também ao passar pelo equipamento eletrônico. As duas mulheres e os aparelhos foram conduzidos ao plantão policial para serem tomadas as providências cabíveis. Já os detentos, que seriam visitados, foram isolados preventivamente para procedimento disciplinar. A SAP informa que suspende, temporariamente, do rol de visitas, pessoas que são flagradas tentando entrar nas unidades prisionais com materiais proibidos.






Flórida Paulista

No domingo, 11, por volta das 08h, houve a apreensão de um aparelho micro celular com visitante, companheira de sentenciado da Penitenciária de Flórida Paulista, no momento em que ela passava pelos procedimentos de revista no aparelho body scanner da unidade.






Junqueirópolis

Também no domingo, 11, por volta das 11h20, durante procedimento de revista em companheira de sentenciado da Penitenciária de Junqueirópolis, foi constatada a presença de um objeto. Na imagem do aparelho de scanner corporal, aparentava tratar-se de uma placa para aparelho celular introduzido no ânus. Diante do fato a visitante foi encaminhada para o plantão policial e posteriormente à Santa Casa local para que o referido aparelho pudesse ser retirado.






Lavínia

Foram duas apreensões no sábado, 10, na Penitenciária II de Lavínia e uma no domingo, 11, a Penitenciária III da mesma cidade. Em Lavínia II, ao ser submetida aos procedimentos de imagem do equipamento de scanner corporal, ficou evidenciado a presença de corpo estranho na região de genitália de companheira de sentenciado da unidade. Ao ser indagada se portava algum objeto ilícito, ela respondeu negativamente. Diante os fatos, foi acionada a Polícia Militar a fim de conduzi-la ao Hospital Estadual de Mirandópolis na presença de agentes femininas. Ocorreu que no Hospital a mesma recusou-se a realizar exames e procedimentos, sendo em seguida encaminhada a Delegacia de Polícia deste município de Lavínia, momento que retirou voluntariamente de sua genitália um invólucro que ao ser verificado foi constatado que continha um micro aparelho de telefonia móvel celular.

No mesmo dia, em uma segunda ocorrência, ao ser revistado uma sacola plástica que outra visitante, irmã de outro sentenciado, foram encontrados entre dois pedaços de borracha no interior de uma vasilha plástica, um chip de celular.

No domingo, na Penitenciária III de Lavínia, às 11h55, visitante , companheira de sentenciado, foi surpreendida tentando ingressar com um invólucro introduzido na vagina ao passar pelo aparelho de scanner corporal. Posteriormente, após sua retirada, foi verificado que ele continha em seu interior um aparelho celular. Questionada sobre o fato, a visitante alegou que ganharia a importância de R$ 800,00 caso sua tentativa desse certo.


   









Martinópolis

Na Penitenciária de Martinópolis, foram duas tentativas no sábado, 10, e uma no domingo, 11: por volta das 08h30, a companheira de um dos sentenciados tentou ingressar na unidade portando um invólucro, introduzido em sua genitália, contendo um micro aparelho de telefonia celular. Na mesma data, por volta das 10h45, a irmã de outro sentenciado, tentou ingressar na unidade portando um invólucro, introduzido em sua genitália, contendo aproximadamente 15 metros de fio de cobre. No domingo, 11, por volta das 08h00, outra companheira de outro sentenciado tentou ingressar na unidade portando um invólucro, introduzido em sua genitália, que continha maconha.

   









Mirandópolis

Foram duas apreensões, ambas no sábado, 10, cada uma em uma unidade diferente de Mirandópolis. Na Penitenciária I de Mirandópolis, por volta das 9h, durante o procedimento de revista nos objetos trazidos por visitante, companheira de sentenciado da unidade, foi encontrado dentro de um maço de cigarros, vários cigarros contendo em seu interior maconha, aproximadamente 9,8 gramas. Também no sábado, 10, na Penitenciária II de Mirandópolis, o aparelho de escaneamento corporal da unidade flagrou uma visitante, companheira de sentenciado, com algo na genitália. Ela foi encaminhada ao Hospital Regional de Mirandópolis para retirada do ilícito, que revelou-se um invólucro contendo maconha.








Pacaembu

Foram duas apreensões no sábado, 10, e uma no domingo, 11 na Penitenciária de Pacaembu. Ao passar pelo aparelho Body Scanner, uma visitante, companheira de sentenciado, foi surpreendida tentando entrar na unidade com um invólucro contendo em sua interior cocaína. O ilícito estava introduzido em sua genitália. No mesmo sábado, ao passar pelos procedimentos de Raios X e vistoria de alimentos (revista de jumbo), foi encontrado no interior da vasilha com alimentos trazida por esposa de outro sentenciado, uma faca com aproximadamente 20 centímetros de comprimento. No domingo, 11, visitante, companheira de sentenciado foi surpreendida tentando entrar com um invólucro, contendo em seu interior uma porção de cocaína. O ilícito estava introduzido em sua genitália.

   








Presidente Bernardes

No sábado, 10, durante revista na bolsa de pertences destinados a sentenciado da Penitenciária "Silvio Yoshihiko Hinohara" de Presidente Bernardes, o popular “jumbo”, agentes chave de fenda de cabo preto, medindo aproximadamente 20 cm. No dia seguinte, 11, uma outra visitante do sexo feminino, ao ser submetida ao equipamento de body scanner apresentou imagem suspeita, entretanto, a mesma alegava não possuir qualquer objeto no interior do corpo. Nesse sentido, a mesma foi convidada a ser encaminhada até o Hospital local para realização de exames de RX. Após a realização do exame, novamente foi constatado a presença de corpo estranho, momento em que a mesma retirou do órgão íntimo um micro aparelho de telefonia celular.

 






Presidente Venceslau

No domingo, 11, na Penitenciária II de Presidente Venceslau, durante revista manual, companheira de preso da unidade foi surpreendida ao entrar na Unidade com duas garrafas de refrigerantes contendo bebida destilada.






Riolândia

Visitante, companheira de sentenciado da Penitenciária de Riolândia, passou pelo body scanner da unidade que detectou algo suspeito na região dos genitais no domingo, 11. Ao ser questionada sobre o fato ela relatou não estar em posse de nada. A visitante foi conduzida por livre e espontânea vontade até a Santa Casa local, tendo sido constatado através de exame de Raio X, que ela estava em posse de um invólucro introduzido na genitália. Ela confessou que se tratava de substância entorpecente conhecida como cocaína a qual seria entregue para seu companheiro.






Valparaíso

Flagrada pelo body scanner com algo estranho na altura do abdômen, companheira de sentenciado da Penitenciária de Valparaíso confessou estar de posse de um invólucro contendo cocaína. O fato ocorreu no domingo, 11.









Fonte: Sap


Parabéns aos Servidores por este excelente trabalho, que mesmo sem o reconhecimento e a falta de respeito do governador, continuamos a demonstrar nosso profissionalismo e empenho em todos os trabalhos realizados, seja nas revistas pessoais, revistas por Body Scanner, Raio-X, de Jumbos, também por Sedex e nas muralhas, eles os governantes são passageiros, efetivos e titulares de cargos somos Nós. Não seremos irresponsáveis como ele.