SOMOS A POLÍCIA PENAL

Profissionais invisíveis que garantes a segurança da sociedade.

QUREMOS QUE NOSSOS DIREITOS SEJAM RESPEITADOS

Arriscamos nossas vidas para garantir a segurança de todos.

SOMOS GUERREIROS E INCANSÁVEIS

Lutamos pelos direitos de todos os servidores públicos.

ACREDITAMOS NUM PAIS MENOS DESIGUAL

Não compactuamos com os demsandos dos governos.

QUEREMOS QUE HAJA JUSTIÇA SOCIAL

Somente assim haverá segurança pública real.

14 março 2020

Visitas suspensas após ato de indisciplina de presos na Penitenciária II de Itirapina, diz SAP

Pasta informou que o caso foi pontual e já foi controlado na manhã deste sábado (14).

Por G1 São Carlos e Araraquara
14/03/2020 
Penitenciária 2 - João Batista de Arruda Sampaio de Itirapina (SP) — Foto: Gabrielle Chagas/G1

A Penitenciária 2 de Itirapina (SP) teve visitas suspensas na manhã deste sábado (14) após ato de indisciplina de alguns presos, segundo a Secretaria da Administração Penitenciária.

Segundo a SAP, foi necessária a suspensão das visitas de alguns pavilhões, mas a pasta não informou quais.

A secretaria também não detalhou que tipo de indisciplina foi cometida pelos presos, nem a quantidade de detentos envolvidos. Apenas informou que o caso foi pontual e já foi controlado.

“A unidade opera normalmente, dentro dos padrões de segurança e disciplina da Pasta”, disse em comunicado.

Por volta de 12h20, a SAP informou que 267 presos da penitenciária estão recebendo visitas. Disse ainda que o Grupo de Intervenção Rápida está na unidade apenas por precaução.

Medidas contra o coronavírus
A SAP orientou os funcionários a ficarem atentos a qualquer visitante que apresente sintomas ou tenha viajado para locais com alto índice de contaminação.

Se o visitante se enquadrar nessa situação não poderá visitar o preso, para não expor a população prisional em risco. Os visitantes também estão sendo orientados sobre as melhores formas de prevenção, como lavar as mãos com frequência.


Fonte: G1

Escalação titular foi presa, reservas fugiram: "Time do crime" é detido em festa do PCC na Zona Noroeste de Santos/SP

Onze pessoas(criminosos com antecedentes)foram detidas pela Polícia Civil no Jardim Castelo, Santos /SP.


Eduardo Velozo Fuccia
13.03.20 
Suspeitos participavam de uma festa do PCC no momento em que foram presos (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Escalação completa. Nem mais nem menos. Onze pessoas acusadas de participar de uma festa do Primeiro Comando da Capital (PCC) em uma casa na Zona Noroeste de Santos foram detidas pela Polícia Civil.

Uma delas possuía um tijolo de maconha pesando 930 gramas e sete cartuchos intactos de calibre 44, sendo autuada em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e posse ilegal de munições de uso restrito.

A droga foi apreendida dentro do Hyundai Sonata de Thiago Roberto da Silva Alves, de 29 anos. O carro estava estacionado na frente da residência na Rua Herman Quintas, no bairro Jardim Castelo, onde ocorria a reunião do 'time do crime'.

Thiago estava no imóvel com a chave do veículo. Na moradia, havia mais dez pessoas, e nela foram apreendidas porções de drogas, munição, cartas de detentos e material para embalar entorpecentes.
Chefiados pelo delegado Luiz Ricardo de Lara Dias Júnior e o investigador Paulo Carvalhal, policiais da 1ª Delegacia de Investigações Gerais, da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic), foram checar denúncia de que membros da facção criminosa se reuniam no local.
Policiais apreenderam porções de drogas, munição, cartas de detentos e material para embalar entorpecentes
(Foto: Divulgação/Polícia Civil)
A festa acontecia na quinta-feira (12) à tarde. Da rua, era possível ouvir o som alto e o cheiro de maconha que vinham da casa, que estava com o portão aberto. Na frente da residência, bicicletas, motos e o Sonata dificultavam o acesso.

Alguns suspeitos se encontravam em frente ao imóvel e correram para dentro dele ao verem os investigadores. Todos foram pesquisados e possuem passagens por vários crimes, como tráfico de drogas, roubo e até homicídio.

Com exceção do dono do Sonata, preso em flagrante e recolhido à cadeia, os demais envolvidos terão as suas participações em suposta organização criminosa apuradas em procedimentos autônomos.

“O objetivo é evitar tumulto processual”, justificou o delegado Leonardo Amorim Nunes Rivau. Segundo ele, já foram identificados os dois proprietários da casa. Um foi detido no local, mas o outro fugiu com comparsas. “Os que escaparam fazem parte do 'banco de reservas', mas vamos buscá-los”, ironizou um policial.



Fonte: A TRIBUNA

VALOR ATUALIZADO: Licença-prêmio paga com atraso deve ser atualizada com juros e correção

A licença-prêmio paga com atraso ao servidor deve incluir os juros de mora e a correção monetária.


Por Tadeu Rover
14 de março de 2020
Cabe ação judicial para receber licenças prêmios em atraso e mesmo quando o servidor vai para a inatividade
a administração pede para assinarem papel abrindo mão do direito, não o façam

A decisão é da juíza Carmen Nicea Nogueira Bittencourt, do 2º Juizado Especial da Fazenda Pública do Distrito Federal.

No caso, o autor da ação se aposentou em janeiro de 2016, com o direito ao pagamento de licença-prêmio não usufruída enquanto estava na ativa nos termos dos artigos 68 e do antigo 142 da Lei Complementar 840, de 23 de dezembro de 2011 (alterado pela Lei Complementar 952/2019). Porém, o benefício só foi pago dois anos e dez meses depois, sem qualquer correção.

Representado pelo advogado Diogo Póvoa, o servidor ingressou com ação pedindo que o governo fosse obrigado a pagar também a correção e os juros, pedido que foi atendido pela juíza.

"Trata-se de aplicação do postulado da vedação ao enriquecimento sem causa do Distrito Federal, visto que a correção monetária visa recompor o poder de compra da importância pelo decurso do tempo", afirmou a juíza

Segundo o advogado Diogo Póvoa “o artigo 123 lei complementar 840/2011 é expresso em afirmar que o crédito do servidor com o erário que venha a ser reconhecido administrativamente deverá ser atualizado e compensado”.

Clique aqui para ler a decisão
0757283-56.2019.8.07.0016


Fonte: Revista Consultor Jurídico

Contraponto:
Clique na imagem para ampliar
No momento do pedido da aposentadoria é comum os servidores dos RHs da Unidades pedirem ao servidor assinar documento em que o próprio abre mão das licenças prêmios vencidas e que não foram retiradas no curso da vida profissional. 

Não façam isso, procurem orientação jurídica do profissional do Sindicato ao qual você é filiado, ou mesmo um profissional liberal particular. Pois se o fizer estará abrindo mão de direitos conquistados ao longo da vida profissional. 

13 março 2020

Execuções e agressões, rumo a Operação Legalidade: Principio de motim deixa policial penal ferido no CPP de Mongaguá/SP

Segundo relatos de servidores que estavam presentes no momento da agressão tinha quase quatrocentos presos soltos no pátio e apenas 10 policiais penais efetuando a blitz sem presença do Gir. 



Por Redação - SIFUSPESP
Publicado: 13 Março 2020

Servidor foi agredido de forma covarde e violenta 
Com a “greve branca” ordenada pelas facções, detentos se recusaram a cumprir ordens, cercaram e agrediram servidores. Para manter o controle da situação diante do déficit de funcionários, plantões chegaram a 36 horas de trabalho e SIFUSPESP quer providências da SAP

Policiais penais do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) "Dr Rubens Aleixo Sendin", de Mongaguá, foram agredidos por presos na noite desta quinta-feira (12).

Com o anúncio da “greve branca” dos presos, ordenada por facções criminosas, detentos começaram a questionar o cumprimento de ordens, cercaram e agrediram policiais penais, um deles ferido com gravidade no rosto. Os servidores também foram impedidos de fazer a blitz, que ocorreria em somente em um das três alas do pavilhão.
O CPP "Dr. Rubens Aleixo Sendin" de Mongaguá diz a Sap, que tem a capacidade para 1640 detentos,
mas que  na data de 11/03/20 estava com população de  2.838 presos quase 75% acima

Houve início de tumulto na unidade, controlado com a ação rápida dos policiais penais. Diante da “greve branca”, se agrava ainda mais o problema do déficit de servidores no sistema prisional, com trabalhadores penitenciários chegando a plantões de 36 horas.

As agressões ocorrem num cenário de insegurança que se agrava, com o assassinato de dois policiais penais mortos a tiros em São Paulo em menos de uma semana.

O SIFUSPESP há tempos vem denunciando a gravidade do déficit de servidores, reivindicado nomeação de concursados com urgência, e vai enviar ofício novamente cobrando providências junto à Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).



Fonte: SIFUSPESP

12 março 2020

O 2º NA SEMANA: Policial penal Alexandre Roberto de Souza é executado com 20 tiros em Taboão da Serra/SP

O Policial penal também estava sendo monitorado por criminosos e ele foi encurralado de maneira imprevista e executado na covardia, sem chance de defesa.



Leandro Leandro
12/03/2020
Alexandre Roberto de Souza tinha 47 anos de idade e trabalhava no CDP de Itapecerica da Serra
Imagem: Reprodução Facebook
O policial penal Alexandre Roberto de Souza, que trabalhava no CDP de Itapecerica da Serra, e que tinha a função de Diretor do Núcleo de Segurança e Disciplina do plantão noturno, estava dirigindo e foi encurralado e cercado por um outro automóvel, segundo testemunhas um Fiat Toro vermelho e que deste desceram 03 indivíduos fortemente armados e fuzilaram Alexandre com mais de 20 tiros segundo as informações.

O delegado responsável pelo caso diz que ele era um agente rigoroso. A pericia recolheu capsulas de calibres ponto 40 e de 9 milímetros no local - as duas são de uso exclusivo das forças de segurança.

Segundo a polícia, o agente estava dentro do carro quando uma moto e uma caminhonete vermelha pararam ao lado do veiculo. A maioria dos tiros teria sido disparada pela dupla que estava na moto. Ainda de acordo com os investigadores, testemunhas disseram que tanto a moto quanto a caminhonete foram vistas rondando a casa do agente horas antes do crime.

Câmeras de segurança que poderiam ter flagrado o momento dos disparos estavam desligadas. Outras câmeras em ruas da região devem ajudar a policia a identificar os criminosos.

Local onde ocorreram os fatos, os policiais chegaram e com o resgate, porém já era tarde demais ele já havia dado o
seu ultimo suspiro, vítima da criminalidade e apenas por ser o que era, um honrado Policial Penal
Os fatos ocorreram na rua Olímpia Tomás de Aquino, no Jardim das Oliveiras em Taboão da Serra, região metropolitana da grande São Paulo. As motivações são desconhecidas do mundo, mas conhecidas por nós todos policiais penais.

Alexandre estava de férias e como foi dito anteriormente estava sendo seguido e não se atentou para o perigo que o cercava, ele foi descrito como uma pessoa reta e idônea, que trabalha certo e que não pagava simpatia para ladrão, que lhe dá apenas o que manda a lei, que não os favorece e nem compactua, este é então é o Homem que está marcado para morrer na atual conjuntura no Sistema Penitenciário de São Paulo.

Assim como nosso amigo e companheiro de trabalho o também policial penal Samuel Correia Lima, executado dentro de um depósito de materiais de construção, esta semana dia 09/03/2020, quando estava comprando na loja, mas que também, assim como Alexandre estava já sendo monitorado e marcado para morrer.
Policial penal Alexandre é o segundo assassinado nesta semana

Queremos e exigimos satisfações da SAP e do Governador, isso já está se mostrando uma rotina e um meio de acuar os servidores que cumprem o seu trabalho de maneira honrada e isso tem que ser cobrado a altura. Que cortem as saídas temporárias, as visitas e todos os privilégios do sistema prisional. Pois estes ataques a traição, na crocodilagem nós não podemos mais aceitar.

Pois se não forem tomadas medidas oficiais pelo poder constituído isso pode se tornar um perigoso precedente novamente para o estado, pois já vivenciamos estas situações e sabemos o que pode ocorrer. Senhores sejam firmes e façam cumprir a lei, não somos obrigados a servir de alvos para criminosos.

O que eles estão fazendo na verdade além de exterminar vidas honestas de pais de famílias, e representantes legítimos do estado nas U.Ps, é um desafio a ordem estatal em um estado de direito e legalmente constituído, não sejam frouxos como já tivemos exemplos anteriores, hoje eles nos atacam, amanhã atacam vocês.



Fonte Imagens: Aplicativo de Wattsapp

Sap não suspende visitas: SP irá barrar pessoas gripadas em presídios e anuncia medidas para presos doentes

Restrição começa neste final de semana; PMs que trabalham nas ruas devem seguir só medidas básicas.


Rogério Pagnan
12.mar.2020 às 18h11
Complexo Penitenciário de Pinheiros na grande São Paulo com 4967 presos onde deveria estar apenas 2452 presos
que é a lotação máxima permitida para as 04 Unidades Prisionais ali instaladas, 100% acima da capacidade


SÃO PAULO - Todas as pessoas com sintomas de gripe ou suspeitas de estarem contaminadas pelo novo coronavírus serão impedidas de acessar os presídios paulistas, incluindo familiares dos detentos e detentas, à partir deste final de semana (dias 14 e 15 de março).

A medida restritiva, que não tem prazo para terminar, faz parte de um plano de contingência do governo de São Paulo que foi acionado para tentar evitar o contágio de uma população de quase 230 mil pessoas encarceradas no estado.

“A pessoa não vai poder acessar porque prevalece o interesse coletivo em detrimento do individual. Então, infelizmente, a gente não vai permitir”, disse o secretário da Administração Penitenciária, Nivaldo Revisto.

Não há nenhum caso suspeito nos presídios paulistas. A preocupação ocorre pela maior facilidade de propagação da doença na massa carcerária, já suscetíveis a doenças de peles e respiratórias, embora a maioria seja de pessoas com idade inferior a 50 anos.

Um dos motivos é a concentração de mais de 230 mil presos em um espaço previsto para 150 mil.

Os funcionários do sistema, segundo o secretário, foram orientados a respeito dessas medidas de segurança e para ficarem atentos para visitantes que não apresentem sintomas da doença, mas que, de alguma forma, possam estar contaminados. “Esses são os casos mais difíceis.”

Os agentes estarão atentos, por exemplo, a pessoas que viajaram para locais com alto índice de contaminação, como norte da Itália, China e EUA.
Complexo Campinas - Hortolândia também conhecido como Carandiru Caipira, ao todo são 7.267 vagas, mas
atualmente 10.461 pessoas compõem a população carcerária da região espalhadas em oito presídios e
cadeias distribuídas em quatro cidades - Campinas, Hortolândia, Americana e Sumaré

De acordo com o plano de contingência, caso as medidas protetivas falhem e algum preso apresente sintomas suspeitas para a doença, ele será isolado na enfermaria da própria unidade prisional. Os colegas de cela dele ficaram confinados, mas na própria cela.

“Todos serão isolados. Esses não receberão visitas, não serão movimentados de cela, não sairão para banho de sol, até que seja confirmada a existência ou não do vírus neles.”

Ainda com relação a esses casos, os outros presos do pavilhão e do restante do presídio continuarão com a rotina normal, incluindo o recebimento de visitas. Isso só mudará se o vírus se espalhar para outras celas e houver um contágio maciço.

Os presos eventualmente contaminados só serão transferidos para hospitais nos casos mais graves. Há possibilidade de o governo paulista utilizar um presídio em Álvaro de Carvalho, região de Marília, que está pronto, mas ainda não foi inaugurado.

Essas medidas que serão adotadas em São Paulo foram discutidas na manhã desta quinta (12) em um encontro de representantes do sistema penitenciário de 23 unidades da federação.

Os estados que ainda não têm plano de contingência terão de montar o seu.

Quanto ao policiamento de rua, de acordo com a Polícia Militar, os homens estão sendo orientados para as medidas de prevenção comum a todos. Não há previsão de uso de máscaras hospitalares como ocorre com bombeiros e equipes de saúde.

Não há, por ora, nenhum PM com suspeitas de contaminação.



Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO

Contraponto: 

Infelizmente em um momento de crise mundial como esse que vivemos atualmente, onde a própria Organização Mundial da Saúde (OMS), já classificou a situação vivenciada como uma "Pandemia", realmente esperávamos mais rigor com a segurança do "Corpo funcional os Policiais Penais" que fazem todos o trabalho de revistas e triagens em contato direto com os visitantes e também da própria "População Carcerária".

Que neste momento de crise e de pandemia, sabedores que são da situação, pois eles têm acesso as informações, iriam entender esta suspensão como importante não apenas para eles próprios, mas para a segurança de suas esposas, amásias, companheiras, mães, irmãs, filhos, pais e demais parentes que em cansativas e longas viagens aos finais de semana se sacrificam para vê-los nas unidades prisionais espalhadas por todo o estado de São Paulo.

E que a partir do momento que saíssem da casa para enfrentar esta maratona para visitá-los já estariam correndo um risco iminente de se contagiar no trajeto e ou ainda na própria unidade prisional, nas filas de espera, e voltar para casa doente, correndo sério risco de morte. 

Pois existe algumas dúvidas também em relação as determinações, terá médicos nos sábados e domingos em todas as Unidades Prisionais para fazer a verificação do que é uma gripe ou estado de gripe? Haverá ao menos enfermeiros padrões na ausência de médicos credenciados? Como eles irão saber distinguir uma gripe comum de uma gripe com o coronavírus, pois isso pode ser questionada pelo visitante causando caos nas Sub-portarias e atrasando os trabalhos. 

Mesmo porque os Policiais Penais não estão preparados para lidar com uma situação tão peculiar, não possuem a capacitação necessária para tal porém as culpas sempre sobrecaem exatamente sobre o Corpo Funcional, que é a ponta da corda, a parte mais frágil de todo sistema. 

Pensem nestas medidas que deixaram de ser tomadas como de um ato de pouca coragem, pois a vida humana está acima de qualquer preço e neste terrível momento em que passamos, corroborando nossas palavras as notícias pavorosas vindas de toda a parte do mundo, inaceitável esta continuidade das visitas que com certeza irão sim contaminar e se contaminarem não apenas nas U.Ps, mas nos trajetos até elas também. Tenham coragem e façam o que deve ser feito. 


E O RESTO DO PAÍS?: Sesipe suspende visitas por prevenção contra o coronavírus no sistema penitenciário de Brasília/DF

A decisão tem como principal objetivo evitar um possível contágio da massa carcerária, atualmente formada por cerca de 15 mil presos.




CARLOS CARONE
12/03/2020 9:15
Visitas estão suspensas até o dia 20 de março de 2020 nos presídios de Brasília/DF

A Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) anunciou, na manhã desta quinta-feira (12/03), que suspendeu todas as visitas nos presídios do Distrito Federal até o próximo dia 20. A medida tem caráter preventivo e está alinhada com as ações do GDF voltadas para a prevenção de possíveis contágios com o coronavírus.

A decisão tem como principal objetivo evitar um possível contágio da massa carcerária, atualmente formada por cerca de 15 mil presos, que cumprem pena nas seis cadeias públicas do DF.
Nota publicada pela Sesipe e que será compartilhada nas Unidades Prisionais

De acordo com o subsecretário da Sesipe, delegado Adval Cardoso de Matos, as visitas feitas por parentes dos internos duas vezes por semana — quarta e quinta-feira — serão repostas tão logo as medidas de prevenção forem suspensas.

“Novas datas para as visitas no sistema penitenciário serão remarcadas e avisadas aos familiares. Não haverá prejuízos para famílias, mas é uma decisão que visa proteger a todos”, explicou.

Nota da Secretária de Administração Penitenciária(SAP) SP

Em São Paulo, a Secretaria da Administração Penitenciária disse que a campanha de vacinação contra a gripe será antecipada neste ano nas unidades, em parceria a Divisão de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde.

O órgão afirmou que, quando surgir algum caso suspeito, o preso deverá ser isolado e será contatada a Vigilância Epidemiológica local.

“As visitas ao preso serão suspensas e os servidores que estarão em contato com o paciente, sejam da área de segurança, sejam da saúde, deverão usar mecanismos de proteção padrão como máscaras cirúrgicas e luvas descartáveis. Se for confirmado, além de continuar seguindo os procedimentos descritos acima, o preso será mantido em isolamento na enfermaria durante todo o período de tratamento”, diz a nota enviada ao jornal.

A secretaria também afirma que vai observar, por 14 dias, presos de outras nacionalidades para ver se eles apresentam algum sintoma e contatar a Polícia Federal para saber se as “providências preventivas” foram tomadas.
Fonte: METRÓPOLES

SPPREV COMUNICADO: Novas alíquotas de contribuição dos inativos e pensionistas militares

Com a sanção da Lei Federal nº 13.954/2019, que alterou o Decreto-Lei 667/69, entrou em vigor o Sistema de Proteção Social dos Militares do Estado.


SPPREV
11/03/2020

Clique nas imagens para ampliar.     
Para melhor visualizar esta matéria, vá até o final da página e clique em: Visualizar versão para web.


Entre várias alterações promovidas pela nova lei, destaca-se que a contribuição previdenciária deixa de existir em 16 de março de 2020. A partir de 17 de março de 2020, passa a vigorar a Contribuição para Custeio das Pensões Militares e da Inatividade dos Militares.

Ressaltamos que a mudança da contribuição militar é a única alteração que será aplicada por ora e que as demais alterações serão implementadas posteriormente.

Abaixo, entenda como será esta alteração da contribuição.

Sistema anterior

A contribuição previdenciária dos militares, inativos e pensionistas era de 11% e incidia sobre o valor da parcela dos proventos de inatividade e pensões que excedesse o limite máximo estabelecido para os benefícios do Regime Geral de Previdência Social (R$ 6.101,06).

Ou seja, do salário bruto (limitado ao teto do funcionalismo público estadual), cobrava-se 11% do valor que ultrapassasse o valor acima.


Como funcionará a nova alíquota

No Sistema de Proteção Social, que passa a vigorar em 17 de março de 2020, a Contribuição para Custeio das Pensões Militares e da Inatividade dos Militares será cobrado sobre o valor total dos proventos e pensões, nos seguintes índices:





Ressaltamos que no mês de março ocorrerão cobranças proporcionais das duas contribuições:

a) De 1 a 16 de março, será cobrada a contribuição previdenciária de 11% sobre o que ultrapassar o teto (R$6.101,06)

b) De 17 a 31 de março, será cobrada a contribuição de 9,5% sobre o valor total dos proventos.

A contribuição relativa ao mês de abril será integral para o sistema de proteção social.

Em razão da alteração da base de contribuição, serão reduzidos os valores cobrados pelo Imposto de Renda e haverá a redução da margem de consignação em folha.



Fonte: SPPREV

Contraponto:

Apesar de os policiais militares terem a garantia constitucional da "paridade e integralidade" e não terem um teto de idade para se aposentar, as novas regras de aposentadoria para os militares preveem também o aumento do tempo mínimo de serviço, de 30 para 35 anos, e regra de transição com pedágio de 17% em relação ao tempo que faltar para o tempo mínimo de 30 anos.

Outro detalhe é que apesar de a alíquota previdenciária deles ser menor, eles terão que contribuir na integralidade da alíquota aprovada mesmo após conquistarem a aposentadoria, um verdadeiro arroxo salarial, pois se já contribuiu por 35 ano e está aposentado, como pode vir o estado e impôr que é necessário contribuir indefinidamente? Isso não seria um confisco?

Fica o questionamento.

11 março 2020

A lista: Parece, mas não é roteiro de Hollywood, é real: Facção tinha tabela de preços para morte de autoridades

Principal alvo das ameaças apreendidas em operação da PF era o secretário Mauro Albuquerque. Maior recompensa, porém, era destinada a Camilo Santana: R$1 mi.


Por Lucas Barbosa
11.03.2020

Clique nas imagens para ampliar.    
Para melhor visualizar esta matéria, vá até o final da página e clique em: Visualizar versão para web.
Em trama macabra que mais parece um roteiro de filme, vejam abaixo, facção tentou, mas estado jogou de acordo
com as regras, pesado e sem trégua, com todas as ferramentas quem lei lhe outorga

Durante os ataques de setembro de 2019, a facção criminosa Guardiões do Estado (GDE) cogitou assassinar autoridades e agentes públicos como forma de retaliação ao endurecimento de procedimentos ocorridos nos presídios cearenses com a chegada do secretário Mauro Albuquerque. E era justamente o titular da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) o principal alvo das ameaças captadas pela Polícia Federal (PF).

Uma tabela com preços que cada um dos assassinatos chegou a ser feita; o assassinato de Albuquerque valeria R$ 500 mil. No entanto, era a morte do governador Camilo Santana (PT) que correspondia a maior recompensa, conforme trechos do inquérito da operação Reino de Aragão, deflagrada em dezembro último pela PF, ao qual O POVO teve acesso. Era prometido a quem matasse Camilo Santana R$ 1 milhão.
Assassinato do governador Camilo Santana tinha o valor estipulado de R$ 1 milhão de reais

As investigações da PF tiveram acesso ao celular de um dos principais chefes da GDE, Ednal Braz da Silva, o Siciliano, e, consequentemente, a mensagens trocadas entre integrantes da facção. Um dos principais assuntos debatidos é o estado do sistema prisional após a chegada de Mauro Albuquerque. A PF captou um "salve", espécie de memorando das facções que circulam nas redes sociais, em que chefes da GDE dizem que o sistema prisional vivia um "retrocesso". "Como que um Governador eleito democraticamente pode permitir que um secretário mande e desmande dentro do seu estado de maneira tão irresponsável? (sic)", diz trecho do texto. "MANO tem que coloca pânico nese mauro (Albuquerque)... Coloca uma recompensa... 30 mil o crime paga... Só pra dexa ele doido… (sic)", diz outro, em 19 de setembro. "... "Então ofereça logo a recompensa de 150.000 pela cabeça desse cara safado Eu mesmo dava 20mil do meu bolso… (sic)", fala, por sua vez um terceiro, em um grupo, em 23 de setembro.

Já em 11 de setembro, um membro da facção diz estar "na fita" para matar o secretário. "Tem que pegar uma rotina dele e se for necessário sacrificar 40, 50 ou 60 pessoas, vai tudo pro saco (sic)". "Mno, acho que essa situação agora nós só vamos ter êxito se nós conseguir esse secretário pedir clemência ou cair, enquanto esse cara estiver de pé nada vai mudar viu (sic)", em 24 de setembro.
Homem que teve a coragem de assumir o cargo e de fato combater a criminalidade em apoio ao governador,
tinha preço estipulado pela sua cabeça no valor de R$ 500 mil reais

A ação mais contundente, porém, é registrada em 24 de setembro, em pleno auge dos 141 ataques orquestrados pela GDE que paralisaram o Estado naquele mês. Nessa data, em um grupo chamado "Planejamento", é postado mais um salve, desta vez prometendo recompensas por assassinatos. A cada categoria visada é prometido um valor, a partir de R$ 3 mil. As ameaças iam de "cabuetas" que trabalham com o "Governo e vereadores" ao governador Camilo Santana, passando por policiais, promotores e juízes. O secretário André Costa e o deputado estadual Vitor Valim (Pros) também são ameaçados — R$ 100 mil e R$ 300 mil, respectivamente, são ofertados pelas suas mortes. O assassinato de Mauro Albuquerque valeria R$ 500 mil.

Outro "salve" também faz ameaças a integrantes do PT, partido do governador Camilo Santana. A motivação seria o "apoio à o a tortura dentro do sistema (sic)". "Aonde foi identificado o membro do PT vai ser executado no automático (sic)", diz a mensagem.
Deputado estadual Vitor Valim(R$300 mil) e  secretário da Segurança Pública André Costa(R$100 mil) também
 tinham as cabeças a prêmio pelos criminosos, em um verdadeiro desafio as autoridades

Confira os suspeitos que tiveram prisão pedida na operação Reino de Aragão 

Ednal Braz da Silva

Francinélio Oliveira e Silva

Francisco Marcilieudo Mesquita da Silva

Irmão Odin (Não Qualificado)Ailton Maciel Lino

Douglas Ferreira de Souza

Irmão Isabel ou Irmão

Daniel (Não Qualificado)

Irmão Zulca (Não Qualificado)

Leandro (Não Qualificado)

Irmão Dg 3 (Não Qualificado)

Francisco Odaildo Facundo de Melo (Irmão Vaqueiro)

Nayana Martins da Silva,

Sueliton Borges de Sousa

Adaberon Gomes Arcoverde

Rêu 3 (Não Qualificado)

Sertão ou Sertanejo (Não Qualificado)

Gilson Marques Madureira

Cíntia Bastos de Sousa

Felipe Bruno Nunes Pereira (Bola, Boladão Ou Felipe)

Marcos Antônio de Castro Farias (Vp, Matuê, Ocultoou Corolla)

José Mário Acelino de Lima

Eduardo Pereira da Silva

Luis Felipe Lima de Carvalho

Cícero Romário Pereirada Silva

Antônia Valdirene de Lima Soares

Elinaldo Marcelino da Silva

Elisângela Maria Mororó

Maria Do Socorro

Rodrigues Cipriano

José Liones da Silva Souza

Carla Kezia Vidal dos Santos

Isaias Sousa Madureira


As investigações indicam que Ednal Braz da Silva é um dos fundadores da facção 


Trecho do inquérito da Polícia Federal:

"A GDE trabalha para, no Estado do Ceará, firmar-se como poder maior, a que os poderes estatais devem se curvar. Para garantir a concretização desse intuito, seus líderes não hesitam em planejar ações brutais, para eliminar não somente os membros das facções rivais, mas também qualquer tipo de autoridade estatal que se contraponha aos interesses da organização criminosa. Neste sentido, os líderes da GDE chegam a ordenar, ofertando vantagens financeiras, o assassinato de policiais, juízes, promotores, agentes penitenciários, políticos, e, em especial, do Governador do Estado do Ceará, Camilo Sobreira de Santana, e de seu atual Secretário de Administração Penitenciária, Luís Mauro Albuquerque de Araújo".



Fonte: O POVO

Contraponto: 

Filme com o idêntico roteiro dos acontecimentos no estado do Ceará e que retratam o estado da Louisiana
dos anos 80, onde ocorreram tais atos realmente e que assim como aqui,  foram combatidos pelo estado

Vemos hoje no Brasil acontecendo exatamente o que ocorreu nos EUA, no estado da Louisiana nos anos 80. Esta história é retratada em um filme, chamado "A Lista", com roteiro totalmente fundamentado em fatos reais, onde uma organização criminosa e com alto poder financeiro relaciona em uma "Lista" nomes de policiais, juízes, jornalistas e autoridades constituídas e na qual coloca preços pelo assassinato de cada um dos nomes relacionados nesta "Lista".


Esses valores, assim como ocorreu aqui no Ceará, também variavam de acordo com a posição de poder, o perigo que elas representavam para a organização criminosa e o grau de dificuldade em assassiná-las. E o estado ao tomar conhecimento de tal "lista", a combateu de forma dura, até a extinção total de seus componentes, culminando com a morte de quase todos os elementos do grupo criminoso, exterminando-os. Bem diferente do que já aconteceu em alguns estado daqui do Brasil, que se dobraram ao terror das facções.

Por Marcola, e contra opressão nas federais, PCC determina em "salve"que integrantes façam "greve branda" em SP

Integrantes do PCC (Primeiro Comando da Capital) presos em São Paulo estão se recusando hoje a ir para audiências de alguns fóruns de todo o estado por determinação da cúpula da facção criminosa, em uma espécie de "greve branda".


Luís Adorno
Do UOL, em São Paulo
11/03/2020 12h06
 Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, é levado de prisão em Brasília para fazer exames médicos-
21.jan.2020 - Imagem: Lucio Tavora/Xinhua/Folhapress


Os chefes do grupo estão presos fora de São Paulo, em três presídios diferentes que pertencem ao sistema penitenciário federal. Mas, segundo policiais civis e militares e agentes penitenciários, os líderes determinaram a recusa por meio de um comunicado. Ainda não se sabe como ordem chegou aos detentos.

Agentes penitenciários afirmaram à reportagem, sob a condição de anonimato, que, ao se recusarem a sair da prisão, os detentos disseram estar reivindicando a saída de membros da facção de Brasília e melhoria na comida servida a eles.

No presídio federal de Brasília está Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, apontado por investigações estaduais e federais como o principal chefe do PCC. Os principais integrantes da cúpula da facção também estão lá.

O promotor de Justiça Lincoln Gakiya, do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) de Presidente Prudente, apesar de a informação proceder, a questão está fixa no sistema prisional, sem grandes riscos de ter ações nas ruas do estado.

Advogados de integrantes do PCC presos na capital federal afirmaram à reportagem que há muita reclamação sobre a comida servida no presídio. Entre as queixas, a de qualidade e de quantidade.

Todos os integrantes da facção transferidos para lá no ano passado perderam quilos, segundo suas defesas. Marcola e seu irmão, Alejandro Camacho, por exemplo, teriam perdido entre 15 e 20 quilos.

Entre as penitenciárias que registraram recusa de presos hoje para irem a audiências estão as de Suzano, Guarulhos, Santo André, Praia Grande e Franco da Rocha.

A SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) apura as informações com diretores dos presídios. A reportagem apurou que, até o fim da manhã, o diretor da unidade de Suzano confirmou a "greve branda".

Procurado, o Depen (Departamento Penitenciário Nacional), ligado ao Ministério da Justiça, ainda não se pronunciou sobre a comida servida no presídio de Brasília.

Texto do suposto "Salve" emanado pelas lideranças da facção na íntegra e de acordo com o recebido:

COMUNICADO GERAL A TODOS(a) SEM EXCEÇÃO.

DATA 10/03/2020

VINHEMOS ATRAVÉS DESTE DAR UM GRITO DE SOCORRO E PEDIR UM APOIO A TODOS CRIMINOSOS SEM EXECEÇÃO INDEPENDENTE DE COMPANHEIRO, FACÇÃO , NEUTROS , AMIGOS E INIMIGOS ESTAMOS VINDO AQUI ATRAVÉS DE SITUAÇÕES QUE SAIRAM DOS LIMITES EMCIMA DA MÁQUINA OPRESSORA CHAMADA (GOVERNO) OU SEJA TODOS SABEM COMO ELES AGEN PROMOVEM LEIS E NÃO AS CUMPRI MUITAS DELAS PODEMOS CITAR E PROVAR. UM EXEMPLO CITADO NAS FEDERAL FOI FEITO UMA PORTARIA APÓS UM ANO AQUELE PRESO QUE VINHECE TER BOM COMPORTAMENTO PODERIA TER VISITA UMA VEZ NO MES ISSO NÃO ESTA SENDO CUMPRIDO É FACIL DEPOIS O GOVERNO OU SECRETARIOS DE SEGURANÇA QUERER ALEGAR EM NOTA QUE PRESOS NÃO SE COMPORTA OU SEJA MAIS UMA VEZ MAQUIANDO SUAS BARBARIDADES DESUMANIDADES SENDO VISTA AOS OLHOS DE QUEM PASSA POR ISSO UMA ESPÉCIE DE DITADURA OU SEJA NÃO QEREMOS NADA MAIS DO QUE ESTA DENTRO DA LEI NÃO QEREMOS REGALIAS E SIM RESPEITO E QUE AS LEIS QUE OS OS PRÓPRIOS GOVERNANTES CRIOU QUE SEJA CUMPRIDA E QUE NÃO SEJA MAS UMA DAS MAQUIAGEM PRA MOSTRAR PRO POVO BRASILEIRO QUE O GOVERNO MUDO ALGO MAS POR DE TRAS DOS BASTIDORES SABEMOS QUE NÃO FUNCIONA ASSIM E SIM SE TORNO UM GOVERNO MANIPULADOR VICIADOS EM DESVIOS DE VERBAS TORTURAS E TIRANDO DOS POBRES E PASANDO UMA MARGEM DE QUE O GOVERNO ESTA PRA MUDAR ISSO TUDO É UMA FARSA POIS SABEMOS MUITO BEM QUE OS VERDADEIROS MANIPULADORES ESTÃO POR TRAS DESES SIMPLES FANTOCHES QUE SE DENOMINAM PRESIDENTES GOVERNADORES SECRETARIOS E ETC... PRA FICAR MAS CLARO RICO NAO FICA MAS RICO EM CIMA DE UM RICO E SIM EMCIMA DO POBRE ESE É O LEMA DESE GOVERNO OPRESSOR QUE AOS POUCOS ESTÃO QUERENDO IMPLANTAR A DITADURA AQUI NO BRASIL MAS PESA-MOS O APOIO DE TODOS PRA ACORDA E VER COMO ESTA INDO O BRASIL EM MODO GERAL E PRINCIPALMENTE OS PRESÍDIOS TENDO MUITO DESRESPEITO TORTURA DESCASOS E ETC... AS FEDERAIS ESTÃO DESUMANAS EM MODO GERAL PORISSO VINHEMOS ATRAVÉS DESTE PEDIR O APOIO E UNIÃO DE TODOS POIS ESSA LUTA BENEFICIARÁ A TODOS DE MODO GERAL POIS QUEM PASSOU NESSES LUGARES SABEM MUITO BEM COMO É ENTÃO QUE TODOS ABRASEM ESTÁ CAUSA COMO SE FOSEM SUAS E ESTAMOS COM AS LINHA DE DIALOGO EMCIMA DESA QUESTÃO EM ABERTA PARA JUNTOS VER UM MELHOR CAMINHO PRA ESTA SANANDO ESSES DESCASOS , DESUMANIDADE TORTURA E TUDO QUE FOGE DOS PARÂMETROS DAS LEIS IMPLANTADAS NOS SISTEMAS PRISIONAIS DESDO COMUM AO RIGIDO EM GERAL PRINCIPALMENTE NAS FEDERAL.

E EMCIMA DE TODA ESSA NARRATIVA APARTIR DE AMANHÃ 11/03/2020 TODOS SISTEMAS PRISIONAIS DE MODO GERAL EM TODO PAIS DO BRASIL NÃO SAIRA PRA ATENDIMENTO PROS FORUM ATÉ TERMOS UMA RESPOSTA PLAUSÍVEL E TIVERMOS UM TRATAMENTO DIGNO EMCIMA DAS LEIS AGORA É HORA DE DEIXARMOS AS INDIFERENÇAS DE LADOS EM MODO GERAL E FOCAR NESSA CAUSA EM PROOL A TODOS QUE ESTÃO SOFRENDO NESES SISTEMAS E FEDERAIS DO BRASIL.

E DEIXAMOS CLARO NÃO ESTAMOS AQUI PRA MEDIR FORÇAS E SIM ENCONTRA UMA SOLUÇÃO PLAUSÍVEL NESAS QUESTÕES APRESENTADAS.

ASS: REEDUCANDO DO BRASIL

SÓ QUEREMOS NOSSOS DIREITOS.



Fonte: UOL

09 março 2020

Vídeos: Policial Penal Samuel Correia Lima é executado com 07 tiros dentro de depósito de construção em Santo André/SP

Um policial penal foi morto na tarde desta segunda-feira (9) em um depósito de construção, no bairro Centreville, em Santo André. Outras duas mulheres também foram baleadas.


Vanessa Soares
Do Dgabc.com.br
09/03/2020 | 17:15

Os fatos ocorreram dentro de um depósito de materiais de construção


De acordo com informações de testemunhas que estavam na loja na hora do crime, o homem chegou de moto e fazia compras.

Quando estava indo para o caixa para fazer o pagamento, o assassino, que tinha duas armas em punho, o teria chamado de vacilão e efetuado os disparos na sequência. Segundo a polícia, o agente foi atingido pelo menos sete vezes e morreu na hora.

Vídeo do local do crime de execução


Segundo alguns depoimentos ele estava sendo ameaçado e sua rotina estava sendo monitorada pelos assassinos, pois o assassino chegou e foi diretamente atirando contra o policial penal, sem chance de defesa para o mesmo, que estava realizando compras no local, e com um capacete no braço, impedindo-o de se defender.

Outras duas mulheres, também clientes da loja, foram atingidas de raspão. Socorrida, elas não correm risco de morte.

Vídeo do exato momento que o policial penal é executado


Após acertarem o agente, que morreu no local, os dois suspeitos fugiram em uma moto da marca Yamaha. O veículo foi encontrado abandonado a cerca de um quilômetro do local do crime, em um campo de futebol.

A helicóptero Pelicano, da Polícia Civil, foi acionado para ajudar a localizar os suspeitos. Ninguém havia sido preso até a publicação desta reportagem.


Fonte: DIÁRIO DO GRANDE ABC

Contraponto: 

Muito triste, nosso colega estava sendo seguido e não deve ter percebido, o vagabundo entrou e o executou de forma fria e acintosa dentro da loja, pois poderiam esperar ele sair do depósito, porém ele estaria em estado de alerta, e no entanto o colega se sentiu seguro dentro do comércio, então fique o alerta, atenção total, em tudo e em todos. Prevenção, prudência e caldo de galinha nunca fizeram mal a ninguém.

Ele era uma pessoa muita querida e respeitada pelos seus pares, muitos amigos falando comigo afirmaram se uma pessoa de excelente índole, e que com certeza por seu caráter correto e por não pagar simpatia para vagabundo foi vítima deste terrível malfeito. 


VÍDEOS DE UM ATO DE CORAGEM: Concursados da SAP acampam na Alesp em luta por nomeações

Com apoio logístico e jurídico do SIFUSPESP, concursados prometem sair do acampamento somente após a publicação de nomeações no Diário Oficial ou do anúncio oficial do governo estadual com cronograma de chamadas.


Por Flaviana Serafim
Publicado: 09 Março 2020
Remanescentes dos Concurso 2014 e Concursados de 2017 acampam na Assembléia Legislativa de SP
em nome do emprego e da segurança, vez que todos passaram em concurso público e existe as vagas

Com apoio logístico e jurídico do SIFUSPESP, dezenas de concursados montaram acampamento na manhã desta segunda-feira (9) em frente à Assembleia Legislativa de São Paulo, de onde prometem sair somente se o governo estadual publicar as nomeações no Diário Oficial ou ao menos estabelecer formalmente um cronograma de chamadas.

Deputada Adriana Borgo apoia acampamento dos concursados da SAP e cobra chamadas do governo estadual.



“Esperamos que haja uma solução com urgência. Nós que estamos trabalhando sofremos com o déficit de servidores, pois cresceram as tentativas de fuga e agressões. Já houve até tentativa de homicídio de uma policial penal que ficou por horas refém de detentas. Precisamos da nomeação de ASPs e AEVPs porque o déficit cada dia cresce mais e estamos denunciando a situação aos deputados”, destaca Fábio César Ferreira, o Fábio Jabá, presidente do SIFUSPESP. 

Fazem parte do acampamento de resistência participantes dos concursos de 2014 para Agente de Segurança Penitenciária (ASP) e de Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVP), além de concursados de 2018 para área meio, e de 2017 para ASP masculino e feminino.

Do concurso ASP 2014 (edital 121/2014) da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), falta convocar 1.117 concursados. Do concurso de AEVP do mesmo ano não houve nenhuma convocação para preencher as 1.593 previstas no edital 154/2014.

No caso de 2017 para ASP masculino e feminino, o concurso está na 4ª fase, a de investigação social, mas a SAP não tem informações sobre a conclusão nem sobre previsão de quando ocorrem as nomeações.

“Fica o exemplo a quem está na ativa de que precisamos nos mobilizar. Fica o convite a todos, servidores da ativa e participantes de todos os concursos, pois a Alesp agora é o lugar da resistência”, reforça Jabá, completando que, aos que não puderem comparecer ao local, pode contribuir para manter o acampamento  fazendo doações por meio de depósito ou transferência bancária a seguinte conta poupança:

Presidente do Sifuspesp fala sobre a importância do apoio aos acampados.


Caixa Econômica Federal
Agência 3336 - Operação 013
Conta Poupança 00022131-4
Wilson Dias de Oliveira
CPF 309.841.338-79

“Agora é hora de nos unirmos. Aos que estão na ativa, fica o exemplo de que ainda nem entrou no sistema prisional, mas está lutando para poder entrar. É hora de lutarmos por nossos direitos, pois já fomos massacrados pela reforma da Previdência e agora é correr do prejuízo”, conclui o presidente do sindicato.



Fonte: SIFUSPESP

CONFRONTO A BALA: Bandidos encapuzados trocam tiros com policiais penais em Penitenciária de Porto Velho/RO

Os quatros bandidos encapuzados foram flagrados quando tentavam jogar para dentro da penitenciária duas mochilas com cerca de 40 celulares e tabletes de droga.



RONDONIAOVIVO
9 de Março de 2020 às 10:43
Após serem descobertos e trocarem tiros com os agentes, os criminosos abandonaram as mochilas
que estavam carregadas de ilícitos que seria arremessados para os detentos

Policiais penais travaram uma intensa troca de tiros na madrugada desta segunda-feira (09) com quatro bandidos que tentavam arremessar drogas e celulares para dentro da penitenciária "Edvan Mariano Rosendo", O Urso Panda, em Porto Velho (RO).

De acordo com informações obtidas pelo Rondoniaovivo, os quatros bandidos encapuzados foram flagrados quando tentavam jogar para dentro da penitenciária duas mochilas com cerca de 40 celulares, tabletes de droga e serras. Serra
Serras, fios e cabos de celulares, bem como 40 celulares e drogas diversas

Os policiais penais atentos deram voz de parada, mas o bando armado passou a trocar tiros com os agentes e fugiu correndo para dentro de uma mata.

Os policiais fizeram buscas, mas sem êxito em prender os criminosos. As duas mochilas com os ilícitos foram apreendidas pelos policiais penais. Ninguém se feriu.



Fonte: RONDÔNIAAOVIVO

OPINIÃO - Populismo penal: A pena deve se estender a família do condenado, mesmo sabendo da pobreza de mais de 82%?

Projeto que prevê cobrar de preso por estadia no cárcere não é justo nem eficaz.



Editorial Folha de São Paulo
9.mar.2020 à 1h00
O Brasil é um país extremamente injusto e cheio de desigualdades, não se investe em educação, condenando
 assim milhares de homens e mulheres a viverem uma vida sem oportunidades
Impor a pessoas encarceradas as despesas decorrentes de sua própria prisão, como prevê projeto do senador Waldemir Moka (MDB-MS), cristalizará na letra da lei a incompetência estatal em oferecer soluções para o caos que acomete o sistema penitenciário.

O déficit no sistema prisional superlotado é de 312 mil vagas, segundo levantamento de 2019. As famílias de presos —a vasta maioria nos estratos mais pobres— já arcam com itens básicos que deveriam ser fornecidos pelo Estado, como produtos de higiene pessoal.

Isso viola o princípio, que data dos primórdios do Iluminismo, de que a pena não deveria se estender aos familiares do condenado.

Aprovado pela Comissão de Direitos Humanos, o substitutivo do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) detalha caminhos tortuosos para essa política pública.

De acordo com o texto, que ainda precisa passar pelo plenário do Senado e pela Câmara dos Deputados, ou o detento dispõe de recursos próprios para pagar pela estadia no cárcere ou terá de aceitar eventual trabalho oferecido pelo estabelecimento prisional.

Na primeira hipótese, a medida se aproxima de uma dupla pena pelo mesmo crime. Na segunda, do trabalho forçado.

Também se prevê que presos provisórios, que representam algo como 34% da população carcerária, arquem com essas obrigações. O dinheiro seria depositado em conta judicial e devolvido em caso de absolvição. Aqui a matéria ganha ares kafkianos, ao cobrar de presos que nem mesmo foram condenados pela lentidão do Judiciário.
Presos em regime semiaberto em Unidade da APAC/Sete Lagoas, MG - Marlene Bergamo - 11.abr.18/Folhapress


Movido a populismo penal, o projeto cria demanda por trabalho em estabelecimentos prisionais —algo que o setor público hoje é incapaz de absorver. Apenas 20% dos presos trabalham, segundo dados do Departamento Penitenciário Nacional, e 76% deles não são remunerados ou recebem menos do que três quartos do salário mínimo.

Compreende-se que proposituras do gênero possam seduzir parcelas da sociedade justamente indignadas com a violência ou a corrupção. Entretanto tal endurecimento punitivo está longe de ser política racional de segurança.

Os custos do sistema prisional cairiam com uma estratégia de encarceramento que priorizasse condenados perigosos, buscando penas alternativas para os demais. Nossos presídios superlotados são mais eficientes em fornecer mão de obra para facções criminosas.




Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO/editoriais@grupofolha.com.br


Contraponto: 

Esta é a opinião do Jornal e de seus articulistas, aqui expostas apenas para que possamos debater se for o caso. Porém sabemos do pouco interesse dos governantes em não investirem em educação no país, bem como o interesse político na continuidade destas políticas nefastas de imposição da população a miséria.

Sabemos da luta  dos políticos na pela extensão de seus direitos, garantias, altos salários e foro privilegiado, bem como a continuidade do poder de toda a classe política, tornando-se comumente herança familiar os mandatos políticos. 

Isso nem preciso dizer, todos sabem e acompanham as notícias nas mídias e redes sociais, onde apenas os pobres são condenados e jogados nos carceres com rapidez acelerada, enquanto a eles os políticos são concedidos Habeas Corpus, julgados de maneira positiva e de forma inimaginável pela celeridade da Justiça.

CORTANDO NA CARNE : Dois "infiltrados" são presos em flagrante tentando "passar" 14 celulares na Penitenciária de Patrocínio/MG

Os dois infiltrados(falsos policiais penais), são residentes em Patos de Minas e que trabalham em Patrocínio foram flagrados pelo sistema de videomonitoramento.



Por Juliano Resende - Jornalista - MTB: 0020718/MG
8 de Março de 2020 às 21:52
Os dois policiais penais foram flagrados na Penitenciária de Patrocínio no Triângulo Mineiro/Minas Gerais

PATROCÍNIO (MG) - Dois infiltrados(policiais penais criminosos) foram presos neste domingo (08/03), tentando entrar com aparelhos de celular e acessórios na Penitenciária "Deputado Expedito de Faria Tavares", localizada em Patrocínio (MG).

Os dois infiltrados foram flagrados pelo vídeo monitoramento da unidade com: 14 (quatorze) aparelhos celulares: 04 (quatro) carregadores completos: 04 (quatro) fones de ouvido e 15 plugs de carregador. Os dois trabalham em Patrocínio e ambos são residentes na cidade de Patos de Minas.

O flagrante aconteceu por volta das 08h50, o núcleo setorial de vídeo monitoramento flagrou os infiltrados flagrados D.F.R, de 36 anos e D.R.S, de 33 anos, no posto 07 da muralha da Penitenciária escondendo um objeto até então não identificado na laje da guarita.

De imediato os policiais penais, deslocaram até o local, encontrando uma sacola preta em cima da laje da guarita da muralha. Dentro da sacola havia: 14 (quatorze) aparelhos celulares: 04 (quatro) carregadores completos: 04 (quatro) fones de ouvido e 15 plugs de carregador.
Penitenciária "Deputado Expedito de Faria Tavares" de  Patrocínio/MG

Os dois suspeitos, negaram a autoria do material, no entanto ao verificar o passo a passo das imagens desde a chegada dos mesmos ao posto de trabalho, foi visualizado que por volta das 08h50, um dos suspeitos foi do lado de dentro da guarita colocando algo sobre a laje, e o outro suspeito saiu do lado externo da unidade prisional para pegar uma garrafa de água que havia caído do posto 7 da muralha, sendo que ao chegar debaixo da guarita do posto 7, o mesmo pegou uma linha e segundo suspeito ficou na mesma direção e recolheu a linha, pra o interior da guarita.

O suspeito de 33 anos, foi visualizado pelas imagens das câmeras subindo na janela do posto, colocando a sacola na laje da guarita, de acordo com as imagens.

Foi dado voz de prisão ao infiltrado (falso policial penal)  D.R.S, de 33 anos que confessou que pegou o material, mas alegou que o material pertence ao outro suspeito D.F.R, de 36 anos.

Diante das alegações do infiltrado D.R.S, foi dada voz de prisão ao também infiltrado D.F.R., ambos  foram encaminhados à Delegacia de Policia Civil, para as demais providências.




Fonte: Patrocínio Online
Fonte Imagem II: Google Maps

08 março 2020

Ladrão e agressor é agredido e tem sua vida roubada por uma violenta concertina ao tentar fuga em Campo Grande/MS

Morte ocorreu na madrugada deste sábado, no presídio da Gameleira, em Campo Grande. Detento foi socorrido por agentes penitenciários e o SAMU, mas não resistiu.


Por Osvaldo Nóbrega e Anderson Viegas, TV Morena e G1 MS
08/03/2020 
Presídio da Gameleira, em Campo Grande, onde preso morreu após se enroscar e se cortar em concertina
Foto: Álvaro Rezende / Arquivo / Correio do Estado

Um preso do estabelecimento penal agroindustrial da Gameleira, de regime semiaberto, em Campo Grande, tentou fugir na madrugada deste sábado (7), mas acabou se enroscando e se cortando em uma concertina - espécie de arame farpado com lâminas, quando tentava pular uma grade e morreu.

Segundo a Polícia Civil, a tentativa de fuga ocorreu por volta das 4h11. Cleyton Giovane de Arruda da Silva, de 40 anos, escapou por um buraco da cela em que estava e tentou escalar uma grade da área de segurança, mas se enroscou na concertina, escorregou e sofreu um ferimento profundo no braço esquerdo, próximo a axila, além de cortes na mão direita e tornozelo.
Cleyton Giovane de Arruda da Silva, de 40 anos que durante a fuga se enroscou na concertina, escorregou
 e sofreu ferimentos profundos no no corpo vindo a morrer — Foto: Divulgação


Ele foi socorrido por agentes penitenciários, que tiveram dificuldades para retirá-lo da concertina. Um deles, inclusive, fez um torniquete para tentar estancar a hemorragia. O Serviço de Atendimento Móvel Urgência (SAMU) também foi acionado, mas o detento não resistiu e morreu no local.

A Polícia Civil foi acionada e vai investigar o caso como morte a esclarecer. Ele cumpria pena pelos crimes de roubo e lesão corporal, e havia sido condenado a 21 anos de prisão.

A secretaria estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) disse que a agência estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) também vai apurar o caso
A concertina quando utilizada de maneira correta nas Unidades Prisionais constituem uma importante barreira
de segurança laminada ,  que servem a prevenção e impedimento de fugas



Fonte: G1

Contraponto: O Diretor Geral deve fazer uma menção honrosa a esta concertina, pois ela cumpriu com perfeição e eficiência a sua finalidade, e que é justamente impedir e dificultar a fuga dos detentos da Unidade Prisional.


DIA INTERNACIONAL DA MULHER: Policial Penal Márcia Reis da Silva, um exemplo de perseverança, garra e determinação

Estive ontem, sábado dia 07 de março na cidade de Limeira, visitando nossa colega e filiada do Sindcop Márcia que reside na cidade e trabalha no CR Masculino de Limeira.


Leandro Leandro
08/03/2020

Clique nas imagens para ampliar.    
Para melhor visualizar esta matéria, vá até o final da página e clique em: Visualizar versão para web.
Simplicidade, humildade e garra, perseverança e fé são palavras corriqueiras nas falas de Márcia,
uma guerreira do Sistema Penitenciário de São Paulo

Durante toda a semana, mesmo com todas as preocupações ocorrendo na Alesp, um pensamento não me saia da cabeça, queria fazer uma homenagem as mulheres do sistema penitenciário paulista, mas são tantas as heroínas e guerreiras que as duras penas, mesmo diante de tantas dificuldades e atropelos levam as suas vidas de forma corrida, ora mãe e esposa, ora avó, tia ou madrinha, irmã ou mesmo filha.

Mas a todas elas é delegada uma tarefa extremamente difícil, amarga e de alto risco, em ambientes insalubres e de alta periculosidade, a de trabalhar em um ambiente extremamente hostil e violento, cheio de dores, amarguras, rancores e mesmo ódio, sentimento ruins, que está justamente ali onde são segregados todos os indivíduos "infratores" que a sociedade não quer em seu meio, quer distância de sua convivência.

E como eu havia feito uma matéria com a nossa colega Márcia dia 16/02, sobre seu problema de saúde inclusive, um doloroso percalço que surgiu em seu caminho, mas que mesmo diante de tantas dificuldades, tem ela, de forma perseverante e altiva seguido em frente, crendo e perseverando na fé.

Mas resolvi então ir conhecer e falar pessoalmente com a Márcia, liguei e disse que iria falar com ela pelo watts, pois ela tem dificuldade em se manifestar com a voz, ela sente dores ao falar, mas ainda assim ela concordou em nos receber e falar conosco, ainda que com toda a sua dificuldade falando sempre bem baixinho e pausadamente, quase inaudível, e ainda mais para mim que tenho deficiência auditiva, mas mesmo com todos os óbices conseguimos nos entender.
Ela fala baixinho e pausadamente, mas sua fala é de uma pessoa confiante e positiva
sempre com um sorriso largo no rosto, é a simpatia em pessoa

Sua história como a de muitos paulistas e paulistanas, é dura e sofrida desde a infância, nascida na Vila Joaniza, zona sul da capital e filha de mãe mineira, que era doméstica e de pai baiano que tinha como profissão encanador e que morreu ainda muito jovem, apenas 35 anos de idade na capital, atropelado, quando tinha apenas dois anos de idade. Sua mãe então decidiu voltar com os dois filhos pequenos para Minas e lá viveram por quase dez anos, mas a situação ficou difícil, a família passou por dificuldades extremas e então sua mãe resolveu tentar a vida (voltar) para Limeira (interior de São Paulo), nesta época Márcia já contava 12 anos de idade.

E lá ela cresceu, e estudou até os 18 anos de idade quando resolveu voltar para Minas novamente, tendo se casado e vindo a ter um filho, o Dave, que eu tive o prazer de conhecer, atualmente com 22 anos de idade. Posteriormente a relação não engrenou e como ela é uma mulher de fibra e determinada se divorciou e voltou com o filho para Limeira, tendo  então trabalhado como atendente de lojas de conveniências em postos de combustíveis, e até mesmo de vigilante, isso para sobreviver e criar o pequeno, na época Dave, e ainda assim tendo tempo para iniciar um Curso de Direito, que acabou não sendo concluído por falta de dinheiro.

Márcia é retrato escrito de uma mulher paulistana, simples, humilde, mas guerreira e que sempre sonhou em trabalhar na segurança pública, estudando muito e fazendo concursos públicos para a Policia Militar, para a SAP e mesmo para a Guarda Civil da cidade em que reside.  Mas enfim depois de tanto estudar e se dedicar passou no concurso da SAP .

Após vencer todas as fases do concurso se iniciava a sua vida profissional da maneira que ela tanto sonhou, foi enfim convocada e começou o curso em São Paulo sendo posteriormente a este, designada para trabalhar no CR de São José dos Campos, e outra alegria, já como profissional da SAP casou-se novamente, com o Danilo, estava tudo correndo as mil maravilhas.
Assim que eu cheguei em sua residência foi logo me receber e fez questão de colocar a camisa
que veste e a usa com tanto orgulho e fala de coração sobre a profissão que tanto honra

Posteriormente conseguiu ser transferida para o CDP de Piracicaba, naquela U.P. trabalhou também por algum tempo, mas já estava bem mais próximo de casa e enfim conseguiu chegar no CR de Limeira. Agora enfim estava tudo ótimo e maravilhoso, trabalhando na área onde sempre sonhou e na sua cidade, nada poderia ser melhor, o sonho enfim estava realizado, seu filho crescendo e estudando, feliz com o casamento, sim era muito bom e verdadeiro. Tudo ia de vento em popa, a vida caminhava tranquila e feliz.

Até um dia do mês de novembro de 2018, quando se sentiu diferente, sua língua entortou, do nada, ela foi então até o PS e o médico disse que era alergia a alguma coisa que ela havia comido. E ela foi embora, mas em abril de 2019 ela começou a ficar rouca, foi quando então conseguiu marcar uma consulta com um especialista (Otorrino) para o mês de julho e ele então pediu uma ressonância do pescoço, e então veio o resultado dia 20 de agosto e não era o que ela esperava, o médico lhe diagnosticou com um tumor entre a jugular e a carótida do lado esquerdo. Atualmente ela se encontra com a corda vocal esquerda paralisada, trapézio esquerdo paralisado e a língua do lado esquerdo paralisada, foras as dores que são constantes.

Mas depois da campanha que fizemos ela teve um bom alento na parte financeira, ainda que momentaneamente, na data ela precisava fazer exames e se deslocar para cidade de São Paulo, estes exames são de alto custo e o convênio do Iamspe não os cobre. Mesmo porque bem sabemos como está o nosso convênio no estado todo.

Precarizado ao extremo, em muitas cidades já nem atendimento médico existe mais e mesmo com todas as dificuldades, mas com a ajuda das doações que recebeu e que foram o suficiente para naquele momento resolver as necessidades mais prementes, ela conseguiu se deslocar para a capital e os exames foram feitos. Graças a Deus.
Ladeada por Dave o filho a esquerda e por Danilo o marido a direita ela é só felicidade, o apoio e a solidariedade
da família, dos amigos e companheiros do Sistema Penitenciário pra ela é mais que um orgulho, é um sonho

Márcia trabalha na Sub-portaria do CR de Limeira em regime de plantão, e em alguns plantões como guarda na Portaria, também ajuda em colaboração as colegas nos finais de semana na Portaria nas revistas dos pertences dos visitantes e nas revistas das visitantes femininas dos detentos, ela tem tido toda a colaboração e compreensão de seus diretores, que não tem medido esforços para minimizar seus problemas de saúde.

Fiquei sabendo ela estava trabalhando, até a pouco tempo atrás, quando sua saúde começou a se debilitar  e teve então dois blocos de licença prêmio autorizadas e mais um período de férias, mas isso tudo acaba neste final de semana e na segunda próxima, dia 09/03 ela terá que voltar a trabalhar. Mas não pensem vocês que ela não está querendo, quer sim, pois ela gosta muito de seu trabalho e se sente realizada profissionalmente.

Realmente é uma mulher de garra e de fibra, poderia simplesmente pedir um atestado ao médico, pois seu problema de saúde é grave, mas qual, vai voltar sim ao trabalho e tenho certeza também que terá o apoio dos superiores neste momento que com certeza irá designá-la para um local seguro e tranquilo, mas que ainda assim terá suas atribuições, como ela mesmo disse. Conversando com alguns de seus colegas e outros que já trabalharam com ela, não mediram elogios de forma espontânea, ela é esforçada e dedicada, atenciosa e extremamente profissional.
E antes de ir embora uma lembrança desta pessoa maravilhosa, simples, humilde e com uma confiança inabalável,
sim ela crê que é possível, que esta é apenas mais uma de suas lutas e que ela irá vencer também

Sua mensagem para suas companheiras de trabalho de todo o estado de São Paulo, e que quer primeiramente deixar um abraço fraterno e apertado em todas as colegas de trabalho, e ela deseja um Feliz Dia Internacional das Mulheres para todas as servidoras públicas do estado de São Paulo e em especial as dos sistema prisional. E afirma que: - "Todas nós somos grandes guerreiras, que nós fazemos de fato a diferença e que somos muito importante para o andamento do sistema prisional e que nós nunca nos esqueçamos da nossa garra, importância e de nossa luta no dia a dia durante o trabalho. "

Márcia também se lembra de dizer e afirmar para que todas as companheiras e mulheres se atentem aos sinais do corpo e que se qualquer coisa estiver anormal, ou se sentirem algo diferente, ou mesmo alguma dor, devem correr e procurar a assistência médica, não esperem que isso possa passar, pode não passar e vir a piorar, e não tenham vergonha alguma de pedir ajuda para os familiares, amigos, ou a própria direção das Unidades em qual trabalham, sentem, conversem e expliquem a situação, a compreensão virá.

Márcia mulher guerreira, exemplo de garra e superação, inspiração para tantas outras mulheres que vivem dia a dia convivendo com todo tipo de dificuldade e enfrentam com amor e perseverança....


Parabéns e um Feliz Dia Internacional da Mulher para todas as mulheres guerreiras do Sistema Prisional, em nome da Márcia e de todos os servidores que trabalham lado a lado com estes seres maravilhosos.




Quem quiser fazer uma doação, ela será bem vinda e pode ser feitas da seguinte maneira: 
Depósito em conta corrente:

Márcia Reis da Silva 
CPF 041.075.476-55
RG 27.364.484-1

Se você for realizar uma doação em depósito é necessário trocar o X(xis)pelo 0(zero) 216-0

Agência 216-x
Cc 179282-2
Banco do Brasil

"Não há satisfação pessoal que substitua a felicidade de fazer uma boa ação para o próximo ou para quem diante de uma dificuldade necessita de nossa ajuda"




Leandro Leandro